17 setembro, 2009

O Minderico no site ICA 2009


No site ICA 2009, da candidatura Idependentes pelo Concelho de Alcanena, no ítem FREGUESIAS, optaram por apresentar uma pequena descrição das freguesias e uma foto do candidado, em deterimento da composição das listas candidatas, que julgo que é para isso que servem estes sites de apresentação de candidaturas.
Descrições que julgo desnecessárias visto que são integralmente decalcadas do site oficial da Câmara Municipal de Alcanena, mas esta é uma mera opinião pessoal.

Sobre a Junta de Freguesia de Minde poderá ler-se:
(...) "Uma das maiores riquezas desta freguesia é a sua etnografia, que apresenta grande variedade e complexidade, com forte expressão, e o calão minderico, ainda actual, o que é sinónimo de uma intensa e longa vida comunitária. Crê-se que a freguesia de Minde surgiu a partir de uma ermida de invocação de Nossa Senhora dos Cerejais."

Acho que já é altura de explicar a esses senhores e ao actual e candidato presidente da JFM, que em Minde existe um projecto com fundos internacionais para revitalizar e tentar elevar o Minderico à categoria de Língua Oficial, pelo que a utilização da expressão "calão minderico" é totalmente nefasta para estes objectivos.

14 comentários:

Anónimo disse...

Estão admirados porquê ?
Acaso esperam alguma "novidade" deste sujeito ?

O ignorância sobre Minde é tão grande que até pôs á venda o coval do Conego Feliciano da Assunção.

Felizmente que houve pessoas com memória que se indignaram e o "obrigaram" a recuar na decisão

Anónimo disse...

Os nomes dos candidatos doa icas são secretos. Não querem que se saiba que a maioria não é de Minde. Como não nada para apresentar vão ao site da cambra e copiam aquilo que todos já sabem há décadas

Anónimo disse...

Haja o que houver o Calao Minderico ira ser sempre o Calao Minderico!!

Nao me venham agora com conversas destas. o desespero deste novo rumo é tanto que ja qualquer coisa serve para dizerem mal, mesmo o que está correcto.

Voces dao vontade de rir!

PM disse...

Para alguns talvez seja assim.
Mas será essa a conversa do ICA quando diz que quer apoiar o projecto e esforço da equipa da Drª Vera Ferreira?

PM disse...

Desespero do NOVO RUMO?
Este post foi assinado por mim (eu assino, ao invés de V. Exª) e não por qualquer Movimento Político.

E o NOVO RUMO não anda desesperado por nada. Apenas se constitui como alternativa para a JFM. Os eleitores que decidam.

Desespero vejo muito, mas é de alguns que andam com medo de largar a cadeira do poder. Porque será tanta aflição?

wolfinho disse...

Por falar em Minderico, viram ontem a Qaudratura do Circulo?

A introdução do Pacheco Pereira em Minderico foi muito interessante. Isto sim é que deve ser noticia.

lf disse...

Eu acho que não divulgam lista porque realmente ninguem apoia o actual presidente........

Vera Ferreira disse...

Nunca ninguém afirmou que o minderico alguma vez deixaria de ser "calão minderico" dado que para muitos mindericos esta é a designação natural da língua que falam e sem qualquer conotação negativa (da mesma forma que falamos em português ou inglês). Porém, quem pretende ir mais longe e tem consciência das conotações associadas ao termo "calão" evita por natureza e orgulho o termo "calão" usando para isso minderico ou melhor ainda "piação".

Anónimo disse...

o mal de muitos mindricos, e a dor de cotovelo, e gora coma crise bem se vê quem ainda sai a rua a rir. Os icas não são secretos mas sim CERTOS... e as carinhas são de Minde meu caro...Errar todos erram, alguns a unica coisa que sabem fazer é criticar, mas sabe deus a ignorancia talvez seja de que critica e nao daqueles que tentam fazer algo por minde. Em breve acaba-se tudo em Minde...e porque??? tudo por falta de união e por muita dor de cotovelo....

PM disse...

Concordo com tudo o que diz o ANÓNIMO anterior, excepto em duas frases que eliminaria do texto:

"Os icas não são secretos mas sim CERTOS..."

(...)"Em breve acaba-se tudo em Minde..."

Esta última é de um pessimismo, quase mórbito.
Minde tem 850 anos e não acaba assim dum momento para o outro. Minde tem o futuro pela frente. e o futuro é sempre a maior riqueza.
O futuro, planeia-se, constrói-se e sucede. E muitas vezes a crítica pode ser uma mais valia pare se pensar no tal futuro que todos queremos. Um futuro mais colorido, mais... tudo mais!!!

Anónimo disse...

Caro Amigo

Esse péssimismo, é a pura das verdades, começando nas festas de agosto....que até os nossos vizinhos covão e vale alto, fazem algo em grande,e tb são eles que mais contribuem para o nosso crescimento ja que os de minde em ves de comprar cá compram fora. E adianto-lhe que se o Futuro tão risonho que projectas para minde não seja como aquele que tiveste a uns tempos atrás no JB EX Dom Papagaio.........

Anónimo disse...

Carros amigos concordo plenamente com o anonimo anterior quando diz que o vale alto e covão do coelho o que fazem é em grande poi por vezes ou quase sempre querem nos fazer pequenos. Minde uma villa tão grande poderia fazer muito mais todos tem direito a sua opinião mas dando a minha a certos comentarios que poderiam guardar para vós,como ingnorantes e outros a lista não era nem nunca foi segredo eu dei a cara e os meus colegas tanbem por uma causa em que acreditamos e nada mais tenho a acresentar.Os meus comprimentos a todos V.A.C

Anónimo disse...

Podem dizer-me onde é que a lista está publicada?

Anónimo disse...

A curiosidade matou o gato.... Vão a sede do ICA e ja se lá ve a foto dos candidatos...