17 abril, 2007

Semana da Música em Minde



Admirados? Podem crer que estão a ler bem. Vamos ter mesmo uma Semana da Música em Minde. A data já está escolhida e agora só falta transformar em realidade.

Como já tinha sido anunciado, a data em que normalmente se realizava o Festival de Jazz não era compatível com a disponibilidade de utilização do Auditório Jaime Chavinha.
Num âmbito de colaboração e tentar converger sinergias, os organizadores do JAZZminde e o CAORG concordaram em realizar o festival no fim do ano lectivo, conjugando este evento com a festa e espectáculo anual, que os professores e alunos do Conservatório de Música costumam organizar.

Vai ser uma semana de muita música em Minde com espectáculos, acções de formação, concertos de alunos, e... algumas surpresas.
O projecto cresce e começa a tomar os contornos da sua essência. Concentrar esforços e realizar em Minde um evento musical com alguma expressão no contexto nacional, é o grande objectivo, continuando o Festival de Jazz a ser a pérola da coroa.
Minde tem condições (e necessidade de), é uma terra de muita tradição musical, onde aprendem e estudam música algumas centenas de jovens. São esses "artistas" que queremos começar a ver e mostrar nos palcos da terra. Este é o caminho que orienta o espírito deste projecto que já soma 4 anos.

O Festival de Jazz está agendado para os dias 29, 30 Junho e 1 Julho, e o encerramento da Semana da Música está programado para o dia 7 de Julho com um grande Espectáculo de Dança e Ballet, dos alunos do CAORG.
Entre estas datas está a ser cozinhado um bom programa com música na rua, workshops de formação, concertos, etc., etc. (não será propriamente o CCB, mas lá perto)
A banda da SMM também vai marcar a sua habitual presença e colaboração, e todos juntos vamos fazer uma bela festa. Vai ser uma barrigada de música.

Já expliquei a teoria, falta a prática. O tempo é curto, o projecto está em marcha, o grupo organizador vai tentar levar esta idéia á prática, mas condicionados aos apoios que conseguirem obter. E não falo apenas de apoios materiais, mas também humanos. Só unidos conseguiremos fazer alguma coisa que se veja e "colocar Minde no mapa".

E para terminar, posso ainda acrescentar que os Organizadores do JAZZminde, na continuidade de destinar os possiveis lucros do evento sempre a uma causa ou colectividade, este ano decidiram que uma parte dos possíveis lucros reverterá em benefício do VFCM, com o objectico de ajudar a restaurar o campo de ténis.
Não esqueçam : É a Semana da Música !!! Com muito e bom Jazz.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ah, Valentes! Noticias destas gosto eu de ler por aqui.
Venha música e animação na terra.
Parabéns à malta do JazzMinde.
FH