04 setembro, 2009

NOVO RUMO apresenta projecto cultural


No seu blog oficial o NOVO RUMO apresenta uma solução unificada num edifício que inclui o Cine-Teatro, o Conservatório de Música do CAORG, a sede da Sociedade Musical Mindense, o futuro Centro de Investigação Linguístico, assim como uma biblioteca e vários serviços comunitários e culturais. Um projecto arrojado e que defende para a Freguesia de Minde.

CULTURA - Casa da Cultura de Minde
O Cine-Teatro de Minde está obsoleto e a direcção da Casa do Povo de Minde tem um projecto audacioso para ampliação e reforma total. Por sua vez o CAORG e a SMM estão a apreciar um projecto proposto pela CMA para o Largo das Eiras.
Dois projectos distintos, dois projectos isolados. Mas podem ser conciliáveis.



Como o NOVO RUMO se opõe à ocupação do Largo das Eiras, entendemos apresentar uma proposta à Freguesia de Minde que consideramos muito lógica e viável.
Em vez de cada santo ter a sua capelinha e o seu auditório, porque não resolver as duas obras com uma solução integrada, com bom senso, a qual dotaria Minde de um verdadeiro Centro Cultural. Uma obra com dimensão e referência regional.

A solução passaria por construir o Conservatório de Música e a Sede da SMM num imóvel a edificar onde agora existem as chamadas escolas pré-primárias, interligando estas duas infraestruturas (cine-teatro e música) num edifício único, e que no futuro albergaria ainda o Centro de Investigação Linguística.

Estrategicamente bem localizado, com uma cuidada concepção arquitectónica, entendemos que um imóvel desta natureza poderá ser um excelente ex-libris de Minde, e até uma obra de referência regional e identificadora de Minde como Terra de Cultura.
(...) Ler mais no blog "NOVO RUMO"



15 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonito sim sr... Haja dinheiro... Já agora podiam também construir um shopping na mata :)

Anónimo disse...

Apoio totalmente este ideia. É um projecto de quem tem visão de futuro.

contabilista disse...

Em toda a campanha eleitoral esta foi a única ideia que me pôs a pensar. Não vai ser fácil e vai custar umas coroas, mas que tem pernas para andar, não tenho dúvidas. Isto é mesmo um projecto dum Novo Rumo. Parabéns a essa lista.

Anónimo disse...

Está bonito e a ideia parece-me boa, mas alguem tem ideia de quanto poderá custar uma obra destas?

PM disse...

Segundo rumores que ouvi de um autarca, o projecto que planeiam secretamente para as Eiras andará na casa de 1,5 a 2 milhões de euros.

Como projectista e gestor de obras acho que, se conduzirmos o projecto com um caderno de encargos explicito e um concurso transparente, este valor será suficiente para a edificação do imóvel, embora seja prematuro poder-se adiantar valores concretos.

De referir ainda que na verba estipulada para as Eiras, não se inclui a recuperação e reconversão do Cine-Teatro, e no caso deste projecto as obras estarão incluídas nos valores citados.

A acrescentar ainda que as obras do Museu do Curtume já custaram 1 milhão e 750 mil euros, e parece que ainda há outro tanto para gastar.
Vendo as coisas com bom senso, este será um edifício bem mais útil e cujos custos não serão nada de transcendentes.

Por outro lado, a vasta polivalência de utilidades e utilizadores (colectividades) é um factor muito importante na avaliação de critérios para candidatura a fundos como o QREN.
Esta é logo uma grande vantagem ao tal projecto secreto que existe para ocupação do Largo das Eiras.

Anónimo disse...

Só uma pergunta.

Para onde vão as crianças que frequentam a pré-primária ?

Não acredito que este projecto seja concretizavel sem primeiro estar resolvida aquela importante questão.

PM disse...

Penso, e sei, que esse assunto já está equacionado nos planos do NOVO RUMO, pois seria demagogia e falta de respeito pensar-se num projecto destes sem se ter uma solução para a pré-infância.

Contudo, isso terá que ser o NOVO RUMO a revelar na altura e local próprio.
Não serei eu que me adientarei aqui no Minde-Online.

Anónimo disse...

Em vez de atulharem o centro de Minde com mais um edifício para depois não terem onde estancionar os carros das pessoas que supostamente irão frequentar esse edificio, porque é que não o fazem na zona industrial de Minde. Já que nenhuma empresa investe lá dinheiro, pelo menos era ocupada de alguma maneira!!! Porque pelo que estou a ver, ninguém vai investir naquela zona.
Uma zona industrial no centro de Minde...é de loucos!!! Em vez de a fazerem junto à auto-estrada, onde ganhariam muito mais, só em publicidade, vão esconde-la encostada à serra...

Anónimo disse...

Parece-me um projecto com pernas para andar depois de resolvido o problema das escolas. Nâo sei é se o CAORG será parceiro recomendavel para o uso de um projecto destes. Se isso ficar acautelado, tudo bem!

Tiago Guedes disse...

caros conterrâneos
é com bastante interesse e prazer que sigo este e os demais bloggs da nossa terra e região.
a primeira reflexão que deixo é que acho extraordinário que Minde se tenha tornado numa vila cultural em detrimento da vila industrial que foi em tempos.
é muito interessante a ideia que após algum individualismo vigente nos anos 80 e 90, que a meu ver matou grande parte da industria textil em Minde, ( incrível como perante a globalização e a crise no textil não se tenha criado uma associação de industriais na nossa região que se unisse e salvasse o poder economico e industrial que existia ),as pessoas se voltem agora para um lado mais colectivo, de participação civica e cultural.
não conheço nenhuma vila, nem muitas cidades onde existam um conservatorio regional de música, um museu com o espólio de um dos maiores aguarelistas portugueses, uma banda filarmónia com algumas big bands que dela derivaram, um grupo de teatro, uma tv online, um raid btt, um festival de jazz e brevemente um festival internacional de artes performativas - Festival Materiais Diversos - que dirijo.
Ora, esta multiplicidade de estruturas e actividades merece urgentemente diálogo e estratégias comuns .
Na minha opinião Minde tem um potêncial cultural estonteante que terá que ser acompanhado pelo potencial turistico que devido à sua localização geografica temos a sorte de ter.
Ora, Minde era reconhecida pelo lado económico e industrial mas agora tem tudo para ser reconhecida pelo seu potencial cultural e turistico.
trabalho à vários anos na área cultural, dentro e fora do país e tenho presenciado várias situações de como através do lado cultural se desenvolve economicamente, socialmente e turisticamente uma região.
mas, isto tem que ser feito com muita união, estratégias em comum e claro apoios municipais, estatais e europeus.
sugiro que se faça uma associação representada por todas as colectividades locais para que de facto o projecto " MINDE - vila de cultura " tenha pernas para andar e tenha voz, para que não se caia no erro que cada um querer puxar a brasa à sua sardinha, espartilhando todo o potencial existente e esbanjando assim o dinheiro que estes projectos custam, muito.
pelo meu lado disponho-me a colaborar e até a organizar dentro do âmbito do festival já em novembro um primeiro encontro onde todas as colectividades estariam representadas assim como os representantes municipais responsáveis pela área da cultura ( se continuar como agora será o novo presidente ) para discutir esta questão.
Quanto ao projecto apresentado, parece-me que será ainda um rascunho, uma ideia e não um projecto arquitéctónico acabado.
a ideia parece-me interessante porque acima de tudo congrega em vez de dissipar. a ideia que o nosso velho cine teatro passaria a ser um auditorio que serviria todas as colectividades tb me parece uma excelente ideia.
com calma há que ponderar este projecto com o já avançado projecto das eiras e de uma maneira ponderada perceber prós e contras e acima de tudo dialogar e pensar no futuro.
não se esqueçam...após a primeira pedra ser lançada os edificios ficam por anos e anos.
para acabar gostava também de me disponibilizar para,se assim o acharem, poder dar alguns conselhos sobre a recuperação do teatro. tenho passad por muitos teatro em todo o mundo acompanhando todas as recuperações e novas construções. acho que a fazer obras o teatro tem que ser mais adaptado aos dias de hoje e ser pensado em forma de auditório, abolindo a barreira entre publico e cena ( hoje em dia nenhum teatro deixa palcos elevados e plateias com pouco declive porque tal facto nao permite ver as 3 dimensões da cena, a profundidade dos palcos ).
a recuperação do cine teatro são pedro em alcanena padece desse erro, manteve as dimensões antigas o que anula a visibilidade dos espectadores sentados até à 4 fila...
não me alongo mais em questões técnicas mas como é óbvio fico entusiasmado que existam pessoas que acreditam neste tipo de projectos....eu acredito!
um grande bem haja
Tiago Guedes

PM disse...

Obrigado Tiago pelo teu comentário.
Certo ou errado, pelo menos demonstraste que em Minde não há só anónimos.

Tiago Guedes disse...

obrigado pedro
tenho de factos problemas com o anonimato quando o que se deseja é o melhor para a comunidade e todas as vezes e contributos com cara são necessários.
até breve
tiago

Anónimo disse...

ola a todos os charais.

Gostaria de fazer uma pergunta.
Qual e entao o progecto da Casa do Povo de Minde é a Casa da Cultura de Minde segue citaçao publicada vossa de 4-09-2009 . "direcção da Casa do Povo de Minde tem um projecto audacioso para ampliação e reforma total" ou o projecto que esta na publicaçao do dia 01-09-2009 segue sitaçao " A CPM pretende colocar o cine-teatro ao serviço de Minde e de todas as colectividaes, tornando-o num espaço vivo, " pelo que estou a ver e local e mesmo e sao 2 projectos diferentes em qual ficamos? e ja agora e for a casa da cultura de Minde mais umas escolas a baixo?
Posso estar errado mas ja agora explicam-se o que querem.

JDCF

PM disse...

A Casa do Povo de Minde, tem um projecto datado já de alguns anos (não sei precisar) para remodelar o Cine-Teatro, que é o projecto referido no post mais abaixo.

O NOVO RUMO, sabendo desse projecto e do projecto das Eiras, está a sugerir que se combinem os dois numa só obra com alguns serviços comuns e integrados, acoplando a edificação das sedes CAORG e SMM ao Cine-Teatro. Simples de entender, parece-me a mim, e que julgo estar explicado no blog do NOVO RUMO.

E já agora, embora existam pessoas comuns, a CPM é uma coisa e o NOVO RUMO é outra. Tal como as colectividades CAORG, SMM, VFCM, BVM, etc, têm, e alguns sempre tiveram, dirigentes em listas e lugares políticos de alguns partidos.

lapin disse...

muito bonito mas só p/2050