12 maio, 2007

A Caminho de Fátima



As autoridades prevêm que cerca de meio milhão de peregrinos irão estar neste fim-de-semana em Fátima. Se fizermos as contas, representa que quase 5% da população de Portugal irá deslocar-se ao "Altar do Mundo". É muita gente !!!
Nenhuma manifestação ou evento neste país consegue reunir tantas pessoas. Há quem diga que quanto maior é a crise maior é o fluxo de peregrinos que se desloca a Fátima, mas o facto de este ano o 13 de Maio ser a um Domingo, também ajuda à enorme enchente que se espera.



Por Minde tem passado, e irá passar, uma grande parte dos peregrinos que se deslocam do sul do país. É uma localização estratégica a 14 kms de Fátima, e muitos já conhecem a hospitalidade que Minde tem demonstrado, ao longo dos anos, no acolhimento das pessoas que se deslocam a pé. O Pavilhão Ana Sonsa, os Bombeiros e o Pavilhão Gimnodesportivo têm sido autênticos centros de acolhimento.
É uma boa imagem que Minde tem dado, mas que poderia ser melhor explorada, em termos de divulgação da terra, à semelhança do que se passa em Espanha junto a Santiago de Compostela.


“Caminhos de Fátima” sem promoção

Muitos peregrinos desconhecem os caminhos alternativos que levam a Fátima porque o projecto “Caminhos de Fátima” não é divulgado. A situação é reconhecida por Diana Roquete, do Centro Nacional de Cultura (CNC), uma associação sem fins lucrativos que lançou a ideia em 2000. O objectivo é o de retirar as pessoas das estradas nacionais, diminuindo o risco. “Somos uma associação e não temos recursos financeiros para podermos fazer a promoção do projecto, mas já há muitas pessoas que o conhecem”, justifica. Além da marcação dos caminhos, o CNC disponibiliza um guia com o percurso a seguir.

O projecto tem a colaboração das câmaras municipais, que assumem a responsabilidade de manter os percursos em boas condições. O que tem acontecido, diz Diana Roquete, acrescentando que o CNC faz todos os anos vistorias aos caminhos antes de Maio e de Outubro. Mas têm-se registado vários casos de vandalismo com os marcos indicativos do caminho (pequenos postes em cimento com um azulejo a dizer “Caminhos de Fátima). Alguns marcos foram arrancados ou serviram de alvo a tiros de caçadeira ou espingardas pressão de ar. Diana Roquete refere também que algumas pessoas pintaram setas por cima das que estavam nos postes a indicarem outros caminhos que as pessoas entendem serem melhores. (in "O Mirante")

O Perigo das Estradas

Ir a pé a Fátima é uma arriscada manifestação de fé devido aos perigos existentes no caminho.
Estradas sem espaço para peões, bermas cheias de ervas, condutores que circulam a alta velocidade.
Os perigos que os peregrinos encontram até Fátima são muitos e este ano já foram atropeladas quatro pessoas.Quatro peregrinos foram atropelados no sábado. Deslocavam-se de Virtudes, concelho de Azambuja, a caminho de Fátima.

(...)António Manuel vem agarrado a uma cruz de madeira a palmilhar o alcatrão quente à saída do Cartaxo. Na outra mão agarra um terço. O peregrino solitário reza para que nenhum carro vá ao encontro dele. “Às vezes há condutores que até vêm direito a nós de propósito. É muito arriscado andar na estrada. Os condutores deviam ter mais respeito”, vai dizendo sem abrandar o passo. O peregrino enverga um colete reflector para ser bem visível. Mas nem toda a gente acredita nas suas vantagens. É o caso de Gracinda Araújo de Vialonga (Vila Franca de Xira), que vai pela terceira vez agradecer a Nossa Senhora o facto do neto se ter livrado de um problema de saúde. “De noite ainda se justifica vestir o colete, mas durante o dia, como é feito de fibras, torna-se muito quente e incomodativo”, observa.

Mas se há queixas dos condutores, também há alguns peregrinos que não cumprem as regras mínimas de segurança. É frequente verem-se grupos que não caminham em fila. Que vão a conversar em grupo ocupando parte das faixas de rodagem. Situações que o grupo territorial de Santarém da GNR já identificou. Por isso este ano criou pela primeira vez um grupo de militares que anda na estrada a aconselhar os peregrinos e a dar apoio aos grupos mais numerosos, controlando o trânsito. (in "O Mirante")

Em Minde, Massagens Shiatsu para peregrinos

É cada vez mais diversificado o apoio terapêutico aos crentes que cruzam as estradas de Portugal. Ao serviço prestado pelos Bombeiros, Cruz Vermelha e Ordem de Malta junta-se a Medicina Oriental.
Centenas de fiéis que estão a caminho de Fátima, percorrendo as estradas a pé, têm este ano um espaço de relaxamento inédito. A Associação de Medicina Oriental Toyo Igaku resolveu juntar-se a outras instituições tradicionais de apoio aos peregrinos, oferecendo massagens que exercem “influência sobre o fluxo energético, promovendo o reequilíbrio de energia, obrigando à regeneração do corpo e provocando uma sensação de bem-estar”, explicou Manuel Fernando, professor desta milenar “arte de estimulação dos meridianos”.

César Freitas e Carolina Costa, peregrinos que saíram na madrugada da passada segunda-feira de Penafiel, submeteram-se ontem à tarde a um tratamento de 20 minutos, após três dias de caminhada e quase 150 quilómetros nas pernas. Carolina foi peremptória ao considerar, no fim, que “já deixei de ter dores nos músculos das pernas”, enquanto o seu companheiro de caminhada reconhecia que “é uma maravilha, sinto o corpo revigorado, mas o cansaço nas pernas é que não passa, isso já se sabe”.

O coordenador do projecto - com dois postos instalados, em Pombal, a Norte, e Minde, a Sul -, explicou que “isto é uma massagem japonesa que, para além de ter um efeito terapêutico, faz o relaxamento das pernas e coluna”. Afirmou que “a adesão tem sido muito boa... o que é gratuito chama logo gente”, constatou.
Quanto às motivações do grupo de terapeutas (8 em Pombal e 15 em Minde), que aderiram ao desafio de estar dois dias na estrada para apoiar peregrinos, Manuel Fernando disse que “é importante para fortalecer o espírito de grupo, além de que esta atitude nos enriquece interiormente”. Acrescentou ainda que “nem sequer é preciso ser católico para o sentir”.

Ao mesmo tempo a associação também se dá a conhecer, tal como ao próprio conceito das massagens Shiatsu. O Shiatsu é uma forma de manipulação aplicada essencialmente com os polegares, dedos e palma das mãos, através da qual se exerce pressão sobre pontos do corpo, com o fim de corrigir o mau funcionamento dos órgãos internos.
A tradição Oriental entende que todos os problemas, sejam eles físicos, emocionais, ou mentais, têm a sua origem num desequilibro no sistema energético. Acima de tudo, o Shiatsu empenha-se “em prevenir a enfermidade, promovendo poderes auto curativos inatos para desenvolver a capacidade de resistência dos corpos à doença”.
Ler Mais in "As Beiras Online" »»»

2 comentários:

Anónimo disse...

Get Rich

http://actnow001.freegoogle.hop.clickbank.net/

Richie Rich

Rosa dos Ventos disse...

Os caminhos estão mal assinalados, o marco que os identifica é de tal forma pequeno que ninguém os vê.
Mas também quero acrescentar que os peregrinos não seguem as regras de caminhar em fila indiana.
O percurso não ajuda mas a sua indisciplina em nada contribui para a sua segurança e a dos outros.