30 novembro, 2009

Alentejo está mais deserto... e empresas de Alcanena bem cotadas


(...)
Segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a população a residir no Alentejo caiu 0,51% em 2008. Também a região Centro registou um decréscimo populacional, embora menor (0,11%), tendo estas sido as únicas grandes áreas do País onde, entre 2007 e 2008, passaram a residir menos pessoas.

Em termos globais, a população residente em Portugal praticamente estagnou, com um aumento residual de 0,09% para 10.627.250 indivíduos. As regiões do Algarve e de Lisboa foram, por outro lado, as que tiveram um maior crescimento populacional, com taxas de crescimento efectivo de 0,86% e 0,39%, respectivamente.

Em termos infra-regionais, registou-se um aumento da população em cerca de um terço dos municípios portugueses, todos eles situados no Litoral do Continente (excepto no Alentejo) e na Região Autónoma dos Açores.
(...)
No caso alentejano, na maioria dos municípios a média de volume de negócios não ultrapassa 150 mil euros.
Os valores médios de volume de negócios por empresa mais elevados registaram-se nos municípios de Santana, Oeiras, Alcanena, Castro Verde, Lisboa, Palmela, Azambuja e Sines, todos com volumes de negócios por empresa acima dos 800 mil euros, acrescenta o comunicado do INE.
(...) Ler Mais em "JORNAL DE NEGÓCIOS"

26 novembro, 2009

Materiais Diversos na SIC




“Não gosto da política feita nos bastidores”


Entrevista a O MIRANTE
Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara de Alcanena, cultiva a frontalidade e a transparência


À segunda tentativa, Fernanda Asseiceira conseguiu recuperar a Câmara de Alcanena para o PS, depois de conquistar o partido a nível local. Diz que o partido tem sabido aproveitar a sua disponibilidade e que não é uma yes woman. “Não me peçam para dizer nada com que não concorde nem fazer nada que não defenda”, afirma.

Teve algumas surpresas quando assumiu a gestão da Câmara de Alcanena?
Tive e estou a ter diariamente. As surpresas são sobretudo no âmbito económico-financeiro. Sou confrontada diariamente com facturas que chegam, com fornecedores que pedem para ser recebidos por causa dos pagamentos em atraso.

Já esperava essa situação?
Há uma situação que não é compreensível. Porque a autarquia viu autorizado um empréstimo de quase três milhões de euros no âmbito do PREDE – Plano de Regularização Extraordinário das Dívidas do Estado. E estamos ao mesmo nível que estávamos em Junho, quando foi autorizado o empréstimo. Não serviu para baixar o passivo que a câmara tinha perante os seus fornecedores. Temos dívidas realmente muito significativas.

Tem ideia do montante?
Pedi já esse balanço, que me foi feito à data de 17 de Novembro, mas acredito que surjam mais. Só dívidas a fornecedores são valores na ordem dos 6 milhões de euros.

Isso é muito para uma câmara como a de Alcanena?
É muito, sobretudo quando as pessoas não estão em condições de estar muito tempo à espera de receber. É desagradável chegar a um lugar destes e, em vez de poder perspectivar projectos de futuro, ter aqui estas amarras que vão seguramente limitar a nossa intervenção.

Vai honrar esses compromissos?
Sim. Já solicitei vários dados à contabilidade para saber de que entidades e fornecedores estamos a falar e os montantes relativamente a cada um. Pedi também um levantamento de pequenas dívidas abaixo dos 100 euros e se tiver condições irei já executar esses pagamentos. A minha dificuldade é o tempo para fazer tanta coisa. Porque implica um contacto com cada um dos fornecedores para criarmos um plano de pagamentos. A câmara está cá para honrar os compromissos, mesmo de coisas com as quais não concordo. Houve realmente uma má gestão do dinheiro público. Tivemos casos de adjudicações directas no dia 9 de Outubro, dois dias antes das eleições.

Foi candidata há quatro anos à Câmara de Alcanena, depois de ter sido candidata a deputada nas legislativas realizadas meses antes. Agora voltou a ser candidata à autarquia. É sem dúvida uma pessoa a quem o partido não tem negado oportunidades.
Não colocaria a questão assim. Diria quase que o Partido Socialista é que devia estar agradecido por eu manifestar esta enorme disponibilidade em abraçar estes projectos. Em 2005 fui candidata a deputada, apresentei-me a votação no partido, não me ofereceram nada. E quando chegou à altura de se escolher os candidatos às câmaras criou-se aqui um vazio e eu fui confrontada pelo próprio partido para ultrapassar essa situação. Tinha acabado de chegar à Assembleia da República e não estava nos meus horizontes ser candidata à câmara.

Foi o PS que a empurrou…
Eu não diria que me empurrou. Isto faz parte de processos de conversação. Entendeu-se que na altura seria a pessoa que reunia condições para ser candidata. Fui e acabei por manter aqui o lugar de vereadora. Só não correu melhor porque não houve muito tempo para preparar a candidatura.

A mudança de candidato do movimento de independentes que geria a câmara pode ter ajudado agora à sua vitória.
Pode ter pesado, porque as candidaturas autárquicas são também muito personalizadas.

Como é que vê esses movimentos independentes, como o de Alcanena, que são muitas vezes compostos por pessoas ressabiadas com os respectivos partidos.
Devia haver coragem em repensar estas candidaturas e a legislação que as suporta. Porque isto de independente não tem nada. Tenho sido muito crítica em relação a isso, por ter sentido na pele uma candidatura independente que disso nada tinha. Trata-se muitas vezes de pessoas que não foram escolhidas pelos seus partidos políticos e protagonizam candidaturas contra o seu próprio partido.
“Gostaria de regressar à Assembleia da República como deputada da oposição”

O que a atraiu no mundo da política, sabendo-se que os políticos não gozam de grande popularidade junto da opinião pública?
Não concordo com muitas coisas que se fazem na política. Da política feita nos bastidores. Gosto de fazer as coisas com frontalidade e com transparência. De assumir as coisas falando com as pessoas. Algumas das divergências que vou tendo no mundo da política são sobretudo por isso. Por discordâncias na forma de actuação. Não me peçam para dizer nada com que não concorde nem fazer nada que não defenda. Para fazer as coisas tenho que acreditar nelas.

Teve uma passagem discreta pela Assembleia da República. Concorda com essa leitura?
Não concordo. Tratou-se de um momento de maioria absoluta, em que os protagonistas são muitos e o espaço de intervenção está de algum modo limitado à actuação do próprio Governo. Costumo dizer que gostaria de regressar como deputada da oposição. Seria muito mais interessante.

É professora de profissão. Participou em alguma manifestação de docentes nos últimos anos?
Não. Aliás, até era sindicalizada e deixei de ser.

Isso sugere que apoia a posição do Governo do seu partido. É uma militante disciplinada?
Sou uma pessoa coerente e havia um programa de Governo com que, nos princípios gerais, todos concordamos. E os professores também em termos de objectivos. Mas sentimos que havia dificuldade na implementação das situações. Houve muita mudança em pouco tempo e sem tempo para as preparar.

Houve alguma precipitação.
Não diria precipitação, mas houve a implementação de um calendário apertado e um programa de alterações muito extenso. Não houve esse equilíbrio.

Depois da passagem pelo Parlamento, o escrutínio da sua actividade vai ser maior agora.
Muito maior. Quando me candidatei estava convicta do imenso desafio que ia enfrentar. Ao ser confrontada com as situações todos os dias apercebemo-nos que é mesmo uma imensa responsabilidade.

Aceita bem a crítica?
Aceito se for devidamente fundamentada, se for construtiva.

Incomoda-a que os problemas ambientais de Alcanena só agora comecem a ser resolvidos, após tantos anos de problemas?
Incomoda. Fiquei contente por Humberto Rosa se manter como secretário de Estado do Ambiente. Porque ele acompanhou o protocolo feito em Junho para acabar com os problemas ambientais. Ninguém vai aceitar que ao fim destes anos todos, feito mais este investimento, as coisas não fiquem a funcionar bem.

Não é uma vergonha para a classe política que ainda subsistam problemas ambientais como esses?
Sempre me custou acreditar como se foi construir uma ETAR naquele sítio e como se levou tantos anos a falar dos problemas ambientais sem se resolverem. Como presidente de câmara, se estivesse aqui há tantos anos como estiveram antecessores meus, isso para mim seria uma vergonha.

Alcanena viveu em grande parte, e durante muitos anos, da indústria de curtumes. Foi um erro?
Isso sim é uma responsabilidade política. Uma vergonha política. Não é por se ter apostado na indústria de curtumes, porque até continuo a acreditar nela. E felizmente as empresas estão a reestruturar-se, têm vindo a inovar do ponto de vista da tecnologia, têm vindo a internacionalizar-se. Isso é muito bom. É preciso que os industriais dos curtumes e dos têxteis em Minde tenham essa perspectiva empresarial diferente.

O que faltou então?
Há muitos anos já se referenciava o nó da A1 com a A23 e que o concelho de Alcanena devia direccionar o seu desenvolvimento por aí. Estamos em 2009 e Alcanena não tem nada feito no nó da A1 com a A23.

A logística é um factor fundamental de desenvolvimento?
A logística e não só. Gostaria de ter condições financeiras. Temos de avançar com esse projecto intermunicipal com Torres Novas, procurar sinergias e ver se conseguimos dinamizar aquela área com parcerias público-privadas.
“Não passo muito tempo ao espelho”

Hoje (18 de Novembro) Portugal joga um desafio decisivo para a sua presença no mundial de futebol da África do Sul. Vai acompanhar o jogo da Bósnia?
(risos) Não me façam essas perguntas, que eu nem sabia que havia jogo...
(...) Ler Mais no "O MIRANTE"

24 novembro, 2009

Materiais Diversos - um festival muuiiiito á frente!


Começou com o Purgatório, passou pelo L'Aprés-Midi, e acabará com um enorme ÊXITO este excelente Festival Materiais Diversos. Muito à frente tem sido o comentário popular mais usado, mas o certo é que o público tem correspondido em beleza a este desafio de um festival de artes contemporâneas com esta dimensão e qualidade. E a comprová-lo têm estado muitos espectáculos com lotação esgotada.



A organização tem sido irrepreensível e extremamente profissional, e os espectáculos uns verdadeiros enigmas que têm mexido com quem tem assistido. Uma grande pedrada de charco no padrão artístico e cultural, e sem sombra de dúvida, um dos maiores eventos culturais da região e um dos melhores festivais de artes performativas e comtemporâneas a nível nacional, e, e.... internacionalmente falando, Materiais Diversos não passará despercebido.

Ainda a procissão vai no adro (são 17 espectáculos + diversos), mas já todos percebemos que este evento irá ser um ÊXITO MUITO À FRENTE. Um êxito cultural, artístico, social, e... de grandes expectativas.

As Grafic Nights? Bem, essas só mesmo lá indo.
Definiria como momentos bons da vida.


Andresa Soares & João Lucas, Jonh Romão, Marlene Freitas e Luis Guerra apresentaram espectáculos no Domingo e ontem foi dia de Margarida Mestre fazer girar o S. Pedro em Alcanena. Estará em Minde, Blackbox CAORG, na 4ª feira (25 Nov).


O que não podemos perder são os TERRORISTAS que estão hoje e amanhã (24, 25 Nov) em acção no Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde. A encenação é de Claudia Gaiolas, e o desempenho será do Grupo de Teatro Boca de Cena.
Bilhetes? Já será difícil. Tente....



Terroristas do Materiais Diversos na TV MINDE


A equipa da TV MINDE está a desenvolver esforços para que seja possível a transmissão em directo da peça TERRORISTAS a levar a efeito no Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde pelo Grupo Boca de Cena e encenada por Claudia Gaiolas.

As habituais dependências técnicas impedem-no de poder confirmar a transmissão, mas existe a possibilidade, e logo que estejam reunidas condições anunciaremos aqui e no respectivo site, onde actualmente está a ser exibida uma reportagem de bastidores sobre a referida peça. www.tv.minde.eu

Quercus quer impedir mais parques eólicos nas Serras de Aire e Candeeiros




A associação ambientalista Quercus quer que sejam proibidos novos parques eólicos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) devido aos seus impactos, admitindo que pode estar comprometido o estatuto de área protegida.

“A Quercus considera que deve ser interditada a instalação de novos parques eólicos, devido aos impactes associados”, sustenta a associação no parecer emitido no âmbito da discussão pública da revisão do plano de ordenamento do PNSAC, que termina terça-feira. Segundo a associação, os impactos decorrem da “abertura de novos acessos, fragmentação de habitats e mortalidade de espécies da fauna ameaçadas de extinção”, como é o caso de morcegos ou da gralha-de-bico-vermelho.

“Devem apenas ser permitidos projectos de microgeração para o aproveitamento das energias renováveis”, defende a Quercus, lembrando que “a possibilidade de instalação de novos parques eólicos é algo que contradiz as orientações definidas no Plano Sectorial da Rede Natura 2000”.
(...) Ler mais no "PÚBLICO"

23 novembro, 2009

Reunião do Executivo da CMA


A próxima reunião ordinária do Executivo da Câmara Municipal de Alcanena realiza-se a 23 de Novembro, a partir das 15:00h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

Como habitualmente, após a ordem de trabalhos está previsto um período de intervenção aberto ao público.

Publicado no site CMA

19 novembro, 2009

Inicia-se hoje o Festival Materiais Diversos




Tem início hoje no Cine-Teatro São Pedro em Alcanena, pelas 21h, o Festival Materiais Diversos, que engloba 17 espectáculos e se prolonga até ao dia 29 de Novembro, utilizando os palcos de Minde, Alcanena e Torres Novas.

No dia em que se assinala o 55º aniversário do Cine-Teatro São Pedro, a 19 de Novembro de 2009, o seu Auditório recebe o espectáculo de abertura do Festival Materiais Diversos, com a peça "O Purgatório"de Martim Pedroso.



Amanhã, dia 20, podemos assistir em Minde, no Blackbox CAORG, às 21h, a dois espectáculos de dança com Eszter Salamon Magyar Tâncok e o Rancho Folclórico do Covão do Coelho.




No dia 21 é a vez do Teatro Virginia em Torres Novas se estrear com o espectáculo "L'Aprés-Midi, Um solo para Emmanuel Eggermont de Raimund Hoghe, pelas 21h30m.



O Festival continua com uma programação extensa e muito diversificada, assinalando-se ainda amanhã, a abertura do Ponto de Encontro (na ex-Grafiminde em Minde) e as animadas noites Grafic Nights. Consulte o site MATERIAIAS DIVERSOS


O Festival na Comunicação Social
Tem sido muito divulgado o festival em vários órgãos da comunicação social. Eis algumas das notícias:


Artes: Um festival a partir do sopé da Serra de Candeeiros que se quer fazer ouvir
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Festival Materiais Diversos arranca esta semana em Minde

DIÁRIO DIGITAL
Materiais Diversos abre com "Purgatório"

JONAL DE NOTÍCIAS
Cine-Teatro São Pedro Apresenta “Purgatório”, de Martim Pedroso
SITE DA CM ALCANENA

A piação dos charales do Ninhou




A piação dos charales do Ninhou
nas classes anchas do touquim do Pregal das Babosas e dos Marcos


A piação dos charales do Ninhou que até há um abêcê de quadrazais gualdinos nem na Terruja do Camões era penetrada começa a arregalar os mirantes dos touquins e a embutir a chaveca dos touquins das classes anchas de um podê de pregais.

No quadrazal do cresta a touquim Vera Ferreira, com os covanos Peter Bouda e Annette Endruschat, emanou duas piadeiras anchas sobre a piação do Ninhou para os touquins da classe ancha do touquim da Terruja de Regensburg no Pregal das Babosas e dos Marcos.
Os touquins que puseram o das caçoas a esta piação engenham com as do badalo de um podê de pregais mas da piação nada tinham mirantado até ao planeta 8 e ao planeta 10 do quadrazal do cresta deste planeta ancho. Nestas duas piadeiras anchas jordou-se a piação terrantezmente aos mirantes dos touquins: como a piação mirantou a borboleta, como jordaram os seus planetas caducos, como a piação se foi jordando mais ancha, como jorda a piação neste Gertrudes conchego, o que ambroseiam os charales que a piam e como é mirantada e penetrada a piação no engenho com as do badalo.

Nos planetas 2 a 6 do quadrazal das brinçaleiras Vera Ferreira emanou um outro engenho, neste gertrudes conchego na classe do touquim da Terruja das Babosas no Pregal das Babosas e dos Marcos (Engenho no “8º Congresso Alemão de Lusitanistas”), para, com um podê de touquins que engenham com as do badalo, piar sobre a piação.
O engenho jordou cópio pra diante. Os touquins das duas classes anchas do touquim do Pregal das Babosas e dos Marcos e um podê dos da classe do touquim foram antónio forno ancho da piação que fredericam umas da classe do touquim para a penetrar. A covana Vera ambrosiou o que emanar e piou que no quadrazal do terraiozinho judaico vai gambiar uma da classe do touquim da piação para os covanos da Terruja das Babosas que sejam António forno pela piação.

José grego, no quadrazal das contas de enfiar copos a piação jorda no meira para o Pregal do Jones. Peter Bouda e Vera Ferreira emanam mais uma piadeira ancha sobre a piação numa classe ancha do touquim em Londres.

Por isso charales, não deixem cair no gualdino de piar como os vossos mouquinhos com a vossa vinha e os vossos carranchanos.



RESUMO DESTA PIAÇÃO
A Dra Vera diz-nos neste texto em Minderico que a piação começa a interessar os professores universitários de um grande número de países.

Em Julho passado a Vera, o Peter Buda e a Annette Endruschat fizeram duas intervenções para os professores da Universidade de Regensburg, na Alemanha.
Os professores que assistiram eram linguistas mas nada sabiam sobre o Minderico até ao dia 8 de Julho. Nestas intervenções falouse de como surgiu o Minderico, como se desenvolveu no passado e como se encontra neste momento, o que esperam as pessoas que o falam e como é visto o Minderico no conjunto das outras línguas.

De 2 a 6 de Setembro a Vera Ferreira organizou em Munique na Alemanha uma sessão de trabalho no 8º Congresso Alemão de Lusitanistas para, com vários linguistas, falar sobre o Minderico.
O trabalho resultou em cheio. Os professores universitários ficaram interessados e querem aprender o Minderico. Vera Ferreira pensou no que seria possível fazer e comunicou que em Dezembro vai dar uma aula de Minderico em
Munique para os alemães que estiverem interessados em aprender.

Em Novembro Vera Ferreira e Peter Buda vão a Londres apresentar mais um trabalho sobre o Minderico numa reunião de universitários.

Por isso, mindericos, não se esqueçam de falar em minderico com os vossos avós, filhos e cônjuges, termina a Vera.

Publicado no JORNAL DE MINDE - Outubro 2009

18 novembro, 2009

Hoje ou nunca




E foi mesmo hoje. Portugal venceu a Bósnia por 1-0 e carimbou o passaporte para estar presente no Mundial 2010 que se realiza na África do Sul. Parabéns!!!

Futebol - VFCM soma e segue


No passado fim-de-semana a equipa de futebol do VFCM derrotou o Assentis por 4-3 no jogo realizado em Minde relativo à 5ª jornada da série C da 2ª Divisão da AF Santarém.
Os golos do VFCM foram marcados por Graça, Nuno, Pardal e Timor.

Na classificação geral o VFCM ocupa a 2ª posição com 10 pontos, sendo o líder o Atl. Ouriense com 13 pobtos

Na próxima jornada a nossa equipa desloca-se precisamente a Ourém para defrontar o líder num jogo que se disputa no dia 22 de Novembro.

Informam-se os sócios do VFCM que as cotas se encontram a pagamento com o quase simbólico custo de 9 euros. FORÇA VITÓRIA !!!
Saber mais no blog "VITORIA M"

Convivio Desportivo Inter-Bombeiros de Futebol 7


Vai ter lugar no próximo dia 21 de Novembro, no campo de futebol do VFCM, um convívio desportivo inter-bombeiros de futebol 7 organizado pelo Centro Desportivo e Recreativo dos Bombeiros Voluntários de Minde.

Este evento destina-se a promover a prática desportiva e o convívio entre bombeiros e contará com a presença de equipas dos Bombeiros de Minde, Fátima, Mira de Aire e Torres Novas. O inicio está marcado para as 13h. e durante toda a tarde haverá serviço de bar.

Os possíveis lucros desta iniciativa revertem a favor do Vitória Futebol Clube Mindense. APAREÇAM....
Publicado no blog "BOMBEIROS DE MINDE" - Ver CARTAZ

Dia da Memória assinalado no distrito com simulacro em Alcanena


Alcanena foi palco das comemorações do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, assinalado um pouco por toda a parte no domingo, 15 de Novembro. Na cerimónia foram recordados os 776 portugueses que faleceram no ano passado nas estradas do território nacional e os 13 mil dos últimos dez anos. Estes números levaram a uma campanha de sensibilização nacional.

Por cá, o Governo Civil de Santarém marcou a data com uma homenagem ao jovem alcanenense João Carlos Rodrigues Gomes, com 20 anos, que morreu no dia 28 de Novembro de 2008, após um despiste fatal na Estrada Municipal 1136, que liga as freguesias da Serra de Santo António e Moitas Venda, concelho de Alcanena.
Publicado no "JORNAL TORREJANO" / Fotos no site CMA


17 novembro, 2009

1200 aves em exposição no Entroncamento


O Clube Ornitófilo Ribatejano organiza a exposição de aves “Campeonato da União” no pavilhão gimno-desportivo municipal de Entroncamento, entre 20 e 22 de Novembro. A abertura oficial do certame realiza-se na quinta-feira, pelas 22 horas.

De acordo com António Silva, presidente da Direcção deste clube, participam na iniciativa 47 expositores, vindos de todos os pontos do país, num total de 1200 aves em exposição.
No espaço da feira podem ser adquiridas cerca de 400 aves, entre canários, papagaios e outras aves exóticas. Na sexta-feira e sábado, a exposição pode ser visitada entre as 10h e 21 horas mas no domingo o certame encerra às 18 horas. As entradas custam um euro.
Publicado no "O MIRANTE"

Entrevista de Paulo Fonseca ao O MIRANTE


“O que faz falta na política é pessoas de coragem”
O socialista Paulo Fonseca ganhou a liderança da Câmara de Ourém à terceira tentativa. O autarca, líder distrital do PS, sabia que se sujeitava a uma travessia do deserto caso as coisas corressem mal. Arriscou mais uma vez e venceu. Pela frente tem quatro anos de mandato condicionados pela débil situação financeira da autarquia.

Foi deputado e governador civil, mas presume-se que este era o cargo que ambicionava há muito tempo?
Gosto muito da minha terra e há muitos anos que ambicionava dar um contributo liderando um conjunto de factores potenciais do concelho. Mas a candidatura agora foi uma ideia nova. Conseguiram convencer-me a retomar esse meu amor já em 2009.

Foi preciso uma vaga de fundo para se candidatar pela terceira vez?
Foi. Essa vaga de fundo foi relevante. O facto de haver muita gente na rua que se cruzava comigo e me dava força teve importância.
(...)
Esta terceira candidatura, caso falhasse, poderia significar também o fim das suas aspirações políticas no concelho de Ourém e mesmo a nível distrital.
O que faz falta na política é pessoas de coragem. Tenho consciência que se tivesse perdido as eleições passaria a ser persona non grata em todos os circuitos políticos, como se as minhas qualidades e os meus defeitos tivessem desaparecido de um dia para o outro. E por isso a política é muitas vezes injustamente acusada, mas justamente noutros casos, de ter elementos que não têm coragem e sentido do risco.

Há quem prefira estar assim na política, sem correr grandes riscos.
Acho até que a maioria prefere estar assim e condeno isso veementemente. Assumi muitas vezes riscos elevados e nunca me dei mal com isso. Tenho orgulho em ter amigos do peito em todos os quadrantes políticos e isso deve-se também à noção do risco. Ao facto de não termos medo de enfrentar situações, com sentido responsável, claro. Nenhum de nós é suicida, mas acho que fazem falta na política pessoas que não dependam da política, que tenham património suficiente para poderem ser livres do ponto de vista do discurso e também pessoas que não tenham medo do risco.
(...) Ler mais no "O MIRANTE"

14 novembro, 2009

Festival Materiais Diversos está já aí


O Festival Materiais Diversos inicia-se já no próximo dia 19 de Novembro com eventos em Minde, Alcanena e Torres Novas.
Mas o Festival não é só constituído por espectáculos. É muito mais abrangente, e fora de palco podemos aceder ao Atelier do Espectador, Conversas após Espectáculos, Encontros com Artistas, Debates, Exposições, etc.

Dispomos ainda do Ponto de Encontro e das Grafic Nights que funcionarão diarimante a partir das 23h na Rua de Santana, em Minde (antiga Grafiminde) a partir das 23h.

O Ponto de Encontro do Festival terá as suas portas abertas para quem aí queira comprar bilhetes, recolher informações, visionar DVD’s dos espectáculos, ver exposições, consultar a internet, comprar um livro, cear com os artistas e a equipa do festival após os espectáculos ou simplesmente entrar e beber um café. Mas também dançar!

Todas as noites após os espectáculos será servida uma ceia com comida regional e a animação do espaço lounge estará a cargo de TRASHÉDIA, DJ Oficial e dos DJ’s Convidados.
Em pleno mês de Novembro, um local acolhedor e divertido à sua disposição, servindo de extensão aos espectáculos e como plataforma de encontro entre o público e os artistas.

E todas as noites haverá convidados surpresa, de hoje e de antigamente… E mais não dizemos!
As portas das Grafic Nights estão abertas.
Saiba tudo no "SITE OFICIAL DO FESTIVAL"


15 de Novembro – DIA DA MEMÓRIA




A Câmara Municipal de Alcanena associa-se, no próximo dia 15 de Novembro de 2009 (domingo), às cerimónias distritais do Dia da Memória, uma iniciativa da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, do Ministério da Administração Interna e do Governo Civil do Distrito de Santarém, com o apoio do Município de Alcanena.

O programa de actividades para assinalar esta data de homenagem a todos aqueles que perderam a vida na estrada terá início às 10:00h, com a Recepção aos Convidados na Câmara Municipal de Alcanena. Segue-se, às 10:30h, a Homenagem a uma vítima mortal de um acidente rodoviário na E.M. 1136, com colocação de uma coroa de flores, simbolizando todas as vítimas mortais do distrito de Santarém.

Às 11:00h terá lugar uma simulação de desencarceramento de um veículo acidentado, por parte dos Bombeiros Municipais de Alcanena, junto à Câmara Municipal, seguindo-se, no Cine-Teatro São Pedro, a apresentação de um filme com exemplos de má condução e de operações de controlo e vigilância nas estradas pela GNR.
A finalizar o programa estará um apontamento cultural no Cine-Teatro São Pedro.

A Presidente da Câmara Municipal de Alcanena convida a população a associar-se a estas cerimónias.

Ao olhar para trás verificamos que, nos últimos 10 anos, morreram 13 mil pessoas nas estradas.
No Dia da Memória lembramos os que partiram e a dor dos que perderam os seus entes queridos. Participe nas várias iniciativas que o Governo Civil do Distrito de Santarém vai promover.
Ver CARTAZ / PROGRAMA

Espimheiro - Caminhadas pelo Concelho


A terceira caminhada da temporada 2009/2010 do projecto Caminhadas pelo Concelho realiza-se no próximo dia 15 de Novembro, na freguesia de Espinheiro, estando a concentração marcada para as 10:00h, no Parque do Rio dos Cantos, local onde serão efectuadas as inscrições gratuitas.

A Autarquia terá um autocarro à disposição daqueles que tenham dificuldade em se deslocar ou que queiram optar por esse meio de transporte, nas localidades de Alcanena (Praça 8 de Maio) e Minde (Largo do Coreto), com partida às 9:30h.

A caminhada terá um grau de dificuldade baixo/médio, sendo a distância a percorrer de aproximadamente 7 kms, em percurso circular.
Para participar nas Caminhadas pelo Concelho, apenas precisa de vestuário e calçado confortável, adequado às condições climatéricas, água e boa disposição q.b.

13 novembro, 2009

Alcanena: Asseiceira prepara reformulação nos serviços e espaços municipais


A presidente da Câmara Municipal de Alcanena (PS) apelidou o quadro de pessoal da autarquia como ”extenso, complexo e pesado” e revelou estar a avaliar a possibilidade de se mexer no organograma para ”optimizar recursos”. Fernanda Asseiceira anunciou ainda que pretende reorganizar alguns serviços que estão dispersos por vários edifícios. É o caso da cultura, da acção social, obras municipais e desporto.

É vontade da presidente de Câmara passar o cérebro da cultura do município para um edifico camarário, localizado junto à Praça 8 de Maio – Casa Municipal da Cultura, encerrada desde 2004. De acordo com informações recolhidas junto da autarquia o edifício foi encerrado para receber obras de remodelação e era perspectiva que o imóvel fosse reaberto um ano depois. Para já passaram-se cinco, e há trabalhos ainda a decorrer.

Também os serviços de acção social e foram mencionados pela autarca. Actualmente, recorde-se, estão concentrados em Chões, no antigo edifício da EDP, onde funciona também o departamento de obras municipais. Inicialmente a mudança destes serviços foi provisória, na sequência das obras de reabilitação dos Paços do Concelho, mas volvidos alguns anos mantém-se fora do centro de Alcanena. Os serviços de desporto estão a funcionar na antiga escola secundária e o departamento de comunicação no Cine-Teatro S. Pedro.

Vereadores socialistas a tempo inteiro
O difícil desafio que Asseiceira entende que tem pela frente, em arrumar a casa, levou-a a propor que os três vereadores socialistas exerçam o cargo a tempo inteiro. A líder do executivo disse que não pretende abdicar de meios para atingir os seus objectivos e compromissos eleitorais, independentemente da difícil situação financeira em que se encontra a Câmara. Desta forma a autarca pretende rodear-se de pessoas da sua confiança política para enfrentar este período de início de mandato, embora tenha dito que não conhece com rigor a situação da Câmara. Os vereadores independentes não se opuseram, já Renata Henriques (PSD) votou contra. Asseiceira disse no entanto que pode vir a abdicar de um ou dois vereadores a tempo inteiro, caso entenda que o volume de trabalho não justifique que se mantenham todos em funções. A vereadora social-democrata não acredita que a autarca volte atrás, mesmo que reconheça ser desnecessário a presença de três vereadores.

Para o cargo de vice-presidente Asseiceira escolheu Maria João Gomez, professora de profissão. Os restantes vereadores eleitos pelo PS são Hugo Santarém e Luís Pires.
Élio Batista

Socialistas ”travam” projectos em curso com chancela independente
Fernanda Asseiceira, presidente de Câmara Municipal de Alcanena, afirmou perante o novo executivo que não irá aprovar qualquer projecto em concurso, proveniente da gestão autárquica independente, com o qual não concordou enquanto foi oposição. Exemplo disso é o projecto de ampliação do quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena. A autarca diz ter reunido directamente com a direcção dos bombeiros e comando distrital e ressalvou que não vai avançar com uma candidatura para um projecto em que nem os próprios intervenientes concordam com o que foi apresentado.

No decorrer da reunião de Câmara realizada na segunda-feira, dia 9, a presidente da autarquia adiantou que os responsáveis pela corporação consideram-no pouco adequado e funcional em relação à infraestrutura já existente: ”Nesta câmara não assinarei nada de cruz”, garantiu.

A questão foi colocada por Eduardo Marcelino, vereador independente, que quis inteirar-se da posição da Câmara face a este projecto e outros problemas que afectam o concelho. Fernanda Asseiceira recordou de imediato que o novo executivo está no poder há pouco mais de uma semana e por isso está ainda numa fase conhecimento e avaliação dos assuntos: ”É preciso darem-me espaço de interiorização para conhecer os dossiês desta casa”. A edil explicou que todos os projectos em curso estão em fase de análise com os intervenientes e responsáveis de cada sector.

Na mesma sessão a presidente de Câmara mostrou-se preocupada com a liquidez das contas camarárias - a tesouraria tem apenas disponível uma verba de 548. 931,26 euros - e referiu que antes de avançar com compromissos futuros pretende resolver os pendentes. De acordo com Fernanda Asseiceira, no período de 23 de Setembro a 4 de Novembro foram cabimentados 1.570.837, 99 euros, mas os compromissos relativos a este período atingem os 2.071.452, 58, havendo um desfasamento de cerca de meio milhão. A presidente afirmou não se responsabilizar por estas despesas não orçamentadas.

Relativamente a transferências de competências do Estado, Fernanda Asseiceira defendeu que a autarquia deve assumir mais responsabilidades na área da educação. Posição oposta têm os independentes que entendem que a educação é um sector que deve ser da responsabilidade do Governo central. Segundo referiu Eduardo Marcelino, a Câmara já investiu cerca de um milhão e 800 mil euros na educação, tendo a autarquia apenas recebido 800 mil euros. ”Esta é uma situação que pode complicar as contas do município”, alertou Marcelino.

Independentes contra Conselho Municipal da Juventude
Na reunião de Câmara, que se realizou no passado dia 9, foi ainda criado o Conselho Municipal de Juventude (CMJ), um órgão que apenas tem o aval dos eleitos socialistas. Os dois vereadores independentes votaram contra a proposta e justificaram o sentido de voto com base em três pareceres emitidos pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses. A associação alega que as funções deste órgão (que pretende congregar na política local as associações de estudantes e juvenis) não estão bem definidos. Asseiceira respondeu que a criação do CMJ está na origem de uma Lei, aprovada para generalizar uma prática já existente. Asseiceira lembrou ainda que a legislação obrigava a criação do órgão até Agosto de 2009: ”O que significa que já estamos fora do prazo”, disse. A vereadora Renata Henriques (PSD) absteve-se, por não ter tido conhecimento (a não ser no momento) destes três pareceres da ANMP, datados de 31 de Março, 12 de Maio e 27 de Agosto.
Isabel Maia

Asseiceira quer auditoria às contas da Câmara
A presidente da Câmara de Alcanena diz não ter um conhecimento efectivo sobre as contas da autarquia e anunciou que pretende que se realize uma auditoria para perceber a real situação financeira da Câmara. Asseiceira disse que não pretende com esta medida perseguir ninguém, mas sim, com base na informação melhorar procedimentos e reorganizar serviços e recursos.

A autarca revelou ainda que pretende melhorar tornar mais eficazes os protocolos de competências estabelecidos com a juntas de freguesia.
Élio Batista - Publicado no "JORNAL TORREJANO"

Documentos publicados no site da CMA
DESIGNAÇÃO VEREADORES A TEMPO INTEIRO.pdf
DESIGNAÇÃO VICE-ORESIDENTE.pdf
DESPAHO - PELOUROS.pdf
QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS.pdf

Reunião da Assembleia de Freguesia




No próximo dia 17 de Novembro, pelas 21h30m realiza-se na sede da Junta de Freguesia mais uma seesão da Asembleia de Freguesia de Minde, com a agenda:

1 - Revisão do Regulamento da Assembleia de Freguesia
2 - Proposta de ocupação do tempo do Presidente da Freguesia
3 - Outros assuntos de interesse para a Freguesia

Publicado no blog "NOVO RUMO"

Dinossauro carnívoro descoberto em Ourém




Foram descobertos na zona de Ourém pegadas de dinossauros carnívoros.
A notícia saiu hoje no Diário de Notícias e refere que um grupo de espeleólogos descobriu, perto da aldeia de Pedreira, perto das outras pegadas já ali encontradas, uma conjunto de trilhos de dinossauros carnívoros (terópodes). No total, são cerca de 20 pegadas de carnívoros, sendo que o trilho principal tem pelo menos oito. Os espeleólogos acreditam que podem existir mais escondidas, “porque o estrato rochoso só está parcialmente exposto.”

Os espeleólogos do Centro de Estudos e Actividades Especiais, da Liga para a Protecção da Naturezadesconhecem quem são os donos do terreno e expressaram o receio porque viram que ali estão a ser feitos despejos de entulho que podem danificar as pegadas. Os espeleólogos vão agora pedir ao Museu Nacional de História Natural um estudo das pegadas.

Um geólogo ouvido pelo DN explicou que, no local, estão a descoberto três trilhos com várias pegadas tridáctilas, com 60 a 70 centímetros de comprimento. À semelhança da Pedreira do Galinha, a rocha que guardou estas impressões fósseis é um calcário compacto, mais ou menos contemporâneo do daquela jazida, isto é, do Jurássico médio, com 170 a 175 milhões de anos.
Publiado no "O RIBATEJO"

12 novembro, 2009

Minde é Ninhou




Colocar as placas de Minde, e até de algumas ruas, com a respectiva tradução em Minderico, tem sido uma aspiração da Dra. Vera Ferreira e de todos os que colaboram no projecto de dinamização da Piação do Ninhou e possível classificação como língua nacional.

De acordo com o que a Dra. Vera escreveu já uns meses no Jornal de Minde, esta foi uma promessa que o Presidente da Junta de Freguesia lhe fez na primeira vez que esteve entre nós, após o início deste projecto patrocinado pela Volkswagen.

Como ninguém se mexeu, parece que houve um grupo de cidadãos que decidiu colocar mãos à obra, e eis que na manhã de 2ª Feira, Minde acordou com a respectiva tradução nas placas das entradas de Minde. Quer dizer, apenas em duas, porque quem vem do Covão do Coelho, ou, da Serra de St. António, não sabe que está em Minde, pois as respectivas placas não existem.

Há quem concorde e quem discorde desta acção voluntária, e os comentários têm sido muitos no blog TouCaNeura. Eu apoio, e se fôr preciso uma ajuda, até me ofereço.
Minde precisa de acção e não só de promessas e conversas de café. Parabéns a quem teve a iniciativa!!!
Ver blog "TOU CA NEURA"

Jovem de Fátima é Miss Mini-Saia


Marlene Ribeiro, natural de Fátima, foi a vencedora da edição deste ano do original concurso da Miss Mini-Saia que se realiza há 18 anos na pequena aldeia de Valverde, em Alcanede, no concelho de Santarém.

Esta festa atrái visitantes de toda esta zona serrana, desde Porto de Mós, Caldas da Rainha, Fátima, até a Alcobaça, de onde vieram algumas das candidatas a Miss Mini-Saia.
O baile durou até de madrugada com a actuação do popular músico LF Music.
Publicado no "O RIBATEJO"

11 novembro, 2009

CM Alcanena cria Conselho Municipal de Juventude


A Câmara Municipal de Alcanena aprovou a 9 de Novembro a criação do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) com o objectivo de cumprir a lei publicada a 18 de Fevereiro, com o objectivo de procurar um “maior envolvimento” com as associações juvenis. De acordo com a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS) a criação deste órgão consultivo pretende dinamizar o movimento juvenil e estudantil do concelho.

A proposta foi aprovada apenas com os votos da maioria socialista. Os vereadores do grupo “Independentes por Alcanena” sustentaram o seu voto contra com base em três pareceres difundidos pela Associação Portuguesa de Municípios Portugueses que aconselhava os municípios a adiar a implementação do CMJ até que fossem esclarecidas algumas dúvidas que o diploma levanta pelo que consideram prematura a sua criação. Mas Fernanda Asseiceira refutou dizendo que “Alcanena não pode estar fora da lei” apontando que já foram criados CMJ em Abrantes e Rio Maior. A vereadora Renata Henriques (CDS-PP) absteve-se na votação.
Publicado no "O MIRANTE"

Encontro Nacional Wind de Parapente em Minde


ALTERAÇÃO:
As previsões meteorológicas não são nada favoráveis e anunciam um fim-de-semana com muita chuva e vento. A organização do evento decidiu adiar o encontro para os dias 21 e 22 de Novembro.



No próximo fim-de-semana os céus de Minde irão estar bem movimentados e coloridos.
Irá realizar-se em Minde nos dias 14 e 15 de Novembro o Encontro Nacional Wind da Zona Centro em Parapente.

Oportunamente tencionamos publicar o respectivo programa, e é de referir que este evento só se realizará caso as condições meteorológicas o permitam.
Saber mais no "FORUM WIND"


Minde em destaque
No dia 11 de Outubro, esteve localizado sobre a Península Ibérica um centro de alta pressão; originou em pleno Outono uma tarde bastante quente, da qual resultou boas condições para voar em térmica.
Minde foi o local escolhido por várias dezenas de pilotos, vindos de diversos locais do país, muitos deles alcançaram o tecto (1700 m).
Parapente e asa delta misturaram-se no ar, colorindo os céus de Minde, atraindo ao local várias dezenas de populares, os quais tiveram o privilégio de assistirem aos voos das nossas magníficas máquinas voadoras. Foi a partir das 14h30m que se reuniram as melhores condições de voo, subia-se por todo lado, por vezes o que se tornava difícil era descer.
A ampla descolagem de Minde, orientada a NE, as boas aterragens e o curto acesso entre a aterragem e a descolagem fazem de Minde um local de voo por excelência.
Publicado em "VENTO & TÉRMICA"


V Encontro de Coros em Minde




Organizado pelo CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, realizou-se em Minde, no passado dia 7 de Novembro o V Encontro de Coros que teve a participação do Coro Polifónico do CAORG (Minde), do Coral Calçada Romana (Alqueidão da Serra), do Coro de Câmara do CAORG (Minde) e do Grupo Coral Adágio (Portimão).

O espectáculo teve lugar no Conservatório de Música / Centro Paroquial, e contou com a presença da Presidente da CMA, Dra. Fernanda Asseiceira, que se fez acompanhar pelo Vereador Luís Pires.



Coro Polifónico do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro — Minde
Fundado em Dezembro de 1996, conta actualmente com cerca de 40 coralistas.Interpreta no seu repertório vários estilos e épocas da música sacra e profana.
Apesar de ainda jovem, conta já no seu curriculum com algumas actuações, nomeadamente com a Orquestra Profissional de Música de Évora, participação no 2° Concerto de Natal em Mira de Aire, e no Pavilhão de Portugal na Expo'98, a convite da Câmara Municipal de Alcanena no dia do Concelho.Em Outubro de 1997, foi seleccionado para a gravação de um CD "Os Melhores Coros da Região Centro".
Tem participado também em algumas cerimónias litúrgicas, encontros de Côros e apresentado audições regulares individuais e colectivas inseridas nas actividades da Escola de Música Jaime Chavinha.
É desde a fundação dirigido pelo professor João Carlos Chavinha Roque Gameiro.
Em 2004 e 2005, participou no XIII Concerto da Primavera, em Oiã — Aveiro, num Encontro de Coros em Alpiarça a convite do Orfeão S.F.A. 1° de Dezembro, no aniversário do Coro Gaudia Vitae de Mira de Aire e no Encontro de Coros a convite do Alva Canto de Alvaiázere. Ainda em 2005 recebeu o Coro de Câmara da Madeira em dois encontros de Coros realizados em Minde e na sede do Concelho -Alcanena.
Em. Abril de 2006.0 Coro deslocou-se á Madeira a convite do Coro de Câmara da Madeira para participar em quatro concertos - no Funchal, na Calheta, em Santana e no Machico, no âmbito do IX Festival de Coros da Madeira integrado na Comemoração dos 500 anos da Cidade do Funchal.
Participou depois disso em diversas apresentações e Encontros nomeadamente no Centro Cultural de Cascais a convite da Câmara da cidade, no Cacém e em Tortosendo.

Fernanda Asseiceira suspende projecto de ampliação do Quartel de Bombeiros de Alcanena


A actual presidente da Câmara de Alcanena quer encontrar outra solução para o Quartel de Bombeiros Municipais.

Na reunião de câmara que teve lugar na segunda-feira, 9 de Novembro, Fernanda Asseiceira (PS) deixou bem claro que nunca concordou com o projecto de ampliação das actuais instalações do quartel, aprovado pelo executivo liderado pelo independente Luís Azevedo. “Não avançarei com nada do que não concorde. Na altura em que isto foi discutido, pedi para ver a apresentação do projecto e chamei outros intervenientes. Nem os responsáveis pela protecção civil nem os próprios bombeiros concordavam com o projecto apresentado”, disse a autarca, dirigindo-se em particular ao vereador Eduardo Marcelino (ICA). Fernanda Asseiceira anunciou, ainda, no decorrer da reunião, que encontra-se nesta fase a estudar os vários dossiers e que, por esta razão, todos os projectos estão em fase de análise.
Publicado no "O MIRANTE"

Carta da Dra Fernanda Asseiceira



As eleições autárquicas realizadas no passado dia 11 de Outubro, determinaram a minha vitória no concelho de Alcanena. Fui assim eleita Presidente da Câmara Municipal de Alcanena.

Obrigada a todos e a todas que integraram as nossas equipas nas Assembleias de Freguesia, na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal e que contribuíram para o importante resultado que alcançámos.

Muito Obrigada também a todos e a todas que acreditaram em nós, que nos apoiaram e que manifestaram a sua opção através do voto. Foi um voto de confiança... um voto de esperança. Confiança noutras pessoas, noutras equipas e noutros projectos. Esperança noutra capacidade de concretização em prol de um concelho mais desenvolvido.
Por isso, a partir do dia 31 de Outubro, data da tomada de posse dos novos orgãos autárquicos, tenho a oportunidade de concretizar os meus dois grandes compromissos com os munícipes:
- Trabalhar de forma empenhada e,
- Fazer o que estiver ao meu alcance para não os desiludir.

Como é do conhecimento geral, no conjunto das 10 freguesias não ganhámos em Minde e nas Moitas Venda.
No que respeita à Freguesia de Minde quero aqui realçar o agradecimento às 685 pessoas que acreditaram em nós.

Também como é do conhecimento geral apoiámos a candidatura do Novo Rumo à Freguesia de Minde.
Apesar de não ter ganho, manifestou grande dinâmica e conseguiu envolver de forma activa um número significativo de pessoas da freguesia. Não todos, por razões óbvias, mas a maioria dos elementos manifestou grande solidariedade pela minha candidatura.
Poderão continuar a contar sempre comigo.

Tive a oportunidade de apresentar publicamente as nossas orientações programáticas em Minde, por isso, as nossas propostas para o concelho em geral e para a freguesia de Minde em particular encontram-se assumidas através do nosso programa eleitoral.

As potencialidades naturais, culturais e sociais são destacadas com a avaliação e concretização de projectos que vão valorizar o património natural e cultural existente e as dinâmicas na freguesia, particularmente no âmbito associativo.
A dimensão empresarial nomeadamente com a reavaliação da actual zona industrial e com a proximidade e acessibilidade à freguesia de Fátima, concelho de Ourém, são também áreas de intervenção determinantes, a considerar no desenvolvimento estratégico do concelho, no âmbito do Plano Director Municipal.
Cá estamos, no dia a dia, disponíveis para colaborar, para dialogar, para concretizar.
Queremos melhorar o nosso concelho. É essa também, com certeza, a vossa ambição. Vamos conseguir.
Juntos construímos o Futuro.
Fernanda Asseiceira in JORNAL DE MINDE - Out 2009

Golegã: Feira Nacional do Cavalo atrai milhares




A vila da Golegã oferece, neste mês de Novembro, um “espectáculo único no país”, aliando a tradição secular da Feira de São Martinho à sua imagem de marca, o cavalo.
A 34ª. Feira Nacional do Cavalo / XI Feira Internacional do Cavalo Lusitano / Feira de S. Martinho atrai à Golegã “entre meio e um milhão de pessoas”, um número de visitantes que o presidente da autarquia Veiga Maltez ser impossível precisar, uma vez que se trata de uma feira franca.

Aos visitantes e todo o país que visitam a região entre 6 e 15 de Novembro, juntam-se cada vez mais turistas espanhóis, “num crescendo impressionante”, mas também de outros países europeus e também da América do Sul, onde existem “grandes criadores de cavalos lusitanos”, disse. Os criadores de cavalos do Brasil vão estar presentes no certame, estando agendada, uma apresentação da Equipa Olímpica Brasileira, adiantou.

Veiga Maltez realçou ainda a realização, pela primeira vez em Portugal, do campeonato de saltos em liberdade, com poldros de dois e três anos nascidos em Portugal e poldros de dois anos puro-sangue lusitano. Destacou igualmente a apresentação, também pela primeira vez, de cavalos montados, em sessões destinadas à venda de cavalos. Realçando a preocupação, iniciada no seu primeiro mandato à frente da autarquia (1998), de aliar à feira as componentes cultural e cientifica, Veiga Maltez destacou as exposições de pintura de Catharine Sense e Beatrice Bulteau e de fotografia de Jenny Feray.
(....)
Durante 10 dias, pela pequena vila rural ribatejana desfilam “os usos e costumes e a identidade cultural” da Golegã, uma “diferenciação na Europa globalizada” que a tornam “única”, sublinhou. A feira foi o ponto de partida, juntamente com um conjunto de infra-estruturas criadas na última década, para que o concelho se tornasse um ponto de referência internacional no turismo aliado ao cavalo, sublinhou.



A Golegã integra a rede EuroEquus, que reúne quatro cidades europeias com certames associados ao cavalo – Golegã, Jerez de La Frontera (Espanha), Waregen (Bélgica) e Pardubice (República Checa). Nestes dias, ao cheiro da castanha assada e dos pratos regionais dos inúmeros restaurantes instalados em garagens e pátios, o cavalo vai ser presença predominante, tanto no desfilar constante pelo picadeiro central, onde só entram cavaleiros e amazonas trajados a rigor, como na manga.
Publicado no "MUNDO PORTUGUÊS"

09 novembro, 2009

Primeira reunião do executivo da CMA


O novo executivo da Câmara Municipal de Alcanena, reuniu pela primeira vez na tarde desta quinta-feira perante a presidência de Fernanda Asseiceira, nova Presidente da edilidade alcanenense.



A presidente, saudou todos os vereadores eleitos, desejando que todos contribuam com empenho para propostas e decisões objectivas para o desenvolvimento do concelho.
Os vereadores da oposição, declararam que vão contribuir com uma oposição de cariz construtiva em prol do concelho e bem-estar dos munícipes.

Fernanda Asseiceira, apresentou o elenco de vereação para o seu mandato. Assim, além da presidente, ficarão os três eleitos pelo PS a tempo inteiro, ficando a vereadora Maria João Gomez com o cargo de vice-presidente.
Os pelouros ainda não foram atribuídos na totalidade, tendo sido apenas apresentados e aprovados as responsabilidades da Presidente do executivo e da Vice-Presidente.
Assim, Fernanda Asseiceira, ficará com os pelouros da Administração Geral e Financeira, Cultura e Turismo, Ambiente, Desenvolvimento Social, Planeamento e Estatística, Obras Particulares, Imagem e Comunicação e Apoio às Freguesias. À vice-presidente, foram atribuídas as valências da Educação, Juventude, Desporto, Tempos Livres, Bibliotecas e Museus. Os pelouros atribuídos aos outros dois vereadores que trabalharão a tempo inteiro, (Luís Pires e Hugo Santarém) serão anunciados na próxima reunião do executivo.

Questionada, pela vereadora eleita pelo PSD, Renata Henriques, “se não vai sobrecarregar o orçamento e inclusive, agravar a actual situação financeira da câmara, com a decisão de ficarem três vereadores a tempo inteiro”. A presidente, retorquiu, “nesta fase inicial de gestão da câmara, teve que tomar esta decisão, não excluindo a hipótese de numa fase posterior e se justificar, vir a reduzir o número de vereadores a tempo inteiro”.

Durante a reunião, Asseiceira informou o executivo que vai ter reuniões descentralizadas com todos os presidentes das Juntas de Freguesia, estando a primeira agendada para o próximo sábado na sede da Junta de Alcanena.

À margem da reunião e questionada pelos jornalistas, Fernanda Asseiceira, declarou que vai avançar com uma auditoria à autarquia, para se ter conhecimento real da situação económica e financeira da mesma, a fim de, poder fazer uma análise e um estudo realista sobre a forma de cumprir o projecto eleitoral apresentado aos munícipes.
Também questionada, sobre uma possível reestruturação dos recursos humanos da câmara, a edil não avança com qualquer decisão sem saber no concreto, como está estruturado e distribuído aquele sector.
Publicado no "O NAVEGANTE"

Rodrigues é novo presidente da CIMT (Médio Tejo)


O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, foi eleito por unanimidade para ser o novo presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).).

Em reunião realizada esta sexta-feira, dia 6, em Tomar, na sede da CIMT, António Rodrigues recebeu o voto favorável de todos os dez autarcas dos municípios do Médio Tejo. Fernando Corvêlo de Sousa (PSD), presidente da Câmara Municipal de Tomar, vai ser o primeiro vice-presidente, e Máximo Ferreira (CDU), presidente da Câmara Municipal de Constância, o segundo vice-presidente.



A CIMT era presidida até agora pelo presidente de Câmara de Tomar, eleito pelo PSD, partido que detinha cinco das dez autarquias do Médio Tejo. As relações de forças alteraram-se depois das últimas eleições autárquicas com o PS a ficar com a liderança de cinco autarquias, após a vitória de Paulo Fonseca (PS) em Ourém, autarquia que era liderada pelo PSD, e de Fernanda Asseiceira (PS) em Alcanena, um concelho que estava nas mãos de um movimento independente.

“Cumpriu-se o princípio, que é aliás seguido na própria Associação Nacional de Municípios, de que o partido com mais câmaras escolhe o presidente”, disse à Lusa António Rodrigues, salientando que “na vida autárquica e, nestas associações intermunicipais, existe uma prática de não atender só à cor política mas às realidades locais”.

“António Rodrigues salienta ainda que “o mais importante agora é unir esforços para traçar uma estratégia comum para dar mais visibilidade ao Médio Tejo” e prometeu que vai procurar “o máximo de consensos”. “Esta minha eleição foi aliás o primeiro sintoma de que os autarcas desta região estão unidos”, frisou o recém-eleito presidente da CIMT.

Como principais linhas de acção da sua liderança à frente da Comunidade Intermunicipal, António Rodrigues quer colocar os projectos comuns “a andar o mais depressa possível” embora admita que “alguns podem cair por já não se justificarem”, não querendo para já concretizar quais. “As coisas não funcionam ainda como nós queremos, alguns projectos já deviam estar concluídos”, afirmou Rodrigues, escusando-se a considerar esta afirmação como uma crítica aos seus colegas autarcas mas antes como uma “chamada de atenção” para o trabalho que é preciso fazer. A revisão do funcionamento dos hospitais do Médio Tejo é uma dos assuntos que António Rodrigues quer ver em cima da mesa no debate dos próximos anos.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é formada por dez municípios: Abrantes (PS), Alcanena (PS), Constância (CDU), Entroncamento (PSD), Ferreira do Zêzere (PSD), Ourém (PS), Tomar (PSD), Torres Novas, Sardoal (PSD), Vila Nova da Barquinha (PS).
Publicado no "O RIBATEJO"

06 novembro, 2009

Inspecção do Ambiente dá dois meses para retirada de depósito ilegal de resíduos em Alcanena


A Inspecção-Geral do Ambiente deu dois meses aos responsáveis do terreno de Covão do Coelho, Alcanena, e da unidade de gestão de resíduos na Chamusca, onde foram depositados ilegalmente resíduos industriais, para os removerem e reporem a situação anterior.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente afirma que a Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAOT) realizou inspecções às empresas de produção dos resíduos e nos locais identificados como aterro ilegal.

Por considerar “grave” a situação ambiental detectada na sequência de notícias veiculadas pela comunicação social, “dada a dimensão dos aterros em questão”, a IGAOT emitiu os mandatos, ordenando aos responsáveis dos dois locais identificados a “cessação imediata da recepção e deposição de quaisquer resíduos”.

Por outro lado, dá um prazo de 60 dias para reporem “a situação existente à data anterior ao início da deposição ilegal dos resíduos através da sua remoção e encaminhamento para destino autorizado”.

Os resíduos em causa são escórias da queima de resíduos de biomassa, tendo sido feitas colheitas no local, aguardando a IGAOT os resultados dessas análises. Contudo, afirma, os resultados das análises anteriores, obtidas junto do produtor dos resíduos, “demonstram valores diminutos de poluentes (inferiores aos limites de quantificação dos equipamentos de análise) consonantes com escórias provenientes da queima de resíduos de biomassa”.

Ministério confirma abandono dos resíduos
O comunicado acrescenta que as diligências efectuadas permitiram confirmar que os resíduos, “apesar de supostamente terem como destino um operador autorizado para o efeito, eram na realidade abandonados”, em parte no terreno de Covão do Coelho.
(...) Ler mais no" PÚBLICO" - Fonte: LUSA

04 novembro, 2009

Novo Executivo Municipal reúne a 5 de Novembro


Delegação na Presidente de competências próprias da Câmara é um dos assuntos sobre os quais o novo Executivo Municipal se propõe deliberar na sua primeira reunião.



O novo executivo da Câmara Municipal de Alcanena, que tomou posse no passado dia 31 de Outubro, realiza, a 5 de Novembro de 2009, a partir das 15:00h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, a sua primeira reunião.

Nesta primeira sessão, na qual será fixada a periodicidade e o funcionamento do Órgão Executivo, será designado o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, o número de vereadores em regime de permanência, assim como se procederá à delegação de competências próprias da Câmara na sua Presidente, Fernanda Asseiceira, e nas Juntas de Freguesia, e à aprovação do Regimento da Câmara Municipal, entre outros assuntos.

A Câmara Municipal de Alcanena, presidida por Fernanda Asseiceira, é ainda composta pelos Vereadores Luís Pires, Maria João Gomez e Hugo Santarém, eleitos pelo Partido Socialista, Eduardo Marcelino Camacho e João José Silva, em representação dos Independentes pelo Concelho de Alcanena, e por Renata Henriques, eleita pela coligação PPD/PSD – CDS/PP.
Fonte: site CMA

03 novembro, 2009

Inicio de uma nova esperança




Fernanda Asseiceira determinada a “virar a página” no concelho de Alcanena
Quando o nome de Fernanda Maria Pereira Asseiceira foi anunciado e a autarca subiu ao palco para assinar o termo de posse como nova presidente da Câmara de Alcanena, toda a plateia do Cine-Teatro São Pedro levantou-se de pé para a aplaudir. O momento de consagração da autarca, eleita pelo Partido Socialista, foi vivido poucos minutos depois das 18 horas, no último sábado, 31 de Outubro, dia em que foram empossados os membros eleitos para os diferentes órgãos autárquicos do concelho. Os restantes membros do executivo camarário que tomaram posse foram: Luís Pires, Maria João Gomez e Hugo Santarém (PS) Eduardo Marcelino Camacho e João José Silva (ICA) e ainda Elsa Renata Henriques (PSD/CDS-PP).

“Sendo gratificante ganhar eleições é, sobretudo, um privilégio ter obtido a maior percentagem de confiança dos eleitores do concelho de Alcanena”, começou por dizer Fernanda Asseiceira que frisou que os resultados alcançados a 11 de Outubro foram “um grande exemplo de maturidade democrática”. A autarca frisou que, com a ajuda de uma nova equipa e com a implantação de novas ideias e projectos vai ser possível virar mais uma página no concelho de Alcanena, “uma página que se tornou sombria, decadente, sem alma e sem ambição”.



Na sessão solene, que começou com a actuação do grupo coral do Centro de Artes E Ofícios Roque Gameiro (Minde) e onde foi notada a ausência do Luís Azevedo (ICA), anterior presidente da câmara, António Branco, presidente da Assembleia Municipal, despediu-se do cargo pedindo união entre os eleitos das diversas facções políticas. A mesa eleita para presidir a assembleia municipal passa a ser constituída por Silvestre Luciano Pereira (presidente), Ana Maria Menezes (1.ª secretária) e Rosália Jorge (2.ª secretária).
Publicado no "O MIRANTE" (Mais desenvolvimentos na edição semanal)



Novos autarcas de Alcanena tomaram posse
Realizou-se este sábado, no Cine - Teatro S. Pedro em Alcanena, a tomada de posse dos novos eleitos para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
Repleto de público, onde se notou a ausência do Presidente do executivo cessante, aquela sala de espectáculos, recebeu vários convidados, desde deputados a autarcas para assistirem à tomada de posse dos novos eleitos do concelho alcanenense.

No seu discurso, a nova líder do executo de Alcanena, Fernanda Asseiceira, afirmou “que se virou uma página histórica no concelho de Alcanena, com a eleição de uma nova equipa para gerir os destinos do concelho nos próximos quatro anos”, adiantando ainda “ não vou admitir que ninguém seja refém, nem vamos descriminar ninguém como aconteceu em algumas situações no passado”, mais adiantou a nova edil do concelho, “todos os Presidentes de Junta, sem excepção, serão todos tratados por igual”, Asseiceira, deu como exemplo” o presidente eleito na freguesia de Serra de Santo António, esteve oito anos sem conhecer o gabinete do último presidente da câmara, comigo não vai acontecer”.

Fernanda Asseiceira, afirmou ainda, que irá fazer tudo, para que o programa eleitoral apresentado pelo Partido Socialista aos munícipes seja cumprido. “Sou exigente para que seja criado um bom ambiente de trabalho na equipa que vou liderar e estou confiante numa boa capacidade de trabalho para levar por diante o desenvolvimento do concelho em várias vertentes” realçou a nova Presidente.
Fernanda Asseiceira saudou todos os órgãos eleitos, que demonstrou o reforço da democracia no concelho.

O investimento económico, a educação, a saúde, a acção social, a cultura, o desporto, o ambiente e o lazer são vectores que Asseiceira, realçou para um empenho eficaz do novo executivo a fim de melhorar as condições de vida dos munícipes daquele concelho.
“Durante a minha vida tenho pactuado pelo trabalho, pela competência e pela honestidade, vou continuar assim, e estou pronta para um desafio enorme para desenvolver o concelho”, concluiu a nova autarca.
Publicado no "O NAVEGANTE"


FOTOS BY : O MIRANTE - O NAVEGANTE - TV MINDE

COMENTÁRIO:
Estou convicto na esperança de que o passado dia 31 será uma data que marcará um "volte-face" no Concelho de Alcanena.
A Dra. Fernanda Asseiceira conhece bem os terrenos que pisa, é crítica em relação ao passado e quer inverter muitas práticas antigas, ambicionando, até, cem alterações para os primeiros cem dias.
Eu acredito, e o concelho bem precisa de um novo impulso e uma nova energia de transparência e empenho, tal como acredito no slogan "Juntos Construiremos o Futuro!"
Já um dia escrevi : É uma pessoa íntegra, dinâmica, fiel aos seus princípios e à sua palavra, e com uma capacidade (e disponibilidade) enorme de trabalho.
Espero, em 2013, poder reafirmar toda esta minha convicção !!!

NOTA:
A TV MINDE transmitiu toda a cerimónia em directo. Em breve contamos disponibilizar todo o discurso de tomada de posse da Dra. Fernanda Asseiceira, assim como a reportagem da cerimónia.
Media Minde