19 janeiro, 2010

MODCOM: 5ª Fase de Candidaturas


Mais de 20 Milhões para o Comércio Tradicional
Abriu, no passado dia 8 de Janeiro, a 5ª fase de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio – MODCOM, com uma dotação de 20 milhões de euros.

O incentivo financeiro do MODCOM a micro, pequenas e médias empresas contempla apoio a 3 tipos de acção:
Acção A – Lojas individuais;
Acção B – Lojas em rede, ou seja, empresas que pretendam, por exemplo, adoptar uma insígnia comum, ainda que a propriedade seja individual, que utilizem a mesma plataforma informática ou que se abasteçam na mesma central de compras;
Acção C – Estruturas associativas do sector do comércio, com vista à promoção dos centros urbanos.

Os projectos de investimento contarão com uma taxa de incentivo a fundo perdido de 45% das despesas, no caso das lojas individuais, de 50% nos projectos empresariais integrados e de 60% para as associações comerciais.

Nas quatro fases anteriores do MODCOM, o Governo disponibilizou um total de 114 milhões de euros a fundo perdido para a revitalização do comércio tradicional, tendo sido seleccionados cerca de 4 mil projectos empresariais e associativos.
Para mais informações consulte o site do Governo Civil de Santarém, em www.gcs.pt
Publicado no site da "CM ALCANENA"



NOTA:
O Governo disponibilizou???... -Não é bem assim!
"As grande superfícies comerciais transferiram nos últimos quatro anos 114 milhões de euros para a modernização das lojas de comércio tradicional.
Àquele montante vão juntar-se mais 20 milhões em 2010, segundo informações do Ministério da Economia, divulgadas pela Lusa.
O objectivo é ressarcir os empresários do comércio tradicional que ficaram prejudicados, e em alguns casos até forçados a encerrar portas, com a abertura crescente das grandes superfícies comerciais.
Desde 2004, ano em que foi aprovada a lei de licenciamento comercial (lei 12/2004), as grandes superfícies ficaram obrigadas a pagar uma taxa pela autorização de novas lojas, que varia entre 25 e 80 euros por metro quadrado.
São estes valores que sustentam o fundo de apoio à modernização do comércio."

Publicado em "HIPERSUPER"


Sem comentários: