24 março, 2007

50 Anos do Tratado de Roma

Em 1957, uniram-se várias nações no seio de uma grande família europeia. Cinquenta anos depois, os países estão cada vez mais próximos, embora continuem a ser diferentes do ponto de vista da cultura, da língua e das tradições. A união que ao longo destes anos foi sendo alcançada baseia-se nos valores comuns da liberdade, da democracia, do Estado de Direito, do respeito pelos direitos humanos e da igualdade.

Em 25 de Março de 1957, na cidade de Roma, foi assinado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros de seis países, Alemanha , França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Este Tratado de Roma institui a CEE (agora UE), e cria instruções e mecanismos de tomada de decisão que permitem dar expressão tanto aos interesses nacionais como a uma visão comunitária. A Comunidade Europeia constitui doravante o eixo principal em torno do qual se vai organizar a construção europeia.


Para comemorar os Cinquenta Anos do início de uma nova era, a União Europeia está a promover festejos e eventos por todo o mundo, com especial incidência na Europa. Em Portugal irá assistir-se a um mega Festival de Bandas de Música. Mais de 220 bandas de todo o território nacional irão interpretar ao mesmo tempo, em todo o país (25 de Março às 16h00) o Hino Europeu, seguindo-se um concerto público com um programa seleccionado pela própria banda.


É neste âmbito que a banda da Sociedade Filarmónica Mindense irá oferecer em Minde um concerto, junto do Coreto, para toda a população, associando-se ás Comemorações dos Cinquenta Anos da União Europeia.
Se pretender saber mais sobre estas grandes comemorações, e aprofundar os seus conhecimentos sobre a União Europeia, visite o interessante site oficial. http://europa.eu/50/index_pt.htm

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado à Sociedade Musical Mindense pelo espectáculo que nos proporcionaram esta tarde.Apesar de se tratar de um acto simbólico foi bonito todo o colorido tendo o nosso coreto como fundo.O Hino da União Europeia foi agradável de se ouvir.Está uma vez mais de parabens a S.M.M por uma vez mais ter representado Minde e o nosso Concelho.

Anónimo disse...

Era giro colocar aqui umas fotos do evento pois estou muito longe de Minde e gostava de ver.Um abraço para todos os Mindericos e para toda a Banda.

PM disse...

Caro Anónimo,
É só pedir. Aqui estão duas fotos.
Um nome e o local onde está também seria agradável para sabermos que os mindericos estão bem vivos pelos quatro cantos do mundo.
Um abraço e felicidades !!!