05 janeiro, 2009

Minde está a ruir


Antigamente era impensável, mas hoje, muitos dos prédios no centro de Minde estão desabitados, e, por consequência, a necessitar de obras de conservação. Muitos estão mesmo à beira de ruir.

Foi o que aconteceu, na Rua Dr. Totta, ao prédio onde vivia antigamente a Sra. Irene, mãe do Ismael, e que durante muitos anos foi o consultório do Dr. Moura Ramos. Lembram-se?
O edifício estava desabitado e abandonado, e a viga mestra de madeira não resistiu à humidade. No primeiro dia do ano desabou parcialmente. Os destroços cairam sobre a rua, o que originou o corte de estrada e a presença de algumas autoridades.
Felizmente não atingiu ninguém, mas o edifício contíguo, o antigo café do Rafael, sofreu com a falta de amparo e a sua cobertura também ameça ruir.



Na mesma rua existem ainda vários prédios em circunstâncias idênticas, sendo o caso mais grave o edifício onde habitou, em tempos, o Dr. Martins, e cujo estado ameaça, há uns anos, idêntico destino.
Este prédio, de interesse local e designado por Casa Amarela, apresenta um rico painel em azulejo e encontra-se escorado com barrotes de madeira, cuja consistência não inspira grande confiança. Se não se proceder a obras de conservação, o destino será irremediávelmente o mesmo. Esperemos que a sorte nos acompanhe e que não atinja ninguém.

10 comentários:

Anónimo disse...

Minde está a ruir fisicamente e moralmente.

Quase que aposto que os ICAS, mesmo mudando de nome, irão continuar a sua GRANDE obra, isto é, transformar definitivamente a Freguesia de Minde e o Concelho de Alcanena num dormitório para idosos.

Entretanto a rede PNET lançou mais um novo site: a PNEThumor

Talvez sirva para fazer rir um pouco as pessoas.

Abrações mindericos

Anónimo disse...

O antigo edifício dos Correios, encostado ao Estaminé, há muitos anos devoluto, também está a ficar cada vez mais degradado e um dia também ruirá.

Já que anda aí uma febre com a construção de novos edifícios para albergar sedes e equipamentos de colectividades, que tal a Câmara de Alcanena adquirir e recuperar este edifício, no centro histórico de Minde e que tem uma traça interessante? Podia ser aproveitado para vários equipamentos sociais ou para instalar algumas colectividades (salta logo à vista o VFCM como grande candidato, em função do tipo de espaço).

E isto não custará muito dinheiro. Neste mandato gastaram-se em viaturas para o Presidente, para o Sr. Marcelino Camacho e para o Chefe de Gabinete Daniel Café cerca de € 130.000 (cento e vinte mil euros...).

Em vez deste gasto, neste ano e nos próximos não podiam aplicar quase metade, cerca de € 75.000 na compra deste imóvel?

Anónimo disse...

Bem, é assim:

Notícias chegadas ao Portal Minderico nos últimos dias levam-me a pensar que talvez venhamos a ter mais do mesmo nos próximos 4 anos.

Isto, porque continuo a crer que os ICAS vão arrasar nas eleições autárquicas deste ano.

Considero o Sr. Marcelino Camacho um bom executante de obras. Mas será que o Sr. Marcelino vai ser capaz de lutar contra a maioria ICA que tanto desprezo tem votado o desenvolvimento económico do Concelho?

Quero crer que o Sr. Marcelino tem capacidades para ultrapassar o AZEVEDISMO instalado. Vamos ver.

Por outro lado, penso que a próxima composição da Assembleia Municipal vai ser uma manta de retalhos. E se assim for, pouco poder terá para lutar contra o AZEVEDISMO molengão.

Da parte do PS, partido que poderá melhor fazer frente ao ICAÍSMO, não vejo dinâmica suficiente para ganhar as eleições.

Da parte do PSD, se fôr a Drª Ana Claudia novamente a candidata, será uma derrota à partida.

Mas se fôr um certo político de Minde, falado à boca calada, para ser o candidato, também não vejo hipóteses para o PSD. É conhecido em Minde mas no resto do Concelho levará uma abada das antigas.

Enfim, suposições que se bem calha falharão todas.

Do que não virá mal ao mundo, como é obvio.

Ou seja, isto não passa de uma reflexão de fim de tarde nostálgica

haha

Abrações

Vítor

Anónimo disse...

que tristeza. chegada a hora da verdade, até este já anda a apregoar que o marcelino camacho, ideólogo dos ICAS e verdadeiro líder e executante dos ICAS nos últimos 8 anos, é muito diferente do que parece na realidade e do que ele próprio apregoou em boa parte desses anos; é mas é um bom executante e, na verdade, verdadinha, não tem mesmo nada a ver com o azevedo e seus compadres, a quem tem procurado resistir e influenciar a serem melhores pessoas e governantes...!!!

na próxima vez que nos vierem com propaganda encapotada e tentativas de limpeza de imagem subtis, ainda nos vão dizer que o sr. marcelino até costuma dizer que isso a que chamam ICAS, vereação, concelho de alcanena, minde, etc., não sabe ezxactamente o que é, mas que realmente até já ouviu falar disso, mas só ao de leve, porque não teve muito tempo e vontade para se debruçar sobre esses assuntos tão ligeiros...

sinceramente!

há muito tempo que não via um comentário tão surpreendente, para não utilizar outra expressão que certamente seria censurada. realmente, temos sempre de esperar tudo de toda a gente. e ainda bem que para isto é que serve a internet, para dar azo a todas estas opiniões, sejam alarvidades ou grandes tratados de teoria política...

uma coisa é certa: vamos ter um ano de 2009 giro. é pena é os sites, blogs e portais, incluindo comentários anónimos, terem esmorecido e perdido gás. se voltarem, como acontecerá de certeza, embora apenas sob a forma anónima, vamos ter uma primavera animada aqui neste blog e noutros.

ps: só uma informação. o candidato do psd não vai ser a dra. ana cláudia.

Anónimo disse...

"Considero o Sr. Marcelino Camacho um bom executante de obras. Mas será que o Sr. Marcelino vai ser capaz de lutar contra a maioria ICA...?"

Isto é pra rir? Este PNEThumor é mesmo muito engraçado. Sou fã.
O Marcelino tem sido o ica-mor do convento e o grande mentor de toda este teatro que tem sido o movimento ica onde o JJ não passa de um empregado de mesa e o Marruas um cúmplice de duas caras.
Mais coveiros para o concelho? Não, obrigado!!!!!!!!!

PS - Só não me identifico porque estou para fazer obras e preciso do projecto aprovado.

Anónimo disse...

Moral da história:

Não há nada como mandar umas bocas para o ar para provocar reacções em cadeia.

Toca a animar isto, malta!

haha

Anónimo disse...

"PS - Só não me identifico porque estou para fazer obras e preciso do projecto aprovado."

Aqui está um contribuidor com tomates, no caso, muito pálidos

haha

Anónimo disse...

Deixem-se de segredinhos.... Os Comentadores que sabem quem são os próximos candidatos estão desertinhos para dizerem quem são.
Vá lá... temos que dar início à pré-campanha eleitoral.

Quem são os gajos? quem são? Quem são?

Anónimo disse...

Na digo, na digo, na digo :-p

PS: aquela senhora ali em cima não reparou que o meu post vinha assinado por e linkadoà PNEThumor

haha

Será preciso explicar tudo?

Haja Deus!

Vítor

Anónimo disse...

os candidatos vão ser o marcelino pelos icas e a asseceira pelo ps. pelo pcp deve ir o dos últimos 750 anos. do cds, devem andar a rezar para aparecer alguém. do psd não sei.
o que eu gostava mesmo mesmo era de ver um minderico em n.º 1.

quero cá bem saber se é ou não conhecido no resto do concelho de alcanena. até pode ter 50 votos que é igual, o que conta é o princípio.
além disso, alguém conhecia o tótó do azevedo antes de ele ir para presidente? eu não e tenho a certeza que 98% das pessoas também não...
ps: não se pode ser do contra ou querer opinar sobre tudo só porque sim ou porque se tem o vício de ser do contra e de opinar sobre tudo...