21 janeiro, 2009

Projecto de Reestruturação da Casa do Povo de Minde




INTRODUÇÃO
A estruturação com suporte legal do JAZZminde e Natura Minde tem sido um problema abordado sempre que se organiza um qualquer evento, pois ambas as organizações carecem de uma estrutura dependente de uma associação formal para que possam progredir e encarar o futuro sem dependências pessoais e para que possam candidatar-se a apoios oficiais e comerciais.
Chegou-se a pensar em criar uma nova associação (Vila Viva), que absorvesse estas organizações, ou, em alternativa, integrar uma colectividade já existente em Minde.
O tempo costuma ser bom conselheiro e, ponderada a situação, o bom senso encaminhou este assunto para a Casa do Povo de Minde, pois tem sido esta a colectividade que tem assumido a tutela de alguns dos eventos já realizados.

A idéia foi ganhando consistência, e, em conjunto com a direcção da CPM, foi elaborado um projecto que visa integrar as referidas organizações nesta colectividade e, simultâneamente, revitalizar e dinamizar a mesma com novas actividades.
Consultado o actual Presidente da Assembleia da CPM, Sr. Rogério Venâncio, o mesmo mostrou-se encantado com o projecto, afirmando inclusive que "era altura de dar uma nova vida à Casa do Povo".

Recorde-se que as Casas do Povo eram associações que, noutros tempos, proliferavam por todo o país e tinham determinadas funções sociais. Por questões de reorganização politico-social do país, muitas delas foram desactivadas, mas a CP de Minde manteve-se, pois era o único processo de o Cine-Teatro de Minde, propriedade da CPM, não passar para a posse do estado. Actualmente é a sede do Grupo de Teatro Boca de Cena, e tem sido este grupo que tem sido o gestor da Casa do Povo de Minde.

PROJECTO E NÚCLEOS
Como referido, este projecto visa reestruturar e dinamizar a CPM através da criação e integração de vários núcleos com actividades diversificadas e distintas. O Grupo de Teatro Boca de Cena passará a ser um desses núcleos e pretendem-se integrar mais três novos núcleos: JAZZminde, Natura Minde e Media Minde.

BOCA DE CENA - Grupo de Teatro e promotor de espectáculos culturais.
JAZZMINDE - Núcleo organizador do Festival de Jazz e eventos musicais
NATURA MINDE - Núcleo organizador de eventos em meio natural, como o BTTminde, promovendo o desenvolvimento do eco-turismo e defesa da natureza.
MEDIA MINDE - Núcleo destinado á informação e divulgação de Minde através de novas tecnologias, como a internet e a criação da TVminde.



ESTRUTURAÇÃO E ORGANOGRAMA
O esquema directivo da CPM manterá, basicamente, o mesmo modelo, com Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro, sendo os Vogais oriundos da representação de cada um dos núcleos, podendo ser um ou dois vogais por cada valência (Núcleo).
Os quatro Núcleos referidos terão estruturas organizativas próprias e independentes umas das outras, reportando sempre as suas actividades e resultados contabilísticos à direcção da Casa do Povo de Minde.

ESTATUTOS
A CPM tem estatutos próprios de uma associação, sendo que os mesmos terão de ser reformulados de acordo com este novo projecto. De qualquer dos modos, a direcção da CPM já planeava uma alteração dos actuais estatutos, pois os mesmos encontram-se muito antiquados e contêm itens desactualizados dos tempos actuais, como, por exemplo, não permitir que elementos do sexo feminino integrem a direcção.

ASSOCIADOS
Actualmente a CPM tem um pequeno número de associados isentos de cotizações, mas pretende-se ampliar esta associação com a angariação de muitos mais associados que queiram colaborar neste projecto, podendo vir a ser introduzida uma pequena cotização anual de valor simbólico. O objectivo será mais o de participação e integração popular do que a realização de receitas.



SEDE E INSTALAÇÔES
A sede da Associação e de todos os Núcleos será, de imediato, as instalações do Cine-Teatro, de acordo com as determinações e normas de utilização do elenco directivo.
No futuro admite-se a inclusão, através de aquisição, empréstimo ou aluguer, de outro tipo de instalações, conforme as necessidades que se vierem a verificar.

SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA
A sustentabilidade deste projecto baseia-se no mesmo tipo de receitas que qualquer associação dispõe, através de possíveis cotizações, receitas de eventos, subsídios e apoios oficiais, mecenato, e acções diversas e pontuais de angariação de fundos.

OBJECTIVOS
O grande objectivo deste projecto é a dinamização e valorização da vida sócio-cultural de Minde através de uma grande participação e envolvência de toda população, designadamente das camadas mais jovens.
Estimular o "renascer" da CPM através de uma Associação forte e unida que congregue múltiplas actividades, com empenho cívico e em colaboração com todas as colectividades de Minde é outro dos objectivos.
Levar a efeito a concretização do projecto existente de obras de remodelação e ampliação do Cine-Teatro Rogério Venâncio será o objectivo material para onde convergirão todos os esforços a médio prazo, através da angariação de fundos e meios subsidiários.

APRECIAÇÃO PÚBLICA E ASSEMBLEIA GERAL
Porque se trata de uma colectividade antiga com grandes pergaminhos em Minde e proprietária de um imóvel de utilização pública, e, porque se trata de um assunto que requer uma grande envolvência e participação da população de Minde, os mentores deste projecto desejam que todo este processo seja transparente e sujeito a apreciação e discussão pública, pelo que se aceitam e agradecem todas as sugestões e idéias sobre o projecto.

De referir, que, por imperativo dos actuais estatutos, na primeira quinzena de Fevereiro será realizada uma Assembleia Geral da Casa do Povo de Minde para a eleição dos quadros directivos e para a possível aprovação deste projecto e alteração dos estatutos.



COMENTÁRIO PESSOAL:
Considero este projecto de vital importância para o desenvolvimento de várias actividades e eventos em Minde. Tenho a convicção que será um marco muito interessante que permitirá uma grande envolvênvia e dinamização de toda a juventude (e não só) em torno de objectivos concretos que muito contribuirão para "colocar Minde no mapa" através de uma nova visão, incrementação e valoração da vida social de todos os Mindericos.
É um projecto sério de união da sociedade civil de Minde e que exige a colaboração de muita gente, e todos teremos a ganhar. Em nome da direcção da CPM e de todos os mentores deste projecto apelo à sua participação.
Minde precisa de ti, tanto como tu precisas de Minde.
COLABORA e PARTICIPA !!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Agora é que Minde vai sair da fossa. Vao ser empregos aos milhares.

Parabens

PM disse...

Palavras para quê?
É um comentário daqueles bem tipicos de alguns (que todos sabemos quem são) que se apregoam de grandes mindericos.
Só não o apaguei para vermos com que tipo de pessoas se pode contar, mas apetecia-me mandá-lo para um certo sítio.
De qualquer dos modos, muito pbrigado pelo incentivo.

Anónimo disse...

Excelente projecto. Aí está a sociedade civil de Minde a mostrar outra vez a sua pujança.
Parabéns.

Anónimo disse...

boas!

que bela ideia tiveram ! =)
Parece.me uma excelente forma de (desculpem a expressao) pôr a malta a mexer e conseguir-mos em MINDE ter um espaço cultural que possa ser usado e abusado por aqueles que ali habitam. Porque é isso que precisamos, que a malta tenha ideias e pense em projectos, está mais do que visto que são sempre bem sucedidos ( boca de cena, jazz minde, btt, xarales band... ) E que melhor que um espaço como o cine-teatro ser um espaço em que mais do que tudo, as pessoas tenham acesso á informaçao, possa haver discussao , internet , livros, musica e ALEGRIA concerteza! Um espaço destes nao vai resolver todos os problemas da terra bla bla blá!!!! mas estou certo , que com este espaço , irá haver uma troca de ideias de uma multiculturalidade existente em MINDE e poderemos concerteza dar asas a grupos como o jazz ou o teatro de poder demonstrar o seu real valor com um toque VERDE do espaço natura e os desportos radicais tanto falados. porque do contacto entre as pessoas as ideias surgem e ganham força!! E ao fim ao cabo no minimo servirá para aprender qualquer coisa e abrir as portas ao espaço que TODOS os que passam em MINDE, no minimo têm que parar no semaforo para estar a olhar um pouco para ele. imaginem a facil divulgaçao!!! era o melhor Bem Vindos a minde que poderiamos dar, ate para aqueles que vêm de Alcanena. =D

Nao me parece que vá trazer nenhum tipo de prejuizo á Camara Municipal de Alcanena ou JFM e, assim , tendo em conta a sua falta de ideias, possam apoiar uma ideia ou projecto para um espaço como o que temos inUTILizado, aproveitar para tirar algumas notas acerca do que se pode fazer pela terra, e "por favor", que pelo menos deixem, quem em MINDE ainda tem vontade d ALGUM VOLUNTARISMO COM FIM A DAR O MELHOR PELA NOSSA TERRA.

secalhar mais la para a frente será o slogan da candidatura á Camara de alguma partido que quer sempre mais.

ja agora, este espaço, só se cria (ou tenta-se criar) como uma alternativa á casa Açores que foi remetida aos seus altos muros que escondem um bonito jardim(ou escondiam) em que um museu um dia ali fará um belo ramalhete de desorientaçao socio-cultural ou como lhe queiram chamar , para nós, todos juntos e "amigos" lá para o final irmos tirar uma bonita fotografia!!!

cumprimentos e alegria

Luis Pires filho

Anónimo disse...

Ola a todos
Que bonito o primeiro comentario!!!.
Apoio e assino por baixo a réplica do P.M..
Ainda bem que em Minde ainda ha alguem com ideias e estou certo que o anonimo que o disse é alguma das sanguessugas que ha em Minde e por esse Portugal fora, que so aparecem quando vêem que podem tirar algum proveito de iniciativas como estas.
Eu, por mim, quero participar naquilo em que for util e tenho algumas ideias que nao exponho aqui por "motivos obvios".
Agradeço que o Pardalito (que suponho ser o filho do meu amigo Luis Pires) ou o P. M. me contactem pelo e-mail abaixo mencionado.
Emidio Pereira