29 fevereiro, 2008

Maria Veneno: a fadista de Moitas Venda

“Sou uma fadista tradicional que canta como reza”

A jovem fadista ribatejana canta sempre de xaile e com os olhos fechados. O cantor José Cid acredita no seu valor e desafiou-a para dar a voz a poemas de Maria Manuela Cid e a alguns fados imortalizados por Hermínia Silva.

Como é que surge o fado na sua vida?
Foi com a Dulce Guimarães quando tinha onze anos. Um dia a Rádio Voz de Alcanena convidou-me para participar numa entrevista e puseram-me a falar com a Dulce. Ela perguntou-me se gostava de fado e eu disse-lhe que não. Ela achou uma reacção tão natural que nunca mais se esqueceu deste momento e eu também não. Curiosamente, foi com a Dulce Guimarães que comecei a gostar de fado.
Vivia no concelho de Alcanena. Foi lá que cresceu?
Eu nasci e cresci em Moitas Venda. Tive uma infância bonita.
Quando é que cantou o primeiro fado?
Foi num teatro amador lá na terra. Tinha apenas oito anos e participei na peça com o “Retrato Sagrado”. Foi muito giro. Eu tinha um grande à vontade e as pessoas achavam imensa piada.
Cantou sem guitarra e viola?
(...) Ler entrevista In "O Mirante"

Salvar o Alviela

Estudo aponta conclusões óbvias para salvar o Alviela

No dia em que foi apresentado o Estudo de Recuperação do Ecossistema do Alviela, o presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros denunciou mais uma descarga poluente no rio, que cobriu as águas de espuma branca e matou peixes. Uma prova de que, mais do que estudos técnicos com conclusões mais ou menos esperadas, é mesmo necessário avançar-se com acções práticas para que o rio se livre dos atentados ambientais de que é regulamente vítima há largas dezenas de anos.

O estudo encomendado pela Câmara de Santarém à empresa Hidroprojecto diz que todo o ecossistema da bacia hidrográfica do Alviela tem recuperação desde que seja garantida a qualidade da água do rio. A conclusão parece óbvia e apenas vem reforçar aquilo que há muito se vem dizendo: é necessário suprimir as fontes poluidoras, reparando o sistema de saneamento de Alcanena, cuja ETAR é responsável por descargas poluentes no rio, e tratando os resíduos das inúmeras explorações pecuárias da zona.

A indústria de curtumes, as pecuárias e também as ETAR de Amiais de Baixo e de Pernes, que funcionam em deficientes condições, são em grande parte responsáveis pela constante poluição no rio. A que acresce o reduzido caudal que se regista no Alviela em boa parte do ano.

Para resolver a situação são necessárias soluções integradas para o tratamento dos esgotos das pecuárias – na zona da bacia do Alviela estão registados 13 mil porcos – e reabilitação do sistema de saneamento de Alcanena. O presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD), afirma-se convencido que há “sensibilidade do Governo” para resolver “um problema que não é só de Alcanena”.

Para isso é preciso muito dinheiro e os mentores do estudo consideram essencial a criação de uma estrutura que agregue todas as entidades envolvidas, que tenha força jurídica, para apresentar uma candidatura a fundos comunitários. Entre as linhas de acção preconizadas está a elaboração de um projecto de regularização do rio que defina um caudal mínimo e a execução de um plano de emergência de defesa relativamente à poluição do Alviela. O estudo traçou um diagnóstico ambiental da bacia do Alviela, através da compilação de dados fornecidos por várias entidades, como a CCDR-LVT, Direcção Regional de Agricultura ou Instituto da Água. In "O Mirante"



COMENTÁRIO:
Estudos, entrevistas, reuniões, projectos, festivais, assembleias, etc., etc.
Muita conversa, muito teatro, e afinal o que se tem feito para salvar o Alviela? Nada!
Como diz o presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros, no próprio dia em que foi apresentado este referido estudo houve mais uma descarga poluente. Quase todos os dias sucede o mesmo. Em Janeiro foi a CM Alcanena a fazer as denúncias. Hoje são uns e amanhã são outros.
Será assim tão difícil verificar de onde vêm as descargas e punir severamente os prevaricadores, cortando o mal pela raíz?
A mim, isto cheira-me muito a esturro... Mas mesmo muito!


27 fevereiro, 2008

Câmara de Alcanena aprova Carta Educativa

A revisão da carta educativa do concelho de Alcanena foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo ficando agora a aguardar a ratificação da assembleia municipal para que os investimentos previstos possam ser aprovados e candidatados a fundos do QREN.
O documento, depois de revisto por um conselho de trabalhos, prevê o encerramento de 13 escolas no concelho e a concentração dos alunos em dois centros escolares únicos, localizados em Minde e em Alcanena, sendo necessárias obras de remodelação e ampliação para o bom funcionamento dos mesmos.
Estão em fase de estudo, para o agrupamento escolar de Minde, a construção de 4 salas de aula e um refeitório, e em Alcanena a construção de um novo edifício com 22 salas de aula, uma biblioteca e a ampliação do refeitório actual. In "O Mirante"

26 fevereiro, 2008

Concerto - Orquestra Molto Vivacce

2 de Março de 2008 – 17h - Sala dos Espelhos – Palácio Foz – Lisboa

A Orquestra Molto Vivacce, formada pelos alunos das classes mais avançadas do nosso Conservatório de Música, foi convidada a realizar um concerto no Palácio Foz, em Lisboa, no próximo dia 2 de Março pelas 17h.

Programa:
- 1º parte (17h) – Concerto de Música de Câmara: Nuno Inácio – flauta e Paulo Pacheco – piano ( professores no nosso Conservatório);
- 2ª parte (18h) – Orquestra Molto Vivacce – dirigida pelo Prof. Hélder Gonçalves

Aproveitamos para convidar todos os nossos conterrâneos e amigos a acompanharem os nossos professores e alunos. As entradas são livres.

Xarales do Ninhou que engenham no Casal Grande, jordem ao jão de penhas para esta baiuca cópia, onde os covanos da Classe de Mestre Migança, jordam uma do André cópia, que também serve para amuntassar o Ninhou.
A Direcção do CAORG

Calão Minderico

Do Brasil recebemos a mensagem, que transcrevemos abaixo.
Alguém sabe a resposta?

Bom dia!
Somos aqui do Brasil (São Paulo) e a ascendência de minha esposa é ai de Minde (famílias Achega e Capaz).
Em função disso, vez por outra o uso do Calão Minderico vem à baila e, no presente momento estamos com uma dúvida que talvez vocês possam nos esclarecer.
Nossa dúvida é:
A palavra "ABARRAR", como sinônimo de "DESBARRANCAR / CAIR / VIR A BAIXO", existe no calão?
Ficamos no aguardo de breve resposta.
Um forte abraço a todos,
PAULO WILSON FERNANDES



De Munique, a Vera Ferreira respondeu:

"No meu trabalho ao longo dos últimos anos com o Minderico nunca me deparei com essa palavra e também não tenho conhecimento da sua existência como palavra da "piação do ninhou".
Há no entanto ainda muito por descobrir acerca do minderico, sendo o trabalho com falantes mais antigos indispensável para um conhecimento mais profundo do seu vocabulário ou evoluções do mesmo. Contudo, numa perspectiva inteiramente sincrónica, tendo em conta o estado actual da língua, penso que "abarrar" não é uma palavra minderica - que me corrijam por favor os seus falantes nativos! "
Vera Ferreira

Despiste na curva do Pinheiro Manso - Minde

Ocorreu no passado sábado dia 23 de Fevereiro, um despiste de um automóvel ligeiro de passageiros na curva do Pinheiro Manso na Estrada Minde - Serra de Santo António. O condutor terá perdido o controlo do veículo quando se preparava para efectuar a curva no sentido descendente, devido ao piso bastante escorregadio motivado pelas chuvas que ocorreram neste fim-de-semana.
Deste acidente resultaram 2 feridos, 1 ligeiro e outro em estado grave que foram prontamente socorridos, estabilizados e transportados ao hospital pelos Bombeiros Voluntários de Minde.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos 4 viaturas, 18 bombeiros e ainda uma patrulha da GNR de Alcanena.
In BV MINDE »»»

IV Encontro dos antigos alunos e professores

IV Encontro dos antigos alunos e professores dos Colégios de Santa Maria e Andrade Corvo de Torres Novas

Sábado, 15 de Março de 2008.
Programa
11H00 - Concentração no Colégio Andrade Corvo
12H00 - Missa no C. Santa Maria
13H30 - Almoço Convívio
17H30 - Despedida


A Comissão dos antigos alunos:
Gonçalo Azevedo, Isabel Damião, Luís Rua, João Luís Nalha e José Luís Ferreira
Preço P/Pessoa: 17€ - Criança 8.5 € (até 10 anos inclusive)
INSCRIÇÕES: Tel: 249 830 600 – José Bento (Secretaria do Colégio Andrade Corvo) - Fax: 249 830 605 ou e-mail colegioac@cacorvo.pt
Nota: Este convite é extensivo a todos os antigos alunos e professores

25 fevereiro, 2008

A bola no Vitória

A equipa sénior de futebol do Vitória Mindense tem alternado entre o muito bom e... o menos bom. Os resultados têm sido um pouco irregulares e alguns adeptos têm manifestado o seu desagrado.

Mas ontem, os n/ jogadores não foram em cantigas e mostraram aquilo que valem, goleando a equipa do Bemposta por 4 golos sem resposta.

Os juniores e os infantis também ganharam, tendo apenas as escolas perdido em Ourém pela diferença mínima.

A equipa de Futsal não jogou este fim-de-semana e continuam a liderar a classificação. Confira todos os resultados em Vitória M »»»


24 fevereiro, 2008

A Relíquia, de Eça de Queirós, em Minde



José Maria de Eça de Queirós nasceu na Póvoa do Varzim no ano 1845, e é por muitos considerado o melhor escritor realista português do Séc. XIX.
"Os Maias", "O Crime do Padre Amaro", "O Mandarim", "O Primo Basílio", "A Cidade e Serras", "A Ilustre Casa de Ramires" são títulos de algumas das suas obras mais conhecidas, e em 1887 editou "A Relíquia".

Tal como muitos dos seus romances, "A Relíquia" foi objecto de várias adaptações teatrais, tendo, em meados do século passado, sido levado a cena, no Teatro Maria Matos, em palco rotativo, devido à sua grande complexidade de cenários.

Agora chegou a vez de passar ao palco do Cine-Teatro de Minde.
"A Relíquia" será o próximo projecto que o Grupo Boca de Cena pretende encenar. Uma obra com muito humor e uma forte dose de crítica social, bem ao jeito de Eça, que lhe deu como subtítulo a agora célebre frase sobre a nudez da verdade - "o manto diáfono da fantasia".

Em conversa informal ouvimos o mentor do projecto e encenador, Sr. Rogério Venâncio, falar entusiasticamente da idéia, com uma cópia da obra na mão, datada de 1934 e cheia de sublinhados e anotações. Mostrou-nos esquemas e esquiços do palco e deu para ver que o Sr. Rogério já tem o projecto todo planeadinho e até alguns intérpretes escolhidos.
O seu entusiasmo é contagiante, e, pela primeira vez, vamos ter uma peça em Minde com uma forte componente multimédia. E mais não digo...

A RELÌQUIA - Resumo da Obra

Publicado em 1887, o volume A Relíquia substitui a literatura predominantemente de observação de Eça de Queirós para dar vazão a um veio irônico e cômico que já aparecera na novela O Mandarim. Trata-se de um volume de crítica social contra a beatice e a hipocrisia. Pode ser visto dividido em três partes. A parte principal é apresentada como reminiscências de viagens e as outras duas constituem um traçado da vivência exageradamente beata da personagem D. Maria Patrocínio das Neves; e um apanhado psicológico da hipocrisia, representada pelo sobrinho de D. Patrocínio, Teodorico Raposo, homem de tendências liberais e libertinas. (...)


Saber Mais no Site Oficial do Cine-Teatro Rogério Venâncio »»»

22 fevereiro, 2008

Vereadora critica carta educativa de Alcanena

A vereadora do PSD da Câmara de Alcanena, Ana Claúdia Coelho, mostra-se preocupada com as incoerências existentes na carta educativa do concelho, dizendo na reunião de segunda-feira que o documento está mal redigido e cheio de gralhas. “Os números nas tabelas não fazem sentido, existem textos repetidos e há uma fraca contextualização” refere a vereadora, solicitando ao presidente da câmara que nomeie um conselho para rectificar o documento sob consequência da mesma ser alvo de más interpretações e ‘chumbada’ por parte da oposição na assembleia municipal.

Apesar dos prazos apertados, o presidente da Câmara de Alcanena, Luís Azevedo (ICA), convocou uma reunião com a presença de um membro de cada força partidária, que se reunirá numa sessão extraordinária no próximo dia 18 para ultrapassar as falhas no documento. In "O Mirante"

CARSOSCÓPIO promove campo de férias

O Centro Ciência Viva do Alviela – CARSOSCÓPIO organiza este ano as CARSOFÉRIAS de PÁSCOA, um campo de férias que visa proporcionar aos jovens uma verdadeira aventura científica à descoberta do Alviela. O campo de férias realiza-se de 15 a 20 de Março no CARSOSCÓPIO, situado nos Olhos de Água do Alviela (Alcanena), um dos locais de referência na rota do turismo de natureza.

De acordo com os responsáveis pelo Centro de Ciência Viva do Alviela, as CARSOFÉRIAS 2008 vão contribuir para estimular o gosto pela Ciência junto dos mais novos através da realização de actividades experimentais, jogos pedagógicos e visitas acompanhadas por peritos a alguns dos locais mais paradigmáticos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

Pretende-se assim divulgar a região do Maciço Calcário Estremenho, rica em fenómenos geomorfológicos de grande beleza paisagística, de uma forma divertida e entusiasmante. Dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos de idade, o campo de férias oferece também actividades de Desporto Natureza, num espaço dotado de campo de jogos, percurso pedestre e equipamentos de apoio à Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela.

Fonte "Ciência PT" ..................Ver aqui o programa de actividades
Ver Informações aos Encarregados de Educação

21 fevereiro, 2008

Nova lei eleitoral autárquica

Está em discussão na especialidade (depois de ter sido aprovada na generalidade) a nova lei eleitoral autárquica que mereceu o apoio do PS e do PSD (embora o PSD agora ameaçe «roer a corda»). Será esta nova lei que irá regular as próximas eleições autárquicas.

Os pontos mais relevantes são:
  • Passará a haver apenas eleições para a Assembleia Municipal;
  • O Presidente da Câmara será o cabeça da lista mais votada;
  • Ao partido mais votado será atribuida uma maioria de vereadores de dois terços;
  • Os vereadores serão escolhidos pelo Presidente da Câmara dentre os membros da Assembleia Municipal da sua lista;
  • Os presidentes das juntas de freguesia não poderão votar na Assembleia Municipal os orçamentos e planos de actividade;
  • O Presidente poderá substituir qualquer vereador por outro deputado da Assembleia Municipal;
  • As listas menos votadas terão direito a um terço dos vereadores, eleitos pelo método da proporcionalidade;
  • A Câmara poderá ser destituída pela Assembleia, desde que haja uma maioria de 60%.
  • O numero de vereadores de cada município será menor.
Serão alterações relevantes, sobretudo o facto de, pela primeira vez, se abandonar o Método de Hondt (da proporcionalidade pela média mais alta) que regia as eleições desde o 25 de Abril de 1974, pois basta uma lista ter mais um voto que a seguinte para ficar automaticamente com maioria qualificada no executivo municipal. Tal irá proporcionar uma maior instabilidade a nível local. Penso ser grave para a nossa democracia este enviezamento da proporcionalidade. Imaginem Alcanena:

Se existirem 3 listas maioritárias, cada qual com 30% dos votos, basta os ICAS terem mais um voto que o segundo partido para ficarem logo com maioria na Câmara. Mas não a terão na Assembleia, podendo a Câmara ser destituída (ou a composição do executivo não ser aprovada) pois a oposição terá mais que os tais três quintos (60%). E depois como é?

Uma lei que visa dar mais estabilidade, no fundo não a dá, se houver uma convergência de votos das listas derrotadas. Como é que um presidente com 21% dos votos faz para passar o seu orçamento na assembleia municipal? Fará acordos pontuais com os partidos de oposição, mendigando, cedendo, negociando? A estas questões a lei não dá resposta. Ou seja, uma maioria que se pretende mais estável é apenas uma maioria de fachada...se a Assembleia funcionar!


Mas também há aspectos positivos: os cargos por inerência na Assembleia (os presidentes de Junta de Freguesia) deixam de poder votar nos orçamentos. Tal era uma situação que desvirtuava o voto directo dos eleitores pois tinham direito a voto num órgão para o qual não foram sufragados pelas populações. Imaginem o Municipio de Barcelos com as suas 89 freguesias em que os presidentes das juntas são em maior número que os deputados municipais!

Poderia ter-se ido mais longe, afastando-os da Assembleia Municipal. Na Assembleia da República também só existem deputados eleitos pelo povo, não há inerências. Mas já foi dado um passo. Se já estivesse em vigor esta lei, o Orçamento para 2008 da CM de Alcanena não teria sido aprovado. Ou tê-lo-ia sido doutro modo...

Por outro lado, fica sempre assegurado à oposição um terço dos vereadores, o que em certos casos pode ser relevante, caso de municipios do interior com poucos vereadores em que quem ganhava arrebata todos os lugares. Agora pelo menos um será da oposição. Mas também poderá acontecer que uma lista com 30% dos votos só tenha um vereador...

Vamos a ver...ainda falta muita água para correr pelas pontes até a lei ser aprovada na especialidade.

Feira dos Stocks em Torres Novas

É já a partir da próxima Sexta-feira que milhares de produtos vão estar à disposição do público a preços significativamente mais baixos na sétima edição da Feira de Stocks de Torres Novas. O certame decorre de 22 a 24 de Fevereiro e conta com a presença de cerca de cinquenta expositores. À venda estarão produtos tão variados como: têxtil de Decoração; vestuário de senhora e homem; vestuário de bebé e criança; móveis; calçado; artigos em pele; perfumaria; cosméticos; lingerie; acessórios de moda; vestuário profissional; sistemas de filtragem de água; artigos decorativos e artigos de desporto.

Há sete edições que a Feira de Stocks se assume como uma excelente oportunidade para as empresas poderem escoar os seus stocks e restos de colecção. Quem fica a ganhar é o consumidor que, assim, adquire produtos a preços bastante mais baixos do que os praticados no mercado.

O horário da 7ª edição da Feira de Stocks de Torres Novas é o seguinte:
Sexta, 22 de Fevereiro – 18:00 às 23:00 horas
Sábado, 23 de Fevereiro – 14:00 às 23:00 horas
Domingo, 24 de Fevereiro – 14:00 às 20:00 horas


Fonte: "Nersant.pt"

Quer adoptar um animal ?

Campanha de Adopção de Animais

Tem agora a possibilidade de adoptar um cão, gato ou outro animal.

O Canil e Gatil Intermunicipal de Torres Novas (que inclui o Concelho de Alcanena) promove, nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro, uma Campanha de Adopção de Animais.
Esta acção terá lugar entre as 10:00h e as 17:00h, junto ao Centro Cultural do Entroncamento (antigo mercado).
Aproveite e colabore! Os animais são uma excelente companhia.

Assinatura do Jornal de Minde



No início deste ano a assinatura do Jornal de Minde sofreu um pequeno aumento, tendo a Administração do JM explicado na edição de Janeiro 2008:

"Durante o ano de 2007, um factor veio agravar significativamente as despesas permanentes do Jornal. A história conta-se de maneira simples.
Quase desde o início da vida do Jornal, o Governo assumia por inteiro as despesas de expedição das publicações que satisfizessem os requisitos legais.
Porém, nos últimos anos, o Governo entendeu que não devia cobrir na totalidade essas despesas, até porque o sistema dava origem a abusos por parte de alguns órgãos de informação.
Para além de exigir periodicamente a organização do chamado Processo de Porte Pago, foi sendo reduzida a comparticipação nos portes, descarregando sobre os jornais o restante.


(...) a situação agravou-se notavelmente em 2007. É que, a partir do início do ano, o Governo criou exigências para o Processo de Porte Pago, nomeadamente contabilidade organizada, que arrastariam consigo consequências que os responsáveis pelo jornal entenderam não dever assumir.
Mesmo assim, a comparticipação possível seria de 60% no ano de 2007, 50% em 2008 e 40% em 2009 – não estando definido o que se passaria nos anos seguintes.
É opinião generalizada por parte das Associações de Imprensa que a comparticipação irá diminuindo progressivamente até acabar em definitivo.
Nestas condições, o Jornal de Minde entendeu prescindir desde já da comparticipação nos portes, assumindo por inteiro essas despesas. Da mesma forma procederam outros jornais idênticos da nossa zona.
Para diminuir a factura, optou-se pela velocidade económica, significativamente mais barata, apenas com o inconveniente de o jornal demorar mais uns dias a chegar sobretudo fora da Europa.
(...)
Nestas condições, vemo-nos na necessidade de anunciar novos preços de assinatura a partir de Janeiro de 2008:


  • Território Nacional - 10,00
  • Europa - 12,50
  • Fora da Europa - 15,00 "
COMENTÁRIO:
No mesmo artigo o JM apresenta ainda os resultados contabilisticos de 2007, e, até faz uma interessante comparação com os resultados de há 10 anos atrás.
Os custos de tipografia diminuiram em 25% graças à composição do jornal ser feita pela "prata da casa", mas os custos com portes de correio subiram drásticamente.
O número de assinaturas também subiu muito, o que equilibrou a balança, mas as receitas com a publicidade diminuiram.


Todos temos de admitir que é louvável e enorme o esforço que esta equipa do Jornal de Minde tem levado a efeito para manter com grande dignidade esta prestigiada publicação mensal e regionalista que já fez as bodas de ouro, e que, a par da banda da SMM, é uma das pérolas culturais da freguesia.

Também temos que admitir que 10 euros anuais, o custo por edição não é mais que o preço médio de qualquer jornal diário.
O JM é um órgão independente, sem subsídios, e vive exclusivamente das assinaturas e publicidade, cujos custos também são pouco significativos, tendo em conta que ainda é o maior meio de divulgação da n/ terra.

Pessoalmente, faço um apelo:
Assine, divulgue e anuncie no Jornal de Minde.
Só assim garantiremos a sua manutenção e continuidade.

Mail para Assinaturas - jornal.minde@clix.pt

Mais um padre cantor no Ribatejo

Há mais um padre cantor na região. Ricardo Mónica, o pároco de Várzea, Moçarria e Abitureiras (Santarém), apresenta no dia 1 de Março, em Alpiarça, o seu primeiro CD de orações populares que eram cantadas pelos trabalhadores agrícolas.

18 fevereiro, 2008

Fernanda Asseiceira reeleita líder do PS / Alcanena

A vereadora e deputada Fernanda Asseiceira foi reeleita presidente da concelhia do Partido Socialista de Alcanena na noite de sexta-feira, dia 15, derrotando a lista adversária liderada por Rui Anastácio. Na noite eleitoral participaram 69 militantes, tendo a lista vencedora obtido um total de 40 votos contra os 29 da lista opositora.

Em declarações ao MIRANTE, Fernanda Asseiceira diz terem sido “umas eleições bastante participadas” em que a sua reeleição faz todo o sentido considerando o trabalho que a força partidária tem vindo a desenvolver desde 2006. A eleita reforça ainda dizendo que “seria uma pena esse trabalho ser agora interrompido”. In "O Mirante"

Reunião CMDFCI

Decorreu no passado dia 12 de Fevereiro, no Auditório dos Paços do Concelho, mais uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios – CMDFCI.
(...)
Com uma área ardida de 188,69 ha e 66 ocorrências registadas pelos Bombeiros Municipais de Alcanena e Voluntários de Minde entre Janeiro e Dezembro de 2007, verificou-se um decréscimo relativamente ao ano anterior (2006) quer no que respeita à área ardida (299,42 ha), quer ao número de ocorrências (106), correspondendo o incêndio registado na freguesia de Minde (Covão do Coelho), a 24 de Agosto de 2007, a 96,21% do total da área ardida no concelho de Alcanena. (...)
Ler Mais in "Bombeiros de Minde"

95 milhões de euros de projectos

O gestor do Programa Operacional de Competitividade, Nelson de Souza, mostra-se “francamente bem impressionado” com a adesão das empresas do distrito a projectos candidatáveis no âmbito do QREN e avançou com alguns dados concretos. Na 1ª fase de candidaturas, que decorreu de Novembro a meados de Janeiro houve no distrito de Santarém 60 candidaturas, num investimento total de quase 95 milhões de euros. A grande fatia do investimento – 43 por cento – diz respeito a projectos de inovação e apenas 1 por cento a investigação e desenvolvimento.

Em termos de distribuição concelhia o gestor do POC ressalvou o facto de haver bastantes candidaturas do Médio Tejo e da Lezíria. No norte do distrito, Ourém, Torres Novas e Alcanena aparecem à frente em número e valor de candidaturas, enquanto a sul a lista é encabeçada por Santarém, seguindo-se Rio Maior e Benavente.

Dos projectos apresentados 30 são de pequenas e médias empresas (PME), representando um terço do investimento total no distrito, 18 são de médias empresas e oito de micro empresas. O gestor do POC mostrou-se ainda “muito satisfeito”por observar que a indústria – com 36 projectos – é o sector mais representativo do distrito em termos de candidaturas, seguindo-se o comércio.

A segunda fase das candidaturas ao QREN tem duas “levas”. A primeira começou na sexta-feira e prolonga-se até Março e a última será aberta “mais para o final do ano”.



Site Oficial do QREN : http://www.qren.pt/

16 fevereiro, 2008

Os Escuteiros do Ninhou

Somos o Agrupamento de Escuteiros de Minde, com 4 anos de existência e de orgulho, pois ao longo do nosso percurso conseguimos implementar 3 secções de escuteiros.
Contamos já com 52 elementos, dirigidospor 9 chefes, e esperamos contar com muitos mais de hoje em diante.



A Primeira secção, os Lobitos, são formados por crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. Estão divididos em 2 bandos, e têm como chefe a Adílía Santos, ajudada por Simão Pedro, José Anacleto, Délia e Helena.
A Segunda secção é a dos Exploradores, cujos integrantes têm entre 10 e 14 anos. Existem 2 patrulhas chefiadas por Elsa Nogueira, auxiliada por Dulce Dias e Joana Patita.
A Terceira secção tem o nome de Pioneiros, e conta com jovens entreos 14 e os 17 anos. Divididos por 2 equipas, estes são chefiados por Mário Branco, que conta com a ajuda de Dulce Manha e Pedro Manha.

Os Escuteiros realizam actividades frequentemente, o que lhes permite desenvolver não só o espírito escutista, integrando o amor pela Natureza e a simplicidade. A última actividade realizada pelo Agrupamento foi o Acantonamento de Natal, que correu bastante bem.
Os Lobitos foram até ao Bairro ver as pegadas dos Dinossauros, e pernoitaram no Parrafão. Este tipo de actividades é bastante importante na idade dos lobitos, pois incute-lhes todos os ideais de uma vida escutista.
Os Exploradores rumaram a Pombal e pernoitaram em S. Simão Litém.
Os Pioneiros para a sua actividade de Natal escolheram como destino a Marinha Grande. Nos dias estipulados o grupo foi deixado na Borinhosa,perto da Marinha Grande e com a sua característica boa disposição o grupo dirigiu-se a pé para o parque do Tremelgo, onde construiu uma ponte Himalaia. Mais tarde, depois de terminada a prova da ponte, os Pioneiros continuaram o seu caminho e chegaram à sede dos escuteiros da Marinha Grande. Ainda no mesmo dia visitaram o Museu do Vidro e realizaram o habitual fogo de concelho. Depois do merecido descanso, acordaram com toda a sua energia, fizeram um jogo e foram à missa, e para terminar aquela que foi considerada uma fantástica actividade, nada melhor do que um almoço partilhado e uma avaliação de todo o Acantonamento, que se revelou bastante produtivo.



Como tudo na vida, existem objectivos, e os Escuteiros não são excepção. Com vista no futuro, o nosso grande objectivo desde ano é o Jamboree, uma actividade regional que conta com todos os Agrupamentos na nossa zona, e ainda com a presença de agrupamentos estrangeiros, o que é fantástico não só para a comunicação entre escutas, mas também para o aumento do conhecimento cultural das diferentes zonas do globo que se juntarão em Agosto para a grande actividade que é o Jamboree.
Os Escuteiros de Minde, in "Jornal de Minde"

15 fevereiro, 2008

Quase, quase campeões !

Por um golo se ganha e por um golo se perde. E foi pela diferença mínima (2-3) que a equipa de futsal dos Bombeiros Voluntários de Minde perderam a final com a equipa dos BV Elvas.
Foi no 1º Torneio de Futsal Inter-Bombeiros disputado em Minde no passado fim-de-semana, durante 24 horas ineterruptas, e que contou com a participação de 10 equipas.


(clique na foto para ampliar)

"O 1º torneio de futsal 24 horas inter-bombeiros que se realizou em Minde no passado dia 8 e 9 de Fevereiro, foi um evento de sucesso."
São palavras do Bruno Enes que conta tudo no "Bombeiros de Minde"

14 fevereiro, 2008

BTT na linha de partida

REUNIÃO GERAL
16 FEV (Sábado) - 18.00h - Sede do VFCM


Esta será a última reunião com convocatória pública.
O projecto está delineado e precisamos, para já, de constituir um "núcleo duro" de 10 a 12 pessoas que queiram participar activamente na organização do evento.

Depois, serão necessários mais 20 a 25 colaboradores para ajudar.
Será isto possível em Minde? Talvez! Sábado já dá para avaliar.
Esta próxima reunião será decisiva e conclusiva quanto à hipótese de abanbono do projecto, ou iníco da parte prática do mesmo.

Eleições no PS Alcanena

Eleições para a Comissão Política Concelhia de Alcanena
15 de Fevereiro (sexta-feira)
17.30 - 21.30


Até à data existem duas listas candidatas, concorrendo a presidentes da CPC a camarada Fernanda Asseiceira, actual presidente, e o camarada Rui Anastácio.
In "PS Alcanena"

13 fevereiro, 2008

Curso de Salvamento em Grande Ângulo

Terminou no passado mês de Janeiro, mais um curso de salvamento em grande ângulo. Este foi o resultado de uma parceria entre os Bombeiros de Minde e outras associações de bombeiros do distrito.



Teve uma carga horária de 70 horas, divididas por 6 fins-de-semana. Contou com a presença de 3 elementos de Minde, 2 de Pernes, 2 de Benavente e 3 de Samora Correia. Grande parte do curso decorreu na àrea de actuação própria dos Bombeiros de Minde, àrea esta dotada de excelentes zonas para treino, nomeadamente arribas e grutas.

A formação ministrada ficou a cargo de um formador da Escola Nacional de Bombeiros, que contou com a colaboração de elementos da Equipa de Resgate dos BV Minde e do Grupo Especial de Salvamento dos BV Samora Correia.
Bruno Enes in " BONBEIROS de MINDE" (c/ novo visual)

12 fevereiro, 2008

III Feira dos Stocks / 2008



Terceira edição repete sucesso das edições anteriores
O Pavilhão Multiusos de Alcanena acolheu, entre os dias 8 e 10 de Fevereiro, a terceira edição da Feira dos Stocks, uma organização da ACIS - Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã -, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena.

A abertura da Feira contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eng.º Luís Azevedo, assim como de representantes da ACIS, entidade dinamizadora do certame.

Pelo recinto, que contou com cerca de 40 expositores, dez dos quais do concelho de Alcanena, passaram largas centenas de pessoas.

No Pavilhão Multiusos de Alcanena os visitantes puderam adquirir variadíssimos artigos de qualidade a preços reduzidos, nomeadamente artigos de vestuário e calçado, artigos em pele, artigos desportivos, artigos de decoração, brinquedos, bijuteria, entre outros.

Este certame visa proporcionar um espaço onde as empresas tenham a possibilidade de efectuar bons negócios, através do escoamento de stocks e restos de colecção, com qualidade e a baixo preço, reunindo num só local um vasto leque de produtos.
In "CM Alcanena"

CARSOFÉRIAS de Páscoa

A "Aventura Científica" é mais uma das propostas do Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO.
As Carsoférias da Páscoa arrancam já no próximo dia 15 de Março, com actividades tão diversificadas como visitas temáticas, saídas de campo, experiências, jogos lúdico-pedagógicos ou desportos de Natureza.
Para mais informações contacte o Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO através do telefone 249 881 805 ou do e-mail
info@alviela.cienciaviva.pt .

11 fevereiro, 2008

VILAVIVA - Associação Cultural de Minde



Faz um ano que o Simão Achega lançou aqui, e no Minderico.com, a idéia de um Centro Cultural Multidisciplinar, e escreveu:
(...) pois aquilo que pretendo, não é criar uma nova associação, mas sim um Movimento chamado VILAVIVA, e que basicamente se resume a um Clube onde todas as ideias que surgem na terra podem ser ouvidas, discutidas e postas em práctica."

Podemos chamar-lhe o que quisermos, mas o certo é que vamos ter que criar mesmo uma Associação em Minde.
Uma Associação, com vários núcleos, que garanta o futuro do JAZZminde e que desenvolva o projecto Natura Minde com eventos como o BTT, canoagem, etc.

O problema não é de agora. A organização do JAZZminde não tem suporte legal contabilístico e tem recorrido a parcerias com a SMM e Casa do Povo. A situação dos recibos é complicada, não podemos ir à procura de grandes patrocínadores, e mais complicado será em conseguir subsídios do Ministério da Cultura. Hoje em dia, "a carolice" tem que estar legalizada.
Com a organização do BTT já estamos a ver uma situação idêntica.
A solução que se nos afigura mais adequada é mesmo criar uma Associação, que vá já funcionar como promotora dos próximos eventos que se estão a projectar.

A idéia será uma Associação dinâmica, com muita gente jovem, e com vários núcleos de áreas de actividades distintas, como o JAZZminde e o Natura Minde, podendo ampliar-se para as artes ou outras àreas.
Arranjar uma sede será o passo seguinte, e como o tempo passa depressa já "contratámos" um advogado para elaborar um projecto prévio de estatutos.
O assunto é sério, depende muito da malta mais jovem de Minde (e não só), pelo que brevemente iremos fazer alguns debates públicos sobre o assunto.



VILAVIVA - Associação Cultural de Minde é um nome que me sôa bem, mas poderá ser qualquer outro. O importante é contribuirmos para o desenvolvimento sócio-cultural de Minde e assugurar a continuidade do JAZZminde e de outros eventos.

Para já podem começar por comentar aqui a idéia e dar sugestões !!

Formação Autárquica - Auditório Municipal de Alcanena

No próximo dia 12 de Fevereiro, terça-feira, pelas 21 horas, vai o PSD levar a efeito uma sessão de Formação, organizada pelas Comissões Políticas Distrital de Santarém e Concelhia de Alcanena, no sentido de promover a reflexão e m torno da legislação autárquica.

Programa
21h00 (Abertura)
– Dr. Manuel Frexes, Presidente da Câmara do Fundão e Presidente dos Autarcas Sociais-democratas (ASD);
21h20 (Formação Autárquica) – Dr. João Paulo Zbi, Jurista
21h45 (Debate) – Intervenção dos Convidados
22h30 (Encerramento) – Dr Vasco Cunha, Presidente da Comissão Política Distrital de Santarém

Ana Claudia Coelho In "PSD Alcanena"

10 fevereiro, 2008

Museu do Curtume - contradições

Blog PSD ALCANENA (06 Fev):

É do conhecimento geral que as obras de construção do Museu de curtume já iniciaram, no passado dia 7 de Janeiro, estando os trabalhos no valor de 1 milhão e 650 mil euros, a cargo da empresa Lena Construções, devendo estes estar concluídos até ao final de Setembro de 2008.Neste âmbito, procedeu-se à demolição dos antigos celeiros da EPAC, a fim de se iniciar a construção do edifício que se constituirá no Museu do Curtume.

Várias foram as perguntas colocadas em sede de executivo camarário pela vereadora do PSD, assim como numa reunião agendada para o efeito pelo Sr. Vice Presidente, onde estiveram presentes, os técnicos responsáveis pela obra, os Senhores vice-presidente e chefe de gabinete e os três vereadores da oposição.Ficámos, desta forma, a saber que:

- o museu será composto por dois andares, nos quais haverá zonas de exposição permanentes e temporárias, pondo em evidência os processos e métodos utilizados desde o século XVIII nas actividades de curtumes; módulos multimédia; auditório que funcionará como centro educativo; espaço a dinamizar pelo CTIC, entre outros.
- a verba orçada apenas diz respeito à construção do edifício;- não existe orçamento quanto aos restantes custos: recuperação de máquinas; equipamento diverso; módulos multimédia, tendo sido afirmado que a recuperação de cada máquina rondaria os 10 000 euros.

Perante esta informação ou falta dela, a vereadora do PSD questionou de novo o executivo, na reunião de 28 de Janeiro, nomeadamente sobre:- de acordo com os documentos disponíveis no site do Plano Operacional da Cultura http://poc.min-cultura.pt/ , o total do investimento do Museu do Curtume é de 1.874,26 €, sendo apenas 54% elegível (1.012.014,14), não se sabendo até à data, se o município irá, de facto, receber essa percentagem, dado que ainda continua na 3ª posição em overbooking.

Neste sentido, caberá à câmara custear os restantes 46%, isto é, 862,224,586€, ou a totalidade da obra.- do conhecimento que obtivemos do projecto, ficámos com a certeza de tratar-se de uma obra megalómana e que a autarquia ao contrário do que tinha afirmado anteriormente, se lançou “sem rede”, isto é, sem ter garantido o seu financiamento;

De acordo com as condições gerais de aprovação do POC, (Programa a que o município se candidatou) existem regras que o município tem que cumprir para obtenção do financiamento, a saber (entre outras):
- Garantia que o projecto tenha início material no prazo de 6 meses, devendo o projecto de contratação encontrar-se na fase de adjudicação;
- Demonstração da viabilidade económico-financeira do projecto;
- Demonstração da viabilidade económico-financeira da manutenção e reposição do projecto.

Neste âmbito, a vereadora do PSD solicitou os seguintes documentos:
- Estudo de viabilidade económico-financeira do projecto;
- Estudo da sustentabilidade económico-financeira do projecto quanto às condições de manutenção e reposição.

A resposta não podia ser mais surpreendente, na medida em que o Senhor Presidente afirmou: desconhecer essas condições de aprovação; não possuir tais documentos, pois ainda não lhe tinham sido solicitados; que os estudos de viabilidade económica dizem aquilo que nós queremos que eles digam…

Mais uma vez e à semelhança do que aconteceu com projectos, como o Hotel, o Centro de Ciência Viva, a autarquia continua a assumir despesas cuja real proporção desconhece, nem se preocupando em estudar formas de rentabilizar estas despesas megalómanas em reais investimentos que revertam a favor do desenvolvimento do concelho.

Mais uma vez, assistimos à falta de visão de um executivo que se contraria sistematicamente, cuja gestão económica danosa prejudica o presente eo futuro do concelho.

O PSD de Alcanena :
- não põe em causa a pertinência do perpetuar da identidade do concelho personificada parcialmente neste projecto;
- lamenta, sim, esta atitude do executivo e reafirma que todos os investimentos projectados e sustentados em projectos de viabilidade económica-financeira que permitam agregar investimentos das forças vivas do concelho e/ou fora deste podem ser mais valias para o desenvolvimento do município;
- só reconhece a valia de um projecto desta natureza, quando alicerçado em todos os pressupostos que devem suportar investimentos desta índole.


Retirado do blog: http://www.psdalcanena.blogspot.com/ com assinatura de Ana Cláudia Coelho, Vereadora do PSD. O rearranjo do texto e destaques são da nossa responsabilidade.

COMENTÁRIO: como é possível? A ser verdade o que a Sra. Vereadora diz, um mínimo de quase um milhão de euros (fora os tais outros custos relativos ao recheio) vão ser suportados
pela Câmara num Museu megalómano.

09 fevereiro, 2008

Empresa de Alcanena vende cebolas e batatas online

O êxito está muitas vezes ligado à inovação, criatividade e dinamismo.
Depois do enorme sucesso que a empresa Mediciu de Alcanena alcançou o Verão passado com a venda de embalagens de cebola rica em ácido fólico para grávidas e crianças, eis que agora propõe vender packs de cebolas e batatas através da internet.

Rute Rosário iniciou a sua actividade, há seis anos, com um capital inicial de 500 euros. Em 2005 facturou 1,5 milhões de euros, 2,7 milhões em 2006 e 3,2 milhões em 2007, sendo objectivo chegar este ano aos 7 milhões de euros.



A propósito desta iniciativa a Agência Lusa divulgou:
"A empresa Rute Rosário / Mediciu, de Alcanena, especializada na comercialização de cebolas, lançou esta semana um produto de venda exclusiva on-line, com entrega ao domicílio, com um sistema de acumulação de pontos para fidelizar e atrair novos clientes.

Vítor Emanuel, responsável do marketing da Rute Rosário/Mediciu, empresa que se dedica à recepção e embalamento de cebola com sede em Alcanena, disse à agência Lusa que estão já disponíveis, no site da Mediciu, três packs que podem ser encomendados on-line com entrega, num prazo de 48 horas, «à porta do cliente, incluindo no canto mais recôndito de Portugal».

A empresa propõe-se entregar em casa do cliente packs com um total de 20 quilos (um com mistura de diversos tipos de batata e cebola, com oferta de um saquinho de alhos, outro só de batatas e outro só de cebolas), embalados em caixas de cartão, que apenas podem ser encomendados on-line.
(...)
«Creio que somos pioneiros na venda on-line deste tipo de produto com entrega ao domicílio nesta dimensão», disse, afirmando que a distribuição será feita por uma empresa com sede em Barcelona que irá alargar o serviço a toda a Espanha a partir de Maio.
«O nosso objectivo é chegar ao fim do ano com 100.000 encomendas feitas, mas só teremos uma ideia do sucesso da iniciativa daqui a dois, três meses», afirmou.
(...)
A empresa tem em processo de licenciamento na Câmara Municipal do Entroncamento o projecto de construção de uma fábrica de descasque, embalamento e armazéns para conservação com uma área de 12.000 metros quadrados que quer inaugurar até ao final do ano.
"

Ler mais in "Diário Digital / Lusa" ..... "Site da Empresa "

08 fevereiro, 2008

Reunião Pública da Câmara

A próxima reunião do Executivo Municipal de Alcanena tem lugar a 11 de Fevereiro, a partir das 15:00h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.
Como habitualmente, após a ordem de trabalhos, está previsto um período de intervenção aberto ao público.

NOTA: Será que ninguém tem disponibilidade para ir assistir a esta reunião e, sobretudo, interpelar o Sr. Presidente acerca do dito «Centro Cultural de Minde»?

Aproveito para responder aqui a um comentário anónimo colocado no Post «Pensar Minde» que me passou e para o qual o Pedro Micaelo me alertou.

Eu sei bem o que é o executivo não responder a problemas levantados por cidadãos. Quando vim para Aveiro fui morar para um bairro onde existia uma praceta, inacabada, com ferros e outros objectos espalhados, um perigo para as crianças que aí brincavam. A Câmara tinha prometido um brinquedo para essa praceta. Puseram essa questão em reunião. Nada. Depois de muitas tentativas, tive de escrever um abaixo assinado que foi correspondido por todos os moradores dos prédios que davam para essa praceta. E conseguimos.

É fácil dizer que eles não respondem. Não respondem porque não são pressionados para isso. Acaso se o Jornal de Minde assistisse a essas reuniões e as relatasse não viria alguma resposta! Acaso apresentassem um abaixo assinado e fossem a uma reunião da câmara não um mas uma comissão representativa desses assinantes eles não respondiam! Porque não fazer um abaixo assinado de todos os moradores do Largo das Eiras e enviá-lo também ao jornal «O Mirante»?

Claro que se vão para uma Assembleia Municipal e põem-se ao gritos com o Presidente como parece ter acontecido no passado, levam sopa.

Quanto à minha posição relativamente ao largo das Eiras, ela vai ser expressa no próximo Jornal de Minde, onde vou escrever mais uma crónica. Mas eu nunca a expressei, não sei porque acha que concordo com o CAORG, a Câmara, a Junta, etc.

Porque escrevi num determinado sentido sobre a Casa Açores? Se eu lhe disser que me afastei de uma das pessoas do Caorg com quem convivia por causa da Casa Açores e afins, acredita? Primeiro a verdade, ou o que julgamos ser a verdade que defendemos, depois os amigos. E sobretudo fico «furioso» quando me replicam que os meus argumentos são disparates. Isso é disparar a ultima bala porque se sabe que é a última.

Agora também lhe digo: como podemos ter uma opinião sobre algo que desconhecemos? Mas será que existe algum projecto «real»?

Reunião BTT MINDE 2008



Marcou-se a data, festejou-se o Natal e o Carnaval, mas agora é hora de meter mãos à obra porque o tempo vôa. Estamos no limite do timming razoável para levar esta iniciativa avante.

Já existe algum trabalho de terreno, várias propostas de percursos, existe um plano base de acção, e é hora de reunir e começar a definir tarefas e funções.
Para isso é necessário um núcleo "duro" de 10 a 15 voluntários e um grupo grande de colaboradores para o dia do evento. Sem ovos não se faz omeletes, e sem malta disposta a colaborar não se fazem eventos.

Sábado, dia 9, pelas 17h, está agendada uma reunião de trabalho na sede do VFCM para se definirem objectivos e programar a realização da prova.
Apelamos a todos os bikes e não-bikes, a juntarem-se a este grupo e a comparecer na reunião.

O BTT MINDE 2008 é um evento a levar a efeito no âmbito do projecto Natura Minde, que visa a criação de uma associação de jovens que promeverá eventos e iniciativas relaccionados com a natureza e tendo como objectivo promover a região e a Polge de Minde.

O BTT MINDE 2008 tem data prevista para 17 Maio, e a idéia base inclui uma prova / passeio de aprox. 50 Kms para cerca de 250 ciclistas, uma prova infantil para crianças, uma caminhada pedestre, uma grande almoçarada e, possívelmente uma festa à noite. Estes são os contornos gerais, mas...
Nada acontece por acontecer. Temos de fazer acontecer !!
Junta-te a nós, e Aparece !!!
(também é para senhoras)

Tiago Guedes em Vivat la Danse



Natural de Minde, Tiago Guedes cedo rumou para a capital para se dedicar à dança. Criou uma expressão e um estilo próprio, e depressa passou a coreógrafo e assumiu direcção de espectáculos. O ano passado surpreendeu com "Matrioska", e este ano escolheu os palcos internacionais para apresentar a sua nova obra. A comunicação social divulgou:

Tiago Guedes faz estréia mundial na França

"Tudo tem que mudar" é o nome do espectáculo concebido pelo bailarino e coreógrafo Tiago Guedes que terá estreia mundial a 01 de Fevereiro no Festival Vivat la Danse!, no Théâtre Le Vivat, em Armentières, França.

Uma co-produção daquele teatro francês - onde Tiago Guedes está a efectuar uma residência de criação no triénio 2006-2008 - Tudo tem que mudar estreia-se em Portugal a 5 de Junho, na Culturgest, no âmbito do Alkantara Festival.

O espectáculo «será uma viagem a um mundo imaginário construído a partir de outros mundos bem reconhecíveis», diz o coreógrafo, citado no comunicado da Materiais Diversos, a estrutura de produção e difusão de artes performativas que dirige.
«Como se consegue ir ao encontro de uma outra cultura sem nunca a ter experimentado? De que forma as nossas mentes constroem ideias ‘a priori’ que depois se revelam insustentáveis?» - são algumas das perguntas que servem de mote ao espectáculo.

«É acerca desta construção ‘a priori’ que me quero debruçar… - explica Tiago Guedes - ideias preconcebidas, construção de mundos paralelos, referências a isto e àquilo, imagens pueris».
O objectivo - remata - é «construir um mundo que nos leva para longe, que dialoga com outros que conhecemos, por evocação e não pela experiência». Ler mais em "Actual X"

07 fevereiro, 2008

Ainda a explosão no Covão do Coelho

Há quem diga que foi por causa de uma queimada de pneus, outros que foi a libertação de fagulhas provenientes da máquina de soldar. Ao certo ninguém sabe muito bem o que provocou a enorme explosão registada numa oficina de uma central de transportes especiais, no Covão do Coelho, concelho de Alcanena. A única certeza é que do acidente, registado a 2 de Fevereiro, resultaram dois feridos graves e quatro camiões destruídos.

As duas vítimas, de nacionalidade ucraniana e funcionários da empresa Viprangola, sofreram queimaduras graves ao nível do rosto e peito, tendo sido evacuados de helicóptero para o hospital. O ferido que inspirava mais cuidados foi transportado para a Unidade de Queimados do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde permanece em estado situação estável. Tem 35 anos e reside em Mira de Aire. O colega, de 40 anos e residente em Torres Novas, foi levado pelos bombeiros de Minde para os Hospitais da Universidade Coimbra e apresentava segunda-feira “uma melhoria do seu estado, embora continue entubado e ligado a um ventilador”.

De acordo com o assessor de imprensa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Pedro Coelho dos Santos, os feridos foram sedados, entubados e ventilados, antes de serem evacuados do local.

O MIRANTE tentou falar com Alberto Carreira Galo, proprietário da Viprangola - uma empresa de transportes especiais de longo curso, destinada à importação e exportação, sediada no Covão do Coelho, freguesia de Minde “mas até à hora de fecho desta edição tal não foi possível.

A explosão deu origem a um incêndio que foi alastrando e acabou por destruir quatro camiões e parte de outro. Apesar de serem parcos em palavras alguns operários apontaram como causa “qualquer tipo de reacção” com produtos que são manuseados habitualmente dentro de oficinas.
In "O Mirante"

XARAL'S BAND



XARAL' S BAND . Que bem que me soa este nome. Faz-me lembrar a antiga Orquestra de Jazz Charales, com músicos doutros tempos.
Mas esta XARAL'S BAND é a novíssima Orquestra Ligeira da Sociedade Musical Mindense. Prometeram, trabalharam, cumpriram e a Orquestra "já toca". Um projecto muito válido, e com grande empenho que o maestro, direcção e músicos têm vindo a trabalhar, e estou certo, que virá a ser um êxito e uma nova página na Música de Minde.

A estreia oficial está agendada para 12 de Abril com um Jantar e Baile de Gala, tendo a Direcção da SMM publicado no Jornal de Minde:

A Direcção da Sociedade Musical Mindense tem o prazer de comunicar a todos os sócios, simpatizantes e amigos da Banda que no próximo dia 12 de Abril vai apresentar a sua Orquestra Ligeira “Xaral’s Band” num grandioso Baile de Gala com jantar a ter lugar na
Quinta do Moinho em Alvados.
Os detalhes do evento serão publicados em breve tal como a venda de bilhetes.
Contamos com a presença de todos os que apreciam uma noite diferente e agradável. Muito Obrigado.
A Direcção da Sociedade Musical Mindense


Orquestra de Jazz "Os Charales" em 1952.
Da esquerda para a direita: Manuel Capaz S. Achega (Manola), Jaime Chavinha, Carlos Achega (Travassos), João Chavinha Gameiro, Manuel Chico, Silva (não era de Minde) e António Alves Agostinho.