05 março, 2007

300 mil toneladas de resíduos

Em Sines, Alcanena, Barreiro e Seixal

O passivo ambiental de resíduos perigosos em Portugal é de 300 mil toneladas e está depositado em Sines, Alcanena, Barreiro e Seixal desde a década de 50.
Segundo o Instituto de Resíduos, o passivo foi gerado por empresas estatais ou outras.
O maior passivo de lixo perigoso das indústrias está depositado em Sines: 160 mil toneladas de lamas oleosas, das quais apenas uma pequena parte começou a ser enviada para co-incineração na Secil, em Setúbal.
No Seixal, onde funcionou a antiga Siderurgia Nacional, estão depositadas 70 mil toneladas de resíduos perigosos. São necessários 60 milhões de euros para requalificar a zona.
No parque da Quimigal (Barreiro) estão 52 mil toneladas de lixo perigoso, lamas provenientes de metalurgias do zinco. O tratamento custará entre 50 e 100 milhões de euros.
Em Alcanena estão depositadas num lago 50 mil toneladas de lama. Dez mil toneladas de curtumes são depositadas todos os anos no aterro.
Estarreja resolveu o problema dos metais pesados depositados a céu aberto: confinou 300 mil metros cúbicos de lama com metais pesados num aterro.
by Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

está explicado pq é que cheira tanto mal em Alcanena. 50 toneladas é mt porcaria. E depois admiram-se dos peixes morrerem no Alviela. Para que é que serve a estação de tratamento que custou milhões ?