27 março, 2008

Minde viveu durante sete dias num mundo de magia, alegria e juventude

Miguel foi um jovem que se destacou durante a 11ª edição do Jamboree organizado pela Associação de Basquetebol da Ilha Terceira (ABIT). O jovem, que vive numa instituição daquela cidade açoriana, foi considerado na altura o “Rato Queru”, título que define o jovem mais alegre e expressivo de todos os jamborees. O Comité Nacional de Mini Basquete (CNBM) convidou-o a participar no Jamboree de Minde, a ABIT assumiu a despesa da deslocação, e a presença dele foi bem notada pela positiva na pequena vila do concelho de Alcanena.

Para o Miguel e para todos os restantes 71 jovens e 18 adultos, que participaram na 13ª edição do Jamboree organizado pelo Vitória Mindense, que decorreu entre 14 e 21 de Março, em Minde, foi uma experiência memorável.

“O que mais gostei foi do convívio e dos amigos que fiz aqui em Minde. Tive algum receio da viagem de avião. Mas depois adorei a vila e as pessoas da vila, diverti-me a ouvir falar o calão mindrico, é fantástico”, disse o Miguel entre brincadeiras próprias da sua idade de 12 anos.

Mariana Silva, veio de Monção e mais tímida do que o Miguel, disse que “foi a primeira vez que participei, fiquei fã, senti saudade dos meus pais, mas o convívio e a amizade dos meus amigos, dos monitores e das pessoas de Minde, conseguiram fazer passar a nostalgia da saudade”, disse com timidez.

Já mais refeita e faladora Mariana disse-nos mais tarde que a visita ao Carsoscópio – Centro de Ciência Viva do Alviela, “foi para mim a melhor, é tudo muito bonito e importante. Mas tive pena de não fazermos mais visitas, o tempo não deixou”, disse com alegria.

O Jamboree Nacional de Mini Basquete (encontro de jovens basquetebolistas) é a verdadeira “jóia da coroa” dos eventos promovidos pelo Comité Nacional de Mini Basquetebol, (CNMB), dedicados aos mais jovens jogadores de basquetebol.

Esta XIII edição foi abraçado pelo Vitória Mindense, que desde a inauguração do pavilhão no seu complexo desportivo, se dedicou ao desenvolvimento do minibasquete principalmente entre as jovens do sexo feminino.

Segundo o presidente do clube, Miguel Fernandes, não foi uma tarefa fácil, mas “foi uma iniciativa que abraçamos com determinação e nesta altura de encerramento sentimos um grande orgulho pela forma como tudo decorreu”.

O evento reuniu 72 jovens e 18 adultos em Minde. O programa, dos mais ricos de sempre, foi muito para além do minibásquete e da famosa Gala a encerrar o evento. O tempo não ajudou, mas mesmo assim ainda deu para uma visita ao “ex-libris” do concelho de Alcanena, o Carsoscópio – Centro de Ciência Viva do Alviela e uma outra visita à “Grutas de Santo António.



Ler mais in "Vitória M"

Sem comentários: