12 setembro, 2007

Geminação de Cidades

«O movimento “Geminação de Cidades” visa aproximar municípios de todo o mundo, unindo-os numa densa rede de cidadãos. Abre vias para conhecer melhor a vida quotidiana dos cidadãos de outros países, trocar ideias e experiências, desenvolver projectos conjuntos sobre questões de interesse comum, como a integração local, o ambiente, o desenvolvimento económico ou a diversidade cultural.»



O Municipio de Alcanena tem um acordo de geminação com o Munícipio do Sal em Cabo Verde.
Se tentarmos saber algo mais sobre o assunto, resta-nos a frustação. Como é habitual, no site oficial da CMA nem uma simples referência a este Acordo de Geminação.
Na pág. de entrada do site podemos saber tudo sobre a Romaria a Cavalo a Fátima, sobre a exposição luso-brasileira, mas, nem uma linha sobre esta representativa deslocação da comitiva do Município da Alcanena às festas na Ilha do Sal.

Será isto normal ? Os munícipes não têm o direito de saber o que se passa no concelho? Nem, ao menos, com quem temos acordos de geminação? Existe algo a esconder? Para que serve o site?



No Site da Câmara Municipal do Sal (bem mais interessante que o da CMA), podemos encontrar o nome de Alcanena numa extensa lista de Geminações e Acordos de Cooperação que a Ilha do Sal tem por todo o mundo. Só em Portugal são oito geminações e mais duas em curso.
Parece-me que o Munícipio do Sal é forte nesta matéria e com vasta experiência em "Colecionar Geminações".



Na pág. oficial do Festival de Santa Maria, que se realiza nos dias 14, 15 e 16 de Set, podemos ler que o Sr. Presidente da CM Alcanena também faz parte das entidades convidadas. O programa é vasto, com muita música, e organizado pela CM do Sal.



Nada tenho contra este tipo de acordos, quando eles estabelecem algo de positivo, e, de preferência, vantajoso para ambas as partes. Também poderão representar uma situação de solariedade.
Será que estamos perante alguma destas situações?

Desconheço o teor da geminação e até qual a data da sua efectivação. Também nunca reparei em qualquer tipo de actividade económica ou cultural promovida no âmbito desta Geminação.
Mas uma coisa é verdade:
Todos os anos existe um intenso intercâmbio de visitas oficiais entre as duas câmaras, com cerimónias protoculares e estadias em bons hotéis. Devem ser reuniões muito complicadas.
E qual é o "sumo" destas reuniões e deste tipo de Geminações?
- Viagens? Folclore? Campanha Eleitoral?...



Já agora, desejo uma Boa Viagem, bom trabalho e boa estadia a todos !

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse é o tal Hotel Rio ?
Chamem-lhe parvos.
Pelo menos mostram que têm bom gosto.
Ai que inveja...