15 novembro, 2007

Voar em Minde



"À semelhança de muitos outros locais de voo, Minde tem características muito próprias para a prática de voo livre. A direcção de voo é Nordeste, tem uma vertente bastante íngreme e um desnível com cerca de 300 m. À direita da descolagem (cerca de 2 km) existe um enorme “venturi”, podemos chamar-lhe a porta de ligação às planícies ribatejanas e alentejanas.
Quando a direcção do vento está de Este o mesmo é canalizado pelo vale e torna o local pouco adequado para a prática de voo livre. Nestas condições, face à configuração do terreno o vento chega à zona de voo um pouco rotorado. Voar em Minde é aconselhável que o façam com vento de Nordeste. A altura do ano mais indicada é no Outono.

A descolagem de Minde integra o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, na zona envolvente há um mundo fantástico de rios subterrâneos, alagares e lapas que alojam mais de 1500 grutas. A escassos quilómetros de Minde, estão abertas ao público as magníficas grutas de Santo António, Mira de Aire, entre outras.
A povoação de Minde fica situada numa vasta depressão, denominada de vale cego, pelo facto de não ter um escoamento de superfície para as águas afluentes. Assemelhando-se a uma enorme cratera.



A aterragem de Minde é das melhores que conheço, relvada e ampla e com muitas alternativas de aterragem, no entanto, na época de chuvas fica submersa, transformando-se num imenso lago que possibilita também a prática de canoagem.
Uma das grandes vantagens do local, é a rapidez da recolha, a descolagem e aterragem estão separadas entre si, cerca de 1500m por estrada de asfalto. "
In "Revista Digital - Vento & Térmica"

Conforme testemunhamos, ultimamente Minde tem vindo a ter a preferência de muitos aeroclubes para a prática de parapente e asa delta, sendo um local muito favorável para o exercício de aulas e 1ºs vôos. Lisboa, Torres Vedras, Entroncamento, Sintra, entre muitos, foram clubes que nos visitaram.
Seria interessante aproveitarmos a onda, e os ventos, para fazermos alguma coisa. Arranjar melhor a zona de descolagem, estaciomento, embelezamento do miradouro, etc. (já falei nisto noutro dia). Enfim, tornarmo-nos mais atractivos.
E quem sabe? Talvez um dia um clube com escola em Minde. Sonhar não custa nada, e voar, pelos vistos, ainda é mais fácil. Bons Ventos !!!

1 comentário:

Anónimo disse...

É fixe o parapente .... tenho de experimentar.

Entretanto, a Portugalnet tem novo visual ;-)