22 março, 2007

As Festas de Nª Sª do Monte no Lubango

Para os mais distraídos, Lubango é actualmente a 2ª maior cidade de Angola c/ 1 milhão de habitantes, capital da Província de Huíla, e, noutros tempos, designada por Sá da Bandeira. A padroeira da cidade é a Nª Sª do Monte, e as festas são a 15 de Agosto.

E o que é que isto tem a ver com Minde? (perguntam alguns).
Pouco, ou quase nada. Se exceptuarmos a coincidência de os festejos serem a 15 de Agosto, tal como as nossas festas em honra da padroeira Nª Sª da Assunção, nada mais. Mas é plausível que a tal Sª do Monte tenha origem na Nª Sª da Assunção.

Existem muitas capelas, igrejas e templos em honra de Nª Senhora da Assunção, mas como padroeira e festividades religiosas apenas existem dois locais no país (julgo eu). Um é Minde, e outro é na Ilha de S. Maria nos Açores.
Sucede que a história nos conta que foram os colonos açorianos que fundaram Sá da Bandeira e foram eles que implantaram as festividades em honra de uma Nossa Senhora colocada lá bem no alto do Monte, cujas festas sempre foram a 15 de Agosto, dia de Nª Sª da Assunção.
Existem até grandes semelhanças na imagem. As minhas magras investigações levam-me a concluir que a nossa padroeira tem fortes ligações com a origem da padroeira do Lubango (devem ser "primas", ou perto).
Se quiser saber mais sobre as Festas Anuais do Lubango, que decorrem durante 30 dias, eu conto tudo no Distinus. Click Aqui »»»

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos os amigos de angola e saudosos por esse mundo fora. Adoro as festas da nossa senhora do monte, sem duvida magnificas. Aproveito para vos convidar a juntarem-se a rede de angola e partilhares as vossas recordações, fotos, artigos, etc.

Basta verem em: http://www.mygroupx.com

Unknown disse...

Este Post tem vários erros...sendo o mais grave aquele que refere os Açores como origem do culto da Nossa Senhora do Monte... os colonos da Huíla, que fundaram a cidade de Sá da Bandeira, actual Lubango, eram originários da Madeira e a padroeira tem a mesma origem, a Senhora do Monte, na ilha da Madeira.

Anónimo disse...

Os colonos não eram açorianos mas sim madeirenses.