13 abril, 2007

Plano de Ordenamento do PNSAC

O PNSAC informa que decorre até 3 de Maio o período de discussão pública do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Cópias do mesmo podem ser consultadas no Instituto de Conservação da Natureza, em Lisboa, na sede do Parque em Rio Maior, nas Câmaras e sedes das Juntas de Freguesia da área do Parque.
Os interessados podem, durante o período de discussão pública, apresentar as observações e sugestões que julgarem pertinentes, por escrito e durante as horas normais de expediente nos locais indicados.
In Jornal de Minde



COMENTÁRIO:
A mudança de director do PNSAC trouxe a esperança de que provavelmente algo de novo se vislumbrava no horizonte e de que este organismo iria ser mais do que um gabinete instalado em Rio Maior com meia-dúzia de funcionários a ganhar bons ordenados, a passear de jeep e apenas a criar dificuldades aos residentes do Parque. Fora isto, pouco mais se fez ou, se tem visto nos últimos anos.

Mudaram as pessoas, mas os métodos continuam a ser os mesmos. Fala-se em discussão pública, mas não há um debate ou esclarecimento para os habitantes ou utentes do Parque.
É certo que o projecto está à disposição de quem o queira consultar nas Juntas de Freguesia, mas será isto suficiente e de alguma utilidade ?
Para mim é apena um pró-forma para iludir as pessoas e dar um ar democrático "à coisa", para que no futuro os responsáveis possam afirmar que os planos estiveram à discussão pública.

Será que todas as pessoas estão à altura de "ler" desenhos e documentos técnicos para formularem a sua opinião e contribuirem com as suas idéias e experiências? Será que alguém se dá ao trabalho de ter de ir "incomodar" as Juntas de Freguesia para que lhes seja facultado uma análise cuidada e com tempo dos referidos processos? Será que existe uma divulgação suficiente sobre os procedimentos desta designada "Discussão Pública"? Duvido de tudo isto.

Não seria muto mais lógico e útil que os responsáveis do PNSAC promovessem sessões de esclarecimento local sobre o Ordenamento do PNSAC e recolhessem sugestões e idéias da população? Isso sim, seria uma discussão pública.
De lamentar ainda o facto de um Parque Nacional não possuir sequer um site na internet onde o assunto pudesse ser analizado e discutido. No Séc. XXI é inconcebível que um organismo como o PNSAC não aproveite as facilidades das novas tecnologias.

Mudaram as pessoas, mas parece que vai ficar tudo na mesma. E é pena, porque a estrutura do Parque custa milhares dos nossos impostos e tinha obrigação de fazer mais para o desenvolvimento do mesmo e da região em que se insere. É para isso que foi criado !!
PM

Sem comentários: