05 fevereiro, 2008

Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro



As do moinho da fonte da Classe de Mestre Migança
Neste novo ano 2008 que agora começa importa antes de mais, em nome da Instituição e dos sócios que representamos, agradecer a todas as entidades, empresas e pessoas, que de alguma forma apoiaram a Instituição durante o ano de 2007, contribuindo assim, para que o CAORG continue a desenvolver as suas actividades que envolvem actualmente cerca de 250 utentes (entre música, dança e Coro em Minde) e ministrando o ensino da música a mais de 1100 alunos do ensino básico nos Concelhos de Alcanena e Santarém.
Permitam-nos um agradecimento especial ao Conselho Económico da Igreja e ao Sr. Padre Albino pela cedência das instalações – Centro Paroquial, onde se desenvolvem todas estas actividades e também a todos os nossos 38 colaboradores (entre professores e administrativos) que têm colocado ao serviço da Instituição todo o seu melhor esforço e dedicação.
Depois de passado algum tempo, demasiado longo, vai finalmente abrir o atelier de Tecelagem (fabrico de mantas de lã, tecidas em tear manual). Será atingido, assim, um dos objectivos a que nos propusemos - preservar e transmitir os saberes e as técnicas da actividade tradicional mais emblemática de Minde.
Como todos podem constatar, caminham em bom ritmo, as obras de recuperação da Casa dos Açores e do jardim. Passados já 37 anos da abertura do Museu Roque Gameiro e 27 anos do seu encerramento, reaviva-se a esperança da sua próxima reabertura.

Registamos aqui, com agrado, algumas actuações públicas dos nossos alunos:
- 2 de Novembro – na Praça da Alegria – programa da TVI, onde actuou o nosso grupo de percussão Pulsar;
- 3 de Novembro – o mesmo grupo apresentou um espectáculo de 50 minutos, na sala principal do cinema São Jorge, em Lisboa;
- 19 de Dezembro – colaboração da Orquestra e do grupo Pulsar, na festa de Natal do Hospital de Torres Novas;
- 20 de Dezembro - o concerto de Natal, com a colaboração do Coro Polifónico do CAORG e onde os alunos, professores e demais colaboradores se empenharam na apresentação de um bom trabalho que o muito público, aplaudiu com carinho.
- 19 de Janeiro – participação da Orquestra Molto Vivacce na festa em honra de São Sebastião e Santo António;
- 20 de Janeiro – concerto pela Orquestra Molto Vivacce, realizado no Cine-Teatro de Rio Maior.

Concerto - Orquestra Molto Vivacce
2 de Março de 2008 – 17h - Sala dos Espelhos – Palácio Foz – Lisboa

A orquestra Molto Vivacce, formada pelos alunos das classes mais avançadas do nosso Conservatório de Música, foi convidada a realizar um concerto no Palácio Foz, em Lisboa, no próximo dia 2 de Março pelas 17h.

Programa:
- 1º parte (17h) – Concerto de Música de Câmara: Nuno Inácio – flauta e Paulo Pacheco – piano ( professores no nosso Conservatório);
- 2ª parte (18h) – Orquestra Molto Vivacce – dirigida pelo Prof. Hélder Gonçalves

Aproveitamos para convidar todos os nossos conterrâneos e amigos a acompanharem os nossos professores e alunos. As entradas são livres.

Xarales do Ninhou que engenham no Casal Grande, jordem ao jão de penhas para esta baiuca cópia, onde os covanos da Classe de Mestre Migança, jordam uma do André cópia, que também serve para amuntassar o Ninhou.

A Direcção do CAORG
(Artigo publicado no Jornal de Minde, ed. JAN 2008))

Sem comentários: