01 novembro, 2007

“Hospital” para bonecas em 2008

Um hospital/museu de bonecas vai nascer dentro em breve em Vila Moreira, Alcanena. A ideia nasceu da “mãe” de cerca de quatro mil bonecas, quase todas recuperadas do lixo. Até os lixeiros lhe tocam à campainha com bonecas sem braços ou sem pernas.
Maria de Lurdes Lopes*


As bonecas “doentes” vão ter, dentro de alguns meses, em Vila Moreira (Alcanena), um hospital onde podem tratar todas as maleitas de que padecem, mas também cuidar da imagem e até sair com roupa nova.
A ideia do “hospital/museu de bonecas”, que vai ficar instalado no antigo jardim-escola de Vila Moreira, nasceu há cerca de três anos, quando a casa da sua “patrona”, Rosa Vieira - “mãe” de cerca de quatro mil bonecas, a maioria das quais “ressuscitadas” do lixo - começava a não ter espaço para uma colecção que rondava na altura as mil peças.



Tudo começou com a ideia de levar algumas dessas bonecas para a tasquinha que Rosa Vieira montou na Feira de Artesanato desse ano. A partir daí, a colecção não parou de crescer, com ofertas de particulares, mas também de fábricas, como a Famosa Portuguesa que, quando encerrou a logística há um ano, lhe enviou mais de 500 bonecas.


Rosa Vieira nunca pensou que o que era um passatempo ganhasse as proporções que levam a que a sua casa esteja literalmente invadida por bonecas de todas as formas, tamanhos e feitios. A “invasão” começa no corredor, por onde se caminha com mil cuidados, continua na sala, onde é preciso procurar o lugar para pôr o pé e chegar a dois quartos onde é praticamente impossível entrar. Mas há mais, em duas garagens e num quarto da casa de uma amiga. Num dos quartos, vestida de branco e em destaque, está a primeira e única boneca da infância de Rosa Vieira, conquistada com muita dificuldade aos sete anos, mas esta mulher de 56 anos assegura ser incapaz de dar qualquer uma das suas “filhas”.

by *Agência Lusa

Sem comentários: