14 setembro, 2009

Pedreira do Cabeço Morto




Provavelmente, a maior parte dos Mindericos nunca visitou a ex-pedreira situada no Alto dos Moinhos, e alguns só a viram de avião, quando se espreita pela janela e se consegue identificar onde fica Minde pela enorme cratera que se vê lá dos céus.
Eu inseria-me nestes dois grupos. Nunca lá tinha ido, mas já a tinha visto de avião.

Este fim-de-semana dei lá um salto e deu para ficar a conhecer este enorme buraco donde devem ter saído milhares de camiões de brita para a construção civil.
É uma enorme cratera deixada na serra pela desactivação da pedreira já há uns anos.

A desactivação destas explorações, hoje em dia, é regulamentada por uma legislação que obriga os proprietários a cuidar do impacto ambiental e deve visar a reconstituição dos terrenos para utilização segundo as finalidades a que estavam adstritos antes do início da mesma.
É o que deveria ter sucedido com esta, e, no mínimo, devia ter-se procedido à reflorestação.


Pelo que julgo saber, a CM Alcanena tinha uma dívida perante os antigos exploradores da pedreira, e então negociou essa dívida em troca de assumir a propriedade do local e consequentes responsabilidades de cumprimento da legislação de cuidar do impacto ambiental.
E pronto, tudo morreu aqui, e nada foi feito. E agora?

Agora..., já ouvi montes de sugestões e ideias de populares, mas nunca nada por parte da Câmara, pois nada do se faça ali será de fácil execução.
O certo é que quem visita o local facilmente se aprecebe de que, mais tarde ou mais cedo, é necessária um solução para aquilo e, neste caso, a Câmara tem responsabilidades e deveres.
Existem toneladas de inertes amontuados e ravinas extremamente perigosas para quem se aventure por aqueles locais e, pelo menos neste aspecto da segurança, urge colocar vedações e sinalização a alertar para os perigos.

A CDU, no seu programa, propõe a transformação parcial da cratera em reservatório de àgua, e sei que o NOVO RUMO também tem algumas idéias relacionadas com o turismo e desporto aventura. São ideias. Alguém tem mais sugestões? Muitas cabeças pensam mais que poucas.

10 comentários:

Anónimo disse...

Essa da CDU, não lembra ao diabo.

Reservatório de água em terrenos calcários ?

Anónimo disse...

Os terrenos podem ser selados!
Já viste um aterro sanitário?

PM disse...

Exactamente, como diz este último anónimo.
Independentemente de custos económicos, os terrenos podem ser impermeabilizados, vedados e selados. É assim que se faz uma simples piscina, aterros sanitários, e obras hidricas de grandes dimensões.
Há até quem já aventasse a ideia para a mata.

Anónimo disse...

Na minha opiniao o local e bom
para outras actividades mais atrativas para Minde
ex: parades de escalada; rapel ; slide; etc.. acha criatividade e um local bom para esse tipo de actividades, apreveitado o cratera que tem podia-se fazer um o teatro ao ar livre.

vmcs disse...

Também de noite este cenário poderia ser dedicado ao romantismo ;-)

Anónimo disse...

So voto no novo rumo se criarem um vulcao na pedreira..

Visto que o senhor PM diz que se pode fazer tudo independentemente de custos economicos.

PM disse...

Par o anónimo anterior:
O senhor sabe ler?
Ou é apenas um provocador mal intencionado?

Não seja cobardolas e assime!!

Anónimo disse...

parece que o meu post nao foi publicado, (tvz tivesse muito logo) vou tentar resumir, penso que poderiamos em primeiro lugar transformar aquele espaço naquilo que ja foi (um espaço verde. depois e tendo em conta a area da pedreira podiamos aplicar varias coisas um pequeno parque para carros e autorarros (com a devida sinalização) e quem sabe mais a cima um parque de merendas, uns pequenos lagos artificiais.. uns circuitos de manutençao po pessoal queimar umas gorduras.sei la.. mas sao so umas ideias. mas ja agora axo que tb vai ser preciso pensar na manutenção do espaço. (e quem a irá fazer)

Yhasz disse...

Penso que o melhor destino a dar à área seria a deposição controlada de materiais inertes - Aterro Inertes.

Posteriormente, proceder a sua requalificação ambiental com a plantação de espécies arbóreas e arbustivas autóctones da nossa região.

Existem fundos comunitários para apoio a este tipo de projectos!!!!


Uma questão:
A área em causa está inserida no PNSAC?

Anónimo disse...

è uma área espectacular para fazer uma "rave"

Tambem pode ser muito estimulante para concertos de musica clássica á noite com uma boa iluminação: Ficava lindo

PS: Conheço muito bem o local