05 novembro, 2008

Obama é o novo Presidente dos Estados Unidos



A CNN acabou de anunciar que Barack Obama vai ser eleito o 44.º Presidente dos Estados Unidos. Segundo as últimas projecções do canal de televisão norte-americano, o candidato democrata conta já com 338 votos no colégio eleitoral, contra 155 de John McCain (são necessários 270 para vencer).

O senador do Ilinois chega aos 47 anos à chefia da maior economia do mundo, após uma campanha eleitoral onde era considerado o grande favorito para vencer nos Estados ganhos pelo democrata John Kerry em 2004.

Os democratas alargaram ainda as suas maiorias tanto no Senado como na Câmara dos Representantes.
Um número recorde de eleitores compareceu nas urnas, apesar da chuva e das longas filas de espera, numa eleição dominada pelo que pode ser a pior crise económica dos últimos 80 anos e quando o país ainda trava duas guerras, no Afeganistão e no Iraque.

O senador do Illinois toma posse a 20 de Janeiro como Presidente dos EUA, 145 anos depois de Abraham Lincoln abolir a escravatura.

Barack Obama ganhou notoriedade política há quatro anos quando realizou o discurso de abertura da convenção nacional democrata, quando John Kerry concorria à presidência.

Entre as principais promessas do novo Presidente dos EUA estão a retirada das tropas norte-americanas do Iraque nos próximos 16 meses, o início do diálogo com o conjunto de países que George W. Bush apelidou de "eixo do mal", as reformas do sistema de saúde norte-americano e o apoio aos mais desfavorecidos nas suas políticas fiscais.
Publicado no "EXPRESSO"



Sem comentários: