26 novembro, 2007

Inspirações para o Museu do Curtume

Bilbao

(Nota: É apenas uma sugestão. Por nada deste mundo quero interferir no mundo secreto dos magnólios projectos da CMA. Mas esta era uma sugestão do caraças !!! Localiza-se em Bilbao. Até breve !!!)

Torres Novas.PT



Na reunião camarária que teve lugar no dia 22 de Novembro, o executivo da CMTN aprovou o documento Torres Novas.pt, em que se assume uma estratégia global para o concelho, na perspectiva de candidaturas comunitárias, com a particularidade de interagir com a região. Ponte para todos, não é, mais nem menos, do que a ponte que liga o ponto de partida com o de chegada de projectos abrangentes, quer ao nível do concelho, quer da região.

"Torres Novas.pt é um projecto. É uma estratégia. É uma aposta. Na óptica de quem a analisar, boa ou má, não deixa de ser um documento que merece uma apreciação crítica e construtiva. Torres Novas e o seu futuro estão estampados neste documento estratégico. Quanto melhor for o planeamento, quanto melhores forem as sugestões para o enriquecerem, melhor será o futuro da nossa terra. E porque todos queremos o melhor para ela, acreditamos que o melhor de todos será oferecido ao enriquecimento da estratégia, Torres Novas.pt – ponte para todos. "
António Rodrigues, Presidente de Câmara

COMENTÁRIO:
Seria altamente recomedável que todos os autarcas de Alcanena colocassem os olhos neste extenso documento da CMTN. Para além de aprenderem um pouco sobre transparência e informação aos munícipes, de certeza que aprenderiam muito sobre como se gere um concelho e se projecta o futuro. Comparar a gestão de um concelho com a gestão de outro, será como comparar a noite com o dia.
O documento é extenso e demora um pouco a carregar, mas vale bem uma vista de olhos. Click Aqui »»»

Mais estacionamento em Torres Novas

Almonda Parque
O parque de estacionamento semi-subterrâneo que ficará localizado nos terrenos do antigo mercado, no Almonda Parque, junto à rua do Nogueiral, será constituído por dois pisos semi-enterrados e terá 334 lugares. A obra terá início até final do presente ano e a cobertura do edifício para estacionamento automóvel será utilizada como espaço público.
O edifício de dois pisos, destinado a estacionamento automóvel, terá uma cobertura que será utilizada como espaço de estar e miradouro virado para o rio.



No total, o parque terá 334 lugares, dos quais 287 serão no edifício a construir e 47 no exterior. A entrada de veículos no parque faz-se pelo piso inferior, através de uma rampa e a saída ocorre no outro extremo, ao nível do piso superior, existindo uma cabine de controlo na saída.
Saber mais in CM Torres Novas

Feira do Livro de Torres Novas



A 3ª edição da Feira do Livro de Torres Novas vai contar com a presença de dois conhecidos apresentadores de televisão. Fátima Lopes regressa ao evento, onde já esteve na edição de 2006, para uma sessão de autógrafos, no dia 30 de Novembro pelas 21 horas, desta feita para apresentação do seu segundo livro, “Um pequeno Grande Amor”. No dia 1 de Dezembro, pelas 16h00, é a vez de Fernando Mendes visitar a Feira do Livro onde fará a apresentação da obra ‘Petiscos de Fazer Crescer Água na Boca’.

Mas há mais animação prevista para este evento que decorre em simultâneo com o 4º Festival do Arroz Doce e a VI Feira de Stocks, de 29 de Novembro a 2 de Dezembro, no Pavilhão da Nersant, em Torres Novas.

Fotografia e Pintura em Fátima

Exposição de fotografia
Continua a decorrer, nos átrios do Centro Pastoral Paulo VI, a exposição "Fátima no Mundo" com fotografias de santuários, igrejas e capelas dedicados a Nossa Senhora de Fátima nos cinco continentes. Esta exposição conta também com um roteiro dos santuários e igrejas vistas do espaço (imagens de satélite), a partir do Google Earth, onde é possível identificar alguns dos templos expostos em fotografia. A exposição está patente ao público até ao dia 6 de Janeiro de 2008.



Pintura na Biblioteca
A Biblioteca Pública de Fátima apresenta, até ao final deste mês, uma exposição de pintura da autoria de Abílio Oliveira. A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.

23 novembro, 2007

Vida e obra de Bernardo Santareno

Peça sobre vida e obra de Bernardo Santareno no palco em Santarém.

O jovem místico e temente a Deus, filho de um revolucionário natural do Espinheiro que foi deportado para Angola, transformou-se num autor que fez dos seus textos gritos contra a opressão e a discriminação.

As cartas de amor que António Martinho do Rosário escreveu a uma senhora de Abrantes constituem parte importante da fonte documental que permitiu ao Veto Teatro Oficina reconstituir a vida e obra do homem que ficou famoso sob o pseudónimo de Bernardo Santareno. O grupo de teatro de Santarém vai levar à cena nos dias 23, 24 (21h30) e 25 (16h00) de Novembro, no Teatro Sá da Bandeira, a produção “Bernardo Santareno Nos Túneis da Liberdade”. Uma oportunidade para se ficar a conhecer melhor o homem e o dramaturgo que nasceu em Santarém em 1920 e faleceu em Lisboa em 1980.

Ficção e realidade caminham de mãos dadas durante cerca de duas horas de espectáculo onde se sucedem cenas sobre várias fases da vida de um homem que terminou os seus dias entre a amargura e o desalento. Um homem que na sua adolescência quis ser padre e a quem o pai, um revolucionário e fervoroso republicano oriundo de Espinheiro (Alcanena), foi resgatar ao seminário dos Olivais de pistola em punho dizendo que o preferia ver morto que o ver padre. Lenda ou realidade, a verdade é que o pai do escritor esteve associado a movimentos revolucionários durante o Estado Novo e foi condenado ao degredo em Moçâmedes (Angola).
Ler Mais in "O Mirante"

22 novembro, 2007

Propostas do PSD para Alcanena

As n/ propostas para integração dos Documentos Previsionais 2008

A vereadora do PSD propôs a integração das acções abaixo designadas nos Documentos Previsionais/2008 do Município de Alcanena, considerando que estas são prioritárias para o desenvolvimento sócio-económico do concelho:

Funções Económicas
Indústria e Energia
Criação Gabinete de apoio ao investidor no Concelho de Alcanena
Dinamização do Conselho Consultivo do Município
Implementação de uma Incubadora de empresas
Zona de Actividades Económicas e Logística junto à A1
Turismo
Criação de uma região e Denominação de Origem Controlada para a produção de produtos de origem agrícola (ex. Azeite, queijo e mel na Serra de Santo António)
Implementação turística da marca do concelho de Alcanena
Funções Sociais
Ordenamento do Território

Plano de Pormenor dos terrenos junto à A1
Projecto de reutilização de espaços desocupados (urbanos e industriais)
Protecção Meio Ambiente e Conservação da Natureza
Implementação de um sistema de monitorização ambiental
Ensino não Superior
Criação de um Centro Escolar no Sul do Concelho
Criação de um Centro Escolar no Norte do Concelho
Desporto e Lazer
Construção de uma pista de Parapente

Alcanena, 12 de Novembro de 2007
Ana Cláudia Coelho in "PSD Alcanena"

PS - II Fórum Autáquco 2007


II FÓRUM AUTÁRQUICO 2007
01 DEZEMBRO 2007 /ALCANENA
PROGRAMA


14.30 - Sessão de Abertura
Fernanda Asseiceira -Presidente da Comissão Política Concelhia de Alcanena
António Rodrigues – Presidente da Federação
15H - Reflectir para AGIR - Intervenção dos autarcas socialistas do concelho de Alcanena
16H30-Ambiente:Estratégias e Desenvolvimento
Potencialidades de um território
Alcanena e o PNSAC (Parque Natural da Serra D`Aire e Candeeiros)
José Alho - Director Adjunto - Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Litoral de Lisboa e Oeste
Políticas Ambientais
Alcanena - Ambiente e Qualidade de Vida
Humberto Rosa – Secretário de Estado do Ambiente
18H - Sessão de Encerramento
Dr. José Vieira da Silva - Líder de Bancada na Assembleia Municipal de Alcanena e Ministro do Trabalho e da Solidariedade Nacional
In "Ps Alcanena"

Os "tec-tecs" da Avenida JAC



Concluído o 2º troço há, talvez, 35 anos, a Av. José António de Carvalho, foi o orgulho da época. Era a maior (em comprimento) avenida do Ribatejo. Não sei se já alguma outra lhe roubou esse título.

O piso nem sempre foi do melhor, mas, há meia dúzia de anos, pavimentaram a EN 243 e a nossa Avenida ficou uma beleza. Estava iluminada, tinha semáforos, passadeiras, piso novo... um mimo. Até se falava que iam fazer uma rotunda bonita.



Foi então que se lembraram de ligar os esgotos e mandaram vir as máquinas. Esburacaram as ruas todas, cobraram (a alguns) 60 contitos por cada caixa de ramal, colocaram os tubos, deixaram metade das caixas rebaixadas, fora de cota, e mesmo nos locais dos rodados dos pneus. Taparam tudo com uns restos de alcatrão, e... assunto resolvido.
Foram-se embora, a fiscalização assinou, receberam a massa, e nós voltamos a ter a Avenida (e muitas outras ruas) cheia de toscos remendos e de "tec-tecs" das tampas de esgotos.

Para cúmulo, agora até a televisão por cá passou a noticiar que só um semáfero funciona.



Fala-se que a EN 360 (Fátima) vai ser alvo de uma intervenção e pavimentação.
Temo que estejam à espera disso para depois, como habitualmente, se lembrarem da rede de esgotos do Covão do Coelho e Vale Alto, e então vai de a ligar à ETAR.
Mandam vir as máquinas do empreiteiro habitual, e vai de deixar outra vêz a EN360 como está agora. É o chamado "Ciclo Rotativo de Trabalho". Uma especialidade muito nossa!

20 novembro, 2007

Orquestra Sinfónica Juvenil em Alcanena



O Complexo Paroquial Jubileu 2000, em Alcanena, recebe, no próximo domingo, dia 25 de Novembro, mais um concerto da Orquestra Sinfónica Juvenil.
Integrado na Temporada de Concertos Música Jovem 2007, o início do espectáculo está agendado para as 18:30h. As entradas são gratuitas, estando sujeitas ao número de lugares disponíveis. (in CM Alcanena)

A ORQUESTRA
Fundada em 1973, conta nos seus quadros 90 elementos das diversas escolas de música da área de Lisboa, e, em permanente renovação, o seu repertório é bastante vasto - mais de 500 obras abrangendo os séculos XVIII, XIX e XX.

A Orquestra Sinfónica Juvenil desenvolve as suas actividades com o apoio, fundamentalmente, do Ministério da Cultura, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Português da Juventude, e Radiodifusão Portuguesa, mantendo acordos de colaboração com congéneres na Alemanha, Luxemburgo, Espanha e China, com as quais estabelece intercâmbio de jovens músicos. Site oficial:
http://www.sinfonica-juvenil.com/

Primeiros passos do BTT MINDE 2008

Na sede do VFCM, gentilmente cedida pela direcção, foram dados os primeiros passos para a possível organização do BTT MINDE 2008, e consequente início do Projecto Natura Minde.
Numa pequena reunião informal e preliminar, deu para preceber que existe gente interessada e com capacidade para realizar um grande evento em Minde, que reunirá várias centenas de bicicletas.

O entusiasmo é evidente, sugeriu-se Abril como data, apresentou-se o projecto e discutiram-se idéias, organizou-se um grupo que ficou de apresentar duas propostas de percurso na próxima reunião que se realizará dentro de três semanas.
Vai-se abrir um site e um blog, e criar-se um gupo privado de dicussão no Forum de Minde para veículo de comunicação da comissão organizadora.
Na próxima reunião já se começará a definir um organigrama funcional da organização da prova e atribuição de funções. Em Janeiro iniciar-se-à o lançamento do Projecto Natura Minde.

Enfim, acho que se deram os primeiros passos para se fazer uma
Coisa em Grande !!

19 novembro, 2007

Conhece esta "gruta" ?



É a Fonte do Homem.

Os mais antigos quase todos sabem onde fica, e até contam algumas histórias. Os menos jovens já ouviram falar, e alguns até já lá foram. Os mais jovens nem sonham onde fica essa "coisa". Nem os BTTs por lá conseguem passar.
E fica aqui bem perto do centro de Minde. Uma hora a pé dá para ir e vir.
O acesso não é dos mais fáceis, mas os graffittis de mau gosto já descobriram mais um sítio para expôr a sua "arte". Não ficou bonito.

A Fonte do Homem localiza-se mais ou menos a meio da costa da serra, e quando se começa a subir a estrada da Serra S. António, corta-se para o caminho da "Quinta do Borda" e segue-se o trilho. Depois, é subir costa acima até chegar a uns pinheiros. É altura de se sentar a apreciar a vista, porque as pernas já não dão mais. Faça uma vistoria, atire uma moeda para "dar sorte", e prepare-se para a descida.


É uma gruta, igual a muitas que existem na região, com uma espécie de portal que acaba num poço de àgua. A vista á muito agradável, e com um panorama de Minde bem diferente daquele que se vê do miradouro da Serra.
Calce uns ténis de sola com rasto, vista o fato de treino e vá fazer uma pequena escalada da serra. É um pouco íngreme, mas o caminho é curto. Não vá só, e, por segurança, leve o telemóvel. Conheça Minde !!!

Aulas de Calão Minderico no Fórum de Minde

Vera disse... (in Comentários)

"Se não penetrarem o que gambiei na do pinto lopes, eu posso jordar a zegrega para a piação do Camões e assim começamos a primeira da classe do Touquim aqui nesta baiuca.
Para isso precisamos de charales e covanos que sejam antónio forno e queiram aprender a penetrar a piação do Ninhou."
Vera Ferreira - 17 Novembro, 2007

COMENTÁRIO :
E onde é que estão os charales do Ninhou que dizem que em Minde deveriam existir aulas da Calão Minderico? Estou a ver que no Ninhou já não existem covanos como "antigamente". A Vera é uma especialista, está a propôr dar-nos "aulas" de Calão Minderico via
FÓRUM MINDE, e ainda não houve uma "alma" que respondesse.

Eu sei que o Fórum de Minde é recente, tem ainda poucos inscritos e o pessoal não está habituado a lidar com fóruns. Está tudo habituado aos blogs, mas a filosofia e utilidade de um fórum é completamente diferente. Possui inúmeras ferramentas, como a dos grupos, que ainda não estão activadas, mas iremos activando. Podem-se criar grupos de discussão privados restritos a esse grupo, o que permite criar verdadeiros fóruns, e até reuniões de trabalho, via internet.

Krassiva, Carlos Amoroso, e outros especialistas e aprendizes, vamos a piar e trocar idéias com a Vera porque ela tem muito para ensinar. Click Aqui
:Forum Minde »»»

16 novembro, 2007

Vamos à Bola

Muita "bola" em Minde este fim-de-semana. É uma fartura.
São 3 jogos de futebol e um de Futsal. Todos em Minde.

A "maratona" começa no Sábado de manhã com os infantis e termina no Domingo com os séniores. Pelo meio temos o futsal no Sábado á tarde. (ver agenda na coluna lateral).

Por enquanto, o calendário calha assim. Ou todos em Minde ou nenhum. São as coincidências da bola.
- 4 Jogos, 12 pontos. É pedir muito?
COMENTÁRIO À POSTERIORI :
E este fim-de-semana o Vitória esteve bem em quase todas as frentes.
Somámos 9 pontos em quatro jogos.
Venceram os Juniores, o Futsal e os Seniores. Apenas a equipa de Infantis não se aguentou com os "gajos" dos Amiais. Mas bateram-se com galhardia, e até marcaram golos.
Palmas ao Vitória !! No VitoriaM o AP explica tudo !!

Reunião: Natura Minde e Prova de BTT

17 NOV / Sábado - 17 horas
Local: Concentração junto à sede do VFCM

Convocam-se todos os desportistas, os amantes da natureza, os amigos de Minde, e até os curiosos da má língua, a comparecer na 1ª reunião informal que se irá realizar, a fim de discutir o Projecto Natura Minde e a Organização de uma Prova de BTT em Minde.
Objectivo: Organizar um Grupo e definir estratégias de actuação.
TODOS JUNTOS SEREMOS MUITOS !!!

15 novembro, 2007

Bronca na Câmara: - estalou o verniz !!!

Vereadora do PSD de Alcanena pede demissão do chefe de gabinete do presidente da câmara

A vereadora do PSD na câmara de Alcanena, Ana Cláudia Cohen, pediu esta segunda-feira, durante a reunião do executivo, a demissão do chefe de gabinete do presidente do município Luís Azevedo (ICA). Em causa estão algumas acções de Daniel Café, que culminaram numa homenagem recente, realizada no edifício da autarquia com a presença do líder do executivo municipal, em que o chefe de gabinete foi distinguido por uma entidade brasileira pelo trabalho desenvolvido num trabalho de mestrado sobre a criação de um museu territorial.

A social-democrata pediu esclarecimentos no início de Setembro sobre a homenagem a Daniel Café e só recebeu resposta dois meses depois. Os esclarecimentos vieram através de uma carta escrita pelo próprio Daniel Café, apresentada durante a reunião por Luís Azevedo. A vereadora diz-se indignada, já que na missiva, o chefe de gabinete (que se apresenta apenas como munícipe) acusa-a de má fé e dirige-lhe outros “insultos”.

A vereadora explica que recebeu um convite para assistir à homenagem, “sem saber para o que ia”. Na cerimónia, foi confrontada com o elogio a Daniel Café, designado pelos organizadores como “um homem com um sonho”, que conta com “a ajuda do presidente”. “Quis saber qual era o fundamento daquelas palavras e o próprio presidente da câmara não me soube responder. Não sabia… Tive que esperar pelo esclarecimento do próprio homenageado”, justifica Ana Cláudia Cohen.

A autarca não aceita as justificações e referiu durante a reunião que a “carta teve um prazo de um mês de inspiração”, contestando o facto de Daniel Café ter usado recursos da câmara para o trabalho de mestrado, sem que para isso tivesse informado a autarquia. “O seu chefe de gabinete traz mais problemas do que resolve”, acusa. Ana Cláudia Cohen acabou por aconselhar o presidente a “reorganizar o seu gabinete” e à saída confirmou a O MIRANTE que exige a demissão de Daniel Café.

O pedido surge também na sequência de breves declarações proferidas pelo chefe de gabinete durante a fase de intervenção do público durante a reunião do executivo. Daniel Café mostrou intenções de intervir como munícipe e iniciou as hostilidades ao apelidar a vereadora de “idiota”. As declarações de Daniel Café foram interrompidas por Luís Azevedo, que não permitiu mais desenvolvimentos. Antes, o presidente da autarquia tinha considerado uma “perda de tempo” discutir o assunto.

O desempenho do chefe de gabinete do presidente da Câmara de Alcanena merece várias críticas por parte da vereadora social-democrata. Ana Cláudia Cohen contesta a atribuição de competências que pertencem ao presidente da câmara a Daniel Café. É o caso do pelouro da Educação que está a ser gerido pelo chefe de gabinete. “Ele tem o mesmo poder de um vereador. Decide, gere dinheiros…”, contesta a autarca, que põe mesmo em causa a legalidade das funções actualmente assumidas pelo responsável.

O MIRANTE tentou ter acesso ao conteúdo da carta de três páginas apresentada durante a reunião pública da reunião do executivo, mas a mesma não lhe foi facultada, à semelhança do que tem acontecido com o pedido de outros documentos. A própria vereadora do PSD tentou obter uma cópia, mas esta também não lhe foi cedida, tendo-lhe sido apenas permitida a sua consulta. O presidente da câmara limitou-se a referir a existência da missiva, mas não leu o seu conteúdo publicamente.
In "O Mirante"


COMENTÁRIO:
Ficamos todos a perceber porque é que a CMA retirou do site a acta de reunião em que a Dra Asseiceira também contestava a homenagem feita a Daniel Café, e porque é que não foram publicadas mais actas nenhumas. Eu já calculava que isto tinha de vir "à baila". Mas mais virá.

Nada tenho contra a pessoa (nem a favor), mas esta homenagem foi um autêntico escândalo. Nem no antigo regime se faziam figuras destas. São estes homens que custam balúrdios de dinheiro ao concelho, que não apresentam trabalho que se veja, e ainda por cima se entretêm a homenagear uns aos outros, com umas viagens geminadas à mistura. Haja vergonha e bom senso !! (e Mais Transparência).

PS : Ainda bem que O Mirante envia um jornalista às reuniões da Câmara. Senão, com esta maioria amarela e absoluta, nem saberíamos a data das próximas eleições. É tudo lá com eles!

Voar em Minde



"À semelhança de muitos outros locais de voo, Minde tem características muito próprias para a prática de voo livre. A direcção de voo é Nordeste, tem uma vertente bastante íngreme e um desnível com cerca de 300 m. À direita da descolagem (cerca de 2 km) existe um enorme “venturi”, podemos chamar-lhe a porta de ligação às planícies ribatejanas e alentejanas.
Quando a direcção do vento está de Este o mesmo é canalizado pelo vale e torna o local pouco adequado para a prática de voo livre. Nestas condições, face à configuração do terreno o vento chega à zona de voo um pouco rotorado. Voar em Minde é aconselhável que o façam com vento de Nordeste. A altura do ano mais indicada é no Outono.

A descolagem de Minde integra o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, na zona envolvente há um mundo fantástico de rios subterrâneos, alagares e lapas que alojam mais de 1500 grutas. A escassos quilómetros de Minde, estão abertas ao público as magníficas grutas de Santo António, Mira de Aire, entre outras.
A povoação de Minde fica situada numa vasta depressão, denominada de vale cego, pelo facto de não ter um escoamento de superfície para as águas afluentes. Assemelhando-se a uma enorme cratera.



A aterragem de Minde é das melhores que conheço, relvada e ampla e com muitas alternativas de aterragem, no entanto, na época de chuvas fica submersa, transformando-se num imenso lago que possibilita também a prática de canoagem.
Uma das grandes vantagens do local, é a rapidez da recolha, a descolagem e aterragem estão separadas entre si, cerca de 1500m por estrada de asfalto. "
In "Revista Digital - Vento & Térmica"

Conforme testemunhamos, ultimamente Minde tem vindo a ter a preferência de muitos aeroclubes para a prática de parapente e asa delta, sendo um local muito favorável para o exercício de aulas e 1ºs vôos. Lisboa, Torres Vedras, Entroncamento, Sintra, entre muitos, foram clubes que nos visitaram.
Seria interessante aproveitarmos a onda, e os ventos, para fazermos alguma coisa. Arranjar melhor a zona de descolagem, estaciomento, embelezamento do miradouro, etc. (já falei nisto noutro dia). Enfim, tornarmo-nos mais atractivos.
E quem sabe? Talvez um dia um clube com escola em Minde. Sonhar não custa nada, e voar, pelos vistos, ainda é mais fácil. Bons Ventos !!!

Parceria nas lamas da ETAR Alcanena

O executivo da Câmara de Alcanena aprovou na última reunião do executivo, com abstenção da vereadora do PSD, uma minuta de protocolo, a estabelecer com a empresa Tomás Oliveira S.A. e uma empresa espanhola, que visa o aproveitamento energético das lamas existentes na ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) local, resultantes da actividade das indústrias de curtumes da região.

O acordo prevê que a autarquia participe no investimento através da cedência de um terreno para a unidade produtiva, o que irá corresponder a 15 por cento do montante necessário. O maior investidor, com 80 por cento do investimento, será a empresa portuguesa.

O presidente Luís Azevedo refere que este protocolo é apenas “uma manifestação de intenção” que representa um passo importante para a eliminação das lamas da ETAR.

O PSD absteve-se porque entende que a AUSTRA (entidade que gere a ETAR) e o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro devem ser ouvidos sobre o que está a ser delineado.
In "O Mirante"

14 novembro, 2007

Praga de piolhos em escolas de Alcanena

As escolas de Alcanena estão a sofrer uma praga de piolhos, que já atingiram alunos, professores e até os autocarros escolares. O alerta foi dado na última reunião do executivo pela vereadora do PSD, que é professora no concelho.
Segundo Ana Cláudia Cohen, são várias as queixas que lhe têm chegado sobre a infestação.

O vereador responsável pela área de higiene e limpeza, Artur Simões Rodrigues, garantiu que não tinha conhecimento da dimensão relatada pela vereadora sobre a praga de piolhos e prometeu tomar medidas.
In "O Mirante"

Conhece a Quinta da Aldeia ?

Em pleno Parque Natural Serra d' Aire e Candeeiros, aqui bem perto de Minde, dispomos da Quinta da Aldeia. Um pequeno complexo turístico, de classe superior, que acolhe eventos, e localizado entre a Serra de S. António e S. Bento.
Um bonito espaço, bem integrado, que oferece diversos programas, e que muito valoriza o turismo regional. Merece uma recomendação.
Site Oficial : http://www.quintadaaldeia.com.pt/





PS: No Menu, escolha o vídeo "Paseio no Parque Nacional Serra de Aire e Candeeiros" para ver o Gorba & Comp. em acção.

13 novembro, 2007

5.º Congresso Nacional de Espeleologia

"Na história da Espeleologia Portuguesa nunca, como neste período, a comunidade espeleológica dispôs de tantos meios para o aprofundamento do conhecimento. Mas, será que a produção de informação acompanhou, na mesma proporção, a facilidade do acesso à tecnologia?… "

São estas e outras questões que irão ser debatidas no Pavilhão Multiusos de Alcanena, que recebe, entre os dias 6 e 9 de Dezembro de 2007, o 5.º Congresso Nacional de Espeleologia, uma organização da Federação Portuguesa de Espeleologia e do Espeleo Clube de Lisboa, Estremadura e Ribatejo, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Site Oficial e boletim de inscrição »»»

Paracópios pelo engenho!

Caros charales, carranchanos e covanos,

cópios planetas a todos os que são António Forno pelo Ninhou e pela sua piação. Muitos paracópios por este engenho que permite piar a modeia e sobre a piação através da tece-tece. Já fazia muita ardença uma baiuca como esta. VAMOS JORDA-LA para não deixar a piação encolher os mirantes!

Mirantei a borboleta no jardim de Camões, na terruja a duas das da póvoa do Casal Médio de Cima mas engenho agora na classe ancha do Touquim, na terruja das babosas do país dos marcos, e acima de tudo sou António Forno pela Piação.

O meu engenho com a piação ao nível da classe ancha do Touquim começou no planeta ancho de 2001 e desde aí tenho jordado as gâmbias ao engenho para não deixar a piação escadeirar e para a tirar do irmão do Quiqui. Eu penetro que já são muito teodorinhos os charales que ainda piam à modeia e penetram a piação; os terraiozinhos (os chararales do que há-de vir) já só dão ao badalo na piação do Camões, o que é muito didi para a piação.

Para mim a piação além de muito cópia é como uma herança de videira não só para o Ninhou como para todo o jardim de Camões e por isso tem de ser engenhada com detalhe.

Não devemos ter vergonha de dar ao badalo na piação porque ela não é ferro velho e não é mais didi que a piação do Camões. Fazia ardença uma do bandarra por sesta, por exemplo, a piar à modeia na classe do Touquim no Ninhou - talvez no que há-de vir!

Jordemo-nos então agora para fazer desta baiuca uma classe do Touquim da tece-tece para todos que queiram penetrar a piação. Jordo-vos a minha ajuda e a disponibilidade para ser a vossa Touquim com o que penetro.

Sou vila franca pelo engenho dos charales.
Fredericos de cópia maqueda e um cruzeiro a todos.
Vera Ferreira

Consegue traduzir ?
Vera Ferreira reside em Munique, é uma estudiosa e apaixonada pelo Calão Minderico, e mais entendida no assunto do que a maioria de nós.
Abriu o tema Calão Minderico no Fórum de Minde com este texto, e para bem deste nosso linguajar, seria muito interessante que existisse uma certa interactividade entre a Vera e a comunidade local.
A conversa está aberta no
Forum Minde »»» e a Vera está à espera de respostas.

VERA FERREIRA
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1999); doutoranda de Linguística Geral na Universidade de Munique, Alemanha; bolseira de investigação científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

As suas principais áreas de investigação são Linguística Portuguesa, Linguística Cognitiva, Tipologia Cognitiva, Linguística de Corpora, Psicolinguística e Variação Linguística / Dialectologia. Além do estudo do Português, está a elaborar um trabalho pioneiro acerca do “Minderico” (Minde).
Web Site: "In Devir" »»»

Conselho da Semana

O seu marido engordou ?!?!

Incentive-o a andar 5 km de manhã e outros 5km à tarde...
No próximo fim-de-semana, já estará a 70 km de distância!!!

BTT MINDE 2008



A idéia de organizar uma prova BTT em Minde está a ter grande receptividade, e a pôr ao rubro os bikes do Ninhou. Já vimos que temos condições e meios humanos para passar do papel à prática, e pôr isto em movimento. E então, vamos a isto...

Sábado haverá reunião em Minde
(hora e local a definir), e desde já estão convocados todos os interessados em colaborar (e conviver). Irá apresentar-se o projecto Natura Minde, mas o tema central será em redor da prova de BTT.

Para aguçar os apetites e despertar os menos entendidos, este vídeo do BTT Portalegre 2007, ilustra bem a idéia. Força no pedal !!!



PS : No Forum de Minde Foi aberto em Desporto o tema BTT MINDE 2008 para os "aficcionados" poderem apresentar sugestões e ir debatendo idéias. É para isso que servem os fóruns.

12 novembro, 2007

Sapatos com perfume estudados em Alcanena

Objectivo é dar mais durabilidade aos sapatos e os ensaios poderão começar em 2008, se o projecto de investigação em curso for bem sucedido.

Ese em vez do odor desagradável que fica em muitos sapatos, estes passarem a libertar aromas a lavanda ou a pinho ou integrarem aloé vera ou ainda darem uma agradável sensação de frescura?
Os primeiros sapatos fabricados com peles no interior, nas quais são incorporadas microcápsulas com aromas, aloé vera ou materiais que dão uma sensação de frescura poderão começar a ser testados no próximo ano, se o projecto de investigação actualmente em curso no CentroTecnológico das Indústrias do Couro (CTIC), em Alcanena, for bem sucedido.
Alcino Martinho, director-geral do CTIC, disse à Lusa que este é um dos “desafios” que o centro tem em mãos, neste caso em colaboração com o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI). “O objectivo é dar mais durabilidade ao ciclo de vida do sapato”, acrescentou, frisando que este é um produto destinado a um nicho de mercado.

O CTIC conta com a experiênciado Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho na aplicação de microcápsulas em artigos têxteis, estando a desenvolver nas suas instalações, em Alcanena, a aplicação das microcápsulas nas peles, nump rojecto-piloto em colaboração com a empresa de curtumes João B. Salgueiro.
Será esta empresa que, em meados do próximo ano, irá fazer os ensaios à escala industrial.
O encapsulamento dos aromas (lavanda e pinho), do aloé vera e dos designados Phase Change Materials (PCM’s), que transmitem uma sensação de frescura ao rebentarem é feito nas operações de acabamento, “gerando artigos com características funcionais”, frisou.

Fundado em 1992 para intervir tecnologicamente no sector dos curtumes, área em que tem em curso vários projectos de investigação e desenvolvimento, o CTIC presta actualmente outros serviços às empresas.
In "Global Notícias"

Lena Construções vai edificar Museu do Curtume

Já não é novidade nenhuma. Há mais de dois meses que foi tornado público, mas a Agência Lusa difundiu hoje esta notícia, sobre o futuro Museu do Curtume em Alcanena:

"A Lena Construções venceu o concurso público para a construção do Museu do Curtume, em Alcanena, numa empreitada adjudicada por 1,65 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira a sub-holding do Grupo Lena para a área da construção.

A obra foi adjudicada pela Câmara Municipal de Alcanena, sendo o prazo de execução de 395 dias.
O Museu do Curtume pretende manter vivos, para as gerações futuras, os processos e métodos utilizados desde o século XVIII nas actividades de curtumes.
Contará com zonas de exposição permanentes e temporárias, para além de um auditório que funcionará como centro educativo.
Está também prevista a construção de um centro de educação sobre a arte do curtume.

A Lena Construções alcançou, em 2006, um volume de negócios de 253 milhões de euros, tendo um peso de cerca de 50% no volume de negócios do Grupo Lena, afirma o comunicado."
Diário Digital / Lusa

Lar de idosos encerrado em Alcanena

A Segurança Social encerrou um lar de idosos em Alcanena, no distrito de Santarém. O estabelecimento estava ilegal. As ex-funcionárias afirmam que o proprietário planeia levar os idosos para uma outra residência, que também não se encontra legalizada.

O lar funcionava de forma ilegal há cerca de seis meses e albergava 11 pessoas.
As ex-funcionárias acusam o proprietário de ter tudo planeado para transportar os idosos para outra residência.
Quem trabalhava no estabelecimento fala mesmo num lar "saltimbanco" e que o esquema é antigo: o proprietário abre um lar sem licenciamento, alberga os idosos, e quando recebe ordens para o encerramento, transporta-os para outra residência de forma a continuar o negócio.



(...) O proprietário do lar não quis gravar declarações. Disse, no entanto, que se trata apenas da segunda residência de que foi dono e negou todas as acusações das ex-funcionárias.
Garantiu ainda que todas as famílias foram avisadas para que fossem buscar os idosos, e afirmou que não vai abrir uma nova residência, pelo menos, nos próximos dois anos.

O que é certo é que, de acordo com a Segurança Social, o lar vai encerrar esta segunda-feira.

In "Sic Notícias"

10 novembro, 2007

A "Bola" Mindense

O desporto no Vitória Mindense está em grande.
Temos 3 equipas em competição de Futebol de Onze e uma equipa de Futsal. E podemos incluir o mini-basket feminino, em grande evolução, o badminton e ainda o autónomo grupo de ciclismo. Já é assunto sério.

Mas vamos falar da "Bola" deste fim-de-semana.
Três equipas em competição, três jogos fora.

FUTSAL : Iniciam no próximo Sábado o Campeonato Distrital da 2ª Divisão, e deslocam-se ao pavilhão do Vitória de Santarém. O jogo é às 18 horas.
FUTEBOL SÉNIOR : Com um jogo "a menos", ocupamos a 6ª posição, e disputamos a 5ª jornada ao campo do CCD Caxarias. Não vai ser fácil, mas queremos os 3 pontos. O derbi é no Domingo pelas 15 horas.
FUTEBOL JÚNIOR : Também temos um jogo a menos. O problema é ainda não pontuarmos. O jogo é Sábado, no campo do UI Tomar, pelas 17 horas. Precisam-se golos.
FUTEBOL JUVENIL : Não há jogo.


- Vamos a eles Rapaziada !!!
PS: No blog Vitória M publicamos as classificações e vamos tentando dar notícias, mas... falta informação, e sem ovos não se fazem omeletes.

Pintores Mindericos expôem em Torres Novas

Estará patente até dia 21 de Novembro, no átrio do Hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas, uma nova exposição colectiva de pintura, que integra trabalhos de seis pintores. Os artistas que frequentaram o Círculo Cultural Mirense organizaram-se agora para mostrar as obras realizadas no decurso da aprendizagem.

As pinturas apresentam estilos e técnicas próprios, mas são essencialmente pinturas a óleo, acrílico ou técnicas mistas, sendo os temas também diversificados, englobando naturezas mortas, casas rústicas, paisagens, retrato e arte sacra.

Maria de Fátima Carreira, Maria Salomé Pereira, Ramiro Almeida, Luís Simões, de Minde, Ludovina Ramos, residente em Mira de Aire são os pintores que poderão ser apreciados durante a exposição. A dar forma à arte estará Rosa Rocamora, ceramista, que aí mostrará algumas peças.

Maria de Fátima Carreira nasceu em Caracas, na Venezuela, em 1955, e participa em exposições colectivas desde 2002, tendo exposto em Mira de Aire, Fátima, Porto de Mós, Torres Novas, Monte Real e Alcobaça.
Salomé Pereira também já teve as suas obras de arte em exposições colectivas em Mira de Aire, Fátima, Monte Real e Porto de Mós.
Rosa Rocamora, que adoptou o nome artístico Maria Rey, nasceu em Barcelona, reside em Minde e frequentou um curso sócio profissional de cerâmica. Além da exposição colectiva em que participou, fez a primeira exposição individual no átrio do Hospital em Maio de 2007.

Outros artistas que desejem participar em exposições no Hospital Rainha Santa Isabel, podem contactar a Liga dos Amigos através dos números de telefone 249810198 ou 961435168, ou pelo e-mail liga.dos.amigos@iol.pt.

09 novembro, 2007

Teatro de Minde em digressão



Depois do êxito no palco do Auditório Fatimae em Fátima, é a vez do Grupo Boca de Cena de Minde se apresentar, já no próximo dia 10 NOV, pelas 21h30m, no Auditório Municipal de Proença-a-Nova com a peça de teatro "Um Vestido Para Cinco Mulheres", inserido no 2º Festival de Teatro de Proença-a-Nova.

É uma peça de Alan Ball, encenada por Elsa Nogueira, e que já foi levada a palco em Minde em 2005 com Ana Manha, Carla Duarte, Catarina Almeida, Elsa Nogueira, Regina Branco e André Coelho.

SINOPSE : Durante a recepção oferecida em casa dos pais da noiva de um casamento cheio de luxo e ostentação em Tennesse (EUA), cinco damas de honor, todas vestidas de igual, escondem-se no quarto da noiva. Cada uma delas tem razões muito próprias para evitar a festa que está a decorrer. As razões… essas só no teatro.

Ver notícia no site "CM Proença-a-Nova"


Uma boa oportunidade para visitar uma das regiões mais típicas do país, e para confirmar que Minde é uma terra de cultura, música e arte.

PIDDAP 2008 penaliza Distrito de Santarém

Investimento previsto pelo Governo para a região reflecte tempo de vacas magras.
O Museu Nacional Ferroviário, o programa Polis, a esquadra da PSP de Tomar e o posto da GNR de Alcanena são dos poucos projectos que têm verbas significativas inscritas.

O Governo não perspectiva grandes investimentos para o distrito de Santarém em 2008, pelo menos a julgar pela proposta do Plano de Investimentos e Despesas para o Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) que integra o Orçamento de Estado que é discutido esta semana. As verbas previstas concelho a concelho são paupérrimas e apenas Tomar supera a fasquia do milhão de euros - mais propriamente 2.451.139 euros muito graças ao programa Polis, que absorve 1,3 milhões e à verba prevista para a nova esquadra da PSP dotada com 423 mil euros.
Ler Mais in "O Mirante"

COMENTÁRIO:
Que azar este do Presidente Azevedo. Logo a obra que ele afirma não saber nada e que até tinha uma alternativa melhor (mas não diz qual).
Estes homens do governo são uns injustos. Prioritariamente devia estar o imprescindível Museu do Curtume, ou da Pele (nem sei qual é o nome), adjudicado por 1 650 000 euros ao Grupo Lena.
Comparativamente, o Museu Nacional Ferroviário, a construir no Entroncamento, deve ser uma obra muito pequena, pois só custa ao governo 570 000 euros.

CEF - 1º lugar no ranking distrital



O Centro de Estudos de Fátima (CEF) é a 70ª escola nacional mais bem classificada, sendo primeira a nível distrital, a Escola Secundária de Ourém é a 118ª melhor a nível nacional, sendo a 3ª melhor do distrito e o Colégio S. Miguel é o 192º colocado a nível nacional e o 12º do distrito.

António Lopes, director executivo do Centro de Estudos de Fátima, afirma não ter ficado surpreendido com os resultados, já que o CEF costuma estar entre as três primeiras escolas do distrito. O responsável diz não valorizar os resultados do ranking, considerando que o que importa é o número de alunos que entram na universidade. E, tendo em conta este critério, o CEF também tem motivos para estar satisfeito. No ano passado, na primeira fase, candidataram-se 131 alunos, foram colocados 107 e não colocados 24 alunos, a que corresponde uma percentagem de 82 por cento e 18 por cento, respectivamente.
Na segunda fase, candidataram-se 53 alunos, foram colocados 35, a que corresponde uma percentagem de 66 por cento.

Saber Mais in "Notícias de Fátima"

Viabilidade da Pista da Giesteira



Após diversos períodos de "turbulência", o projecto do aeródromo regional de Fátima (Giesteira), em Ourém, iniciou ontem um voo determinante, com vista à sua concretização.
A Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) adjudicou um estudo de viabilidade com a empresa Proplano, que irá avaliar as potencialidades da actual pista da Giesteira para receber aviões de baixo custo. O projecto, de dimensão regional, dirige-se ao turismo religioso.

Ler Mais in "Jornal de Notícias"

08 novembro, 2007

Que sirva de exemplo

PDM de Ourém recebe sugestões de 1508 munícipes

A Câmara Municipal de Ourém recebeu 1508 sugestões no âmbito da consulta pública para a revisão do PDM –Plano Director Municipal. O processo, iniciado com a publicação dos termos de referência no Diário da Republica de 11 de Julho de 2007, marca o fim de uma primeira fase e dá inicio a uma segunda etapa, em que as propostas serão analisadas e, se possível, incluídas no desenho do novo plano.

Esta segunda fase será levada a efeito com a colaboração de uma instituição de ensino superior da área, estando já em posse da autarquia diversas propostas de estabelecimentos.
De modo a tornar todo o processo o mais transparente possível, a câmara irá disponibilizar no seu site toda a informação sobre o andamento do processo e sobre o estado em que se encontra a sua adequação às sugestões recebidas. A autarquia comprometeu-se ainda a responder individualmente a cada um dos 1508 requerentes.
In "O Mirante"

COMENTÁRIO:
E onde está a revisão do PDM de Alcanena que está caducado à 4 anos?
Eu sei bem que assim é muito mais conveniente para quem está no "poleiro", pois permite uma melhor gestão da "politica de favores".
Mas será isso que interessa ao desenvolvimento do Concelho?

Se lermos atentamente o texto do PDM de Alcanena, podemos verificar que o mesmo pode ter duas interpretações jurídicas. Na situação actual, é aplicável, ou não, conforme as conveniências de quem decide. E eu sei bem do que estou a falar, pois estou envolvido num caso desta natureza em Minde.
Mas tudo isto tem algum interesse?
O que interessa é a próxima viagem a Cabo Verde.

Naturalmente... Natura Minde



Naturalmente... Natura Minde !!!
Foi con esta frase que há um ano atrás apresentamos o projecto NaturaMinde, que visava colocar Minde e a Natureza em movimento, tendo por base o ecoturismo e como objectivo divulgar Minde e a sua Polge.

Estávamos em Dezembro, a mata estava cheia, e pretendia-se realizar um grande evento que reunisse várias actividades (canoagem, btt, parapente, caminhada, etc) num fim-de-semana.
Só que, tal como encheu, a Polge vasou repentinamente e tivemos que colocar o projecto na gaveta e esperar melhores dias.
Mas a idéia não morreu. O embrião do projecto continua a assentar no núcleo do grupo JAZZminde, mas pretende-se criar uma identidade própria, pelo que iremos recrutar voluntários para colaborar e integrar a comissão organizadora.




Como as chuvas tardam em aparecer, estamos a pensar em iniciar o projecto com uma prova de BTT. Chamar-se-á a "Rota dos Dinosauros" em homenagem a uma prova que Minde já organizou em tempos.
Bem, para isto é preciso reunir esforços e arranjar um grupo de jovens que estejam dispostos a colaborar, sendo indispensáveis os ciclo BTTs de Minde, que podem (e devem) sugerir idéias.
Em breve teremos um site próprio na net, podendo entretanto os interessados contactar pessoalmente o António Alberto e o Carlos Correia, que são os n/ especialistas nestas coisas das bicicletas.
Até Breve !!!

Mais Torres Novas



Enquanto uns estão adormecidos e se refugiam na palavra "crise", em Torres Novas o mote continua a ser crescimento e projectar o futuro.

Encomendado há mais de dois anos, o Plano Estratégico para o Concelho de Torres Novas foi finalmente apresentado ao executivo camarário torrejano, a 24 de Outubro, numa reunião à porta fechada. As vertentes empresarial e cultural são os pontos fortes que o plano aponta para o desenvolvimento futuro do concelho.

Tal como os vereadores da oposição foram afirmando ao longo dos anos em que se aguardava a apresentação do plano estratégico de actuação no concelho até 2015, as novidade acabaram por não ser muitas.
O projecto foi denominado “Torres Novas.PT – Uma Ponte para Todos” e engloba já o Turris XXI – Cidade Criativa, que a Câmara já tornou público há uns meses. Com apoios comunitários, o plano estará assente na competitividade, criatividade e investigação.

Ao nível empresarial, irá aproveitar-se a localização do concelho por estar “encostado” a A1 e A23 com a criação da “Porta Norte – Plataforma Logística e Empresarial do Médio Tejo”, na Zibreira, em parceria com o município de Alcanena, com apoios comunitários, num investimento avaliado para Torres Novas em um milhão e cinquenta mil euros.



O Geriparque – Parque de Negócios de Torres Novas, que se tem mantido estagnado, é apontado como factor de desenvolvimento, contando com uma área de 300 mil metros quadrados para a instalação de empresas de áreas diversas.
A zona industrial do norte do concelho está também prevista neste plano como forma de dar azo às ambições dos empresários de sucatas do Outeiro.

Tal como o presidente da autarquia anunciou na última reunião pública, ao nível das acessibilidades internas da cidade, a estrada do Alvorão, Avenida do Bom Amor, e troço desde a rotunda do Torreshopping até à zona das Quebradas deverá ser requalificada com quatro faixas de rodagem e palmeiras. Será ainda contemplada uma ligação entre a A23 e o TVT, em Riachos, também por uma via com quatro faixas e separador central.

O plano aponta ainda para a criação de uma unidade de cuidados continuados para internamento e acompanhamento de doentes que necessitem de cuidados especiais.
O município, de acordo com o estudo de Augusto Mateus e Associados, deverá construir de raíz de cinco centros escolares e a remodelação de quatro, um investimento orçado em 4 milhões 270 mil euros.
A limpeza do leito do Rio Almonda, a ampliação do Jardim das Rosas, remodelação do Convento do Carmo, da Praça 5 de Outubro e do Largo General Baracho e a criação da Mata dos Mesiões (que será um investimento de dois milhões de euros) são outras intervenções a ponderar pela Câmara e que o estudo recomenda.
O sector das águas e saneamento poderá ser também alvo de intervenções. A Câmara poderá ainda investir num Centro de Acolhimento Temporário para crianças em risco em oito anos.

in "EntreCidades"