17 setembro, 2009

Centro de Apoio das A. Espeleológicas do Covão do Feto




No Paasado dia 12 foram inauguradas no Covão do Feto, pelo vice-presidente da CMA Eduardo Marcelino, as novas instalações do SPECOFET - Centro de Apoio das Actividades Espeleológicas do Covão do Feto.
As instalações deste núcleo da SPE - Sociedade Portuguesa de Espeleologia tiveram origem na recuperação das antigas escolas e as obras foram comparticipadas pelo CMA e SPE. O presidente e vice-presidente deste núcleo de espeleologia são os mindericos Luis Miguel Lopes e João Manuel Henriques.

Recorde-se que a Sociedade Poruguesa de Espeleologia, instituição com mais de 60 anos de actividade na exploração e estudo de grutas, tinha uma Delegação em Minde, e que no site oficial ainda é referida a morada de Largo Justino Guedes, 31.
Esta morada já não existe, pois refere-se às antigas escolas do Largo das Eiras, que já foram demolidas há quatro anos.

Segundo os dirigentes desta delegação, que deixará de ser de Minde e passará a ser do Covão do Feto, na época demoliram o edificio (escolas) onde estava instalada a sede, sem ninguém lhes sequer ter comunicado nada, tendo inclusivé desaparecido algum equipamento e espólio da associação.
Para remediar a situação e silenciar os protestos da Associação, a CMA propôs que a delegação passasse para Alcanena para umas instalações que lhes eram cedidas. A Delegação de Minde recusou, alegando que Alcanena era uma localidade fora do contexto de locais exploratórios.
A solução encontrada foi agora estas extintas escolas no Covão do Feto e assim se perdeu a oportunidade de manter o núcleo em Minde, sendo que possivelmente esta delegação passará a ostentar o nome de Delegação do Covão do Feto em deterimento de Delegação de Minde, visto que esta povoação nem sequer pertence à nossa freguesia.

E assim lá se foi mais um "património" da nossa terra.



8 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que de há uns meses a esta parte é sempre o vereador MARCELINO que vai a todos, inaugura tudo, recebe colectividades, etc.?

Mas onde é que anda o Presidente da Câmara? O mandato não acaba só nas eleições, em 11 de Outubro de 2009? Ou acabou efectivamente a meio de 2008?

O que é que se anda a passar aqui?

Anónimo disse...

Já foi á quatro anos mas se bem me lembro foi o pardal o super candidato que mandou demolir as escolas sem sequer houvir o povo de Minde ou a SPE, pelo menos para poder retirar todo material que ali ficou enterrado, mas foi a CMA que se preocupou em arranjar solução para este problema, e assim perdemos uma mais valia para a terra.
Agora vêem novamente eleições, e como o povo come muito queijo vai cair na mesma asneira, e o burro sou eu!!!!

Anónimo disse...

Votem no perdal outra vez pode ser que resolva agora alguns dos problemas criados no seu mandato, ou não!!!!

Anónimo disse...

Obviamente que o ICA nada tem e ver com isto.

Anónimo disse...

O Pires deitou as escolas abaixo e os ICAS não sabiam de nada?
Foi o Azevedo que deu a ordem com o JJ numa jantarada daquelas com muitos copos que eles acusam os outros de fazer e agora empurram para o Pires. Tenham decência!!
O Pires tem a sua cota de culpa mas quem mandou foi a Câmara.
Se assim não fosse porquê é que não puseram um processo ao Pires por demolir um edifício da câmara?
Correu mal e ao fim de 4 anos culpam o Pires?
Tenham vergonha e assumam o que fizeram.

E que grande solução a câmara arranjou. Queriam é que a SPE fosse para Alcanena. Não sejam líricos, que lhes fica mal e o povo não é cego.

e o burro sou eu? disse...

Toma lá que já almoçaste.
Afinal o burro é mesmo o anónimo que diz que o povo come muito queijo.

Anónimo disse...

Se o pardal fosse honesto e amigo de Minde mesmo com ordem de alguém, antes de fazer um burrada destas perguntava a opnião da população, isto entre outras asneiras que ainda estão em trinunal por resolver.

Anónimo disse...

Então quem é que mandou deitar abaixo a casa na curva á entrada do Covão?então não foi o Pires? eu é que não fui e essa pessoa com bastanta dificuldade etá a pagar renda aonde ela estava naquilo que era dela :ele já se preocupou com essa senhora?não pois não.