20 janeiro, 2010

Minde faz hoje 845 anos


Oficialmente, hoje é o dia do 845º Aniversário da vila de Minde.
Já são quase oito séculos e meio de história. Mais precisamente 845 anos, e nós por cá andamos desde que Portugal é Portugal.
Para assinalar os oito séculos, na época, Francisco Madeira Martins escreveu um poema, "Hino do Centenário" (publicado na coluna lateral deste blog). e anotou:

"A 20 de Janeiro de 1165 uma carta de D. Afonso Henriques instituía oficialmente a albergaria de Minde; assim nasceu a nossa terra, que em 20 de Janeiro de 1965 passou o seu oitavo centenário despercebidamente. Este poema, composto nessa data, mais não é do que o modesto assinalar da efeméride por um Minderico, com a vaga esperança de alguma vez o ver musicado e na boca do povo.!"
Francisco Madeira Martins



NOTA:
Acho que era interessante haver algo em Minde que nos fizesse recordar esta data, e até um pequeno acto comemorativo também não seria mal vindo. Que eu saiba, nem sequer existe em Minde uma rua, ou qualquer coisa, com o nome de 20 de Janeiro.
Afinal, comemora-se tanto aniversário, porque não assinalar o dia em que nascemos como povo e como entidade comunitária.
VIVA MINDE !!! VIVA O 20 DE JANEIRO !!!

COMENTÁRIO EM MINDERICO:
... "Jordo na chaveca que o teu ambroseio de uma d'el rei jordoada como 20 Janeiro de 1165 jordaria copiíssimo. Paracópios para o Ninhou por ter jordado um podê de planetas anchos. Chochos e cruzeiros para os xarales do Ninhou."
Carlos Amoroso


5 comentários:

Anónimo disse...

Não fazia a mínima ideia!!Parabéns Minde!! Concordo contigo Pedro.Deveria haver algo que pedesse informar as pessoas desta data tão importante para nós

Anónimo disse...

Será que a junta sabe deste aniversário?

Anónimo disse...

Parabéns Minde!! Uma data de assinalar sem duvida, nem que fosse um folhetim informativo por parte da Junta a comunicar a data.

Anónimo disse...

Alé carranchano Pedro paracópios pelo engenho que emanaste para a tua classe de tati. Jordo na chaveca que o teu ambroseio de uma d'el rei jordoada como 20 Janeiro de 1165 jordaria copiíssimo. Paracópios para o Ninhou por ter jordado um podê de planetas anchos. Chochos e cruzeiros para os xarales do Ninhou.

Carlos Amoroso

Anónimo disse...

Como minderico desconhecia a data 20 de Janeiro até hoje, apesar de também nunca me ter esforçado muito para conhecer a historia dos meus antepassados. PARABENS A MINDE E A TODOS OS QUE FAZEM DE MINDE UMA TERRA UNICA.