11 abril, 2009

Zegrega para os Xarales do Ninhou


Com quase uma semana de atraso aqui vai uma zegrega para os Xarales do Ninhou dos carranchanos Vera e Carlos. A culpa é minha, mas o conteúdo é actual.

Planeta 8 do quadrazal da do Folar do planeta ancho de 2009
Fusca cópia para os carranchanos, estou lince por mirantar que as classes do touquim na piação do Ninhou de planeta para planeta vão jordando catrefas de xarais que já jordam abêcê de piação à modeia.
Também há abêcê de xarais que penetram copiamente a piação. Paracópios para os filhos do fernando que têm jordado às classes. Cá o covano no planeta de hoje esteve a mirantar a piação de Mirandês e não ficou antónio forno, ambroseio que a do Ninhou é anchamente mais cópia. Temos de engenhar para que a piação do Ninhou também seja a do badalo da terruja de Camões, que jordaria a 3ª. Para isso temos de jordar gambias ao engenho com a Drª Vera e com os covanos e covanas do País dos Marcos que com ela engenham. Ambroseio que não tenham deixado cair no gualdino de gambiar a do pinto lopes cá ao covano e à Drª Vera, pela tece-tece do bruxo, conforme piamos na 1ª classe do touquim.
Jordamos todos os planetas ao bruxo para mirantar as vossas zedgregas e até este planeta só um ou dois xarais gambiaram a do pinto Lopes. Gambiem a do pinto Lopes, mesmo teodorinho.

Um cruzeiro para os xarais e que o Treme Terras vos jorde cópia maqueda.
Dos carranchanos, Carlos Amoroso e Vera Ferreira

Dia 08 de Abril de 2009
Boa noite para os amigos, estou agradecido por ver que as aulas de Minderico de dia para dia cada vez tem mais gente que já falam um pouco em Minderico.
Também há uns quantos Mindericos que percebem bem. Parabéns para os amigos que têm vindo às aulas. Eu hoje estive a estudar o Mirandês e não gostei, penso que o Minderico é muito mais bonito. Temos de trabalhar para que o linguajar de Minde seja língua oficial de Portugal, que seria a 3ª. Para isso temos de trabalhar com a Drª Vera e com as pessoas Alemãs que com ela trabalham. Penso que não se tenham esquecido de mandar os emails para mim e para a Drª Vera, conforme falamos na primeira aula.
Abrimos todo os dias o computador para ver as vossas cartas e até hoje só um ou dois Mindricos é que escreceu. Escrevam, mesmo pouquinho.

Um abraço para os Mindericos e que Deus vos dê boa saúde.
Dos amigos, Carlos Amoroso e Drª Vera Ferreira



"Uma A do Folar cópia para todos os Charales do Ninhou"

Mais actual e fresquinha ainda é esta zegrega do ancho carranchano Carlos a dar-me na chaveca por eu piar Páscoa. Pia-se "A do Folar". Eu já piei a do folar mas a minha chaveca jordava dideza nesse planeta.
UMA CÓPIA A DO FOLAR PARA TODOS OS XARAIS


Alé carranchano Pedro,
lince pela alexandrina e pela brochura do arraial da do andré da trompete que me jordas-te, estão cópias. Miranto que tens classe de d. carlos de jordar às da classe do touquim da piação dos xarales do Ninhou, piaste Páscoa e na piação à modeia pia-se A do folar. Miranto que és antónio forno por emanar, um engenho cerra os mirantes e já outro miranta a borboleta. É de xarais destes que há ardença no Ninhou. Não sejas gualdino que já não jordas uma de são mamede de planetas anchos, neste gertrudes conchego há ardença em adobrar mais planetas e mais das do bandarra.

Um ancho cruzeiro e uma tanganhada, Jorda um José Gredo de sesta da do folar cópio, mas touguia com as da Páscoa, miranta que os clarimundos engenham ancho neto.
Carlos Amoroso

PS: E para que vejam que eu sabia, confirmem como desejei as boas festas o ano passado. Precisamente com a imagem acima e o mesmo texto por baixo. Toma lá esta ò carranchano!!!
"Uma A do Folar cópia para todos os Charales do Ninhou" e para ti também que já és do Ninhou há muitos anos.

Sem comentários: