09 maio, 2007

Museu da Vida de Cristo em Fátima



Mais de 200 figuras em cera distribuídas por 33 cenas, tantas como os anos que Jesus viveu, vão retratar em Fátima alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo e da fé cristã.
Inaugurado no dia 13 de Abril, o novo museu da Vida de Cristo abriu as portas ao público, procurando conquistar os turistas e peregrinos com retratos de época e composições que relatam alguns episódios mais relevantes da vida do Messias.

O nascimento numa gruta em Belém, as Bodas de Caná, a expulsão dos vendilhões do templo, a Última Ceia, o julgamento e a Paixão de Cristo ou a Ressurreição e Ascensão são alguns dos cenários que o novo espaço vai apresentar aos visitantes.
Algumas cenas incluem cascatas, outras reproduzem o deserto, rios e mar numa dimensão que, nalguns casos, atinge os 160 metros quadrados em cada cenário.

«Isto é mais fácil de dizer do que fazer», até porque as figuras em cera têm expressões mais reais e retratam as circunstâncias de época das personagens originais em cada cena, como explicou à Agência Lusa Carlos Reis, director do novo museu.
«Temos Jesus novo e depois já mais velho e em sofrimento na cruz», exemplifica o director, que recorda o esforço feito pelos promotores do museu nos últimos anos para garantir a fidelidade da obra final.
«Foi muito tempo de pesquisa, com uma equipa multidisciplinar e com o auxílio do Santuário de Fátima», diz Carlos Reis, salientando que foi o próprio museu que definiu as feições das figuras histórias e todos «os pormenores dos cenários», desde os utensílios das casas da época à roupa das personagens.
«Só na figura de Cristo, tivemos de identificar a cor dos olhos, a tez da pele e a indumentária de cenografia», realça Carlos Reis.
No museu, existem 11 quadros explicativos para contextualizar a vida de Cristo para os peregrinos e turistas que visitarem o museu, completando os 33 cenários com figuras de cera.
As próprias legendas são todas retiradas de versículos da Bíblia que foi, «no fundo, o grande instrumento de pesquisa do museu», nota o director, até porque o público-alvo do empreendimento é muito atento a estas questões.



O edifício, desenhado pelo arquitecto Carlos Gonçalves, possui 4.400 metros quadrados e foi concebido para garantir «um elevado nível de poupança energética».
A fachada é toda ventilada, pelo que não há necessidade de ar condicionado nas áreas públicas, as paredes têm 55 centímetros para garantir o isolamento e no tecto existe uma clarabóia com 21 metros de diâmetro que garante também uma luminosidade natural para o espaço.
Com cores claras e com revestimento de vidro, cobre e granito, o edifício possui dois pisos para o museu e conta como apoio uma área comercial e um parque com cem lugares de estacionamento, num investimento total de 12 milhões de euros, sem recurso a apoios públicos.
In Diário Digital
Parabéns aos Empreendedores do Projecto e Votos de Sucesso !!



Ler mais com fotos e vídeos em "ARQUITEK"

14 comentários:

Anónimo disse...

Já visitei. É simplesmente extraordinário!!! De um realismo impressionante!!! Parece que estamos em Jerusalém!!!

Anónimo disse...

Visitar este museu é visitar Jerusalém

Anónimo disse...

ja visitei este museu e é espétacular, vale a pena ver. parece que estamos em outro tempo e noutra cidade.

Unknown disse...

É simplesmente deslumbrante...real e perfeito. Adorei!

Paula Araújo Monteiro

Anónimo disse...

Olá eu gostava de ir visitar o museu. Aguem me sabe dizer o contacto telefonico ou o email.

Anónimo disse...

e das coisas mais bonitas que ja vi em todA A MINHA VIDA sai de la a chorar parece tao real

Unknown disse...

visetei hoje o museu ao ir a fatima e adorei e posso dizer que o dinheiro gasto foi muito bem gasto.. todas as hitorias eram magnificas e ate arrepiavan.. po ano indo a fatima gostaria muito de la tornar a entrar..

Anónimo disse...

Olá! Sou brasileira e conheci o Museu da Vida de Cristo em janeiro/2008. Lugar fantástico,tudo parece real!

Unknown disse...

Piroso, feio e sem graça! Para além de ser uma verdadeira lavagem ao cerebro de uma das religiões responsáveis por algumas das maiores atrocidades cometidas ao longo da História!

Anónimo disse...

olá á 3 semanas fui visitar o museu e adorei ir ver as 33 cenas. porém visitei o museu um pouco depressa, pois fui numa excursão, mas pelo que vi foi espectacular.
Aconselho ás pessoas que acreditam em Deus que vão ver este museu pois para quem é religioso, mas sabe pouco sobre a vida de Cristo fica a saber mais sobre isso.
abraços!!!

Fátima Belchior disse...

Olá o meu nome é Fátima Conto em breve ir a Fátima e gostaria de visitar este museu.Mas precisava de saber preços, para orientar a minha vida. Será possivel alguém me poder dar esses preços? Obrigada.
fatima.belchior@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá!! Já visitei o museu, espero ir lá novamente e é simplesmente lindo, de uma realidade fora de série. Aconselho vivamente a visita para crentes e não crentes pois é uma obra de arte rara só comparável com o estrangeiro.
Para os interessados aqui fica a informação:
Telefone do museu: +351 249 530 680
Fax: +351 249 530 681
Fica na Rua Francisco Marto - 2495-448 Fátima - Portugal

Anónimo disse...

visitei o museu agora no mês de março com a filha, já conhecia o outro(museu de cera) este é magnifico, as figuras bem representadas, parecendo mesmos reais .maravilhoso deve ser visitado
manuela

Flávia Sá disse...

Esse lugar arrepia!!! Tive a graça de conhecer no ano passado; senti muito forte a presença de DEUS no local, bem como a graça de fazer parte dessa história!!!OBRIGADA SENHOR POR TAMANHA GRAÇA!!!!!!!!!!!!!