11 julho, 2007

Escola de Jazz em Minde, e ainda ...


Como já noticiámos há alguns dias, inicou-se ontem no CAORG, um Master Class para músicos com alguns conhecimentos, que vêm de lugares tão distantes como a Sertã e Abrantes. É um mini-curso intensivo orientado pelo conhecido clarinetista Paulo Gaspar, e cujos resultados podemos observar no espectáculo da próxima 6ª Feira na Praça 14 de Agosto.

Mas, tal como o título deste post indica, o que eu andava desejoso de anunciar é a grande novidade musical em Minde:
Vamos ter uma Escola de Jazz.
É verdade e já é oficial. O Conservatório de Música Jaime Chavinha irá criar um núcleo de Jazz aberto a jovens e menos jovens. Vão ser efectuadas algumas obras no Centro Paroquial de modo a acolher esta nova disciplina musical, e até já existe quadro docente. O responsável será, nem mais nem menos, que o experiente Paulo Gaspar.

E quem é Paulo Gaspar ?
Para os mais desatentos e que não têm obrigação de saber estas coisas, aqui fica o impressionante curriculum deste mestre da música.

Paulo Gaspar
Clarinete.
Nasceu em Azambuja em 1970.
Iniciou os seus estudos musicais no Centro Cultural Azambujense.
Estudou no Conservatório Nacional e na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.
É licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa e Mestrado em Artes Musicais na Universidade Nova de Lisboa.
É co-fundador do grupo "Dixie Gang" e tem colaborado com músicos como Sérgio Azevedo, Vitorino, Paco Bandeira, José Mario Branco, Jorge Palma, António Chaínho, Laurent Filipe, Tomás Pimentel, Sérgio Godinho, Luis Bragança Gil, Daniel Schvetz, Rui Veloso, Ala dos Namorados e Rodrigo leão.
Integra as seguintes formações: Banda da Armada, Orquestra Sinfonia B, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonieta de Lisboa, Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e Big Band do Hot Club de Portugal.
É professor de clarinete na Escola de Jazz do Hot Club de Portugal.

Impressionado? Pois é. Este ilustre está em Minde e será o homem a quem o CAORG confiará a condução do ensino do Jazz na n/ terra.
Bem-vindo Paulo Gaspar !!!

Mas as boas notícias não se ficam por aqui.
Ainda não é totalmente oficial, mas na Soc. Musical Mindense circulam notícias de que se está a trabalhar afincadamente na criação de uma BIG BAND.
Minde é mesmo uma Terra de Músicos, e parte do futuro de Minde passa pela Música.
Mais uma vez, VIVA A MÚSICA !!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas noticias.Saudo os dignissimos directores do caorg por finalmente apoiarem o jazz nesta terra depois de tantos entraves e dificuldades à realização dos festivais de jazz. Muito bom para minde esta escola de jazz.Parabens pela iniciativa do caorg.(Mais vale tarde do que nunca)