22 setembro, 2009

Largo das Eiras - Posição do NOVO RUMO


O NOVO RUMO defende que o Largo das Eiras deve constituir o prolongamento do eixo central de Minde e tornar-se numa área nobre da Vila. Um espaço amplo que beneficie e realce o enquadramento com a Casa dos Açores, o Coreto e a capela de S. António. Uma área que seja o cartão de visita da Vila.



Entendemos que o espaço resultante da demolição das ex-escolas deve ser alvo de um arranjo urbanistico adequado e que valorize o parco património antigo que dispomos. Uma área mista de lazer, estacionamento, jardim, e embelezamento da terra. Uma área que expanda o crescimento urbanístico da designada zona histórica de Minde e que não a asfixie, como será o caso de se vir ali a construir algum imóvel.

À priori, a construção de qualquer edificação naquele local será um acto que contradiz todos os critérios de bom senso e desrespeito por quaisquer conceitos de planeamento e crescimento urbano. Quase um acto contra-natura.
Áreas para construção na vila há muitos, mas espaços para praças públicas na zona história são só os que existem. A sua possível eliminação exige ponderação.

Para além do impacto visual, a construção de uma edificação de dimensões consideráveis e grande utilização naquela àrea facilmente violará todos os príncipios de ocupação dos índices do solo recomendados, volumetria, cérceas, circulação, número de estacionamentos a criar, etc. etc. Em matéria de estacionamentos irá atrofiar exageradamente a zona e muito prejudicará o futuro sucesso do Museu Roque Gameiro e possível dinâmica da Casa dos Açores.



Estamos cientes das reais e urgentes necessidades dalgumas colectividades de Minde, tudo deligenciaremos para as apoiar e encontrar soluções, mas o NOVO RUMO nunca apoiará qualquer construção naquele local, sem que antes se tenham esgotado todas as possíveis hipóteses de construção noutros locais, e sem que seja dada à população oportunidade de se manifestar. Existem outras alternativas, existem outras propostas, e a Freguesia de Minde vale pelo colectivo e não deve comprometer o futuro apenas por vantagens ou desvantagens de A, B ou C.

Bom senso, espírito colectivo, e uma planificação coordenado e transparente será o nosso apanágio, e será esta a postura do NOVO RUMO perante esta e outras situações em que não existam convergências de opiniões e interesses.
Sem a população ter oportunidade de se manifestar, no Largo das Eiras, não concordaremos com quaisquer edificações.

Publicado no blog "NOVO RUMO"

9 comentários:

vmcs disse...

Boa tarde

Francamente,já não se entende quem é que anda a forçar a solução de 2-sedes-2 encavalitadas no Largo das Eiras.

Para além de ser um erro urbanístico, viola completamente o ainda em vigor PDM. Se não acreditam, leiam a parte escrita do regulamento.

É claro que isto não passa tudo de folclore. Folclore este gerido pelo Sr. Engº Luís Azevedo, que com o rasgo que se lhe conhece, PARIU o tão subtilmente denominado Museu da Aguarela, que de museu não tem nada, dada a exiguidade do espaço.

Mas como já disse e escrevi várias vezes, até bati palmas à recuperação da Casa Açores, pois do mal o menos e assim sempre temos o espólio de Mestre Roque Gameiro empacotado num cofre em Minde e não nas Caldas da Rainha.

Mas chamar à recuperação da Casa Museu Açores é uma brincadeira.

Mas passando adiante - quanto às 2-sedes-2 -, seria bom que a Direcção da Banda explicasse a génese de tudo isto, porque a decisão de encavalitar as 2 obras numa só tem uma grande história por detrás.

É claro que jamais será feita esta obra no Largo das Eiras - as pessoas sabem-no, porque nenhuma entidade pública que terá de dar parecer sobre ela a poderá aprovar, sem quebra de todos os regulamentos urbanísticos em vigor.

E embora sabendo isto, continua-se a insistir no disparate, só para inglês ver.

O mais incrível de tudo isto é as pessoas que constituem as direcções da Banda e do Caorg se disporem a aturar a falta de vistas do Engº Luís Azevedo.

Parece-me espantoso, também, que o Sr. Engº Marcelino ajude a alimentar esta farça.

E não posso deixar de referir as Senhoras Vereadores do PS e PSD - não seria altura de se pronunciarem claramente e de vez sobre este assunto?

Valerá a pena andarem a dizer NIM a toda a gente, alegando que o povo de Minde tem de ser ouvido e coisa e tal e que têm de ver o estudo prévio e coisa e tal.

Isto não é um problema de arquitectura, mas sim um problema urbanísitico. Será que entendem a diferença?

Quanto à posição do ainda Sr. Presidente da Assembleia Municipal - manifestou-se contra e continua a pensar da mesma maneira.

Quanto ao Sr. António Fresco, há cerca de 4 anos quando fui falar com ele a seu pedido (ou melhor, a rogo da esposa), garantiu-me que a sua opinião era CONTRA.

Ou seja, apenas meia dúzia de teimosos insistem nesta brincadeira. Quando é que se para com tamanho disparate?

Será amanhã?

Muito mais se poderia dizer, mas estou numa de pressa e isto está a sair à primeira. Para baralhar ainda mais a questão, temos novo projecto em que alguém resolve que se devem encavalitar mais algumas obras, nomeadamente a Casa de Teatro, uma biblioteca, o Caorg, a SMM e sei lá mais o quê. À primeira vista até parece ter lógica - mas pensemos bem - terá mesmo?

E ali?

E que tal parar um pouquinho para pensar? Pensar em conjunto, claro. Todos queremos o melhor, mas as pressas às vezes dão em atrasos.

Tanta pressa para quê? É que por este andar, daqui a 4 anos continuar-se-á a discutir o mesmo.

E agora adeus, vou chupar uma pastilha elástica porque hoje a nicotina está a querer levar-me pró cigarrito.

Ciao

vmcs

vmcs disse...

Boa noite, novamente

Telefonema de Minde a alertar-me de que o meu texto anterior está cheiinho de erros - aquela da "farça" então é de bradar aos céus - deveria ter escrito FARSA.

Tal como disse no texto, aquilo tudo saíu com muita velocidade e sem verificação do que ia escrevendo. Ainda por cima estava com um sintoma forte de carência de nicotina :-)

Peço desculpa.

Voltarei mais tarde - tal como o nosso extraordinário Presidente Cavaco - apenas depois das eleições, para dar uma opinião mais calma e sensata sobre a moda de querer encavalitar sedes num único edifício.

Mas não pensem é que é daqui a dias - vamos deixar correr uns meses, até porque aquele Largo das Eiras, com as potencialidades que tem, dá pano para mangas - O LARGO DA CULTURA - basta abrir um bocadinho os olhos, olhar bem em redor ... e esperar que gente sensata se sente no Executivo Camarário.

E agora me despeço, desejando a todos que votem bem, quer no dia 27 de Setembro, quer no dia 11 de Outubro.

vmcs

PM disse...

..."a moda de querer encavalitar sedes num único edifício"
não é uma moda, é uma possível solução.

O NOVO RUMO é contra a utilização do espaço das Eiras para edificação, e como tal apresentou uma alternativa para a solução das sedes.

É uma possível solução que tem prós e contras. Discutir o assunto, e se houver outras soluções, melhor. Essa é, e será, a posição do NOVO RUMO. (falo assim como membro da lista))

É sinal que afinal há muitas alternativas à ocupação do Largo das Eiras. Venham elas!

Anónimo disse...

Já conhecemos muitas das preocupações dos candidatos á Junta de Freguesia, mas será que algum está a par do que se passa por exemplo nos bombeiros?

PM disse...

Se explicar talvaz fiquemos a saber.

Anónimo disse...

Em tempos a direcção mandava e o comando desmandava, agora não sei...

Anónimo disse...

Venho apenas dizer que apoio na integra de um espaço verde no largo das eiras, pois na verdade Minde pouco ou nada tem de espaço de laser.Construir um masmarrão naquele local iria estragar totalmente ficando a entrada para o centro de Minde com um aspecto muito negativo.
Quanto à construção das novas sedes para a S.M.M. e CAORG deixem-se de guerras politicas. Será que é mesmo uma obra necessária? Se é ... porque não aproveitar o espaço das escolas ao lado do cine-teatro? Na minha modestia opinião creio ser o melhor local.Assim teriamos teatro, danças, musicas entre outras areas dentro da cultura , mais concentrado.
Inclusive o espaço que transmito a bem dizer de pouco está a servir actualmente.
Nota: O projecto do NOVE RUMO para o espaço verde apoio a 100%.Voto NOVO ROMO. VOTE TAMBÉM

Anónimo disse...

ao que parece os Icas já vieram dizer que as sedes são para serem feitas ali e ponto final. que se pode discutir tudo e mais nada mas que o sítio, a serem eleitos, será ali e ponto final.

é verdade isto?

Anónimo disse...

De certeza que a Dra Asseiceira quer fazer parte da solução.