29 abril, 2009

A solução para sair da crise


Sou da opinião que uma das grandes soluções para sair desta enfadonha crise seria proclamarem eleições de dois em dois anos, pelo menos a nível local. Estão-se a rir? Pois eu não. Basta abrirmos um pouco os olhos para verificarmos que muitas das autarquias passam três anos à sombra da bananeira e apenas no ano eleitoral é que começam a querer fazer alguma coisa. Pelo menos prometem e apresentam projectos. E esta conversa também é válida para as oposições.
Vemos pouca vontade de fazer alguma coisa pelas populações. Vemos é muito apetite por manter a cadeira do poder, ou de lá chegar, e a solução é iludir os eleitores com grandes promessas e projectos.

Em Alcanena não fugimos à regra. Aliás, Alcanena é mesmo o protótipo da regra, senão vejamos.
Nas últimas eleições, sob o slogan "Queremos fazer ainda mais", os detentores do poder fizeram montes de promessas. Basta darmos uma vista de olhos à panfernália de livrinhos amarelos que distribuíram na altura. E do que lá consta que é que se fez?
Muito pouco. Mas o mandato ainda não acabou e então agora tornam a chover as promessas, os projectos, as inaugurações pomposas. Há que garantir a continuidade.
Passaram-se três anos e tal com viagens à tal geminada ilha de Cabo Verde e a construir obras de fachada e museus para garantir a reforma de alguns. Pavimentou-se uma estrada ou outra (principalmente para servir os autarcas), e em Minde construíram um loteamento industrial com vinte anos de atraso e que não vai servir de nada. Se precisávamos de ter uma reunião com um simples e empregado assessor do Presidente da Câmara estávamos meses à espera, e só com uma cunha lá conseguíamos o tal encontro de cinco minutos.

Agora não. Agora é tudo diferente, e ainda bem. Os autarcas até se deslocam às colectividades (mesmo à noite) para saber o que é que as mesmas precisam e quais as idéias para o futuro.
Em poucos meses já se fala no projecto de recuperação da Estrada de Fátima, já se iniciou a base de lançamento de parapente, a Rua do Cruzeiro começou a ganhar forma, e até os vereadores já andam a exibir o novo projecto para o "Centro Cultural de Minde" no Largo das Eiras. Lá mais para o Verão teremos a inauguração da Casa Açores, que, oficialmente, ainda ninguém sabe o que vai ser e por que protocolo se irá reger a sua administração.
Digam lá se as eleições de dois em dois anos não seria a solução?


E, a propósito de eleições, o blog DEBATER MINDE publicou recentemente um artigo, que a seguir transcrevo parcialmente. É pena o artigo (e o blog) ser anónimo, mas não deixa de ser uma opinião de alguém que se preocupa com o futuro do nosso burgo.



Viragem para a extrema-esquerda
O país está entregue à extrema-esquerda populista, ao bloco de esquerda e às múmias políticas do Pcp. O Ps, com medo de perder a maioria absoluta, foi atrás deste populismo e vai de aprovar leis propostas por estes extremistas, completamente minoritários em Portugal desde sempre, que vão começar a acabar com a iniciativa privada em Portugal, que vão aumentar a burocracia e mais não passam de resquícios comunistas e totalitários, destinados a que o estado todo poderoso assuma o controlo sobre tudo e a todos fiscalize.
(...)
Aqui pelo burgo minderico e por Alcanena, tudo na mesma como a lesma. As eleições aproximam-se, e o grupelho ICA já se movimenta, com o sequaz Marcelino no comando do grupo e, de há uns meses a esta parte, também da Câmara, posicionando-se como favorito. Do outro lado, apenas uma oposição: o PS da Fernanda Asseceira, que já se lançou também, embora ainda ninguém saiba com quem e para quê. Sabe-se que anda em reuniões em Minde com a malta do Caorg e afins, mas de resto mais nada. Muito fraquinhas as duas listas, como parece óbvio, ainda para mais se se replicarem na Junta de Freguesia de Minde, de um lado com o inenarrável António Fresco, o Presidente de Junta mais inepto da história democrática de Minde, e, do lado do PS, um qualquer desgraçado para encher chouriços, que se tiver a sorte de ganhar, vai-nos deixar a marinar mais 4 aninhos.
Precisamos de caras novas. De uma pedrada no charco!!!
Publicado no blog "DEBATER MINDE"

1 comentário:

Anónimo disse...

Centro cultural no largo das Eiras? É assim que julgam que ganham votos?
Valia mais estarem quietinhos e continuarem sossegados