31 outubro, 2008

Novo posto da GNR em Alcanena gera controvérsias

A polémica está instalada.
O presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo (ICA), não concorda com a localização do novo quartel da GNR que o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou num emcontro do Partido Socialista em Alcanena, em resposta a um requerimento sobre o assunto feito pela deputada socialista Fernanda Asseiceira, que é também vereadora na Câmara de Alcanena.

O novo quartel deverá ser edificado em terrenos localizados à saída da localidade, em Pousados, Bugalhos, e que foram cedidos pela autarquia em 1998 para essa finalidade.

Mas Luís Azevedo defende que as actuais instalações da GNR, localizadas no centro urbano e já dísponíveis para venda, responderiam com mais qualidade e eficiência às necessidades dos munícipes.

“Há um erro com a construção do quartel no sítio previsto. A localização não traz nenhum benefício nem serve os interesses da população”, disse Luís Azevedo durante a última reunião de executivo camarário. O autarca informou ter exposto estas suas dúvidas numa carta enviada em Setembro ao ministro da Administração Interna. Missiva que ainda não obteve resposta.

“Não estou contra a construção de equipamentos novos em Alcanena, como me acusam os socialistas, mas prefiro não ter um quartel novo e ter um no local que indiquei, que ofereça dignidade e segurança à população”, afiançou. Para o autarca, esta solução não só seria mais funcional como mais económica, uma vez que ao ser comprado e remodelado o actual edifício “poupava-se o dobro” do que caso se avance para a construção de um edifício de raiz.

Concordando com a posição do presidente de câmara, a vereadora social-democrata Ana Cláudia Coelho referiu que o anúncio do ministro da Administração Interna “foi de mau tom”, uma vez que o mesmo foi feito num encontro do Partido Socialista. “Não percebo o desmembramento desta questão, uma vez que andamos todos a defender o interesses da terra”, apontou.

Já o vereador António Laurentino Menezes (PS) não considera que a construção de um novo quartel no local previsto afecte a eficiência dos serviços da GNR. A deputada socialista, e também vereadora, Fernanda Asseiceira, que espoletou toda esta questão, não compareceu a essa reunião de câmara.
Fonte: JORNAL O MIRANTE



COMENTÁRIO:
Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem rezão.
Neste caso parece-me que é um pouco o inverso. Há o "pão", e todos têm um pouco de razão.

O Engº. Azevedo entende, e a meu ver bem, que o novo quartel da GNR deveria ter uma localização mais central na vila de Alcanena.
Mas sabendo que a Câmara, já desde 1998 (ele estava lá), tinha disponibilizado o terreno em causa para a construção do quartel, porquê só agora acordou, após a deliberação tomada pelo governo, e vem agora propor a compra do terreno do actual posto da GNR? Duvido que esse local tenha condições e dimensões para um quartel condigno.

Porquê não propôs, por exemplo, o terreno dos Celeiros, onde agora encavalitou aquele mamarracho de edifício a que chamam Museu do Curtume. Não havia outro local para a construção do Museu? Uma fábrica desactivada, por exemplo?

A Drª. Asseiceira (PS), aproveitando provavelmente o facto de ser parlamentar, mexeu-se e tentou fazer algo de útil pelo concelho, pressionando para que o quartel da GNR fosse uma realidade. De louvar. Mas não poderia ter conciliado mais a sua acção com o executivo da Câmara ?
A Drª Ana Claudia (PSD) não concorda com o novo quartel pelo facto do anúncio da sua construção ter sido efectuado pelo ministro num encontro do PS e não num local apropriado. Tem toda a razão. Não foi o local certo. Mas isso é motivo "palpável" para discordar com a obra?

Em minha opinião, todos querem é tirar partido político da situação, e ninguém tem culpa do presidente Azevedo andar do "costas voltadas" com o seu ex-PS. Parece-me que com estas "guerrinhas" partidárias quem ficará a perder é o Concelho. E isso interessa a alguém?


PS: Desconheço a localização do terreno em causa, mas, pela descrição, penso que será algures aqui

30 outubro, 2008

Este fim-de-semana no S. Pedro em Alcanena

Danças Tradicionais da Indonésia e Fado de Coimbra

O Cine-Teatro são Pedro, em Alcanena, recebe, no próximo dia 31 de Outubro (sexta-feira), pelas 21:30h, um espectáculo de Danças Tradicionais da Indonésia, com o Sinar Budaya Group, realizado com o apoio do Governo Civil de Santarém e da Embaixada da Indonésia em Portugal.

A primeira parte deste espectáculo estará a cargo do Grupo Guitarra e Canto de Coimbra, constituído por antigos estudantes de Coimbra e de Santarém.
Ligado ao Centro Cultural Regional de Santarém, este agrupamento apresenta um repertório muito diversificado, sendo constituído pelos seguintes elementos: António Viegas Tavares (viola), Fernando Martinho (guitarra portuguesa), João Madeira Lopes (guitarra portuguesa), João Beja (cantor), Luís Malha Valente (cantor), Octávio Freitas (cantor), Raul Melo Santos (cantor) e Vítor Casimiro (cantor).


Teatro Infantil - Xerazade não está só!


A peça Xerazade não está só! sobe ao palco do Cine-Teatro São Pedro no próximo dia 1 de Novembro (sábado), pelas 21:30h.

Histórias fantásticas e muita fantasia dão vida a uma história sempre actual, onde vivem Xerazade, Sindbad, monstros, bichos e personagens fantásticas. Um espectáculo criado para crianças e adultos. A não perder!
A actriz Carla Chambel, à frente de um grande elenco de actores e marionetas, interpreta o papel de Xerazade, num texto de António Torrado, a partir das 1001 Noites.

Um projecto da Artemrede, estreado em Outubro, em co-produção com Lua Cheia Teatro para Todos e Teatro e Marionetas de Mandrágora.
O espectáculo insere-se na Festa da Marioneta, e os bilhetes são a 5€.
Site ARTEMREDE da peça Xerazade não está só!

29 outubro, 2008

Planta do PNSAC no combate à doença de Alzheimer

Os extractos de uma espécie de sálvia encontrada nas serras d’Aire e Candeeiros (Salvia sclareoides), podem ajudar a controlar o desenvolvimento da doença de Alzheimer. As conclusões são de um estudo conduzido por investigadores portugueses desde 1992 e que se encontra em fase de registo de patente.

“Vários extractos da espécie de sálvia que estudámos provocam inibições bastante potentes de enzimas envolvidas na patologia de Alzheimer”, disse à Agência Lusa Amélia Pilar Rauter, directora do Grupo de Quimica dos Glicidios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que lidera a pesquisa com Jorge Justino, presidente do Conselho Directivo da Escola Superior Agrária de Santarém. (ESAS)



O estudo demonstrou a acção dos extractos desta espécie de sálvia em duas enzimas envolvidas nas neurotransmissões cerebrais o que, segundo Jorge Justino, não permite curar, mas controlar o progressão da patologia. A importância desta descoberta está no baixo custo, na actividade biológica relevante e na ausência de toxicidade. De acordo com este investigador, até a infusão em água (chá) desta planta pode ser utilizada como terapia na doença de Alzheimer. (...)

Ler mais em "PERFOMANCE ONLINE"

Alcanena contesta localização de novo posto da GNR

O presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luis Azevedo (ICA) está preocupado com o anúncio da construção do novo posto da GNR feito recentemente pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, em resposta a um requerimento sobre o assunto feito pela deputada socialista Fernanda Asseiceira, que é também vereadora na Câmara de Alcanena.
Há um erro com a construção do quartel no sítio previsto, fora do centro do concelho. A localização não traz nenhum benefício nem serve os interesses da população”, referiu Luis Azevedo esta segunda-feira, 27 de Outubro, durante a última reunião de executivo camarário.

O autarca informou ter exposto estas suas dúvidas numa carta enviada em Setembro, ao Ministro da Administração Interna, missiva que ainda não encontrou resposta. “Não estou contra a construção de equipamentos novos em Alcanena, como acusam os socialistas, mas prefiro não ter um quartel novo e ter um, no local que indiquei, que ofereça dignidade e segurança à população”, afiançou. (...)
Ler mais »»» ALCANENA-ONLINE

28º Festival Nacional de Gastronomia em Santarém

O Festival de Gastronomia de Santarém vai na 28º edição e, apesar de algumas mudanças, continua a proporcionar uma viagem por Portugal através dos sabores de várias regiões.
Tem a mesa posta na Casa do Campino em Santarém, desde o dia 13 de Outubro até ao dia 2 de Novembro, e ao longo destes dias, a organização conta receber mais de 100 mil visitantes.

Com um investimento superior a 100 mil euros realizado pela Região de Turismo do Ribatejo, assiste-se á diminuição do número de restaurantes de 18 para 13, mas permitiu também aumentar a área de serviço de cada um, que têm mais lugares sentados.

O mais representativo festival gastronómico nacional aposta este ano no diálogo de sabores e saberes entre a cozinha tradicional portuguesa e a cozinha contemporânea.
Pelos espaços da Casa do Campino têm passado os melhores gastrónomos e iguarias do país mas também de Espanha ou São Tomé. Cada dia é dedicado a uma região, destacando-se os dias temáticos do Ribatejo (dia 17), Douro (21), Alentejo (23), Beira Litoral (24), Minho (25), Trás-os-Montes (26), Beira Interior (28), Região do Oeste (29), Serra da Estrela (31) e Açores (1 de Nov.). Destaque ainda para o Dia das Tasquinhas, a 20 e 27 de Outubro, sempre um dos eventos mais fortes do festival.
O encerramento, no dia 02/11 (Domingo) é destinado às Equipas Olímpicas de Cozinha.



Os visitantes queixam-se que está a perder-se o espírito popular do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. As tasquinhas onde se petiscava ao balcão foram desaparecendo e hoje são uma minoria.

Para além da gastronomia, o festival dedica um espaço à mostra e venda de artesanato e apresenta um programa de animação que inclui desfiles de campinos e várias actuações de grupos folclóricos.

28 outubro, 2008

O Futebol do Vitória Mindense

Após um ínicio de campeonato com alguma "azia", a equipa do VFCM começou a mostrar o que vale, e nas duas últimas jornadas saltou da 12ª posição para o 6º lugar da tabela, a apenas 3 pontos dos líderes CD Cercal e SDC Glória.
Na 4ª jornada fomos vencer às Mouricas por 0-1, e no passado Domingo impusemos no n/ campo uma expressiva vitória ao CCD Caxarias por 4-2. Nada mau.
Após 5 jogos, temos 7 pontos, e na próxima jornada, dia 2 de Novembro, deslocamo-nos ao campo do, sempre difícil, Coruchense (3ª posição) com o objectivo de pontuar. Missão difícil, mas confiamos na rapaziada.
Vamos apoiar o VITÓRIA, porque a malta merece.


Júniores do VFCM em reportagem no O MIRANTE
O Jornal O MIRANTE editou um suplemento dedicado ao Futebol Jovem do Distrito de Santarém, onde a n/ equipa de juniores foi alvo de uma reportagem.
Saiba tudo no blog »»» VITORIA M

CM Alcanena levou 1700 pessoas ao Estádio da Luz

Com a colaboração organizativa das Juntas de Freguesia, a Câmara de Alcanena levou no passado Domingo mais de 1700 pessoas do concelho ao Estádio da Luz para presenciarem o jogo de futebol Benfica - Naval.
Foram 37 autocarros que transportaram esta verdadeira multidão, com o custo de 9 euros por pessoa, e algums excursionistas assistiram pela primeira vez a um jogo de futebol in loco.

O jogo, realizado às 19h e com transmissão televisiva, referente à 6ª Jornada do Campeonato Nacional, assinalava também o 5º aniversário do novo Estádio da Luz, e foi presenciado por 47 mil espectadores.
O Benfica fez sofrer os adeptos, mas acabou vencedor por 2-1, com golos de Luisão e Cardozo, tendo ultrapassado os rivais FC Porto e Sporting na tabela classificativa. Apenas a águia Vitória não colaborou na festa com o habitual vôo, tendo inclusive abandonado o estádio na hora da sua exibição.



No próximo dia 16 de Novembro é a vez do Estádio de Alvalade ser comtemplado com idêntica excursão para visionar o jogo Sporting - Leixões. As inscrições podem ser efectuadas nas Juntas de Freguesia até ao dia 11 de Novembro e terão um custo de 9 euros.

27 outubro, 2008

As Festas na geminada Ilha do Sal

Contrariamente ao que sucedeu no ano passado, este ano a C. M. de Alcanena não enviou uma delegação às festas da Ilha do Sal em Cabo Verde que se realizaram no passado mês de Setembro. O que foi pena, porque, apesar de uma chuvada repentina, o 19º Festival da Praia de Santa Maria foi um êxito. Havia autarcas que mereciam um retemperador fim-de-semana após as férias, e nós (e mais alguns) perdemos um excelente tema para dar mais umas "alfinetadas" no executivo camarário.

Compreendemos que a época é de crise, até porque existe necessidade de poupar umas coroas para investir no Museu do Curtume, mas o povo salense bem merecia uma representação condigna e de acordo com o grande projecto de geminação que tem com o município de Alcanena. Convém relembrar que, ao abrigo deste projecto, no ano transacto levamos uma delegação de 20 pessoas às festas do Sal e conseguimos trazer dois jovens para estudar em Portugal. Nada mau.



Espero que este interregno neste grande projecto sócio-cultural seja retomado no próximo ano, pois já se nota que alguns autarcas andam tristes e desolados com a medida.
Alcanena precisa de se afirmar e fomentar este tipo de actividades e geminações de vital importância para o desenvolvimento do concelho.
O sol de Cabo Verde é um excelente tónico para retemperar energias e o Festival de Santa Maria é um evento a não perder. Tenho dito.


NOTA: Se pretender saber tudo acerca do que já escrevemos sobre esta geminação da CM Alcanena com a CM Sal, CLICK AQUI



PS: Um abraço para os n/ conterrâneos que vivem na Ilha do Sal.

25 outubro, 2008

A solução está na sesta

Associação desafia empresas a adoptarem a sesta como técnica de relaxe

Por que razão não hão-de as grandes empresas juntar às estratégias de relaxe (como massagens ou spas), para renovar as energias dos seus trabalhadores, objectos como pufs, redes ou esteiras que permitam simplesmente… dormir no local de trabalho?
A pergunta é feita pelo advogado Prates Miguel, presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta, que realizou a sua II Conferência Nacional em Alcanena.

Acérrimo defensor da prática de dormir meia ou uma hora depois do almoço, como medida essencial para a harmonia dos biorritmos, Prates Miguel disse à agência Lusa que o encontro de sábado visou mostrar que a correria da sociedade actual, sem uma reparadora sesta, tem implicações em áreas vitais das nossas vidas. (...) Ler mais no "O MIRANTE"



COMENTÁRIO
Tanto alvoroço por causa da crise, e afinal a solução foi encontrada na II Conferência Nacional dos Amigos da Sesta que se realizou em Alcanena.
A solução está na sesta. Basta que as empresas se equipem com spas e locais que permitem aos trabalhadores relaxar e dormir no local de trabalho. A produção será muito mais rentabilizada.


Voto a favor, e sugiro que após a sesta sejam servidos uns refrescos com uns apiritivos.
Mais ainda: á 2ª Feira não se deveria trabalhar para que o pessoal possa recuperar do fim-de-semana e produzir muito mais no resto da semana. Vamos a isso.

Ditos & Feitos - Nota de Abertura

Na sua habitual rubrica "Ditos & Feitos" do Jornal de Minde, o n/ Prof. Abílio Martins, após umas retemperadas férias, veio com uma rejuvenescida esperança e motivação para que a decadência galopante que Minde tem sofrido, tenha um grande STOP.
É tempo de recuperação e novas idéias. Estamos plenamente de acordo e fazemos votos para que as suas palavras tenham eco.




Nota de abertura
Setembro. Outono. Fim das férias, enfim novas perspectivas para um novo ano de trabalho.
É tempo de mudança, ou não estivéssemos nós a fechar o mês, com o São Miguel a impor-nos ajustamentos no cumprimento do calendário, que marca o fim dum ciclo e o início de outro, nas actividades ligadas à natureza.

Não sendo Minde uma terra onde essas actividades tenham um significado muito relevante nem por isso deixam de se verificar certas alterações no quotidiano deste burgo que, embora consciente da decadência que o tem vindo a afectar de há uns anos para cá, ainda não desistiu de tentar a recuperação da sua prosperidade destruída pelo tornado da globalização.

Felizmente ainda vão nascendo crianças, não em tão grande número como seria de desejar, ainda há quem se case, e famílias que aqui se fixam como compensação para aquelas que de cá têm saído. O desemprego estacionou e as casas em recuperação ou restauro são um bom indício de que as coisas parecem estar a mudar para melhor.

É tempo de a gente nova puxar pela cabeça na procura de iniciativas que possam dar à indústria de Minde uma maior diversidade, complementadas sempre com uma melhor preparação para os serviços necessários à vida actual.
Abílio Madeira Martins - Jornal de Minde / Set 08

Zulmira Bento expôs pintura no hospital de T. Novas

A notícia vem com um mês de atraso, e só hoje foi publicada no Jornal Regional, pelo que também só agora tive conhecimento. Como se trata de uma artista n/ conterrânea não quis deixar o feito em branco, e aqui fica a transcrição.

Zulmira Bento apresenta os seus trabalhos de pintura em Torres Novas, no átrio principal do Hospital Rainha Santa Isabel, de 18 de Setembro a 1 de Outubro.
Zulmira Bento é natural de Vale Alto, freguesia de Minde e concelho de Alcanena. Frequentou o Colégio de Santa Maria em Torres Novas, e continuou estudos na Universidade de Coimbra. Professora de profissão, residente em Coimbra dedica-se à pintura e à escrita. Há cerca de 30 anos começou a pintar, como autodidacta e mais tarde a teve a oportunidade de frequentar cursos de pintura.
Os temas para os seus quadros, na técnica do óleo sobre tela, são sobretudo o retrato e a paisagem.

Participou em diversas exposições de pintura, nomeadamente em Coimbra promovidas pelo Movimento Artístico de Coimbra e pela Associação de Solidariedade Social dos Professores, delegação de Coimbra; em Alcanena na Galeria de Arte da Casa Municipal da Cultura de Alcanena em Junho de 2004 e em Vale Alto em Agosto de 1996, Dezembro de 2003 e Agosto de 2007.
Publicado no "Jornal Regional"

24 outubro, 2008

CTT investem 1 milhão no distrito de Santarém

Os Correios de Portugal pretendem investir até 2010 um milhão de euros no Distrito de Santarém, e a estação de Minde também irá receber alguns melhoramentos.

CTT apostam na melhoria das condições de atendimento aos clientes. A empresa garante que vai haver sempre uma estação de correios em cada sede de concelho.

Os CTT – Correios de Portugal vão investir mais de um milhão de euros no distrito de Santarém até 2010, na melhoria das condições de atendimento em estações de correios, centros de distribuição postal e nos edifícios que os servem. A verba vai ser aplicada principalmente na remodelação de estações de correios de Tomar e de Abrantes. Seguem-se também intervenções para melhorar as condições dos postos de correios de Alferrarede, Praia do Ribatejo, Minde, Sardoal, Olival, Riachos, Cartaxo, Samora Correia e Alpiarça.

O anúncio foi feito pelo presidente do conselho de administração do grupo durante uma visita a Santarém para encontro com clientes dos CTT, maioritariamente empresários e autarquias, e comunicação social da região. Uma oportunidade para os CTT apresentarem o seu portfolio e ouvirem questões directamente dos clientes regionais. (...)
Ler mais no "O MIRANTE"

Nu Eterno - Uma exposição a não perder

Exposição Nu EternoA exposição NU ETERNO do escultor João Carvalho, patente ao público no Cine-Teatro São Pedro em Alcanena, está a ser um êxito e os responsáveis resolveram prolongar a sua exibição até ao dia 31 de Outubro.

Utilizando o corpo humano como molde em tamanho real, João Carvalho desenvolveu uma técnica, patenteada, que, combinada com o curtimento artesanal de peles, nos oferece uma verdadeira simbiose entre o ser humano e a pele, numa completa imortalização das formas do corpo.

"O Nu Eterno apropia a imagem do seu modelo e comunica-a eternamente, revelando a real consciência do volume, da leveza e do peso de cada corpo, transcrito num suporte orgânico com o qual temos, desde sempre, afinidades.
A pele tratada por processos artesanais ganha vida e ilustra o que somos num tempo particular e definido."

Site Nu Eterno - João Carvalho

Uma exposição de visita obrigatória, que recomendo vivamente, e cujo site oficial do autor pode visitar AQUI.

CM Alcanena demora 187 dias a pagar as dívidas

Alcanena está no Top 50 das Câmaras Municipais que mais demoram a pagar as suas dívidas, com uma média de 187 dias para regularizar os pagamentos. Mas, pior ainda, estão os municípios do Cartaxo e Santarém, que demoram, respectivamente, 529 dias e 425 dias a regularizar as dívidas aos credores.

Cartaxo e Santarém no top 20 dos municípios piores pagadores

Os municípios do Cartaxo e de Santarém aumentaram substancialmente o prazo médio de pagamento a fornecedores entre o final de 2007 e 30 de Junho de 2008. Segundo dados oficiais da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), a Câmara do Cartaxo passou de um prazo médio de pagamento de 358 dias para 529 dias, estando no décimo lugar a nível nacional entre as autarquias que mais tempos levam a honrar os seus compromissos.

Santarém, que no final de 2007 era o município da região que demorava mais tempo a pagar, passou dos 364 dias para os 425 dias. Está agora em 19º lugar da tabela nacional das autarquias com prazo médio de pagamento superior a 90 dias, numa lista que engloba 150 câmaras, um pouco menos de metade do total nacional.

No top 50 aparecem ainda as câmaras do Sardoal em 36º (passou de 286 para 307 dias) e de Ourém (de 250 para 288 dias). Torres Novas, em 51º lugar, aumentou o prazo médio de pagamento de 208 para 244 dias. Ainda acima dos 200 dias aparecem os municípios de Tomar (242), Golegã (214), Chamusca (211) e Azambuja (210). Refira-se no entanto que Golegã e Chamusca mesmo assim baixaram o prazo de pagamento, em 60 dias a primeira e em 11 dias a segunda. Na mesma lista aparecem ainda os municípios de Alpiarça (191 dias), Alcanena (187), Vila Nova da Barquinha (107 e Mação (96 dias). (...)
Ler mais em "O MIRANTE"

23 outubro, 2008

93º Aniversário da Sociedade Musical Mindense

A Sociedade Musical Mindense tem o grato prazer de convidar todos os Amigos da nossa Colectividade a participar no

93º ANIVERSÁRIO DA
SOCIEDADE MUSICAL MINDENSE
25 DE OUTUBRO DE 2008
MINDE



PROGRAMA
17:30 – Saudação à população. Desfile da SMM da sede, passando pelo coreto, até à Igreja Matriz
18:00 - Missa Solene, na Igreja Matriz de Minde, dedicada à SMM, seguida de romagem ao cemitério para homenagem aos directores, músicos e sócios já falecidos.
21:00 - Concerto pela Sociedade Musical Mindense no Cine-Teatro Rogério Venâncio.

Recordando o Passado

Coincidindo com o 93º Aniversário da Sociedade Musical Mindense, o Jornal de Minde publicou um artigo assinado pelo Sr. José Diamantino, recordando tempos antigos, e homenageando alguns ex-colegas seus das lides musicais.
O Minde-Online associa-se a essa homenagem transcrevendo o referido artigo:



Quero aqui recordar com saudade os meus amigos músicos da Sociedade Musical Mindense, que vim conhecer há 51 anos, muitos dos quais já nos deixaram.
Recentemente foi a vez do meu grande amigo Zé Frade, que tantas vezes me acompanhou para Vilar dos Prazeres, para ir tocar na festa.
Lembro-me de tantos solidós que fazíamos no fim das festas, juntamente com outros músicos de Minde que lá foram também tocar, como o Abílio Nogueira (da Benoa), o Jaime Chavinha, o Chico Roque, o Zé Boieiro, o Luís Mariano e o Sr. Domingos Rosado.
Também lá foram ajudar a Filarmónica o Saul Patita, o Joaquim Nogueira, o António Luís Roque Gameiro e o João Patita (Negro).
E tudo isto acabou. Tenho saudades desse tempo que não volta.

Também quero aqui recordar o Marruas, o Raul Padeiro e o Alfredo da Catalaga, em duas fotos de há quarenta e cinco anos.
A primeira foi na festa da Azóia, em Junho de 1963, onde estão o Zé Frade e o Marruas, estes já falecidos, o António Santarém, o António das voltas e o Zé Diamantino.
Na segunda estão o Zé Diamantino, o António Luís Roque Gameiro, o Raúl Padeiro e o Alfredo da Catalaga, os dois últimos já falecidos.



São passagens dos muitos anos da minha vida passados na Sociedade Musical Mindense, que enriquecem o meu álbum de recordações e que serão talvez uma novidade para os músicos que agora compõem a Banda e para o povo de Minde que se lembra bem destes músicos que já partiram mas que ficaram na história da Banda.

Minde 12/09/2008 - José Diamantino Lopes de Oliveira
Publicado no Jornal de Minde / Edição de Setembro 2008

Quase concluído o Museu do Curtume em Alcanena




Foi dizer e fazer. A obra iniciou-se em Janeiro, e em pouco mais de 9 meses passou do papel à realidade. A azáfama tem sido grande e até domingos e feriados são dias de trabalho. Previa-se a sua conclusão em Setembro, e, exteriormente está praticamente concluída.

Com um valor de adjudicação de 1.650.000 euros, a empreitada foi levada a efeito pela empresa Lena – Engenharia e Construções, SA, e incluiu a concepção e construção do edifício.



Fiquei decepcionado. Desconhecia o projecto e desconheço o interior do edifício, mas um olhar externo sobre o mesmo, facilmente detecta uma simplicidade exagerada e uma edificação com fraco valor arquitectónico.
Facilmente se parece com uma escola, centro de saúde, jardim de infância, departamento público, etc., etc., mas dificilmente identificaremos a obra como um museu. Falta-lhe valor estético como equipamento cultural. Falta-lhe dignidade e sobriedade de materiais.
As fachadas são de uma “pobreza franciscana” e até o reboco se apresenta extremamente irregular. (...) Ler mais em »»» ALCANENA-ONLINE

22 outubro, 2008

Tim (Xutos & Pontapés) no São Pedro em Alcanena

O Auditório do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebe, no próximo dia 26 de Outubro (domingo), pelas 21:30h, o novo espectáculo de Tim, "Braço de Prata", ante-estreia do seu novo CD a solo.

Com a colaboração de reconhecidos instrumentistas de várias gerações (João Cardoso, Moz Carrapa, Fernando Júdice, Fred Ferreira e Gabriel Alves), Tim procurou, na produção deste concerto, criar um ambiente de maior fusão, mais revelador da sua música, prestando também homenagem a autores como Adriano Correia de Oliveira, João Monge, João Gil, Bernardo Santareno e 7ª Legião.

O preço do bilhete é de 10€ e as reservas poderão ser efectuadas através do telefone 249 889 010 (das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h) ou através do e-mail bilheteira@cine-teatro.alcanena.pt

Apoio Extraordinário a Estudantes do Ensino Superior

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Alcanena vai atribuir, no ano lectivo 2008/2009, Apoio Extraordinário a Estudantes do Ensino Superior, com o objectivo de apoiar financeiramente os estudantes provenientes de famílias mais carenciadas do concelho.
O prazo para apresentação de candidaturas decorre de 20 de Outubro a 21 de Novembro,
Ler Mais no »»» ALCANENA-ONLINE

XII Encontro Nacional de Coleccionadores

8 de Novembro, Pavilhão Multiusos

O Pavilhão Multiusos de Alcanena recebe, no próximo dia 8 de Novembro, o XXII Encontro Nacional de Coleccionadores, uma iniciativa do Município de Alcanena.

O certame decorrerá nos moldes habituais e poderá ser visitado, gratuitamente, das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 18:00h.
Descarregue aqui a Ficha de Inscrição.
Fonte: Site CM ALCANENA

21 outubro, 2008

Limpeza de matos

Informação do Gabinete Técnico Florestal da CM Alcanena

Munícipes aderiram!
A prevenção deve ser uma atitude de todos os cidadãos perante a ameaça dos incêndios florestais e a importância da preservação do património florestal. É necessária a participação de toda a população nesta batalha contra os incêndios, nomeadamente através da consciencialização para o correcto uso do fogo e para a necessidade de manter a floresta limpa de matos e silvas.

Neste sentido, o Município de Alcanena, e de acordo com as suas competências definidas pelo Decreto-Lei nº124/2006, de 28 de Junho, identificou situações em que os proprietários de terrenos confinantes com habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas e outros equipamentos, não procederam ao estabelecido no Decreto-Lei já referido, nomeadamente no que diz respeito à Gestão de Combustível numa faixa não inferior a 50 metros à volta daquelas edificações ou instalações.

Foram expedidos, para todo o Concelho de Alcanena, 188 ofícios, solicitando a limpeza de mato numa faixa de 50 metros à volta das edificações ou instalações. O incumprimento do exposto, constitui contra-ordenação punível com coima, de 140€ a 5000€, no caso de pessoa singular, e de 800€ a 60 000€, no caso de pessoas colectivas.
Até ao momento, encontram-se nesta fase de constituição de processo de contra-ordenação 14 casos. No entanto, registamos 89 casos de êxito, em que as pessoas limparam as suas propriedades, reflectindo-se numa taxa de sucesso de 47,34%.
ALCANENA SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS NÓS. COLABORE CONNOSCO, COLABORE CONSIGO.
13-10-08: site E-Viver (CMA)



COMENTÁRIO:
E que contra-ordenação se deve aplicar à Junta de Freguesia de Minde, ou à CM de Alcanena (visto que o pavilhão é camarário) por não limpar o mato em volta do Pavilhão Gimnodesportivo de Minde? Será que a lei só se aplica aos particulares e nos terrenos públicas não há risco de incêndios?



É uma vergonha!!!
Para além da incoerência de não cumprirem a lei e exigirem que os outros a cumprem, é um pavilhão novo, com pouco mais de 3 anos, cujo exterior apresenta este desagradável desleixe.
Os exemplos vêm de cima, e quem não cumpre também tem pouca autoridade para fazer cumprir. Não basta mandar. É preciso também fazer.
Já para não falar do lastimável estado a que chegou o campo de ténis logo ali ao lado. As bancadas nem se vêm



17 outubro, 2008

Sixty Nine Party em Minde

A Comissão de Festas em honra do Divino Espírito Santo – 1969/2009, convida toda a população a comparecer hoje, dia 17 de Outubro, a partir das 22 horas, para participar na grande festa "Sixty Nine Party", que se realiza no Pavilhão Ana Sonça.
O evento será abrilhantado pela credenciada banda rock "69 GRAUS", seguindo-se a actuação do DJ Ype.
Boa disposição, caipirinhas, e muita cerveja são os ingredientes para uma noite bem passada.
A entrada é grátis. Não Faltes !!!

CAORG apresenta-se no São Pedro em Alcanena

Orquestra Molto Vivacce - 18 de Outubro

A Orquestra Molto Vivacce, formada pelos alunos das classes mais avançadas do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG – Minde), apresenta-se em Alcanena, no próximo dia 18 de Outubro, pelas 21:30h, depois de um série de espectáculos realizados um pouco por todo o país.
Mercê do número de alunos e do empenhamento dos professores, em particular do responsável directo pela Orquestra – Professor Hélder Gonçalves –, foi possível congregar cerca de 30 dos seus estudantes para a constituição de uma orquestra que conjuga diversos tipos de instrumentos e de repertório clássico e ligeiro.
A orquestra foi criada no ano lectivo 2005/2006 com a intenção de que todos os alunos mais avançados tivessem a hipótese de fazer música de câmara, numa formação bastante original, constituída por clarinetes, saxofones, flautas, violino, trompas, trompetes, percussão e piano.
O repertório abrange um vasto período da história da música, desde o Barroco até ao Jazz. Todas as obras executadas são arranjos do Professor Hélder Gonçalves. A Orquestra Molto Vivacce executa, neste concerto, obras de Mozart, Handel, Bach, Beethoven e A. Piazolla, entre outros. O preço dos bilhetes é de 5€ .




Escola de Dança - Ballet Coppelia - 19 Outubro

O Auditório do Cine-Teatro São Pedro recebe, no próximo dia 19 de Outubro, a Escola de Dança do CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro - com o ballet Coppelia, com direcção e coreografia de Catarina Ribeiro, um espectáculo que resulta "do trabalho realizado no último ano, por alunos e professora desta Escola de Dança".

O espectáculo terá início às 16:00h e o preço dos bilhetes é de 2€, podendo as reservas ser efectuadas através do telefone 249 889 010 (das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h) ou do e-mail bilheteira@cine-teatro.alcanena.pt .

16 outubro, 2008

Luís Azevedo não se recandidata à Câmara de Alcanena

O presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo, eleito pela lista dos Independentes pelo Concelho de Alcanena (ICA), assumiu que não vai candidatar-se nas próximas eleições autárquicas. Em certas intervenções realizadas durante as últimas reuniões de executivo camarário o autarca afirmou que algumas das decisões tomadas são ponderadas a pensar “em quem vai pegar na pasta a seguir”, deixando implícita esta vontade.

Em declarações a O MIRANTE, Luís Azevedo confirma que “este foi um ciclo que, como todos os ciclos, chegou ao fim” pelo que não é sua intenção continuar à frente dos destinos da autarquia, depois de dois mandatos consecutivos. Sem querer adiantar muitos pormenores sobre esta decisão, o autarca, engenheiro agrónomo reformado, alega que está na altura começar a desfrutar de outros aspectos da vida.

A ausência do autarca foi notada nas últimas duas reuniões de executivo camarário, realizadas quinzenalmente. Se na primeira foram as questões de saúde que impediram Luís Azevedo de presidir aos trabalhos, na última reunião, realizada a 13 de Outubro, a sua ausência prendeu-se com o facto de estar a participar na Reunião da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Lamego. As duas reuniões foram presididas pelo vice-presidente Eduardo Marcelino.
Publicado no "O MIRANTE"

Fim do Balanço

Independentemente do que muitos possam ter pensado, nunca afirmei nem escrevi que este blog tinha encerrado. Apenas escrevi que estava "encerrado para balanço", e que eram horas de pausa para uma reflexão existencial.

Já lá vão mais de dois meses, e há muito que decidi que isto era para continuar. Já há coisas que cheguem a acabar em Minde, e no fundo, este blog, não sendo imprescindível, acaba por dar um certo jeito na divulgação de algumas iniciativas em que estou envolvido, e outras que aí virão.

Enbora não tenha andado afastado da blogosfera, foram uma pequenas férias aqui no Minde-Online que serviram para ponderar sobre os objectivos e linhas de conduta.

Pouca coisa irá mudar. Continuarão a ser permitidos comentários anónimos, sujeitos a aprovação, e irei tentar ser mais rigoroso e "menos democrático" na publicação dos mesmos, principalmente quando se tratar de "anónimos maldizentes".

A média de 100 visitas diárias, que este blog tem mantido durante esta pausa, são um forte incentivo, assim como alguns comentários e mensagens de apoio que me têm sido endereçadas, e aqui estamos para continuar este percurso blogosférico, que espero, com o apoio de todos vós, e em especial dos colaboradores de toda a rede de blogs, venha a contribuir para algo de útil.

Um agradecimento muito reconhecido a todos os que se manifestaram sobre a continuidade deste blog, com um grande abraço ao Alexandre e à Kate que foram os primeiros a dar o seu apoio "assinado".
Muito Obrigado !!!


MAPA DO FLUXO DAS ÚLTIMAS MIL VISITAS DO MINDE - ONLINE