04 fevereiro, 2008

Explosão em Minde faz dois feridos graves



Um incêndio, seguido de explosão, provocou ontem, ao final da tarde, dois feridos graves e assustou a freguesia de Minde, no concelho de Alcanena. Dois operários procediam a trabalhos de soldadura num veículo pesado, na central de camionagem local, quando as faúlhas atingiram o depósito de combustível, gerando a explosão. Os dois trabalhadores foram transportados de helicóptero para os hospitais de Santa Maria, em Lisboa, e da Universidade de Coimbra, onde permanecem nas respectivas unidades de queimados.

O acidente registou-se às 17.00. Várias pessoas encontravam-se na central de camionagem de Minde, localizada no Lugar do Covão do Coelho, quando se deu a explosão. Como afirmou ao DN uma testemunha, "só por sorte não ficou mais gente magoada". Os dois operários da empresa Wilson Transportes estavam a proceder à soldadura de uma zona da galera de um camião, tendo as faúlhas incandescentes atingido a área do depósito de combustível. Deu-se uma grande explosão e as chamas rapidamente alastraram ao tractor e a mais três outras viaturas pesadas que ali se encontravam estacionadas.

Os restantes trabalhadores que estavam na central saíram ilesos para o exterior, assustados e a pedir socorro.

Os dois homens feridos, um com 35 anos e outro com 40, sofreram queimaduras graves na face e nas vias respiratórias. De acordo com o porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) o socorro foi prestado de imediato. Os feridos foram assistidos no local por médicos do INEM, tendo sido também chamados os Bombeiros Voluntários de Minde. "Foram sedados, entubados e ventilados e depois transportados para os hospitais em dois helicópteros", salientou o mesmo responsável. O trabalhador de 35 anos está hospitalizado em Coimbra e o de 40 anos em Lisboa.

O fogo foi combatido pelos bombeiros e já depois de anoitecer era visível a coluna de fumo que saía da central, que se encontra inserida na zona industrial da freguesia. O projecto, ainda recente, é bastante contestado na localidade por não oferecer condições para atrair investidores e por ter um impacto visual bastante negativo.

Publicado in "Diário de Notícias"



COMENTÁRIO:
Um lamentável acidente que ocorreu no Sábado, no Covão do Coelho, e não na Zona Industrial de Minde, como refere o DN.
Foi notícia em rádios e TVs, e ouvi dizer que uma das vítimas não está muito bem. Fazemos votos para que tudo corra pelo melhor.

Curiosa é a apreciação final do jornalista sobre a Zona Industrial.

2 comentários:

Anónimo disse...

Resta esclarecer o seguinte:
nesta situação os bombeiros de Minde foram acionados para o local ás 16h39m sendo o primeiro ponto de situação dado ao CODU ( Centro de Orientação de Doentes Urgentes )cerca das 16h44m. Foram prestados de imediato os primeiros socorros ás vitimas, pelos socorristas das âmbulancias dos bombeiros de Minde. Devido á gravidade da situação foi também acionado para o local a VMER ( Viatura Médica Emergência e Reanimação ) de Santarém e dois meios aereos do INEM.

Sérgio Henriques
Bombeiro 1ª classe

Bruno Enes disse...

caros leitores, a partir de hoje já tá disponivel um blog que visa relatar toda a actividade dos bombeiros voluntários de minde, bem como todos os assuntos relacionados com bombeiros.

visitem: www.bvminde.blogspot.com