28 julho, 2007

MINDE 2007 – Em jeito de Balanço

Já lá vai uma quinzena desde o encerramento da Festa da Música. É tempo de análises e balanços. Correu bem. Foram muitos e bons espectáculos musicais a que Minde assistiu.
Foi pena o tempo nos espectáculos de rua não ser o mais agradável..



No aspecto musical não se pode exigir muito mais.
O IV Festival de Jazz de Minde atingiu um nível qualitativo bastante elevado, com 7 bandas e orquestras em palco, e músicos de grande craveira no top nacional. Um festival que já pede meças a muitos festivais de grandes cidades, e que até deu para exportar até à cidade de Fátima c/ dois concertos no Auditório Fatimae.
Com uma diversidade musical bastante abrangente, foi uma edição que classifico Cinco Estrelas.

O Rock in Minde foi uma excelente brincadeira e convívio. Três bandas, todas com músicos mindericos, deram bem uma mostra, na Praça 14 de Agosto, daquilo que somos capazes. A malta do Ninhou compareceu numa boa onda, (apesar da simultaneidade com a Mata d’Aire), foi um serão “à maneira” com muita “rockalhada”, e só se lamenta o fraco serviço da bar e a fraca colaboração da junta de freguesia na iluminação e limpeza do recinto e da fonte luminosa. Teria sido muito mais bonito.
Mas a “coisa” prometeu e pode ser que para o ano seja mais a sério.



Muito mais houve para além do Jazz e do Rock. Minde mostrou porque é uma terra de Músicos e Cultura. A banda da SMM na praça, o ballet no Cine-Teatro, o Coro Polifónico Juvenil, Os Flautinhas, O coro do CAORG, a Orquestra, o Grupo de Percussão, o concerto de Saxofones, etc. etc., foram espectáculos que ficaram na memória e que dizem bem do potencial que existe em Minde nesta área.
“Dar palco” a todos estes novos artistas que estão a surgir todos os dias em Minde é um dos grandes objectivos da Festa da Música, cuja finalidade, deverá assumir-se como uma montra anual do que por cá se vai fazendo. Penso que esse objectivo foi conseguido.
O CAORG e a SMM mostraram que são duas instituições com pergaminhos de grande qualidade artística e com muito dinamismo no ensino da música. Parabéns!!

Em quinze dias foram quase 400 músicos e intérpretes que actuaram em Minde. Dois terços, são, ou têm afinidades com Minde. Que mais se pode querer? Para mim, foi simplesmente o maior evento musical jamais realizado por estas bandas.
Mas podemos fazer muito mais e melhor !!!



O Público? Atendendo ao actual movimento em Minde, até que, no genérico, não esteve mal. O Jazz, sem esgotar, registou sempre boas audiências, os espectáculos do Caorg, como o ballet, lotaram o Cine-Teatro, e o Auditório Jaime Chavinha encheu com a Orquestra.
Apenas os espectáculos de rua não tiveram o êxito que esperávamos, caso estivessem umas noites quentes e agradáveis de Verão, como é apanágio desta época.
Forasteiros não foram muitos, mas já houve muita gente que nos visitou. Roma e Pavia também não se fizeram num dia.



Com excepção do Festival de Jazz (c/ bilhetes de baixo custo) e do espectáculo de Ballet (bilhetes caorg), todos os restantes concertos foram gratuitos, sendo os bares explorados pela SMM e VFCM. Neste contexto, as receitas provêm basicamente de patrocinadores, merchandising, e venda de “pacotes de bilhetes”.
Este ano o orçamento apontava para os 3 mil e poucos contos, e, parece que as contas estão quase equilibradas. O ano passado ganhámos fama de ricos quando oferecemos 600 continhos aos Bombeiros, e este ano pagamos na pele e os apoios foram muito menores da parte civil de Minde. Estamos “rés-vés Campo de Ourique”.
Segundo o tesoureiro, a jantarada final que queríamos oferecer a quem ajudou, vai ter de ser tipo “cada um paga o seu”. Se assim fôr, tenho pena, porque houve muita gente que merecia “um carinho” melhor por parte do núcleo organizador. Quem perde é o JAZZminde, mas irei ver o que é que pode arranjar lá para Setembro, depois das férias.
As possíveis receitas do evento revertiam em benefício do CAORG e do VFCM, mas sobre essa matéria ainda não há uma decisão oficial, ficando para mais tarde.

Ainda tencionamos fazer uma exposição de fotos e multimédia em Minde, lá para Outubro/Novembro, mas como isso também tem custos, não sei como irá ser. Enfim, isto está quase arrumado, vêm aí férias, e depois logo se vê.
Agradecimentos e louvores há muitos, e a boa gente, mas críticas também existem algumas. Se queremos continuar, teremos de corrigir e aperfeiçoar muitos aspectos. De outra maneira, nem vale a pena insistir.


Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro
Sociedade Musical Mindense
Rui Venâncio
António Cândido
Grupo de Colaboradores do JAZZminde



Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde
Serviço de Bar do VFCM
Serviços da Junta de Freguesia de Minde
Colaboração Civil e Comercial de Minde


Estas são nomeações pessoais. Se quiser saber os motivos de tais distinções, terá de consultar o blog Xarales »»»

Sem comentários: