08 novembro, 2007

Mais Torres Novas



Enquanto uns estão adormecidos e se refugiam na palavra "crise", em Torres Novas o mote continua a ser crescimento e projectar o futuro.

Encomendado há mais de dois anos, o Plano Estratégico para o Concelho de Torres Novas foi finalmente apresentado ao executivo camarário torrejano, a 24 de Outubro, numa reunião à porta fechada. As vertentes empresarial e cultural são os pontos fortes que o plano aponta para o desenvolvimento futuro do concelho.

Tal como os vereadores da oposição foram afirmando ao longo dos anos em que se aguardava a apresentação do plano estratégico de actuação no concelho até 2015, as novidade acabaram por não ser muitas.
O projecto foi denominado “Torres Novas.PT – Uma Ponte para Todos” e engloba já o Turris XXI – Cidade Criativa, que a Câmara já tornou público há uns meses. Com apoios comunitários, o plano estará assente na competitividade, criatividade e investigação.

Ao nível empresarial, irá aproveitar-se a localização do concelho por estar “encostado” a A1 e A23 com a criação da “Porta Norte – Plataforma Logística e Empresarial do Médio Tejo”, na Zibreira, em parceria com o município de Alcanena, com apoios comunitários, num investimento avaliado para Torres Novas em um milhão e cinquenta mil euros.



O Geriparque – Parque de Negócios de Torres Novas, que se tem mantido estagnado, é apontado como factor de desenvolvimento, contando com uma área de 300 mil metros quadrados para a instalação de empresas de áreas diversas.
A zona industrial do norte do concelho está também prevista neste plano como forma de dar azo às ambições dos empresários de sucatas do Outeiro.

Tal como o presidente da autarquia anunciou na última reunião pública, ao nível das acessibilidades internas da cidade, a estrada do Alvorão, Avenida do Bom Amor, e troço desde a rotunda do Torreshopping até à zona das Quebradas deverá ser requalificada com quatro faixas de rodagem e palmeiras. Será ainda contemplada uma ligação entre a A23 e o TVT, em Riachos, também por uma via com quatro faixas e separador central.

O plano aponta ainda para a criação de uma unidade de cuidados continuados para internamento e acompanhamento de doentes que necessitem de cuidados especiais.
O município, de acordo com o estudo de Augusto Mateus e Associados, deverá construir de raíz de cinco centros escolares e a remodelação de quatro, um investimento orçado em 4 milhões 270 mil euros.
A limpeza do leito do Rio Almonda, a ampliação do Jardim das Rosas, remodelação do Convento do Carmo, da Praça 5 de Outubro e do Largo General Baracho e a criação da Mata dos Mesiões (que será um investimento de dois milhões de euros) são outras intervenções a ponderar pela Câmara e que o estudo recomenda.
O sector das águas e saneamento poderá ser também alvo de intervenções. A Câmara poderá ainda investir num Centro de Acolhimento Temporário para crianças em risco em oito anos.

in "EntreCidades"

8 comentários:

Anónimo disse...

E por cá (AlcaLENA) nem uma pista para parapente são capazes de planear e executar!!!!!

Volta Carlos Cunha, que estás perdoado!

Mais valia um Carlos Cunha a pensar mesmo a dormir que estes 5 xupistas que governam a Câmara a "pinçar"

Ah ganda PSD de Alcanena que elegeram os ICAS - agora aturem-nos, como diria o outro!

Tratem mas é de entregar o PSD ao Dr. Carlos Malaca - esse sabe PENSAR! E a Drª Ana Cláudia que agora anda a
fazer "diagnósticos" dedique a sua ânsia de poder a outro "metier", já que para a política vale ZERO!

Vítor Manuel Coelho da Silva

Anónimo disse...

Quem é este senhor que atribui as culpas do concelho ao PSD, em vez de ser aos ICAS (que já apoiou e que não lhe devem ter dado de "mamar") e que diz que o Cunha deve voltar e que a culpa do concelho estar como está é da única vereadora que informa os municipes e faz propostas (ao contrário dos restantes - que por lá estão ou passaram e fugiram para parte incerta)??

Faça um favor ao concelho e ao ciberespaço de não ofender os que trabalham e junte-se ao espirito que invoca (Carlos Malaca... o nome diz-me alguma coisa, mas não me lembro o quê) e fiquem a pensar no mesmo sitio... na penumbra dos inoperantes!
O PSD não está na melhor forma, mas não precisa de coveiros inaptos...

Um militante PSD descontente com as criticas tolas de quem não faz nada pelo concelho a não ser criticar quem não tem poder para fazer...!

Anónimo disse...

- Venho só pedir que por favor deixem-se de politiquices da treta e resolvam os problemas da nossa autarquia, tomem iniciativas e não se esqueçam de projectar o concelho para um futuro, que já o deveria ter sido feito no passado, para que o concelho não fique um deserto cheio de (cadáveres monstruosos) pavilhões abandonados a cair de maduro.
-Peço encarecidamente aos autarcas que não se esqueçam que temos aí novas oportunidades da comunidade Europeia, mas para isso é preciso haver esses tais projectos e candidatarem-se, um abraço a todos os que lutam pelo desnvolvimento do nosso concelho de Alcanena

PM disse...

Se me é permitida uma opinião, não considero que tenha sido o PSD que tenha colocado o ICA no poder, mas sim toda a dita oposição que só se colocou no terreno 3 meses antes das eleições, como parece que irá acontecer nas próximas.

Pelo que tenho lido nas actas das reuniões, também acho injusto condenar a Dr. Ana Claudia, pois é das poucas que ainda vai intervindo e objectando.

Sobre os comentários anónimos, a m/opinião é sempre a mesma: Só se construirá alguma coisa quando não tivermos receio de dar a cara e assinar aquilo que dizemos e pensamos. Só assim as idéias podem ganhar alguma consistência.

Anónimo disse...

Bom....

Propostas para serem votadas, propostasssssss, mostrem a lista de propostas.

Queremos ver as propostas de todos os Vereadores para a Freguesia de Minde.

A mim não me interessam propostas do tipo "Conselho Municipal de Segurança". A segurança deve ser feita pelas Polícias.

A mim interessam-me propostas do tipo:

1 - PDM, como fazer na Freguesia de Minde

2 - Polo Industrial a Norte do Concelho

3 - Sede do Rancho Folclórico do Covão do Coelho

4 - Pista de Parapente

5 - Largo das Eiras

6 - Sede para o Vitória Mindense

7 - Sedes da Banda e do CAORG

8 - Variante a Minde

9 - Vale Alto - o quê? e como?

10 - etc, etc, etc

Isto são propostas - o resto são conversas da treta, meus caros anónimos :-)

Anónimo disse...

Para começar era bom que o pessoal fosse do concelho mas não... o presidente é de torres novas, etc...
Daí ir nascer essa zona do lado da Zibreira e Alcanena fica a ver navios.
Quanto ao sr. Azevedo não fica, pois ele mora em Torres Novas.

pois é...

Anónimo disse...

A Ana Claudia por acaso tambem é de Torres Novas

hihihi

Anónimo disse...

Mais uma prova.

A CMA tem de ser governada por pessoal to concelho. Pessoal que queira ver isto a crescer.

Não podem continuar a ser pessoas de fora.

Torres Novas esta a crescer à grande e Alcanena é o que se vê.

Agora até a base do intermarché vai sair, isto porque parece que mais uma vez a CMA não aprova a sua expansão.

Vai para onde?

para o outro lado da estrada...

Já é Torres Novas!

É triste.

Adérito