14 setembro, 2009

O Partido dos Anónimos


Se alguém se tivesse lembrado de formar o Partido dos Anónimos para estas eleições autárquicas, certamente em Minde seria o partido vencedor. Então agora, com esta nova moda dos blogs, tudo comenta, tudo critica e tudo dá ideias e manda bitaites, com a assinatura de Anónimo, era canja.
Somos uma terra de anónimos, onde o passatempo nº1 é tentar descobrir quem serrá este ou aquele anónimo, e quando algúem tem o "desplante" de assinar seja o que fôr, logo meia-dúzia de anónimos lhe caiem em cima. Portanto os anónimos facilmente chegariam ao poder com maioria absoluta.

Nada tenho contra determinadas participações anónimas (até as permito neste blog), e muitas vezes è a única maneira possível de se descobrirem determinadas verdades, mas será esta a melhor maneira de participação civica na busca da discussão dos problemas sociais e comunitários? Penso que não. Um comentário anónimo vale o que vale, não tem qualquer expressão de identidade ou credibilidade, e, na maior parte dos casos, apenas fomenta a intriga e a politica da maldizência.

Penso que por aí nunca iremos a lado nenhum, e até culturalmente, iremos adquirindo, com estes hábitos do anonimato, características muito nefastas na formação intelectual de um povo, duma sociedade e duma integridade própria e pessoal. Hoje podemos escrever uma coisa, amanhã outra, verdade ou mentira não interessa, e a interiorização da responsabilidade de cada um de nós vai-se diluindo ao longo dos tempos. Resumindo, a pouco e pouco, vamos sendo cada vez mais uma massa anónima e amorfa, e não o individuo A, B, ou C com identidade própria.

Se nenhum de nós tem objecção em dizer que é do Benfica ou Sporting, que é Católico ou Protestante, porque é que em matérias polítias temos esses complexos todos?
Provavelmente porque existem sempre muitos interesses obscuros em jogo, e, acima de tudo, muita falta de respeito por quem tem ideias diferentes das nossas. É esta falta de caracter democrático, que seria extremamente positivo para o enriquecimento da discussão e aprofundar de ideias, que esta coisa do anonimato vem ainda estimular mais.

Como já referi, entendo que não é assim que lá iremos e, principalmente, em épocas como a actual, em que se definem os destinos para o futuro, Minde precisa de PESSOAS e não de anónimos.
Por essas e por outras, é que neste blog iremos acentuar uma política proteccionista dos comentários identificados contra os tais intriguistas anónimos.

E já agora, com um certo tom de provocação, quero referir o seguinte:
Ao longo destes últimos anos tenho lido por esta blogosfera do Ninhou muitos comentários em defesa do parido ICA, dos seu representantes, e muitas críticas aos opositores. Não me lembro de alguma vez ter visto algum comentário assinado. Porquê?
Têm vergonha de ser ICA? Têm medo? Não têm convicção do que escrevem?

4 comentários:

anti-ica disse...

Os icas são tão fraquinhos que só mordem pela calada

Anónimo disse...

O anti ica fala fala mas tambem nao assina

Anónimo disse...

Essa foi forte ó PM

e o burro sou eu? disse...

Ficavam bem umas orelhas no capacete, mas gostei muito deste texto. Pura verdade.