29 setembro, 2009

NOVO RUMO apresenta projecto para o Jardim das Eiras


No seu blog oficial, o Movimento Independente NOVO RUMO apresenta um estudo para o Largo das Eiras. É um arranjo urbanístico que comtempla uma solução mista com àreas de lazer e estacionamento, conjugada com a valorização do património.



O NOVO RUMO já expressou o seu entendimento em relação a um possível destino do Largo das Eiras. Entendemos que o terreno em causa não tem dimensões nem características para edificar qualquer tipo de construção.

Situado no centro da vila, esta é uma àrea nobre de Minde que beneficia da convivência com a Casa dos Açores e Museu de Aguarela, Capela de St. António e o bonito Coreto.

Julgamos que este largo tem todas as condições para ser a "sala de visitas" de Minde, pelo que propomos um arranjo urbanístico que entendemos adequado e digno para o local.
Um espaço que embeleze o local e valorize as referidas edificações envolventes, que seja uma área de lazer, e que simultâneamente seja funcional em matéria de circulação e estacionamento.

JARDIM DAS EIRAS - CLIQUE PARA AMPLIAR
- CLIQUE PARA AMPLIAR -

O estudo apresentado é um exemplo de possível solução, e propõe que no vértice do largo seja criado um espaço amplo e circular que albergue uma grande obra de arte bem iluminada. Sugerimos um Monumento ao Tecelão.
Desse monumento seguiria uma pequena alameda com 4 metros de largura em direcção à capela, onde se propõe construir um frontão / alpende, que valorize a capela e lhe ofereça um novo posicionamento visual no local.
A zona central seria ocupada com jardim e um grande parque infantil no outro vértice do terreno. Em redor deste espaço serão construídos estacionamentos organizados, com capacidade para 30 viaturas.
As formas circulares pretendem ser uma alegoria ao nome de Eiras, e simultâneamento reforçar a imagem e forma circular existente no Coreto ali ao lado.
(ler Mais) blog "NOVO RUMO"

8 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente espectacular. Espero que este projecto tenha pernas para andar...

Calos disse...

Não há duvida: é por aí o caminho!
Força Novo Rumo! Como é que alguém pode ter uuma ideia diferente desta?

Só faltam umas mesitas para jogarmos ás cartas quando deixarmos a 2ª idade.

Anónimo disse...

Poderia ser complementado com alguns jogos de água... e bebedouro, claro!

Fica a ideia.

Yhasz

Anónimo disse...

este sim é um bom projecto,e gasta-se bem menos euros, e é um lugar onde se pode descansar com as crianças e fazer tasquinhas.
penso na minha opinião que tem pouco estacionamento.

luis

Anónimo disse...

mais um jardim!!! também está certo! pois, assim já não podemos dizer que o do carrascal é o unico a deixar crescer ervas e mato!

vmcs disse...

Jardins?


Visitem este (basta clicar no meu nome - vmcs)

Anónimo disse...

Sou covanita!
Ninguém me pediu opinião!
Não tenho nenhuns complexos em ser do Covão e também tenho muito orgulho de ter nascido e residir nesta Freguesia!
De Arquitectura não entendo nada,a não ser que o telhado da minha casa deveria ter nascido mais alto para eu não ter que andar de cócoras no sotão.
Agora, desculpem lá mas não posso deixar de mostrar a minha legítima indignação, pela possível construção de Monumental edíficio numa zona de interesse histórico. Por favor não ABAFEM o pouco património cultural que temos!!!!
Por isso dou os parabéns ao P.M. por este projecto que aqui apresenta que poderá ser uma das soluções para o Largo das Eiras. E espero que os próximos autarcas eleitos em MINDE, sejam eles ICAS ou NR, tenham a CORAGEM PARA ASSUMIR OS ERROS, ABANDONANDO PROJECTOS INVIÁVEIS ou PARA AVANÇAR COM ESTA NOVA POSSIBILIDADE.

Porque diz o ditado antigo " PAU QUE NASCE TORTO TARDE OU NUNCA SE ENDIREITA"
O CAORG e a SMM não mereçem!
E NÓS também não!

Anónimo disse...

Finalmente alguém que pensa. Excelente projecto. Gosto imenso desta ideia. Parabéns ao Novo Rumo com esta pedrada no charco!