No átrio principal do hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas, vai estar patente ao público, de 27 de Abril a 9 de Maio, uma exposição de obras de Maria Rey.
A artista nasceu em Barcelona, mas razões afectivas trouxeram-na a Portugal, até Minde onde reside.
Já em Minde frequentou um Curso Sócio Profissional de Cerâmica com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e da Junta de Freguesia de Minde.
Sente-se influenciada na sua criatividade por Barcelona, mas sem dúvida a paisagem da Serra de Aire e o calor humano do povo português proporcionam-lhe uma reflexão de vida e trajectória na vida artística.
É mesmo em Portugal que desenvolve este lado da sua vida. As suas obras de aspecto tridimensional surgem a partir de objectos como bonecas, flores e elementos do quotidiano, fazendo realçar e questionar a sua pequenez. Procura com a sua obra ir de encontro aos sentidos, quer pelos temas, pela cor ou pelos materiais, deste modo traduz a transparência das rendas como ela a desejaria ver nos sentimentos humanos.
Rosa Maria Peiruza Rocamora adoptou como pseudónimo Maria Rey, o nome da sua adorada avó. Tem vontade de melhorar o mundo, expressa crédula o seu espirito positivo.
A artista participou numa exposição colectiva em 2006 no átrio do Hospital Rainha Santa Isabel, tem trabalhos expostos no Posto de Turismo de Minde, e esta, a decorrer de 26 de Abril a 9 de Maio é a sua primeira exposição individual.
Outros artistas que desejem participar em exposições no Hospital Rainha Santa Isabel, podem contactar a Liga dos Amigos através dos números de telefone 249 810 198 ou 961 435 168, ou através de correio electrónico para o endereço liga.dos.amigos@iol.pt.
1 comentário:
Vivo no Brasil. Peço ajuda para contato com Maria Rey, por favor.
clovispena@terra.com.br
Clovis Manoel Pena
Bisneto de Maria Rey de Barcelona
Enviar um comentário