13 novembro, 2007

Paracópios pelo engenho!

Caros charales, carranchanos e covanos,

cópios planetas a todos os que são António Forno pelo Ninhou e pela sua piação. Muitos paracópios por este engenho que permite piar a modeia e sobre a piação através da tece-tece. Já fazia muita ardença uma baiuca como esta. VAMOS JORDA-LA para não deixar a piação encolher os mirantes!

Mirantei a borboleta no jardim de Camões, na terruja a duas das da póvoa do Casal Médio de Cima mas engenho agora na classe ancha do Touquim, na terruja das babosas do país dos marcos, e acima de tudo sou António Forno pela Piação.

O meu engenho com a piação ao nível da classe ancha do Touquim começou no planeta ancho de 2001 e desde aí tenho jordado as gâmbias ao engenho para não deixar a piação escadeirar e para a tirar do irmão do Quiqui. Eu penetro que já são muito teodorinhos os charales que ainda piam à modeia e penetram a piação; os terraiozinhos (os chararales do que há-de vir) já só dão ao badalo na piação do Camões, o que é muito didi para a piação.

Para mim a piação além de muito cópia é como uma herança de videira não só para o Ninhou como para todo o jardim de Camões e por isso tem de ser engenhada com detalhe.

Não devemos ter vergonha de dar ao badalo na piação porque ela não é ferro velho e não é mais didi que a piação do Camões. Fazia ardença uma do bandarra por sesta, por exemplo, a piar à modeia na classe do Touquim no Ninhou - talvez no que há-de vir!

Jordemo-nos então agora para fazer desta baiuca uma classe do Touquim da tece-tece para todos que queiram penetrar a piação. Jordo-vos a minha ajuda e a disponibilidade para ser a vossa Touquim com o que penetro.

Sou vila franca pelo engenho dos charales.
Fredericos de cópia maqueda e um cruzeiro a todos.
Vera Ferreira

Consegue traduzir ?
Vera Ferreira reside em Munique, é uma estudiosa e apaixonada pelo Calão Minderico, e mais entendida no assunto do que a maioria de nós.
Abriu o tema Calão Minderico no Fórum de Minde com este texto, e para bem deste nosso linguajar, seria muito interessante que existisse uma certa interactividade entre a Vera e a comunidade local.
A conversa está aberta no
Forum Minde »»» e a Vera está à espera de respostas.

VERA FERREIRA
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1999); doutoranda de Linguística Geral na Universidade de Munique, Alemanha; bolseira de investigação científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

As suas principais áreas de investigação são Linguística Portuguesa, Linguística Cognitiva, Tipologia Cognitiva, Linguística de Corpora, Psicolinguística e Variação Linguística / Dialectologia. Além do estudo do Português, está a elaborar um trabalho pioneiro acerca do “Minderico” (Minde).
Web Site: "In Devir" »»»

2 comentários:

PM disse...

Ninguém jorda piação? Vamos a dar ao badalo.
Ou intimidarsm-se com o currículum da Vera. A Vera é fixe !!

Vamos lá a piar no FORUM DE MINDE

Vera Ferreira disse...

Se não penetrarem o que gambiei na do pinto lopes, eu posso jordar a zegrega para a piação do Camões e assim começamos a primeira da classe do Touquim aqui nesta baiuca. Para isso precisamos de charales e covanos que sejam antónio forno e queiram aprender a penetrar a piação do Ninhou.