30 abril, 2009

Zegregas do Carranchano


O carranchano Carlos enviou-me uma zegrega (carta) há dois planetas (dias). Ontem enviou-me um mail na piação do Ninhou a pedir que eu gambiasse no tece-tece do bruxo (publicasse na internet) essa mesma zegrega. Aqui ficam as duas missivas e ainda uns postais ilustrados do Polje do Ninhou que também me enviou.

Alé cópio carranchano
Micas seria antónio forno que jordasses no blog a zegrega que te jordei, sobre se ter jordado na tece-tece do bruxo de eu ser o covano ancho na piação do Ninhou, sou vila franca que jordes a minha zegrega para que todos os xarales e covanos mirantem o que gambiei com a do pinto lopes, a covana ancha e a grande engenhadora deste pelancho, a quem o canteiro didi do Ninhou deverá ficar lince é, e será, a Doutora Vera Ferreira, com quem engenho antónio forno por me ter piado aos das caçoas. Seria antónio forno que gambiasses a minha zegrega à bia, para jordar cópio nas chavecas de todos os xarais.
Um cruzeiro, Carlos Amoroso

TRADUÇÃO: Olá grande amigo
Micas gostaria que colocasses no blog a carta que te enviei sobre o que foi escrito no portal de eu ser o melhor especialista do calão minderico, espero que coloques o minha carta para que todos os mindericos e todas as pessoas vejam o que escrevi, a grande especialista e responsável deste projecto, a quem a freguesia de Minde deverá ficar grata é e será a Doutora Vera Ferreira, com quem trabalho com prazer por me ter convidado. Gostaria que publicasses a minha carta rápidamente, para todos os mindericos perceberem.
Um abraço, Carlos Amoroso


Zegrega
Para que não restem dúvidas e que todos os que visitam o portal, costumam ler o Jornal de Minde, bem como outros sites relacionados com o Minderico (que habitualmente as pessoas denominam calão minderico), hoje dirijo-me a todos na Língua Portuguesa e não em Minderico. Foi referido no Portal Minderico pelo Sr. Vitor Silva que eu seria o coordenador do site "piacãodoninhou", o que me agrada e desde já aqui expresso os meus agradecimentos, no entanto foi publicado no portal minderico que eu sou o maior especialista do minderico, o que eu não concordo e gostaria de ver rectificado bem como a publicação da presente missiva. Penso que a grande especialista, impulsionadora e grande responsável pelo reviver do Minderico é e será sempre a Drª Vera Ferreira, com quem trabalho com todo o prazer neste projecto em Minde a convite da própria.
Carlos Amoroso / 28.04.2009




9 comentários:

Anónimo disse...

Mas que estranho o sr. Pedro Micaelo nunca ter referido nos seus blogues a existência do site da piação do ninhou !

PM disse...

Pois é, meu caro amigo. Há muita coisa a que eu nunca me referi nos blogs.
Mas em contrapartida já houve quem aqui lhe fizesse publicidade suficiente.

E respondendo ao seu comewntário anterior, que apaguei, os colaboradores deste blog colaboram como e quando lhes apetece.
Há algum problema?

Anónimo disse...

Uma pergunta:
- Pelo que li, tece-tece do bruxo que dizer internet, mas como antigamente não havia internet, este termo deve ser novo. Será inspirado no sítio do portal de Minde que agora está encerrado?

PM disse...

TECE-TECE significa ARANHÃO, e foi adoptado tb para INTERNET pela questão da teia.
BRUXO quer dizer COMPUTADOR, pois o computador sabe tudo.

Anónimo disse...

Pedro,

Quem é que anda a criar estes novos termos? Há alguma comissão ou grupo de pessoas que, perante a necessidade (que por acaso não acompanho pois penso que o Minderico não abarcava todo o vocabulário) de encontrar novos termos tenta criar uma palavra e, após receber voto favorável da "comissão", introdu-la no vocabulário Minderico?

Provavelmente, esta comissão é apenas a Vera Ferreira e o Carlos Amoroso neste momento.

Mas não seria má ideia pensar em institucionalizar a sério um órgão desse tipo, dentro da Câmara, Junta, Casa do Povo, Caorg, futura Fundação ou Associação de Fomento do Calão Minderico, etc., para se decidir que termos e realidades actuais terão necessidade de ter um vocábulo em calão Minderico e, nesse caso, que palavra será.

Aliás, penso que além de uma necessidade isso será uma obrigatoriedade legal/funcional e, mais tarde, uma imposição da própria população.

Abr.

Anónimo disse...

Ou então é o CAORG, com a Maria Alzira e o Ramiro à cabeça que estão a refazer o dicionário do calão à luz do novo acordo da lingua portuguesa.

Agora a sério, o calão foi usado na sua época com os termos e necessidades de outrora, não vamos reinventar. No latim também existe um termo para computador?

PM disse...

Estes termos existem no livro Piação dos Charales do Ninhou, editado pelo CAORG em 2oo4, onde se refere que a compilação é de Jorge Duarte Capaz Formiga e a Coordenação de Abílio Madeira Martins.

wolfinho disse...

Não sei porque se não ha-de actualizar o mindrico, quando nasceu o português também havia lá a palavra computador, internet ou corrupto por exemplo, então porque não devemos actualizar a nossa lingua.

Um exemplo

Comida rápida (fastfood) = trilhar à bia

PM disse...

Exactamente, como diz o wolf.
As línguas estão sempre em mutuação e quem as faz são os povos. Podem ser mais ou menos regulamentadas e parâmetizadas, mas é assim.

O latim não é actualizado porque é uma língua morta, mas as suas derivadas (português, francês, espanhol, etc) vão sofrendo mutuações.

No Minderico passar-se-á o mesmo. E não é com comissões de eruditos ou intelectuais que a coisa lá vai. É com o falar popular. Foi assim que nasceu o Minderico e será assim que deve continuar: com uma evolução popular.

Não queremos que o Minderico seja uma peça de museu. Queremos que seja a 3ª língua nacional !!!