08 janeiro, 2010

As 7 Maravilhas Naturais de Portugal


A New 7 Wonders Portugal® arrancou em Novembro com a iniciativa que vai eleger em 2010 as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”. Esta eleição antecipa a campanha mundial para eleger as “7 Maravilhas da Natureza®”, em 2011, sendo por isso um projecto pioneiro, que coloca os olhos do mundo nas imensas belezas naturais de Portugal.

A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso país. Porque 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, este projecto vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso país.

Segundo Bernard Weber, criador deste movimento global e presidente da New 7 Wonders Foundation, “se queremos salvar alguma coisa, primeiro precisamos de saber apreciá-la realmente”. Divulgar e preservar o património natural são hoje uma prioridade a nível mundial.

Site Internacional - http://www.new7wonders.com/



Dez locais do distrito candidatos às 7 Maravilhas Naturais
A nível nacional há 323 espaços candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

Foram divulgados hoje pela New 7 Wonders Portugal os 323 locais candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, bem como a parceria institucional com o Ministério do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Liga para a Protecção do Ambiente, Quercus, GEOTA e National Geographic Portugal.

Do distrito de Santarém fazem parte da lista inicial 10 espaços: Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (Golegã/Torres Novas), Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e Olhos d'Água do Alviela - Conjunto Flúvio - Cársico da Ribeira dos Amiais (Alcanena), Vale do Cabril - Lapa (Sardoal), Gruta do Algar do Pena (Santarém), Reserva Natural do Estuário do Tejo e Reserva Integral de Pancas (Benavente), Montado de Sobro, Atude da Agolada, Atude do Monte da Barca (Coruche).
Ainda perto da nossa região candidata-se a Serra da Melriça - Centro Geodésico de Portugal em Vila de Rei.

A próxima fase do projecto consiste na criação de um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, para chegar a uma short list de 77 locais naturais pré-finalistas. Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010.

Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal assegura a representatividade geográfica do país.
A votação termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” serão conhecidas no mesmo mês.
Publicado em "O Templário"



2 comentários:

AIL disse...

Acho que o Polge Minde-Mira (vulgarmente conhecida como Mata de Minde) devia ter entrado para esta pré-qualificação.

Anónimo disse...

E a ETAR de Alcanena, não?