06 abril, 2009

Terra de artistas...


"Já vos disse que sou de Minde, uma vilazinha do concelho de Alcanena, encravada entre a Serra d´Aire e de Candeeiros, onde existe o famoso polje e um "falar", antes chamado "calão minderico", usado pelos comerciantes que, quais andarilhos, percorriam o país a vender mantas e a comprar lãs. Parece que investigadores recentes concluiram que não era um calão, mas uma língua, uma vez que tem todas as suas características e ainda mais, vai ser declarada a 3ª língua de nosso país, a seguir ao Mirandês e ao Português, como é óbvio.



Além desta pequena descrição é também terra de artistas, pintores, músicos, poetas, ceramistas e escultores.
Há ali um qualquer "micro-clima"gerador destas "performances" que não tem a ver apenas com o código genético, pois que crianças nascidas lá e filhas de oriundos de outras bandas deram em músicos, principalmente.
Não será muito visível nesta foto, mas de 28 de Março a 5 de Abril realizou-se o 5º Festival de Jazz de Minde com um programa bastante aliciante.
Infelizmente só pude assistir ao espectáculo de ontem, mas valeu a pena.



Enquanto no palco as duas bandas nos deliciavam com os seus acordes, a "Groove 4Tet" e a "Xaral´S Band , esta da "casa", dois pintores da terra iam transformando duas telas em branco em quadros que no final seriam leiloados e o dinheiro entregue à organização do evento para a ajuda das despesas." (... continua)
Rosa dos Ventos em http://ventaniasrosadas.blogspot.com/2009/04/terra-de-artistas.html

3 comentários:

PM disse...

Cara Rosa,
Não tem a ver só com o código genético. Tem a ver com a água da mata. Quem a bebe ...

Anónimo disse...

Sou neta de Minderico e já pertenço à segunda geração nascida em Lisboa mas o meu filho...é músico! Esteve aí no fim de semana e veio encantado com as pessoas, o bom ambiente musical,e não só , e com a piação do ninhou que desconhecia.Não será genético,será um interessante acaso. A minha mãe, que é das Moitas dirá que são influências dos ares de S.Marta...:))Pela minha parte,descobri este e outros blogues e tenho andado muito entusiasmada com o calão /língua.Apercebi-me que alguns dos vocábulos não me eram completamente estranhos mas já não me lembrava. Para o ano vou tentar ir á jorda da do trompete do andré (será que disse bem ? ) Ana G.

PM disse...

E, certamente será muito bem recebida. Penso que já estou a ver quem é o seu filho. Temos ali músico, e ele tem costela do Ninhou! Foi um cinco estrelas.

Cá vos esperamos!
PM