26 setembro, 2007

Festa Saloia e Missa da Meia-Noite

Vem aí a já quase "tradicional" Festa Saloia, e a também já célebre Missa da Meia-Noite, celebrada na Igreja Paroquial pelo Padre Albino. É a tal missa destinada aos que lá não costumam ir, e a todos os outros que já têm o bom hábito de lá ir. A tal missa especial e descontraída.

Antes da cerimónia religiosa, e depois da mesma, a festa é "à antiga", com um porco a assar na Praça Alberto Guedes, e um divertido programa musical. O Quarteto do Adão abre e fecha a noite, e o bailarico é assegurado pelo Mário Pedro Show.
A data é o habitual 4 de Outubro (5ª Feira), com início às 19 horas. Ás 24 Horas pára o baile, retomando depois da missa. No dia seguinte, feriado, há a célebre feijoada, confeccionada com a colaboração da incansável Sra. Eulália.
A organização está a cargo do grupo JAZZminde, que vai rezar pelo bom tempo, e esperar por uma boa participação e convívio do povo Minderico. Assim o Esperamos !!!



Um pouco de História, e "As Coisas Como Elas São"
Este é o terceiro ano consecutivo que o grupo JAZZminde organiza esta festa. No primeiro ano o objectivo foi angariar fundos em benefício da compra de um instrumento musical para a SMM, e conseguimos entregar cerca de 150 contitos à banda.



No ano passado, aderimos ao apelo da necessidade de recuperar o telhado da Capela de S. Sebastião, e destinamos os possíveis lucros para essa causa. A idéia era digna e meritória, e até decidimos ampliar a festa. Assamos uma vitela e contratamos a Banda do Ti Arlindo e o Rancho Folclórico do Covão do Coelho.

Resultado: vendemos os comes e bebes a preços demasiados baixos, as despesas foram muitas e o lucro não apareceu. Desanimámos, mas enchemos o peito, e o n/ tesoureiro prometeu a quantia de 600 euros para o telhado da capela, que logo se arranjaria outra coisa para recuperar a massa. (as tais promessas a contar com o ovo no cú da galinha)
As obras na capela estão para começar, a promessa continua por cumprir e a "massa" por arranjar. Vamos a ver se à segunda tentativa é de vez, e se conseguimos a verba para a capela e mais uns trocos para a exposição de fotos e arranque do possível 5º Festival.
Esta vida de "artista" é muito complicada !!!



Resta acrescentar, que este ano, existem dois Covanos do Ninhou, que se encarregaram de oferecer o porco. Assim tudo fica mais fácil.
Bem Hajam !! (e que sirvam de exemplo a outros que também podiam fazer muito mais).

2 comentários:

Anónimo disse...

é desta que o Ula recebe....

Anónimo disse...

Uma atitude de louvar a organização desta Festa Saloia, algo diferente em Minde.