30 setembro, 2009

Ana Drago em Minde


SESSÃO / DEBATE
Com Ana Drago
Deputada do Bloco de Esquerda

“O QUE MUDOU NO QUADRO POLÍTICO?”

Poucos dias depois das eleições legislativas, que têm a esperar da nova situação política os cidadãos, as micro e pequenas empresas? Que vai fazer agora o Bloco de Esquerda?


QUARTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO, ÀS 21.00H
JUNTA DE FREGUESIA DE MINDE


PNSAC vai ter novo plano de ordenamento


O Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros vai estar em discussão pública de 9 de Outubro a 20 de Novembro.

Foi hoje publicado no Diário da República o aviso do Ministério do Ambiente que anuncia uma nova discussão pública do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
A partir do dia 9 de Outubro e até 20 de Novembro o plano pode ser consultado para discussão pública nas Câmaras Municipais de Alcanena, Alcobaça, Ourém, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém e Torres Novas, concelhos cuja área é parcialmente abrangida pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Durante aquele período o documento também vai estar disponível no site www.icnb.pt.
Os interessados podem apresentar por escrito as observações e sugestões que julgarem pertinentes acerca da proposta de Plano.
Publicado no "O TEMPLARIO"



Aviso n.º 16968/2009. D.R. n.º 189, Série II de 2009-09-29
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional - Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, I. P.
Discussão pública do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
http://dre.pt/pdf2sdip/2009/09/189000000/3962539626.pdf

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-SerraAiresCandeeiros/Noticias+e+Eventos/Noticias+-+Lista/Nova+Discus+POPNSAC/Nova+Discus+POPNSAC.htm

29 setembro, 2009

NOVO RUMO apresenta projecto para o Jardim das Eiras


No seu blog oficial, o Movimento Independente NOVO RUMO apresenta um estudo para o Largo das Eiras. É um arranjo urbanístico que comtempla uma solução mista com àreas de lazer e estacionamento, conjugada com a valorização do património.



O NOVO RUMO já expressou o seu entendimento em relação a um possível destino do Largo das Eiras. Entendemos que o terreno em causa não tem dimensões nem características para edificar qualquer tipo de construção.

Situado no centro da vila, esta é uma àrea nobre de Minde que beneficia da convivência com a Casa dos Açores e Museu de Aguarela, Capela de St. António e o bonito Coreto.

Julgamos que este largo tem todas as condições para ser a "sala de visitas" de Minde, pelo que propomos um arranjo urbanístico que entendemos adequado e digno para o local.
Um espaço que embeleze o local e valorize as referidas edificações envolventes, que seja uma área de lazer, e que simultâneamente seja funcional em matéria de circulação e estacionamento.

JARDIM DAS EIRAS - CLIQUE PARA AMPLIAR
- CLIQUE PARA AMPLIAR -

O estudo apresentado é um exemplo de possível solução, e propõe que no vértice do largo seja criado um espaço amplo e circular que albergue uma grande obra de arte bem iluminada. Sugerimos um Monumento ao Tecelão.
Desse monumento seguiria uma pequena alameda com 4 metros de largura em direcção à capela, onde se propõe construir um frontão / alpende, que valorize a capela e lhe ofereça um novo posicionamento visual no local.
A zona central seria ocupada com jardim e um grande parque infantil no outro vértice do terreno. Em redor deste espaço serão construídos estacionamentos organizados, com capacidade para 30 viaturas.
As formas circulares pretendem ser uma alegoria ao nome de Eiras, e simultâneamento reforçar a imagem e forma circular existente no Coreto ali ao lado.
(ler Mais) blog "NOVO RUMO"

28 setembro, 2009

Legislativas 2009 - Resultados da Freguesia de Minde




O PS de Sócrates venceu as eleições, não com uma maioria absoluta, mas numa posição confortável com uma maioria relativa. Pode chegar-se a quem quiser.
Na Freguesia de Minde as preferências recairam em Manuela Ferreira Leite com Sócrates a grande distância. Parabéns aos vencedores e viva a democracia!!!
Pode ver todos os resultados nacionais no "EXPRESSO"



Falando de estacionamentos


Ontem houve um pequeno concerto musical na Casa dos Açores.
Esta foto foi tirada às 18h30m. Aceitam-se comentários.



27 setembro, 2009

O embuste e a Casa das Artes


Ao dispor-me a fazer 200 Kms para ir assistir a uma apresentação do Projecto Casa das Artes promovido pela CMA na sede da JF Minde, já sabia para o que ia.

Sabia que a data, hora e local foram escolhidos para dificultar intervenções menos desejadas, previa que se tratava de um puro acto de campanha eleitoral de um partido pago pelos contribuintes, e sabia que se iria tratar somente da apresentação de um projecto, e não de uma discussão ou auscultação de ideias. Os ICAs nunca nos habituaram a esse tipo de decisões democráticas, e também não era agora que nos iam surpreender.

O próprio Eduardo Marcelino teve o cuidado de esclarecer isso mesmo, sendo perentório na afirmação de que apenas estavam ali para apresentar um projecto e não para o discutir. Não estava na mesa disponibilidade para ouvir alternativas, não interessa a opinião da população, o assunto é irreversível e o projecto e o local são pontos assentes.



Não sabia é que iria ser ultrajado pelo CONVITE À POPULAÇÃO.
O Convite era endereçado pelo Presidente da CMA, pela Direcção do CAORG e pela Direcção da SMM, mas não vi nenhum dos citados anfitriães sentados na mesa oficial da apresentação. Vi vários directores das colectividades na assembleia, mas não na mesa. Não vi o Presidente da Câmara em lado algum, mas notei a presença de quase todos os membros que integram a lista ICA, incluindo o candidato a presidente da assembleia Carlos Malaca, que no actual nada tem a ver com a CMA.
Afinal o convite era mentira. Isto não passou de um embuste.

Foi uma sessão de esclarecimento e auto-promoção promovida pelo candidato ICA e sua equipa, com o apoio quase exigido às colectividades CAORG e SMM, num ambiente de arrogância de quem está habituado a maiorias, de quem começa a ver o balão a esvaziar-se, e aposta tudo o que tem. E o que têm é este estudo prévio de um edifício de 3 milhões de euros para implantar no Largo das Eiras, e que parece agradar às 2 colectividades envolvidas.
Nós é que sabemos o que é melhor para Minde, e ninguém tem nada a ver com isso - é a mensagem ICA. Os outros, estão contra Minde...

O mais grave, é que quem paga os cheques destas descaradas auto-promoções do partido, é a CMA, uma câmara cada vez mais super-endividada. E o dinheirão que se esbanja nestes habituais carnavais e encenações, já não se gasta em mais lado nenhum.

A apresentação teve direito a uma brochura distribuída aos presentes, numa sala decorada com várias perspectivas do imóvel, e apresentação multimédia.
Eduardo Marcelino fez a apologia introdutória do projecto, que afinal não é projecto, é apenas estudo prévio, e um arquitecto do gabinete que executou este estudo prévio fez a apresentação técnica e gráfica do mesmo, respondendo a algumas questões de populares.

O candidato a presidente da CMA esclareceu que os custos desta obra já estão contemplados no orçamento da CMA, não desmentiu que este estudo prévio ainda não tem parecer técnico, e confirmou que ainda não foi votado na reunião do executivo. O candidato deu a entender que isso são situações que controlam (têm maioria), e que após uma segunda fase para elaboração do projecto, apreciação pelo Ministério da Cultura e cumprimento de outros requisitos, pretendem apresentar candidatura ao QREN.

Através de projecção de slides o Arquitecto conduziu uma apresentação das várias vertentes do projecto, com a paixão de quem já facturou 60 mil (valor do estudo) e vê perspectivas de facturar muito mais. Respondeu facilmente a algumas questões, mas falhou profundamente nas respostas sobre áreas e dimensões. Aí não tinha a lição estudada, e deixou várias suspeições no ar. Avançou ainda com uma estimativa de que os custos desta obra se situam a partir dos 3 milhões



APRESENTAÇÃO E CONCEPÇÃO
Com uma apresentação gráfica excelente, o projecto até reúne alguns consensos da expressão “está bonito”. A brochura e perspectivas estão bem ilustradas e o edifício parece-me de uma concepção moderna e com alguns pormenores apelativos e interessantes, como um grande envidraçado colorido. A vista do lado do museu, é agradável, mas se tentarmos imaginar os outros alçados e vistas exteriores. não sei se manterei a mesma opinião.

Nota-se que foi concebido de acordo com um programa base exigente e defenido, e com a premissa da necessidade de construir dois edifícios individuais num espaço restrito.
As exigências em matéria de áreas são grandes, o PDM não permite construir mais de dois pisos acima do solo, pelo que a solução passou por escavar e enterrar o edifício 4 metros, incluindo o pátio, que o sr. arquitecto teimou em chamar praça.
O resultado é um conjunto de vários módulos interligados em redor de um pátio comum, para onde vão dando vários vãos envidraçados. Na prática, é um edifício de 3 pisos, sendo que um está abaixo do solo.



IMPLANTAÇÃO E LEGISLAÇÃO
O maior problema deste edifício reside na sua implantação. O indíce de ocupação do solo é exageradamente elevado (quase o triplo das antigas escolas), e a volumetria é exageradamente agressiva para o local.
A edificação proposta quase que contorna os limites do terreno, e quando se fala em dois pisos acima do solo, neste caso estamos a falar de elevações verticais de paredes com 8, 9 metros, ou mais. Não nos esqueçamos que nalguns casos, de grandes salas, como da dança, os pés-direitos têm de ser elevados, e ainda teremos de somar as infraestruras a instalar na cobertura, como painéis solares, máquinas de ar condicionado, etc.

Uma altura muito acima da média das edificações existentes, com especial atenção para a Capela de St. António que ficará completamente abafada por esta possível obra.

Na apresentação do projecto foi referido que o mesmo respeitaria toda a legislação referente ao previsto no PDM, mas temo que não seja bem assim. Duvido até que respeite, nalgumas matérias, o Regulamento Geral de Edificações Urbanas e legislações complementares para edificações desta natureza de utilização.
Já não falo no “esquecimento” de criar condições para deficientes motores acederem a um átrio de entrada, situado 4 metros abaixo do solo, mas de outras exigências. Uma edificação desta natureza obriga a uma área destinada a parqueamento automóvel, e neste caso ficamos apenas com 11 estacionamentos nas traseiras do edifício.

URBANISMO
Se deixarmos de olhar para este projecto isoladamente com a sua função e espaço, e visualizarmos a sua inserção num contexto mais amplo e urbanístico, facilmente se conclui que isto é um autêntico atentado, não só ao património histórico existente, como a qualquer correcta planificação que se possa fazer em termos de ocupação territorial.

Esbanjar uma área nobre valorizante do triângulo – Capela, Coreto, Museu -, que deve constituir uma ampliação e “respiração” do centro da vila, e construir um edificio que atrofia a zona com uma excedentária volumetria e elevado índice de utilização, não me parece nada lógico.
Quase apostaria que em 100 urbanistas, 90 devem partilhar opinião similar.

Como é que 11 lugares de estacionamento, escondidos nas traseiras deste edifício, são suficientes para toda uma área que albergará a Casa dos Açores, museu, 2 escolas de música, a capela com funerais e festas, o coreto com feiras e eventos, etc, etc.?
Isto não é projectar, é fechar os olhos. Nunca um museu, (ou qualquer coisa), pode ter hipóteses de êxito sem um estacionamento prático e funcional logo ali à frente.

PROJECTO
Como muitos diziam, os desenhos estão bonitos, mas se alguma vez este estudo passar a obra tenho sérias dúvidas sobre os resultados. Tanto funcionais, como estéticos.

Certo que tem iluminação natural, mas não nos esqueçamos que mais de 40% da área útil do edifício se situa abaixo do solo, cuja iluminação e ventilação é garantida por diversos saguões, sendo o próprio pátio um grande saguão.

O facto de ser um edifício enterrado requer muita atenção nos humidades e isolamentos, e com despesas de manutenção bem mais elevadas . Aquecimento, ar condicionado, iluminação, bombagem de esgotos, escoamento de águas e bombagens, etc.
Estes pátios e saguões, se não ficarem extremamente bem feitos, são um monte de problemas com graves probabilidades de inundações.

Duvido até, que esta designada praça seja o local agradável que mostra a perspectiva. Será um “poço” situado 4 metros abaixo do solo, onde o sol só incide ao fim de tarde, ladeado de paredes com 12 / 13 metros de altura, com dificuldades acrescidas de manutenção e limpeza.

Em matéria de acessos e acessibilidades também está longe do ideal. Em local nenhum do edíficio pode entrar uma viatura e não tem locais fáceis para cargas ou descargas de objectos pesados ou volumosos, como por exemplo, um piano.
Tem elevadores internos, que facilita o acesso entre os três pisos, mas não deixa de ser um edifício como uma mobilidade sofrível. Também o acesso externo de deficientes à tal praça enterrada 4 metros, não foi ainda previsto, e será necessário uma grande rampa.

Na estética também não acredito na obra. Se fôr para ficar com reboco à vista (tipo museu do curtume) vais ficar um mamarracho horrível. Se levar revestimento a pedra, vai custar uma fortuna , e talvez a “coisa escape”. Mas mesmo assim não acredito. Desconfio sempre deste género de arquitectura com base em blocos quase monolíticos. Sem o acabamento adequado ficam uma pobreza franciscana.

Nos desenhos é fácil pintar um quadro, mas não nos esqueçamos que se áquele edifício acrescentarmos energia solar, aquecimentos, ventilações, etc., como foi referido, imaginem a quantidade de armações e tralha naqueles bonitos telhados todos direitinhos. Isso não está nos desenhos.

Quanto à funcionalidade, pouco haverá a dizer, pois o estudo deve ter correspondido a um programa prévio das colectividades. Basicamente, parece-me ajustado, mas a sala de ensaios da SMM colocada na cave, penso estar mal localizada. Sendo a sala de maior utilização, tem fraca iluminação natural e arejamento, e acessos dificultados com escadas.

De salientar que o projecto não contempla nenhum auditório, nem qualquer espaço de exibição pública. Concertos, mesmo que pequenos, só serão possíveis no exterior.



OPINIÔES
Opiniões há muitas. Há quem queira olhar só para o seu umbigo e ache que isto é um assunto que deve dizer respeito exclusivamente à CMA, ao CAORG e á SMM. Mas também há muita gente que entende que a ocupação daquele espaço tem a ver com Minde como povoação, e o seu planeamento com vista ao futuro. É uma questão pura de urbanismo, há mais alternativas, talvez até melhores, e a lógica e o bom senso aconselham ponderação, antes de se cometerem erros irredutíveis, que podem ter consequências nefastas e que muito podem hipotecar decisões futuras.
É bom que alguém pare para pensar, ouvir, dialogar.

A melhor opinião que ouvi nesta apresentação foi a primeira: - Estão a querer meter o Rossio na Botesga. E é isso mesmo.

Querem enterrar à força (é esse o termo) mais de 3 milhões (600 mil contos) num buraco que vão abrir nas Eiras para implantar um edifício caríssimo que não é o ideal, querem atrofiar aquela zona nobre, e o resultado será o habitual nas obras que estes agora candidatos fizeram enquanto estiveram no poder: Nem largo, nem obra que se veja. Vejamos o exemplo do Museu do Curtume, ou memo a Zona Industrial.

Ficava a escrever mais umas horas, e tinha aqui matéria, mas, definitivamente, não posso concordar com esta obra neste local. Não tem qualquer lógica. È um acto contra-natura!!!.

PS: E o que é que conta a minha opinião? Nada. Cada qual tem a sua, esta é a a minha, e decidi publicá-la.
E mesmo que tudo isto que escrevi esteja errado, também não acredito na disponibilidade e vontade da CMA em investir 3 a 4 milhões num edifício para duas colectividades em Minde, quando o Museu do Curtume “só" custou 1,7 milhões, e acabaram de gastar a "fortuna" de 250 mil no Museu da Aguarela.
Se assim fosse, não haveria verbas para Minde nos próximos 20 anos.

23 setembro, 2009

Museu de Aguarela quer contactar emigrantes


O Museu de Aguarela Roque Gameiro apela à comunidade emigrante que entre em contacto com a instituição.



Xarales que jordaram ao joão de penhas pelos pragais do pai da vida
(Mindericos espalhados pelo mundo)

Quem são e onde vivem os nossos conterrâneos espalhados pelo mundo?
Contactem-nos – museuaguarela@caorg.pt - tel. 249841292

Festival Materiais Diversos arranca em Novembro




O Festival Materiais Diversos, a decorrer em Minde, Alcanena e Torres Novas, vai ser apresentado dia 29 de Setembro. O evento tem realização prevista para 19 a 29 de Novembro.
Nesta primeira edição serão apresentados 18 projectos, que abordam áreas como dança, teatro, música e performance.

Estão incluídas apresentações de nomes como Raimund Hoghe, dramaturgo de Pina Bausch ao longo de 10 anos; Jonathan Burrows, coreógrafo premiado pela Foundation for Contemporary Performance Arts, de Nova Iorque, entre outros.

A direcção artística deste festival de arte contemporânea, que apresenta «uma forte dimensão internacional», é assinada pelo coreógrafo Tiago Guedes, segundo o divulgado em comunicado.

A iniciativa, com apresentações em cinco espaços repartidos entre Minde, Alcanena e Torres Novas, conta ainda com uma extensão do festival em Lisboa, no Goethe Institut.

O Festival organizado pela Materiais Diversos insere-se nas comemorações do Ano Europeu da Criatividade e Inovação. O programa inclui também workshops, conferências, conversas e encontros em torno dos espectáculos e da política cultural.
Publicado em "DIÁRIO DIGITAL"

22 setembro, 2009

Largo das Eiras - Posição do NOVO RUMO


O NOVO RUMO defende que o Largo das Eiras deve constituir o prolongamento do eixo central de Minde e tornar-se numa área nobre da Vila. Um espaço amplo que beneficie e realce o enquadramento com a Casa dos Açores, o Coreto e a capela de S. António. Uma área que seja o cartão de visita da Vila.



Entendemos que o espaço resultante da demolição das ex-escolas deve ser alvo de um arranjo urbanistico adequado e que valorize o parco património antigo que dispomos. Uma área mista de lazer, estacionamento, jardim, e embelezamento da terra. Uma área que expanda o crescimento urbanístico da designada zona histórica de Minde e que não a asfixie, como será o caso de se vir ali a construir algum imóvel.

À priori, a construção de qualquer edificação naquele local será um acto que contradiz todos os critérios de bom senso e desrespeito por quaisquer conceitos de planeamento e crescimento urbano. Quase um acto contra-natura.
Áreas para construção na vila há muitos, mas espaços para praças públicas na zona história são só os que existem. A sua possível eliminação exige ponderação.

Para além do impacto visual, a construção de uma edificação de dimensões consideráveis e grande utilização naquela àrea facilmente violará todos os príncipios de ocupação dos índices do solo recomendados, volumetria, cérceas, circulação, número de estacionamentos a criar, etc. etc. Em matéria de estacionamentos irá atrofiar exageradamente a zona e muito prejudicará o futuro sucesso do Museu Roque Gameiro e possível dinâmica da Casa dos Açores.



Estamos cientes das reais e urgentes necessidades dalgumas colectividades de Minde, tudo deligenciaremos para as apoiar e encontrar soluções, mas o NOVO RUMO nunca apoiará qualquer construção naquele local, sem que antes se tenham esgotado todas as possíveis hipóteses de construção noutros locais, e sem que seja dada à população oportunidade de se manifestar. Existem outras alternativas, existem outras propostas, e a Freguesia de Minde vale pelo colectivo e não deve comprometer o futuro apenas por vantagens ou desvantagens de A, B ou C.

Bom senso, espírito colectivo, e uma planificação coordenado e transparente será o nosso apanágio, e será esta a postura do NOVO RUMO perante esta e outras situações em que não existam convergências de opiniões e interesses.
Sem a população ter oportunidade de se manifestar, no Largo das Eiras, não concordaremos com quaisquer edificações.

Publicado no blog "NOVO RUMO"

Apresentação Pública do Projecto "Casa das Artes"


Câmara Municipal de Alcanena
Sociedade Musical Mindense
CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro

Apresentação Pública do Projecto
"Casa das Artes" - Minde


CONVITE À POPULAÇÃO
Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009
A Câmara Municipal de Alcanena, a Sociedade Musical Mindense e o CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, têm o prazer de convidar V. Ex.ás, para a apresentação pública do Projecto "Casa das Artes", que terá lugar no próximo dia 23 de Setembro de 2009, pelas 20:30 horas, na Junta de Freguesia de Minde.

O Presidente da Câmara
A Direcção da Sociedade Musical Mindense
A Direcção do CAORG

COMENTÁRIO:
Este convite à população, endereçado pela CMA, SMM e CAORG é um bom exemplo de aplicação da velha máxima de "na política vale tudo".
E aqui valeu mesmo tudo. Não há complexos de ninguém por encenarem e participarem nesta peça de teatro, que mais cheira a farsa, a 13 dias de eleições.

Nem vou comentar mais, pois está aqui tanta coisa que considero incorrecto neste CONVITE À POPULAÇÂO, que se começasse a escrever ainda me dava alguma coisa má.

O MELHOR será mesmos lerem o post no blog "DEBATER MINDE"

Mas, falo de outro filme dos mesmos realizadores.
Há 4 anos atrás a CMA, 15 dias antes das eleições, entregou à Casa do Povo 25 000 euros para custear na totalidade o Projecto de Remodelação e Ampliação do Cine-Teatro.
Após as eleições, e a conclusão do projecto, a direcção da CPM foi à Câmara fazer uma apresentação do mesmo.
Vieram de lá com a habitual resposta, de que não era a altura ideal. Os financiamentos estão difíceis, talvez mais tarde haja melhoes condições, bla, bla, bla...
Resultado: O projecto está na gaveta, 25 000 euros gastos com fantochadas, alimentação de sonhos, e percas de tempo: dinheirinho esse que teria dado bem mais jeito à CPM para arranjar o telhado ou para o aquecimento.

E tudo isto em nome do "Melhor para Minde", e "NADA tem a ver com eleições".
Em política vale mesmo tudo (para alguns).
Mas nada disto havia de valer !!!!

Actividade Eleitoral




Ninguém pode dizer este mês que os políticos não trabalham. É um mimo ver esta dinâmica toda. Obras, projectos, cartazes, festas, jantares, apertos-de-mão,... é um lufa-lufa a estoirar um dinheirão na venda de ilusões e promessas, em troca de VOTOS - A moeda da democracia.

E , no nosso concelho, esse dinheiro estoirado é o nossso.
São mais obras num mês do que em 4 anos, e não interessa quanto custa. Não há tempo para discutir, e qualidade não se pode exigir. Interessa é espalhar o máximo de alcatrão possível e inaugurar tudo até dia 11, com particular atenção a nichos, ou obras com discurso.
Eventos e festas? Muitas. Compram-se torneios, fazem-se sardinhadas transformadas em comícios, oferecem-se relógios, apresentam-se projectos e anteprojectos, aliciam-se as colectividades, espalham-se subsídios. É uma fartura!!! Deve dar gozo gerir uma câmara nesta altura. É tudo à mão-farta.

E porquê esta loucura? Apenas para comprar votos para mais 4 anos.
Quem paga? O Zé, eu, tu, nós!
Deveria haver legitimidade para se poder fazer isto? Acho que não.
E um pouco de bom senso e ética? Vejo pouco.

Ainda a campanha oficial não começou, mas já MUITOS VOTOS SE "COMPRARAM",ou talvez não, pois este tal povo que come muito queijo, já começa a ver mais do que alguns querem que vejamos. E todos já percebemos que o que faz falta não são floreados e arraiais.
Queremos obra e resultados. E onde é que eles estão?



JUNTA DE FREGUESIA DISTRIBUI DIVIDENDOS

Nada de preocupações. Afinal a Junta de Freguesia vive desafogada.
Não tendo destino para uns milhares de euros que tinha em excesso no seu orçamento, a Junta de Freguesia de Minde, através de um fastidioso estudo e levantamento das necessidades orçamentais das colectividades, entendeu que cada uma precisava de 1000 euros, e a altura ideal para uma boa aplicação desses apoios era Setembro.
Contudo, fiquem sabendo que todos foram esclarecidos que não tem nada a ver com eleições.

As colectividades agradecem estes inovadores métodos e enormes incentivos para dinamizar projectos em curso, e a JFM livrou-se dum dinheirinho que tinha a mais e até dava um certo trabalho a gastar. Simples, e todos ficaram a ganhar (?????).
Como diz um amigo:
- Os tempos de miséria foram bem acabados!

21 setembro, 2009

Feira de Antiguidades em Minde


Foi agradável visitar esta pequena feira de antiguidades realizada no recinto do Coreto e patrocinada pelo CAORG. Uma excelente ideia conjugada muito bem com a envolvência do Museu Roque Gameiro.
Está aqui uma boa iniciativa, que me parece ter pernas para andar. Muito interessante na vertente cultural e turística, e por inércia dinamizadora de uma actividade económica que os mindericos sempre dominaram bem noutros tempos - as feiras.



Um amigo meu, habituado a estas lides, e que tinha a sua banca na feira com antiguidades, confidenciou-me que até vendeu umas coisitas e que em Minde as pessoas interessam-se e o local é impecável. O passo segiunte seria convencer uma dúzia de antiquários a vir cá em feiras regulares e não muito espaçadas. Pois a parte do negócio não é so vender ao público. É também a face de comprar e vender entre coleccionadores e antiquários que é muito importante. Só com uma certa regulariedade é que esta malta das antiguidades se habitua a vir. Tanto a vender como a comprar".
- Palavras de quem sabe!!

DR. Pacheco Pereira a piar à modeia


No programa telesiviso da SIC - QUADRATURA DO CÍRCULO, a Piação do Ninhou foi tema de abertura com as boas vindas dadas por Pacheco Pereira em Minderico. Gostei de ver!!



Alé carranchanos gambio-vos o parreiral na tece-tece do bruxo para mirantarem o covano do Casal Grande a piar à modeia, piação que jordou na chaveca quando varejou o Ninhou. O Covano está de paracópios, poia até foi touquim dos covanos, piando que a piação do Ninhou foi emanada pelos charais para o remexido.
Carlos Amoroso

Jantar do PSD em Minde com Pacheco Pereira


Cerca de 200 empresários, responsáveis de colectividades e associações, juntaram-se no passado dia 16 de Setembro, no Restaurante "O Malgueira", para uma apresentação dos compromissos do PSD às eleições legislativas que se aproximam.

A apresentação das "Soluções Económicas para Portugal", esteve a cargo do Dr. Miguel Frasquilho, numa noite que também contou com a presença dos Candidatos a Deputados pelo Círculo Eleitoral de Santarém, pelo PSD, e do cabeça de lista do Distrito, o Dr. Pacheco Pereira.
(...) Ler mais "UNIDOS PELO FUTURO"



18 setembro, 2009

A opinião de Carlos Malaca sobre o Alcanena XXI


No blog Tou Ca Neura, e sob o título de Prémio Judas Iscariotes , o autor critica o Sr. Carlos Malaca, candidato a Presidente da Assembleia da CM Alcanena pelo Partido ICA por trair os seus ideais. Segundo o autor, o Sr. Carlos Malaca, que foi vereador pelo PSD e ex-candidato a Presidente da Câmara, era um convicto anti-ICA, e agora "vendeu-se" em troca de um possível cargo como Presidente da Assembleia, tendo inclusivé apagado na internet todos os seus escritos em que anteriormente criticava esse movimento político que agora integra.

Não faço o mesmo juizo de valores, até porque não conheço a pessoa em causa, mas faz precisamente amanhã um ano, 19.Set.2008 em que republiquei no ALCANENA-ONLINE um comentário do Sr. Carlos Malaca sobre o Projecto ALCANENA XXI elaborado pelo actual executivo ICA e que será o projecto para o futuro do Concelho de Alcanena.

Nas matérias principais os conceitos eram um pouco divergentes. Será que o Sr. Carlos Malaca mudou de opinião e aderiu ao projecto, ou será que irá influenciar o possível futuro executivo para que abandone o projecto e altere a sua política a implantar no concelho?
Aqui transcrevo o referido artigo integralmente.

A opinião de Carlos Malaca sobre o Alcanena XXI

Durante o mês de Agosto a CM Alcanena submeteu a discussão pública(???) o Projecto ALCANENA XXI que pretende projectar o futuro e a política de desenvolvimento a implantar no concelho de Alcanena.

Como cidadão, o Sr. Carlos Malaca, ex-vereador municipal, e gestor do site ALCANENA.NET, respondeu ao apelo da CMA, tendo registado a sua opinião no site oficial da CMA e posteriormente publicado no site
ALCANENA.NET.
É pena mais cidadãos não lhe seguirem o exemplo, e com a devida vénia, aqui transcrevo o seu artigo de opinião.

Opinião: (Carlos Malaca)

1. Começo por não acreditar que o executivo composto pelo Senhor Presidente da Câmara, Eng. Luís Azevedo e os Vereadores eleitos pelos ICAS tenham preparado um plano de investimentos para aproveitamento do QREN que inclua tantos museus. Todos estes museus não fazem parte do programa eleitoral dos ICAS. O Concelho de Alcanena não é um espaço morto para as memórias. É um lugar vivo para nós e que devemos preparar para as próximas gerações. Falta um ano para o fim do mandato deste executivo. Quem prosseguirá com esta maluquice dos museus no próximo mandato? Poderá alguém esbanjar assim o dinheiro do trabalho de tantos europeus e dos portugueses em particular?

2. Há dois conceitos que a Câmara Municipal teima em casar: turismo e industria. A indústria e a ETAR de Alcanena afastam as populações desta região. Como podemos reclamar esta zona como turística? Não há marketing que vença esta realidade. E a ideia do Alcanena XXI é aumentar a utilização actual da ETAR com indústrias poluentes . . . pois as outras não necessitam desta ETAR. Divorcio garantido e plano falhado.

3. A solução passa pela criação dos pólos: tecnológicos, comerciais, logísticos, universitários e turísticos. Conjunto de pólos a criar nos próximos anos. Os pólos são conceitos que traduzem a ideia de um centro que cresce por força da existência de inter-relações entre os diversos intervenientes. É da responsabilidade do Município a criação deste centro gravítico. Os investimentos privados farão o resto. As alterações mundiais não permitem o sucesso do modelo industrial do Concelho de Alcanena. Temos de nos estruturar para o futuro. A sociedade terá essencialmente mais tempo e mais conhecimento no futuro. É para esse tempo que Alcanena se deve preparar.

4. Gosto das propostas na área do desporto. O plano de Ciclo vias deverá incluir as ligações às Nascentes do Rio Alviela.
Carlos Malaca, in ALCANENA.NET

Alcanena.net

Publicado em 19.09.2008 "ALCANENA-ONLINE"


Programação no S. Pedro - Alcanena


FRACTAL: Espectáculo de Dança – Hip Hop
19 de Setembro, às 21:30h

O Cine-Teatro São Pedro apresenta no próximo dia 19 de Setembro o espectáculo de Dança Hip Hop Fractal, da Cie. Impact, com interpretação de Pépito / Mohamed Sialiti.

Pépito cria uma personagem enigmática e atraente. Este jovem bailarino cria, em Fractal, um espectáculo de Teatro e Hip Hop, que foi, em 2008, um dos espectáculos mais surpreendentes do festival de Avignon. Um solo repleto de emoção, humor e magia. Silhueta do cinema mudo, refrescado pelo Hip Hop, em ebulição de virtuosidade e de liberdade.
Com uma duração aproximada de 40 minutos, o espectáculo terá início às 21:30h, destinando-se a maiores de 6 anos. O preço do bilhete é de 5€.

Oficina de Hip Hop
19 de Setembro, às 19:00h

O Cine-Teatro São Pedro promove, no próximo dia 22 de Setembro, terça feira, uma Oficina de Hip Hop, sob a orientação de Nélson Lucas. Associada ao espectáculo Fractal, que será apresentado no CTSP a 19 de Setembro, esta iniciativa destina-se a maiores de 12 anos, sendo as inscrições, no valor de 5€, limitadas a 15 participantes.

Carlos Bica e Trio Azul
01 de Outubro, às 21:30h

No próximo dia 1 de Outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Música, o Cine-Teatro São Pedro tem a honra de receber o único espectáculo da digressão europeia de Carlos Bica realizado em Portugal.

Carlos Bica é um dos poucos músicos portugueses que alcançou projecção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do jazz europeu. Quando fala da música de Carlos Bica, a crítica costuma salientar a forma como nela se interpenetram referências de diferentes universos, da música erudita contemporânea à folk, ao rock, ao jazz, às músicas improvisadas.

Com uma duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo), o espectáculo destina-se a maiores de 6 anos, sendo o preço dos bilhetes no valor de 10€.

Esclarecimentos sobre o JAZZminde


As eleições aproximam-se, e na falta de ideias e de obra, opta-se por ataques pessoais, sempre através do anonimato. Tenho lido (e vocês também) comentários quase a roçar o obsceno (fora os que não são publicados) que nada têm a ver com política, mas talvez com ganância, desespero, ansiedade, e... muita estupidez e falta de educação.

Tenho sido alvo de alguns, mas com esses posso eu bem, e nem sequer levam resposta. Mas vou prestar alguns esclarecimentos a alguns indivíduos que julgam que mandam areia para os olhos das pessoas e já começaram a querer misturar o JAZZminde nalgumas baixezas.
Tem sido com algum empenho, muito trabalho e algum sacrifício, que eu e muitos dos meus colegas temos desenvolvido para que o Festival de Jazz seja uma realidade. Tenho dado muitas as vezes a cara pelo Festival, e NÃO ADMITO determinadas insinuações e suspeitas.
A NINGUÉM !!!

HISTORIAL
O JAZZminde já tem 6 anos e 5 edições (em 2008 não se realizou).
Minde não tinha grande tradição em jazz e o 1º espectáculo só teve cerca de 40 pessoas a assistir, mas mesmo assim ninguém desmoralizou, e hoje é o único evento do Concelho de Alcanena que consta do Guia Nacional de Eventos.
Em 2006 e 2007 a organização realizou em paralelo a Festa da Música, e nesse último ano contaram-se cerca de 400 intérpretes envolvidos.
Em 2007 houve uma extensão do Festival a Fátima e em 2009 a Alcanena.
Em 2005, 2006 e 2007 foi realizada a Festa de 4 de Outubro que, nalguns casos, serviu para complementarizar as receitas do Festival.

ORGANIZAÇÃO
O núcleo organizador tem sido sempre basicamente o mesmo desde a 1ª edição, tendo o nº de colaboradores vindo a aumentar nos últimos anos, conforme a vontade e disponibilidade de cada um. Até 2009 foi um grupo quase "clandestino", mas neste último ano, com a integração na Casa do Povo de Minde passou-se a ter um enquadramento legal.

APOIOS
Os apoios têm sido diversos. Desde comerciais, institucionais e populares, tendo sido a CM Alcanena, desde a 1ª edição, o principal patrocinador, cujas acordos sempre cumpriu integralmente a tempo e horas. Excepção para um suplemento prometido este ano pelo Presidente da CMA, com origem na deslocação do festival a Alcanena, e que ainda não viu a luz do dia.

RECEITAS
O Festival não tem por fim gerar lucros, mas todos os anos acabou por gerar receitas superiores às despesas, com excepção do ano de 2007, em que houve um ligeiro déficite originado com a Festa da Música.
O chamado lucro, foi sempre entregue a colectividades préviamente destinadas, quer do Festival, quer da Festa de 4 de Outubro. A saber:

2004 - 600 euros - Casa do Povo de Minde
2005 - 750 euros - Sociedade Musical Mindense
2006 - 3000 euros - Bombeiros Voluntários de Minde
2007 - 600 euros - Telhado da Capela S. Sebastião (verba apurada na festa de 4 de Outubro)
2009 - Contas entregues à direcção da Casa do Povo que as divulgará em assembleia da colectividade.

Em 2007 as possíveis receitas do festival estavam destinadas ao CAORG e VFCM (50% cada), mas como houve déficite, não existiu qualquer entrega.
Desde a 2ª edição que os bares do Festival têm sido explorados (e bem) pela SMM, e em 2007 o VFCM ficou com a exploração do bar do Rock in Minde (Festa da Música).

OBSERVAÇÕES
Moralmente, a organização do JAZZminde apenas se encontra em dívida perante o CAORG, pois sempre colaborou com o JAZZminde e nunca cobrou despesas como o caso da electricidade e outras. Tencionamos vir a compensar essa colectividade assim que possível e quando entendermos.

O JAZZminde não tem quaisquer dívidas financeiras perante ninguém, e se alguém tiver dúvidas perante a totalidade do exposto, a organização terá todo o prazer em as clarificar pessoalmente.
ESTAMOS ESCLARECIDOS ???

PS:
Peço desculpa por me ter alongado neste tema, mas andam aí umas bocas (sempre dos mesmos "amigos") que já me começam a irritar, e o povo costuma dizer que, quem não se sente não é filho de boa gente.


17 setembro, 2009

O Minderico no site ICA 2009


No site ICA 2009, da candidatura Idependentes pelo Concelho de Alcanena, no ítem FREGUESIAS, optaram por apresentar uma pequena descrição das freguesias e uma foto do candidado, em deterimento da composição das listas candidatas, que julgo que é para isso que servem estes sites de apresentação de candidaturas.
Descrições que julgo desnecessárias visto que são integralmente decalcadas do site oficial da Câmara Municipal de Alcanena, mas esta é uma mera opinião pessoal.

Sobre a Junta de Freguesia de Minde poderá ler-se:
(...) "Uma das maiores riquezas desta freguesia é a sua etnografia, que apresenta grande variedade e complexidade, com forte expressão, e o calão minderico, ainda actual, o que é sinónimo de uma intensa e longa vida comunitária. Crê-se que a freguesia de Minde surgiu a partir de uma ermida de invocação de Nossa Senhora dos Cerejais."

Acho que já é altura de explicar a esses senhores e ao actual e candidato presidente da JFM, que em Minde existe um projecto com fundos internacionais para revitalizar e tentar elevar o Minderico à categoria de Língua Oficial, pelo que a utilização da expressão "calão minderico" é totalmente nefasta para estes objectivos.

Centro de Apoio das A. Espeleológicas do Covão do Feto




No Paasado dia 12 foram inauguradas no Covão do Feto, pelo vice-presidente da CMA Eduardo Marcelino, as novas instalações do SPECOFET - Centro de Apoio das Actividades Espeleológicas do Covão do Feto.
As instalações deste núcleo da SPE - Sociedade Portuguesa de Espeleologia tiveram origem na recuperação das antigas escolas e as obras foram comparticipadas pelo CMA e SPE. O presidente e vice-presidente deste núcleo de espeleologia são os mindericos Luis Miguel Lopes e João Manuel Henriques.

Recorde-se que a Sociedade Poruguesa de Espeleologia, instituição com mais de 60 anos de actividade na exploração e estudo de grutas, tinha uma Delegação em Minde, e que no site oficial ainda é referida a morada de Largo Justino Guedes, 31.
Esta morada já não existe, pois refere-se às antigas escolas do Largo das Eiras, que já foram demolidas há quatro anos.

Segundo os dirigentes desta delegação, que deixará de ser de Minde e passará a ser do Covão do Feto, na época demoliram o edificio (escolas) onde estava instalada a sede, sem ninguém lhes sequer ter comunicado nada, tendo inclusivé desaparecido algum equipamento e espólio da associação.
Para remediar a situação e silenciar os protestos da Associação, a CMA propôs que a delegação passasse para Alcanena para umas instalações que lhes eram cedidas. A Delegação de Minde recusou, alegando que Alcanena era uma localidade fora do contexto de locais exploratórios.
A solução encontrada foi agora estas extintas escolas no Covão do Feto e assim se perdeu a oportunidade de manter o núcleo em Minde, sendo que possivelmente esta delegação passará a ostentar o nome de Delegação do Covão do Feto em deterimento de Delegação de Minde, visto que esta povoação nem sequer pertence à nossa freguesia.

E assim lá se foi mais um "património" da nossa terra.



Festival de Folclore no Covão do Coelho


No passado dia 12, Sábado, realizou-se no Covão do Coelho, na antiga fábrica do sr. Manuel Teodoro, uma exibição de ranchos e múdica folclórica.
Eu fui lá jantar e gostei. Comi bem e barato, e ainda assisti a uns bons números de dança e música tradicional.

Quem também não faltou foi toda a classe política, de todos os partidos, que se preparavam para mais uns pontinhos no campeonato do frango assado, mas tiveram azar. Não havia frango.
Pena foi que também não tivesse este evento sido mais divulgado, pois só com a transmissão "de boca" estas notícias não chegam longe.

O Rancho Folclórico do Covão do Coelho já merece um pouco mais do que estas visitas em alturas de campanhas eleitorais.
São já 29 anos de trabalho em prol de prepetuação e divulgação da cultura da nossa freguesia, do nosso concelho. A par do rancho, da Goucharia, não existe mais nenhum no Concelho de Alcanena.
Têm um espólio de alfaias agrícolas e trajes antigos já muito respeitável e já mereciam mais do que a promessa, todos os quatro anos, de que agora è que vão ter uma sede.

Eu sugeria ainda mais:
Todos os anos se realiza um Festival Internacional de Folclore em Alcanena, cujo êxito e assistência têm sido muito relativos. Não seria mais lógico (e com maior adesão) que esse festival fosse transferido para os locais certos, ou seja onde há raízes e admiradores desse género de dança e música, e onde os ranchos participassem na organização e pudessem fazer intercâmbio com os ranchos internacionais convidados?
Em Alcanena esse Festival Internacional não aquece nem arrefece, mas se fosse realizado no Covão do Coelho, estou certo que daria uma outra reputação ao rancho local e uma divulgação e dinamização muito interessante ao Covão do Coelho, e, possívelmenmte os gastos com a organização do evento até seriam menores.
São ideias... mas, não são descabidas de todo!!!



Blog do Covão do Coelho questiona competências da Comissão de Melhoramentos


No blog do Covão do Coelho CCOELHOONLINE, é questionada e posta em causa a legitimidade e competências da Comissão de Melhoramento. O assunto foi muito comentado.
Outro assunto noticiado é o desaparecimento do Espaço Internet, instalado há um par de anos, e que súbitamente desapareceu sem ninguém saber porquê. Mistério?



Comissão de Melhoramentos, em prol da comunidade, será??
Muitos dos nossos visitantes começam efectivamente a preocupar-se com a nossa terra. As várias dezenas de emails, com visões e projectos distintos que nos têm chegado, serão objecto de análise e discussão em encontro a marcar oportunamente. Muito se tem questionado a acção efectiva da Comissão de Melhoramentos e o seu relacionamento junto das entidades de governação local, nomeadamente Junta de Freguesia e Câmara Municipal. Temos de aceitar as críticas feitas e muitas com fundamento, como uma oportunidade para nos unirmos e em conjunto conseguirmos a concretização de objectivos que sejam objectivos de todos e não meros aproveitamentos pessoais. Esta é a altura. Assim sendo e manisfestando os sentimentos de quem nos tem escrito, aqui ficam algumas questões que urge responder:
a) Quem são os elementos que compõem a comissão de melhoramentos?
b) Como foram eleitos? Existem actas de registo desses momentos?
c) Quantos convites foram feitos à população para participar em encontros de trabalho?
d) Quantas reuniões e pedidos formais de necessidades foram feitos à CMA e à JFM?
e) Tem planos plurianuais de actividades? Se sim, os mesmos foram postos à consulta popular como deviam?
f) Há quantos anos não há renovação?
g) A renovação deve ser feita por competências, descendências familiares ou por acto democrático regulado por estatutos próprios?
h) Os estatutos existem? Estão ajustados à realidade?
i) Acha que a terra tem evoluído em termos globais com a acção desta Comissão?Quais os grandes projectos desenvolvidos em sintonia com o povo?
j) Qual a duração de cada mandato?
(...)Ler mais em "CCOELHOONLINE"

COMENTÁRIO:
Em Julho, alguns representantes do NOVO RUMO, nos quais me encontrava eu, tiveram uma reunião com a Comissão de Melhoramentos do Covão do Coelho, a fim de nos inteirarmos de alguns do problemas da terra.
Pareceu-me estarem bem identificados com a realidade e sugeriram várias soluções para colmatar determinadas necessidades, mas lamentaram a sua parca intervenção pois a autarquia "não lhes ligava nenhuma". Informaram-nos ainda que, pelo menos neste mandato, nunca houve ninguém, tanto da Câmara como da Junta de Freguesia que tivesse tido qualquer reunião com eles, nem sequer qualquer opinião lhes pediram sobre qualquer matéria.

Assim é difícil !!!



Espaço Internet?? Não havia por cá um..???
Vários visitantes têm manifestado descontentamento por ter desaparecido o espaço internet que existia no salão. Dizem que para poder visitar este e outros blogues da região ou aceder a outras informações disponíveis na WEB têm de se deslocar fora da nossa terra pois não têm acesso à internet em casa. Ora se existia um espaço de acesso público, porque acabou? Quem ordenou o seu encerramento? Onde estão os computadores que lá estavam? Não será de tentar recuperar este espaço, que desapareceu sem deixar rasto....??
Publicado em "CCOELHOONLINE"


Zegrega para os charais do Ninhou


Para jordarem na chaveca.
Fusca cópia para os charais e carranchanos, ambrosiei e gambiei a do pinto lopes para piar e me bonzar pela sesta planeta 4 do quadrazal das brinçaleiras em que jordei ao Ninhou, para rejordar a classe do touquim e da parte dos penostras da classe do Mestre Migança, ninguém jordou pelo que a do lérias jordou com a do serralheiro.

Não é cópio engenhar assim.
Se forem antónio forno em escadeirar com as da classe do touquim sobre a piação que me piem a mim, e não jordem estes engenhos didis para os charais que são antónio forno da piação.
Se os charais forem antónio forno de gambiar-mos e soletrar-mos a piação e a classe do Mestre Migança não for, podemos jordar para outra classe que será antónio forno em engenhar com todos os charais, quer sejam zambarinos ou zé das navalhas.

Cá o covano não é antónio forno de engenhar assim com bodelha e mirantando os que são antónio forno da piação a jordar à classe com a d'el rei na do serralheiro. Bozem-me os charais que tal como eu jordaram à classe do Mestre Migança no planeta que já piei.
Um cruzeiro
Do filho do fernando, Carlos Amoroso


Médio Tejo promove «Portal do Empreendedor»




A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a promover o «Portal do Empreendedor», que pretende ser um instrumento de promoção empresarial desta região, que abrange dez municípios: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

A iniciativa visa colocar «à disposição do público em geral informação relevante sobre a Região do Médio Tejo, em termos de caracterização sócio-económica, dados estatísticos, entidades e competências regionais, com especial destaque para a divulgação das empresas da Região e para a promoção do empreendedorismo», refere a entidade.

Para tal, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a convidar as empresas, entidades públicas e privadas envolvidas na actividade empresarial da região a participarem neste portal, de forma gratuita, seja para serem incluídos na área «Médio Tejo Inovador» seja para partilhar informação.
Publicado em "I-GOV"



15 setembro, 2009

PS candidata Fernanda Asseiceira para tentar recuperar a autarquia




Município liderado pelo PS até 2001, com um interregno no mandato da Aliança Democrática de 1979 a 1982, Alcanena saiu da contabilidade autárquica socialista em 2001, quando o seu militante Luís Azevedo decidiu avançar como independente.

Com o anúncio da retirada de Luís Azevedo, o PS acredita que pode recuperar a autarquia nas eleições de Outubro, voltando a apostar em Fernanda Asseiceira, que em 2005 conseguiu que o partido recuperasse da estrondosa derrota de 2001, subindo dos 19,3 por cento dos votos de então para 27,1 por cento.

A incerteza quanto à opção dos eleitores perante a mudança de candidato dos Independentes pelo Concelho de Alcanena (ICA) - a escolha recaiu sobre Eduardo Marcelino, actual vice-presidente da autarquia - leva a que também o PSD e o CDS tenham apostado numa candidatura conjunta, apresentando a gestora financeira Renata Henriques como candidata à Câmara, na esperança de melhorar o seu resultado.
Já a CDU aposta na professora do ensino secundário formada em engenharia química Suzel Frazão.

O próximo executivo de Alcanena terá pela frente o desafio de tornar real o protocolo recentemente assinado com o Ministério do Ambiente e a Associação de Utilizadores do Sistema de Águas Residuais de Alcanena (AUSTRA) e que visa resolver os problemas de poluição, provocados sobretudo pela indústria de curtumes, nomeadamente no rio Alviela.
MLL

Presidente actual:
Luís Azevedo (Independentes pelo Concelho de Alcanena)

Candidatos:
Carlos Vieira (BE)
Eduardo Marcelino (Independentes pelo Concelho de Alcanena) - "Apresento-me a sufrágio porque amo a minha gente e penso que posso contribuir para o crescimento do concelho"
Fernanda Asseiceira (PS) - "Acredito que a minha forma de ser, de estar e de trabalhar, já com provas dadas, sejam valorizadas e reconhecidas"
Renata Henriques (PSD/CDS-PP) - "Alcanena pode ser um paraíso logístico, dada a proximidade dos nós da A1 e da A23, e tem que apostar no Turismo"
Suzel Frazão (CDU) - "Queremos contribuir para o desenvolvimento de uma política alternativa, que ultrapasse as dificuldades que resultam de uma gestão autárquica pouco virada para o desenvolvimento do concelho e que se agravou com a crise"

População: 14657
Densidade populacional: 115,43
Nº Freguesias: 10
Nº Eleitores: 13031
Nº Licenciados: 1080
Indicativo económico: 0,103126
Publicado em "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Feira de Velharias em Minde no próximo Domingo


Sob patrocínio do CAORG, vai-se realizar no próximo Domingo, dia 20, a primeira feira de Artesanato, Antiguidades e Velharias de Minde, no largo do Coreto. Terá inicio pela manhã, 9 horas.

Estão convidados alguns antiquários da zona e até as Comissões de Festas a organizar no próximo ano.

De recordar que em Outubro de 2007 já tivemos uma experiência do género, então denominada «Feira da Ladra» (veja aqui a noticia publicada neste blogue) organizada pela comissão de festas do Divino Espírito Santo dos nascidos em 1968, junto das escolas novas.

Passados dois anos, vamos tentar reeditar o êxito dessa iniciativa. Dependerá da participação de todos.

Comentário da Prof. Vera a este post:
Quando jordarem as do joão das penhas ou o andarilho para esta sant'ana não deixem a piação cair no gualdino.
Piem à modeia na sant'ana com os vossos carranchanos e com os covanos que a varejarem.
Não piem "bom dia" mas "planeta cópio", não piem "como estás?" mas "como jordas?".
Assim a piação não encolherá os mirantes.
Lince ancho

Meu comentário:
Faltam poucos dias para este evento. A esta hora, meia noite e quarenta e dois minutos do dia 15 de Setembro, na página principal da Camara Municipal de Alcanena, não há qualquer referência ao assunto. E porque ao menos o jornal «O Mirante» não foi contactado para divulgar esta iniciativa, porque não enviando um email...

Há uma coisa que em Minde falta e continua a faltar: comunicação, divulgação, marketing.
E pegar no carro e entregar nos cafés das freguesias vizinha um folheto a divulgar esta iniciativa? Alguém se lembrou de Mira de Aire?

Isto para não ir mais longe e esquecer que na página da Junta de Freguesia de Minde (http://www.minde.pt/) se continua a desejar umas Boas Festas para o Natal de 2007 e que as festas da Padroeira de Minde são referidas como da Nossa Senhora da Ascenção (meus senhores, só Jesus Cristo ascendeu ao céu, Nossa Senhora foi levada para o céu assumpta de corpo de alma pelos anjos). Leiam o dicionário, sim?

14 setembro, 2009

Bloco de Esquerda de Alcanena abriu um blog


O núcleo do Bloco de Esquerda do Concelho de Alcanena abriu recetemente um blog para divulgar as suas actividade e enviou-nos o endereço para divulgação: blocodeesquerdaindependente.blogspot.com

Na sua apresentação, podemos ler:
"É com bastante orgulho e com uma enorme vontade de fazer mais e melhor pelo nosso Concelho que o Bloco de Esquerda surge representado por independentes para as listas de Alcanena.
Aqui poderá acompanhar as notícias e comunicados mais importantes, que estejam directa ou indirectamente relacionados com o Concelho de Alcanena
."



O Partido dos Anónimos


Se alguém se tivesse lembrado de formar o Partido dos Anónimos para estas eleições autárquicas, certamente em Minde seria o partido vencedor. Então agora, com esta nova moda dos blogs, tudo comenta, tudo critica e tudo dá ideias e manda bitaites, com a assinatura de Anónimo, era canja.
Somos uma terra de anónimos, onde o passatempo nº1 é tentar descobrir quem serrá este ou aquele anónimo, e quando algúem tem o "desplante" de assinar seja o que fôr, logo meia-dúzia de anónimos lhe caiem em cima. Portanto os anónimos facilmente chegariam ao poder com maioria absoluta.

Nada tenho contra determinadas participações anónimas (até as permito neste blog), e muitas vezes è a única maneira possível de se descobrirem determinadas verdades, mas será esta a melhor maneira de participação civica na busca da discussão dos problemas sociais e comunitários? Penso que não. Um comentário anónimo vale o que vale, não tem qualquer expressão de identidade ou credibilidade, e, na maior parte dos casos, apenas fomenta a intriga e a politica da maldizência.

Penso que por aí nunca iremos a lado nenhum, e até culturalmente, iremos adquirindo, com estes hábitos do anonimato, características muito nefastas na formação intelectual de um povo, duma sociedade e duma integridade própria e pessoal. Hoje podemos escrever uma coisa, amanhã outra, verdade ou mentira não interessa, e a interiorização da responsabilidade de cada um de nós vai-se diluindo ao longo dos tempos. Resumindo, a pouco e pouco, vamos sendo cada vez mais uma massa anónima e amorfa, e não o individuo A, B, ou C com identidade própria.

Se nenhum de nós tem objecção em dizer que é do Benfica ou Sporting, que é Católico ou Protestante, porque é que em matérias polítias temos esses complexos todos?
Provavelmente porque existem sempre muitos interesses obscuros em jogo, e, acima de tudo, muita falta de respeito por quem tem ideias diferentes das nossas. É esta falta de caracter democrático, que seria extremamente positivo para o enriquecimento da discussão e aprofundar de ideias, que esta coisa do anonimato vem ainda estimular mais.

Como já referi, entendo que não é assim que lá iremos e, principalmente, em épocas como a actual, em que se definem os destinos para o futuro, Minde precisa de PESSOAS e não de anónimos.
Por essas e por outras, é que neste blog iremos acentuar uma política proteccionista dos comentários identificados contra os tais intriguistas anónimos.

E já agora, com um certo tom de provocação, quero referir o seguinte:
Ao longo destes últimos anos tenho lido por esta blogosfera do Ninhou muitos comentários em defesa do parido ICA, dos seu representantes, e muitas críticas aos opositores. Não me lembro de alguma vez ter visto algum comentário assinado. Porquê?
Têm vergonha de ser ICA? Têm medo? Não têm convicção do que escrevem?

Para o charal Pedro Micaelo


Paracópios para ti
Neste planeta tão cópio
Um podê de fredericos
um podê de planetas anchos

Este planeta d' arraial da do andré
Garganteam as nossas beatas do tróia
Pr' o carranchano Pedro
Batam as gâmbias terrantezmente

PS: A piação não deixa cair no gualdino o que este charal tem emanado para que ela nao escadeire. Lince ancho e paracópios pelo planeta gualdino!

Pedreira do Cabeço Morto




Provavelmente, a maior parte dos Mindericos nunca visitou a ex-pedreira situada no Alto dos Moinhos, e alguns só a viram de avião, quando se espreita pela janela e se consegue identificar onde fica Minde pela enorme cratera que se vê lá dos céus.
Eu inseria-me nestes dois grupos. Nunca lá tinha ido, mas já a tinha visto de avião.

Este fim-de-semana dei lá um salto e deu para ficar a conhecer este enorme buraco donde devem ter saído milhares de camiões de brita para a construção civil.
É uma enorme cratera deixada na serra pela desactivação da pedreira já há uns anos.

A desactivação destas explorações, hoje em dia, é regulamentada por uma legislação que obriga os proprietários a cuidar do impacto ambiental e deve visar a reconstituição dos terrenos para utilização segundo as finalidades a que estavam adstritos antes do início da mesma.
É o que deveria ter sucedido com esta, e, no mínimo, devia ter-se procedido à reflorestação.


Pelo que julgo saber, a CM Alcanena tinha uma dívida perante os antigos exploradores da pedreira, e então negociou essa dívida em troca de assumir a propriedade do local e consequentes responsabilidades de cumprimento da legislação de cuidar do impacto ambiental.
E pronto, tudo morreu aqui, e nada foi feito. E agora?

Agora..., já ouvi montes de sugestões e ideias de populares, mas nunca nada por parte da Câmara, pois nada do se faça ali será de fácil execução.
O certo é que quem visita o local facilmente se aprecebe de que, mais tarde ou mais cedo, é necessária um solução para aquilo e, neste caso, a Câmara tem responsabilidades e deveres.
Existem toneladas de inertes amontuados e ravinas extremamente perigosas para quem se aventure por aqueles locais e, pelo menos neste aspecto da segurança, urge colocar vedações e sinalização a alertar para os perigos.

A CDU, no seu programa, propõe a transformação parcial da cratera em reservatório de àgua, e sei que o NOVO RUMO também tem algumas idéias relacionadas com o turismo e desporto aventura. São ideias. Alguém tem mais sugestões? Muitas cabeças pensam mais que poucas.

A Drº Vera Ferreira novamente no Ninhou - Sexta, dia 18 às 21h30


Alé carranchanos,
como aqui a covana vos tinha piado, no planeta 8 do quadrazal das brinçaleiras jordei o andarilho pelas d’el rei para o Ninhou e jordei à bia parreiral no Ninhou para engenhar com a piação. Fredericava gambiar as da classe do touquim no sexto planeta desta sesta mas didizmente o meu mouquinho encolheu os mirantes neste gertrudes conchego e sou classe de dom carlos de jordar o andarilho para a terruja a duas da póvoa do Casal Médio de Cima para jordar ao canto da macaínha no outro planeta. Como não abroseio a quantas do bandarra rejordo ao Ninhou, tenho ardença de jordar a da classe do touquim para o sexto planeta da próxima sesta (planeta 18 do quadrazal das brinçaleiras às 21 do bandarra e 30 do bandarra didis).

Um chocho da filha do fernando
Vera

11 setembro, 2009

NOVO RUMO abriu sede de candidatura




O NOVO RUMO já abriu a sua sede de candidatura.
Localiza-se na Praça Alberto Guedes em Minde, no antigo estabelecimente vulgarmente designado por papelaria do Rafael.

No seu blog oficial www.novorumo-minde.blogspot.com o Movimento Independente, candidato à Assembleia de Freguesia de Minde, tem vindo a publicar alguns apontamentos e ideias base do seu programa eleitoral.

Actividades para a 3ª Idade


21.º Convívio da 3ª Idade
Dia 19 de Setembro, no Pavilhão Multiusos de Alcanena


O Pavilhão Multiusos de Alcanena recebe, no próximo dia 19 de Setembro, o 21º Convívio da 3ª Idade, uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena e das Juntas de Freguesia do Concelho.

O programa terá início às 12:00h, com o Almoço, seguindo-se Animação Musical, Convívio e Lanche.

3ª Idade em Movimento
Início da actividade a 21 de Setembro
Ginástica Funcional e Hidroginástica para a populção entre os 65 e os 84 anos de idade.


Integrado no Programa “Desporto e Saúde”, o projecto 3.ª Idade em Movimento vai reiniciar a sua actividade no próximo dia 21 de Setembro, estando o encerramento da temporada 2009/2010 agendado para 18 de Junho de 2010.

Destinado à população do concelho com idades compreendidas entre os 65 e os 84 anos de idade, esta iniciativa tem como objectivo contribuir para o aumento da qualidade de vida e da saúde da chamada população sénior do concelho de Alcanena, através da prática regular de ginástica de manutenção.

Com uma frequência de duas vezes por semana, o projecto vai decorrer em 13 localidades do concelho: Alcanena, Bugalhos, Casais Robustos, Covão do Coelho, Espinheiro, Louriceira, Malhou, Minde, Monsanto, Moitas Venda, Serra de Santo António, Vale Alto e Vila Moreira.

Consulte o quadro informativo com as datas das inscrições e a tabela com a calendarização e horários da actividade nas várias localidades do concelho.

Ainda no âmbito deste projecto, estão também agendadas, para além de uma caminhada realizada uma vez por mês em cada centro, as seguintes actividades:
1 Outubro de 2009 – Comemoração do Dia do Idoso
14 Novembro de 2009 – Comemoração do Dia de S. Martinho
20 Março 2010 – Caminhada da 3ª Idade
22 Junho 2010 – Convívio de Encerramento

Esta é uma actividade desenvolvida em parceria com a Associação ABC de Alcanena, em que os participantes usufruem de acompanhamento de Enfermeiras; medição da Tensão Arterial e Níveis de Glicemia; Prevenção de Diabetes e promoção de bons hábitos alimentares.

Descarregue aqui a Ficha de Inscrição. As inscrições são gratuitas.
Veja o folheto de divulgação da actividade.
Para mais informações, contacte o Sector de Desporto, Juventude e Tempos Livres da Câmara Municipal de Alcanena, através do telefone 249 889 112 ou do e-mail desporto@cm-alcanena.pt.
Fonte: Site CMA

Centros de Condição Física


Início a 28 de Setembro
Hidroginástica e Ginástica Funcional para a população com idades comprenndidas entre os 40 e os 65 anos de idade, em Alcanena e Minde.


Os Centros de Condição Física vão reiniciar a sua actividade no próximo dia 28 de Setembro de 2009. Com o objectivo fundamental de proporcionar a prática de actividade física regular e adequada à população do concelho de Alcanena com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos de idade, este projecto coloca ao dispor dos participantes aulas de Ginástica Funcional e Hidroginástica, duas vezes por semana, em Alcanena e Minde.

As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas no Sector de Desporto, Juventude e Tempos Livres do Município de Alcanena, através do telefone 249 889 112 ou na Delegação do Município em Minde.
A taxa de inscrição tem o valor de 20€ e é válida para todas as aulas do ano, incluindo já o seguro.

Os horários da actividade em Minde são os seguintes:
Segundas-feiras, das 18:45h às 19:30h
Ginástica – Pavilhão Gimnodesportivo de Minde
Quartas-feiras, das 18:30h às 19:15h
Hidroginástica – Piscina Municipal de Minde

Descarregue aqui a Ficha de Inscrição e veja o Folheto de divulgação da actividade.
FONTE: Site da CMA

10 setembro, 2009

Alcanena é a bitola das Eleições Legislativas


Alcanena é o concelho que melhor representa o comportamento eleitoral do Continente
Uma análise dos dados disponíveis na publicação Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que o Grupo Marktest recentemente editou, permite ver como, ao longo dos 35 anos da democracia portuguesa, Alcanena é o concelho que apresenta resultados eleitorais mais próximos da média do Continente.

TABELASegundo os dados da Direcção Geral da Administração Interna (ex Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral; STAPE) disponíveis na análise Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que o Grupo Marktest recentemente publicou, Alcanena é o concelho que, relativamente às eleições legislativas, apresenta resultados mais próximos da média do Continente nos 30 anos abrangidos nesta análise.

No documento disponibilizado ao lado (CLIQUE NA TABELA PARA AMPLIAR), que apresenta os resultados dos três concelhos que em cada eleição legislativa apresentam o menor desvio absoluto face aos resultados do Continente, é possível confirmar estas observações. Permite ainda verificar que, ao longo do tempo, tem havido uma tendência para que estes três concelhos apresentem valores mais aderentes à média do Continente.
Publicado em "MARKTEST.COM"