16 fevereiro, 2008

Os Escuteiros do Ninhou

Somos o Agrupamento de Escuteiros de Minde, com 4 anos de existência e de orgulho, pois ao longo do nosso percurso conseguimos implementar 3 secções de escuteiros.
Contamos já com 52 elementos, dirigidospor 9 chefes, e esperamos contar com muitos mais de hoje em diante.



A Primeira secção, os Lobitos, são formados por crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. Estão divididos em 2 bandos, e têm como chefe a Adílía Santos, ajudada por Simão Pedro, José Anacleto, Délia e Helena.
A Segunda secção é a dos Exploradores, cujos integrantes têm entre 10 e 14 anos. Existem 2 patrulhas chefiadas por Elsa Nogueira, auxiliada por Dulce Dias e Joana Patita.
A Terceira secção tem o nome de Pioneiros, e conta com jovens entreos 14 e os 17 anos. Divididos por 2 equipas, estes são chefiados por Mário Branco, que conta com a ajuda de Dulce Manha e Pedro Manha.

Os Escuteiros realizam actividades frequentemente, o que lhes permite desenvolver não só o espírito escutista, integrando o amor pela Natureza e a simplicidade. A última actividade realizada pelo Agrupamento foi o Acantonamento de Natal, que correu bastante bem.
Os Lobitos foram até ao Bairro ver as pegadas dos Dinossauros, e pernoitaram no Parrafão. Este tipo de actividades é bastante importante na idade dos lobitos, pois incute-lhes todos os ideais de uma vida escutista.
Os Exploradores rumaram a Pombal e pernoitaram em S. Simão Litém.
Os Pioneiros para a sua actividade de Natal escolheram como destino a Marinha Grande. Nos dias estipulados o grupo foi deixado na Borinhosa,perto da Marinha Grande e com a sua característica boa disposição o grupo dirigiu-se a pé para o parque do Tremelgo, onde construiu uma ponte Himalaia. Mais tarde, depois de terminada a prova da ponte, os Pioneiros continuaram o seu caminho e chegaram à sede dos escuteiros da Marinha Grande. Ainda no mesmo dia visitaram o Museu do Vidro e realizaram o habitual fogo de concelho. Depois do merecido descanso, acordaram com toda a sua energia, fizeram um jogo e foram à missa, e para terminar aquela que foi considerada uma fantástica actividade, nada melhor do que um almoço partilhado e uma avaliação de todo o Acantonamento, que se revelou bastante produtivo.



Como tudo na vida, existem objectivos, e os Escuteiros não são excepção. Com vista no futuro, o nosso grande objectivo desde ano é o Jamboree, uma actividade regional que conta com todos os Agrupamentos na nossa zona, e ainda com a presença de agrupamentos estrangeiros, o que é fantástico não só para a comunicação entre escutas, mas também para o aumento do conhecimento cultural das diferentes zonas do globo que se juntarão em Agosto para a grande actividade que é o Jamboree.
Os Escuteiros de Minde, in "Jornal de Minde"

Sem comentários: