19 novembro, 2007

Conhece esta "gruta" ?



É a Fonte do Homem.

Os mais antigos quase todos sabem onde fica, e até contam algumas histórias. Os menos jovens já ouviram falar, e alguns até já lá foram. Os mais jovens nem sonham onde fica essa "coisa". Nem os BTTs por lá conseguem passar.
E fica aqui bem perto do centro de Minde. Uma hora a pé dá para ir e vir.
O acesso não é dos mais fáceis, mas os graffittis de mau gosto já descobriram mais um sítio para expôr a sua "arte". Não ficou bonito.

A Fonte do Homem localiza-se mais ou menos a meio da costa da serra, e quando se começa a subir a estrada da Serra S. António, corta-se para o caminho da "Quinta do Borda" e segue-se o trilho. Depois, é subir costa acima até chegar a uns pinheiros. É altura de se sentar a apreciar a vista, porque as pernas já não dão mais. Faça uma vistoria, atire uma moeda para "dar sorte", e prepare-se para a descida.


É uma gruta, igual a muitas que existem na região, com uma espécie de portal que acaba num poço de àgua. A vista á muito agradável, e com um panorama de Minde bem diferente daquele que se vê do miradouro da Serra.
Calce uns ténis de sola com rasto, vista o fato de treino e vá fazer uma pequena escalada da serra. É um pouco íngreme, mas o caminho é curto. Não vá só, e, por segurança, leve o telemóvel. Conheça Minde !!!

1 comentário:

PM disse...

A Lapa da Ovelha é um pouco mais longe, mas se precisarem de um guia, o Carlos conhece esses buracos todos.