Como já anunciou o JMQ, amanhã realizar-se-á uma Assembleia Municipal Extraordinária, solicitada pela oposição, para discutir o projecto Museu Territorial que consta do ultra secreto plano de acção operacional designado por ALCANENA 2013.
Apesar do Presitente da CMA afirmar que este projecto já está em implantação, este é tão secreto que nem mesmo os Vereadores sabem do que se trata.
Mas afinal, o que é isto do Museu Territorial ?
O JMQ escreveu em 14-12-07, no Minde-Online:
MUSEU DO TERRITÓRIO
Quem disse que o Plano de Acção Operacional ALCANENA 2013 era um mero conjunto de intenções?
Tem aspectos bem concretos. Com a diminuição da actividade industrial no concelho e consequente diminuição da população activa, vai-se de transformar o concelho de Alcanena num enorme...museu! Olhem só para esta pérola:
«Com a criação de uma rede museológica em Alcanena – Museu do Território –, pretende-se potenciar o desenvolvimento de uma rede integra capaz de articular os vários núcleos/espaços museológicos existentes ou a criar no concelho de Alcanena. Propõe-se, para o efeito, a seguinte rede:
- Museu do Curtume (Alcanena),
- Museu do Curtume (pólo da Gouxaria),
- Museu da Comunidade (Minde),
- Museu Roque Gameiro (Minde),
- Museu Rural e Etnográfico (Espinheiro),
- Museu da Boneca (Alcanena),
- Lagar Museu (Malhou),
- Moinho Típico (Malhou),
- Eco Museu (Serra de Santo António),
- Museu da Vela e da Vassoura (Monsanto),
- Museu do Traje Tradicional (Gouxaria),
- Núcleo de Arqueologia (Moitas Venda),
- Museu de Arte Contemporânea (Alcanena) e
- Carsoscópio (Olhos de Água).»
Um projecto com um custo previsto de 4 (quatro) milhões de euros...dos quais um milhão e 850 mil serão para o Museu do Curtume (quase metade!) Isto para ser implementado até ao ano de 2010 (2009 para o Museu do Curtume).
Depois é descrito o Museu do Têxtil para Minde (que não pertence à rede do Museu do Território ou então teremos uma errata - onde se lê Museu da Comunidade, leia-se Museu do Têxtil) com um custo estimado de um milhão e 880 mil euros, mas já a fazer entre 2009 a 2010.
(...)
Ler texto completo AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário