17 setembro, 2009

Festival de Folclore no Covão do Coelho


No passado dia 12, Sábado, realizou-se no Covão do Coelho, na antiga fábrica do sr. Manuel Teodoro, uma exibição de ranchos e múdica folclórica.
Eu fui lá jantar e gostei. Comi bem e barato, e ainda assisti a uns bons números de dança e música tradicional.

Quem também não faltou foi toda a classe política, de todos os partidos, que se preparavam para mais uns pontinhos no campeonato do frango assado, mas tiveram azar. Não havia frango.
Pena foi que também não tivesse este evento sido mais divulgado, pois só com a transmissão "de boca" estas notícias não chegam longe.

O Rancho Folclórico do Covão do Coelho já merece um pouco mais do que estas visitas em alturas de campanhas eleitorais.
São já 29 anos de trabalho em prol de prepetuação e divulgação da cultura da nossa freguesia, do nosso concelho. A par do rancho, da Goucharia, não existe mais nenhum no Concelho de Alcanena.
Têm um espólio de alfaias agrícolas e trajes antigos já muito respeitável e já mereciam mais do que a promessa, todos os quatro anos, de que agora è que vão ter uma sede.

Eu sugeria ainda mais:
Todos os anos se realiza um Festival Internacional de Folclore em Alcanena, cujo êxito e assistência têm sido muito relativos. Não seria mais lógico (e com maior adesão) que esse festival fosse transferido para os locais certos, ou seja onde há raízes e admiradores desse género de dança e música, e onde os ranchos participassem na organização e pudessem fazer intercâmbio com os ranchos internacionais convidados?
Em Alcanena esse Festival Internacional não aquece nem arrefece, mas se fosse realizado no Covão do Coelho, estou certo que daria uma outra reputação ao rancho local e uma divulgação e dinamização muito interessante ao Covão do Coelho, e, possívelmenmte os gastos com a organização do evento até seriam menores.
São ideias... mas, não são descabidas de todo!!!



10 comentários:

Anónimo disse...

Isto com o novo rumo é tudo em grande. Festivais, centros culturais, etc. Por este andar no proximo ano temos uma festa do Avante do novo rumo em Minde! E porque nao utilizarem a pedreira para o festival!

PM disse...

Tem algum complexo contra as COISAS EM GRANDE? Ou prefere tudo em pequeno?
Essa da pedreira para um festival até que não é má ideia.

Já agora, volto a repetir-lhe aquilo que já lhe respondi num comentário anterior:
Este é um post assinado por mim, não pelo NOVO RUMO, e o Minde-Online já existe muito antes do NOVO RUMO.
Já escrevo, e ASSINO, há muito tempo.

Anónimo disse...

DETECTIVE A TRABALHAR

Já consegui mais ou menos filtrar
os que estão incomodados com o novo rumo a todo o momento dou notícias.mas dou mesmo.pf comente-me.

e o burro sou eu? disse...

Festival nas pedreiras? Fixe. É que vai ser curtir.

PM disse...

Caro detective,
Todos sabemos quem anda incomodado com o NOVO RUMO. Não é preciso muitas identificações.
Mas já que descobriu uma nova técnia, faça favor.

Anónimo disse...

Tenho d vir ao Minde online para ver algo de positivo sobre o Covão, é que no blog do Covão já só se lava roupa suja, nem sobre o festival falaram. O sr. Luis Filipe que só levanta lebres "incendiadas" e tira fotos do ringue, poderia perfeitamente fazer algo de ùtil e junto das comissôes e rancho informar-se sobre algumas questões que tanta polémica têm dado.
Ficaria-lhe muito bem pois até faz parte de uma lista para a camara.
Ass. Um covanito desiludido

Anónimo disse...

Ele não pode fazer isso porque anda a mando de outros com objectivos bem definidos...
É a política, meu caro...

v.a disse...

Esse filipe afinal quem é ???
pelo que tenho lido deve ser um fustrado que é contra tudo e todos , aliás só tenho reparado que de bom e de útil ele não diz nada , e vai candidato por quem ???

Anónimo disse...

eu gostava do de fazer aki um pekeno reparo. nao é k ligue muito á politica.. mas gostava so de perguntar ao anonimo do primeiro post, o que é k esta noticia tem a ver com o NOVO RUMO??? desculpem a minha ignorancia, sera por terem escrito "Eu sugeria ainda mais:" será que agora nao se pode sugerir? .. ou sera por se realizar na zona onde é realizada a maior festa do concelho? ..

CD disse...

O que eu não percebo mesmo é porque é que no blog do ccoelho só se lava roupa suja?! E já agora que o post é referente ao RANCHO FOLCOLORICO DO COVAO DO COELHO... Prabéns pelo trabalho árduo que têm em dar a conhecer a nossa terra! Um BEM HAJA a todos os elementos e continuem assim!