16 abril, 2009

Sociedade Musical Mindense




A Do André Do Ninhou
Pelos teodorinhos moinhos da fonte nessas classes, jordamos (pelo José balela de xarais que não são regatinhos e gambiados) que a do André do Ninhou jorda nesta planeta mais que uma Camila de planetas anchos.

No planeta 25 do quadrazal da classe do Touquim no planeta ancho de 1915, jorda pois o planeta em que foi “ Jordoada “ como Classe da do André do Ninhou.

A Classe da do André do Ninhou jordou à cena quando mirantou a borboleta com 26 xarais que emanavam na do André, para poderem engenhar, um copio xaral do Ninhou que foi jordoado como Justino Guedes jordou o neto. Para que os xarais jordassem António forno e a do André não cerrasse os mirantes, no planeta ancho seguinte a ter mirantado a borboleta jordou-se uma catrefa de xarais para engenho, jordada pelos xarais mais anchos da nossa terruja, como os rijos, o estevães do Ninhou, o Zé balula, o Zé Borges e outros xarais.

Desde que mirantou a borboleta que a do André jordou em anchos anteros, nos canteiros do casal médio, e no jardim de Camões jordado às chavecas em 1º no Antero das do André que não jordam amarinos do canteiro do casal médio (jordado no planeta ancho de 1950), 1º das do André de 1ª classe do canteiro do casal médio ( planeta ancho de 1969). Gertrudes conchego planeta ancho de 1969jordou à torre de Monsanto, jordou ao Antero do jardim de Camões da FNAT onde jordou para José grego, jordando em 5º.

Gertrudes conchego, para ambrosiar na chaveca de um podê de covanos , foi jordando no planeta ancho de 1987 ao pregal da Joana, onde jordou anchos anteros na terruja de Lavelanet com engenho de covanos que mirantaram a borboleta no jardim de Camões, mas engenham e jordam parreiram nesse pregal e nessa terruja e dos covanos anchos que emanam na classe dos Mestres do Jardim de Camões ( andrés, dos covanos da borra e dos de Monsanto, dos que garganteiam e outros covanos).
Jorda uma de Manuel Fernandes e cópia do canteiro da cabaça sem miolo, jordada pela torre do videira , no planetas em que jordou 75 planetas acnchos que mirantou a borboleta.

A Classe da do André do Ninhou jorda moinhos da fonte António forno dos xarais desde o planeta 9 do Margaceiro do planeta ancho de 1977. Jordou ao baracho desses moinhos da fonte no planeta 22 do quadrazal dos penostras do planeta ancho de 1977 na sua classe. Jorda gambiado no Planetário da Mamalhuda, nº 57 – III Série do 9º planeta do Margaceiro do planeta ancho de 1977.
Jorda parreiral sem jordar o neto. É a classe de todos os xarais.
Jordou à cena 5 anteros na caduca EXPO 98, jordando pelas mais cópias d’el rei onde emanaram. No planeta em que a EXPO 98 escadeirou jordou à da cova do azinhal, sendo jordada, uma das cinco mais cópias das do André que não jordam amarinos, de jordarem pelas d’el rei na EXPO 98.
No planeta 9 do Margaceiro do planeta ancho de 2002 os covanos anchos da do André jordaram António forno ao seu André de à 25 planetas anchos, João Marcelino dos Santos, que jordou com os mirantes de 4 camilas de covanos, onde jordaram José balelo para o abêcê ferro velho André, João Carlos Chavinha Roque Gameiro), que mirantou a borboleta pela catálaga Ti Amélia, tendo mirantado os soletras das do André na do André do Ninhou.

É abêcê das do André do jardim de Camões que jorda o Francisco Vaz ( Francisco Vaz Mário Marques dos Anjos ) a jordar ancho na do André - Penostra da classe – há 41 planetas anchos, sempre a engenhar.

Nestes planetas jorda com 53 xarais a engenhar todos mirantaram a borboleta pela catálaga Ti Amélia e jordam parreiral no Ninhou, 18 planetas anchos é o que jorda entre os mais ferro velho e os mais terraiozinhos, jordando uma classe de que o ninhou é António forno.

Parreiral:
D’el rei de Santana
2395-163 NINHOU
Casal Médio
Jardim de Camões
Xambel de estribo: 917 550 599 / 962 954 383
Para gambiar a do pinto Lopes pela tece-tece do bruxo:
smmindense@gmail.com
Parreiral na tece-tece do bruxo: http://www.smmindense.minde.eu/



Se quiser ver a tradução terá de visitar o site da Soc. Musical Mindense.
smmindense.minde.eu
A tradução foi feita pelo carranchano Carlos Amoroso e teve direito a dedicatória:


Lince ao André, à do André e a todos os xarais que lá emanam por nos jordar copios anteros e o André nunca ser galdino de quando os anteros vão escadeirar, gargantear as menízias da nossa terruja, de que sou António forno e nunca fico zairo de jordar às caçoas. Jordava lince que esta zegrega fosse jordada na classe com os espetas para ser mirantada pelos xarais que engenham na do André, onde jordo anchos carranchanos.
Um cruzeiro, Carlos Amoroso

6 comentários:

gAz disse...

Muito bem, em breve e divulgando a nossa cultura todos os artigos haviam de ser escritos em Mindrico. E no Jornal de Minde também.
PS: Troca o i pelo o na fotografia do amoroso

xaralcan disse...

É muito interessante e educativo aparecerem textos escritos em C.M. (caläo minderico) mas por favor façam a traduçao porque a maior parte das pessoas, incluindo eu, perde-se... e isso é uma das causas da progressiva extinçäo da linguagem.

Emidio Pereira
Montréal

Anónimo disse...

ver texto e tradução aqui:

http://www.pnetliteratura.pt/

Anónimo disse...

Pelos escassos dados existentes nos arquivos, somos levados a afirmar (pelo testemunho de pessoas idóneas e escritos) que a Banda de Minde é hoje mais que centenária.

A data de 25 de Outubro de 1915 será pois a data do seu “baptismo” como SOCIEDADE MUSICAL MINDENSE.

A Sociedade Musical Mindense apresentou-se inicialmente com 26 elementos e todo o seu instrumental foi oferecido por um benemérito mindrico de seu nome Justino Guedes. Para que a “febre” da Banda não terminasse formou-se no ano seguinte à sua fundação uma Comissão Executiva constituída pelos maiores valores da nossa terra como industriais, o pároco, o regedor, o farmacêutico, entre outros.

Desde sempre participou em vários concursos, a nível regional e até mesmo nacional, destacando-se o 1º Prémio no Concurso de Bandas Civis do Distrito de Santarém (realizado em 1950), 1º Prémio de Bandas de I Categoria do Distrito de Santarém (1969). Também em 1969 actuou na Rádio Televisão Portuguesa, participou no Concurso Nacional da FNAT, onde esteve presente na Final, ficando em 5º lugar.

Um momento para recordar na memória de muitos foi a sua deslocação em 1987 a França, onde realizou vários concertos na Zona de Lavelanet, com a colaboração de emigrantes lá residentes, bem como com a Secretaria de Estado da Cultura.

Possui a Medalha de Ouro e Mérito do Concelho de Alcanena, oferecida pela Câmara Municipal, a quando das Comemorações das Bodas de Diamante.

A SMM possui estatutos aprovados desde 9/3/1977. Fez escritura dos mesmos em 22/1/1977 na sua sede. Encontra-se registado no Diário da República nº 57 III Série do dia 9/3/1977.

Tem sede própria. É Colectividade de Utilidade Pública.

Actuou cinco vezes na última grande exposição do século – EXPO ’98 – desfilando nas mais importantes avenidas do Parque das Nações. No último dia da exposição, participou na PEREGRINAÇÃO, sendo considerada uma das cinco melhores bandas civis que desfilaram na EXPO ’98.

No dia 9 de Março de 2002, a Direcção organizou uma homenagem ao seu maestro de há 25 anos, João Marcelino dos Santos, que contou com a presença de 400 pessoas, onde foi feita a passagem de testemunho para o novo maestro João Carlos Chavinha Roque Gameiro, natural da vila de Minde tendo principiado os estudos musicais na Sociedade Musical Mindense.

É das poucas Bandas a nível nacional que conta com um Sacerdote (Padre Mário Marque dos Anjos) a comandar o seu destino – Presidente da Direcção - , há já 41 anos, sempre no activo.

Actualmente conta com cerca de 53 músicos, todos naturais e residentes em Minde, em que a média de idades ronda os 18 anos, sendo assim uma colectividade que Minde se orgulha

Anónimo disse...

Mister Joao Ramiro candidato á junta de freguesia pelos ICAS. O CAORG estende a sua rede de candidatos pelos partidos com o objectivo sempre em mente de invadir o largo das EIRAS.

Anónimo disse...

PSD convida Agostinho Nogueira para candidato á camara.