21 março, 2007

A Primavera e o Dia da Árvore

E aí está a Primavera. Sempre airosa e a anunciar dias mais bonitos e vestidos mais curtos. É o prenúncio do sorriso do Sol depois dos dias mais carrancudos do Inverno.
Também é sinónimo do verde natureza, jardins floridos e paixões românticas. É a nossa Querida PrimaVera.

O inicio desta florida estação foi adoptada pelos zeladores do ambiente para a celebração dos Dias Mundiais. A trilogia Terra, Água e Clima constituem por si só temas e apelos importantes para a manutenção do nosso sistema ecológico, cuja degradação acentuada é uma preocupação que exige reflexão pessoal e mundial.



21 Março - Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) está a lançar uma campanha de plantação de árvores por todo o mundo. Sob a designação de Plante uma árvore: Campanha dos Mil milhões de Árvores para o planeta!, todas as pessoas, comunidades, organizações e governos são incentivados a aderir a esta campanha disponível no sítio na Internet www.unep.org/billiontreecampaign , com o objectivo de plantar pelo menos mil milhões de árvores em todo o mundo, durante o ano de 2007.

Se "fizermos um giro" pelas notícias do dia verificamos que inúmeras câmaras municipais e estabelecimentos de ensino aceitaram o repto das Nações Unidas e organizaram campanhas de plantação de árvores e de sensibilização popular por todo o país.

A CM Alcanena também aderiu a esta iniciativa de promover a reflorestação das áreas atingidas pelos recentes incêndios e áreas incultas, mas... parece que foi só no papel. Para além de uma tímida notícia no site E-Viver Alcanena disponibilizando árvores a quem se inscrevesse, nada mais se viu.
E o Concelho de Alcanena bem necessita. Basta recordar os últimos incêndios. Estão a desperdiçar os possíveis benefícios da campanha das Nações Unidas e desperdiçaram a data de hoje para fazer algo "pela causa". É pena !!!


Se pretender saber mais sobre os Dias Mundiais da trilogia Terra, Água, Clima, e outros que se avizinham, e que também se comemoram hoje, como o Dia Mundial da Poesia, Click no Xarales »»»

Apêndice :
Até a Selecção foi plantar árvores
"Scolari e jogadores da Selecção Nacional juntaram-se no Campo Grande, em Lisboa, para plantar algumas árvores e assinalar o Dia Mundial da Floresta. Evitou-se falar de futebol, mas Scolari lá foi dizendo que apenas lhe falta «ganhar à Bélgica»."

Sem comentários: