05 abril, 2007

O Campo de Ténis

Já lá vão uns anitos desde que foi inaugurado o Campo de Ténis de Minde. Na altura constituiu-se o Clube de Ténis de Minde, e o court foi inaugurado com um torneio de tenistas conceituados.
O ténis conquistou adeptos e o campo foi muito utilizado no seu início. Era a novidade na terra e a grande moda. Vieram até postes de iluminação, que nunca chegaram a ser aplicados, para jogos nocturnos.
Tudo isto, porque houve um grupo, liderado pelo Sr. Luis Ferreira, que, integrando a Commissão do Parque Desportivo, conseguiu fundos e terreno para iniciar o Ténis. Do projecto constavam ainda mais dois courts, um bate-bolas, balneários e bar de apoio com esplanada. Nada mau !! Seria um verdadeiro Clube de Ténis.

Mas muitas coisas demoraram (neste concelho demora tudo muitos anos), não se construíram os balneários, e os tenista de Minde optaram por construir os seus campos de ténis. Fica bonito e é prático ter um court no quintal com balneários condizentes.
Uma atitude nada criticável, mas que também não favoreceu muito o desenvolvimento comunitário. Em Minde existem três campos de ténis privados e um público.

Só que o campo público, o tal que era para fazer parte do Clube de Ténis, e que nunca teve grandes manutenções, caíu em desuso, está ao abandono e quase ninguém o utiliza.
Agora, que os balneários do Pavilhão Gimnodesportivo ficam a dois passos, e poderiam apoiar o ténis, faz pena ver o estado em que está a ficar aquele campo. Vedações estragadas e enferrujadas, muito mato e aspecto degradado. Salva-se o piso, que ainda não apresenta grandes fissuras.


Com uma localização e vista espectacular, este campo de ténis quase que poderia ser um belo cartão de visita de Minde. Para isso seria necessário recuperá-lo, dar-lhe condições dignas de utilização e promover a modalidade. Com um pouco de trabalho e imaginação não seria difícil fazer algo mais do que o actual.
Não sei a quem actualmente pertence a tutela do referido recinto. Sei é que "aquilo" como está não é nada.

É nestas coisas que a sociedade civil pode dizer e fazer algo. O ténis é uma excelente modalidade desportiva, com futuro risonho para os jovens. Acho que é possível fazer-se muito mais pelo Ténis em Minde.

As crianças, quando têm um brinquedo novo, pôem logo o antigo de lado. É esse o comportamento que estamos a adoptar em relação ao ténis. Enquanto não temos os equipamentos, não nos calamos. Depois ficam ao abandono.
Enquanto nós estamos a tomar este tipo de atitude, outros preocupam-se em evoluir o parque desportivo, como é o caso da vizinha Mira de Aire que vai construir dois courts de ténis.
Não se pode parar no tempo. Algo deve ser pensado e feito. Debater o assunto, já é um princípio.

8 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo PM.

Mas olha que existirem courts privados em Minde não pode ser apontado como causa para o abandono a que foi votada a modalidade e o court público de Minde. Antes pelo contrário. Quem construiu os courts foi quem sempre pugnou pela modalidade em Minde e quem ainda a pratica. Construir um court privado é um direito, até porque tempos houve em que não havia vaga para se jogar e, como está à vista de toda a gente, as condições do court degradaram-se e não tem luz artificial. Haviam é de haver muitos mais courts privados, que era sinal que havia mais gente com dinheiro para os fazer e mais pessoas a praticar a modalidade...

Há muito tempo que está na Câmara, Junta e Vitória um projecto para a implementação definitiva do Clube de Ténis de Minde. Irão ser construídos 3 courts de ténis e instalações de apoio, ao lado do actual court.

A questão é que esse projecto parece ter ficado esquecido na gaveta de uma Câmara sem vontade, visão e capacidade política, e, claro, sem dinheiro.

O vitória e os impulsionadores do prjecto também não trão feito muita força para isso.

O vitória há muito que tem como prioridade das prioridades o futebol. Só o futebol é que interessa.

Os impulsionadores nunca mostraram e divulgaram o projecto em Minde. Penso que não terão tratado dele da melhor forma (ps: e, como conheço Minde, ao lerem isto vão de certeza amuar...).

É necessário arranjar o campo de ténis, dotá-lo de instalações condignas, fechar todo o parque desportvo de Minde e colocar uma pessoa encarregue de alugar tudo aos participantes (pode ser o Sr. Marcelo), quer o pavilhão, quer o court de ténis, quer o campo de futebol 7.

E há que começar a publicitar estas infra-estruturas noutras terras vizinhas.

tenório

Anónimo disse...

O campo de ténis foi construído pela 1ª comissão da zona desportiva e não pelo senhor luis ferreira que só muitos anos mais tarde fez parte da comissão. Quem ajudou muito a 1ª comissão da zona desportiva a construir o campo de ténis foi o Lila.

PM disse...

Concordo co9m o Tenório. O Court do Alho tem sido bem o exmplo disso. Mas se há quinze anos atrás se tivesse dotado o campo de balneários e infraesturas, é certo que o ténis teria outro desenvolvimento, sobretudo nas camadas jovens.
Há muito mais praticantes de ténis do que muitos julgam.

Também tenho conhecimento de que o Lila foi um grande impulsionador. Ácerca dos "concretizadores" do projecto, não tenho a certeza, mas lembro-me que o Luis Ferreira era um dos homens do ténis e pertencia à Comissão da Zona Desportiva.

Positivo seria fazer-se qualquer coisa de jeito em relação a isto.
A crise anda aí, mas Minde não pode parar !!!
Um Abraço.

Anónimo disse...

vamos deixar de saber quem foram os culpados e vamos recuperear o campo.ja chega de em minde se discutir o passado.vamos ajudar esta direcção do vitoria que esta a fazer um excelente trabalho nao so nas camadas jovens de futebol mas tambem em basket onde segundo sei ja praticam a modalidade á volta de 50 jovens.

PM disse...

É isso aí, Cara.
Ainda ninguém aqui falou em culpados. Procuram-se é soluções e não réus.
Seria bom que alguém elucidasse do que está em curso, e que houvesse uma commissão que assumisse as rédeas de começar a mexer isto.

Anónimo disse...

caro pm a minha resposta nao era para ti nem para ninguém.Foi um simples desabafo.Era muito bom que o campo fosse recuperado.Quem sabe se nao seria mais uma modalidade no nosso vitoria.Ja temos futebol com uma boa organização nas camadas jovens, basket feminino,futebol salão e badminton.Porque não ténis sabendo que há em Minde vários praticantes e até temos um campeão nacional em exercicio.E porque não ténis mesa,andebol etc? Temos agora todas as condições? Vamos pensar nisso.Um abraço.

Anónimo disse...

O luis ferreira só foi membro da comissao da zona desportiva 10 anos DEPOIS de o campo de tenis ter sido construido.

PM disse...

Até podem ter sido dez, quinze ou vinte anos. Não confirmo nem desminto, nem tenciono investigar.

E para além disso, caro Carlos?
Tem alguma sugestão útil para ajudar a recuperar o campo de ténis?