24 março, 2008

Oposição de Alcanena classifica Museu do Território como projecto utópico

O município de Alcanena quer criar uma rede de museus no concelho, um projecto já em implantação com a construção do Museu do Curtume nos antigos celeiros da EPAC na sede de concelho. O projecto foi apresentado em reunião extraordinária da assembleia municipal, no dia 13 de Março, por Daniel Café, chefe de gabinete da presidência. O objectivo é criar um Museu do Território de Alcanena, descentralizado e polinucleado, distribuído por vários pontos do concelho, no qual se inserem os museus do Curtume e Roque Gameiro (em Minde), já em construção. No total, o projecto tem um custo estimado em cerca de 4 milhões de euros, em que a maior fatia será aplicada no Museu do Curtume (1 milhão e 850 mil euros).

Do plano apresentado consta a criação de uma rede de 13 espaços culturais:
(Museu do Curtume (Alcanena), Museu do Curtume (pólo da Gouxaria), Museu da Comunidade (Minde), Museu Roque Gameiro (Minde), Museu Rural e Etnográfico (Espinheiro),
Museu da Boneca (Alcanena), Lagar Museu (Malhou), Moinho Típico (Malhou), Eco Museu (Serra de Santo António), Museu da Vela e da Vassoura (Monsanto),
Museu do Traje Tradicional (Gouxaria), Núcleo de Arqueologia (Moitas Venda),
Museu de Arte Contemporânea (Alcanena) e Carsoscópio (Olhos de Água)), sendo que alguns dos espaços já existem.

As bancadas da oposição (PS e PSD) classificaram a sessão extraordinária da assembleia de “vazia” por em nada esclarecer sobre os reais investimentos por parte da câmara no Museu do Curtume, sem qualquer garantia até ao momento de que o projecto possa ser financiado pelo POC – Programa Operacional de Cultura. Ana Cláudia Coelho (PSD) acusa a autarquia de “falta de rigor” nos projectos, por “falta de estudos sociológicos” e por aumentar as responsabilidades financeiras para futuros executivos.

O PS considerou uma “seca” as cerca de duas horas em que se expôs o projecto, classificando-o como “utópico” e “nada esclarecedor”. Óscar Pires (PS), também dirigente da Associação Cultural e Ambiental Covaltas, da Serra de Santo António, coloca em causa a rentabilidade ao nível de visitas turísticas à rede de museus, considerando mais pertinente começar por valorizar-se o que existe.

O vice-presidente da Câmara de Alcanena, Eduardo Marcelino (ICA), garante que os projectos culturais, incluindo o Museu do Curtume, são “riscos calculados” pela autarquia e que “gastar em cultura é investir para o futuro do concelho e da população”.

Retirado do Jornal «O Mirante»

2 comentários:

Anónimo disse...

Utópico?
Vão lá perguntar ao Dr. Daniel Café que, segundo consta, vai ser o conservador do museu!
E perguntem também aos indigitados para ocuparem os 10 (dez) postos de trabalho a criar com o museu!
É fartar vilanagem!
Se eu fosse autarca deste executivo tinha vergonha de sair à rua.
Oportunistas!

Anónimo disse...

Talvez um pouco atrasada no comentário, mas não posso deixar de dizer que estou estupfactada com tal noticia. Absulotamente estarrecida.

Para já devo dizer, que a atribuição do lugar de conservador de um museu, respeita regras e decretos de lei (q se necessario posso indicar), bem como toda a orgânica de funcionamento de um museu respeita e obedece a regras,que por incrivel que pareça são respeitadas.
Depois já que falamos de museus....alguem faz ideia se este projecto vai estar incluido na rede nacional de museus???? é que se não estiver,não vai existir um centimo do estado (ministério da cultura e do novo IPCM).

Eu quero acreditar que isto é algum engano daqueles muito graves e que isto não vai acontecer.

è que eu até ando envolvida nisto dos museus e pergunto me se quem elaborou este projecto alguma vez entrou nos grandes museus deste país, sejam eles estatais ou privados.

Pelo menos por o que li, quem fez este projecto sabe tanto de museus como os ICAS de gorverno, ou seja NADA!!!!!