10 abril, 2009

MEDIA MINDE - é o quê?


Penso que este novo projecto de reestruturação da Casa do Povo de Minde, para além de reorganizar alguns eventos de Minde, veio gerar uma nova motivação de fazer coisas e inventar o futuro. Estou até convicto que a CPM virá a ser uma verdadeira CASA DO POVO onde todos quererão meter o "bedelho", e esse é que é o objectivo. Que seja o PARREIRAL DOS CHARAIS DO NINHOU !
Uma colectividade onde não se paga cotas, não há cartão de sócio. e só é preciso a tal vontade e espírito de colaborar, conviver e fazer coisas.



Dos quatro núcleos que integram o projecto, o Grupo de Teatro Boca de Cena já não precisa de apresentação, e prepara-se para em breve tornar a entrar em cena com uma divertida peça de teatro. O núcleo JazzMinde já leva cinco edições no cartório e promete "partir a louça" para o ano que vem, enquanto que o núcleo Natura Minde prepara o RBM2009 em grande estilo, com os laboriosos Peter C. e Carlos no leme. Preparem-se que este ano vai ser em grande e a Filipa já diz que a Praça 14 de Agosto é pequena demais para a Festa Natura. É já a 6 e 7 de Junho.

Falta o núcleo Media Minde, que é o mais jovem, ainda embrião, e que, apesar de pouco estruturado, aproveitou a boleia dos núcleos na CPM, mas cujo projecto tem horizontes bastante amplos e até diversificados. É um projecto com ambições, mas não se deseja que funcione a contra-relógio e com data marcada.

Tem duas vertentes esta idéia / projecto:
1 - Divulgar tudo o que melhor tem Minde, as suas gentes, usos e costumes, de uma maneira concertada, com uma imagem digna que prestigie o Povo de Minde, com uma aposta nas novas tecnologias, promovendo a informação e discussão dos assuntos comunitários.
2 - Estimular jovens com iniciativas multimédias e informáticas, e quiçá, despertar interesses e aptidões para uma área profissional de grande futuro que poderá ter um pequeno pólo em Minde.

Na área da internet o Media Minde tem por base uma herança de algum modesto trabalho que tenho vindo a desenvolver no MINDE.EU, cujo domínio, sub-domínios e conteúdos, passarão a pertencer, por doação, ao espólio da CPM.
O MINDE.EU é já um projecto muito concreto e com contornos definidos, que passam pela elaboração de sites individuais e com endereços distintos, mas que possam ter um denominador comum e um ponto de encontro e interligação de um MINDE total e forte.
Ideias existem muitas, como digitalizar o imenso e riquíssimo espólio de peças de teatro do Cine-teatro, elaborar sites de colectividades e eventos, património natural e cultural, etc. etc.. Imensas. Agumas já têm um esboço publicado on-line, outras a caminho, mas..., logo voltarei a falar disto.

Outra área será começar algo como a TV MINDE.
Muitos gozam, mas é bem possível que até seja mais próximo que o previsto. Basta ver o trabalho do Rui Venâncio no JazzMinde para vermos que há ali muito material a explorar.
A imagem gráfica e a fotografia são áreas que integram os planos deste ainda pequeno núcleo, e queremos dar uma mãozinha nas facilidades de acesso à Internet e, quem sabe, na área da formação profissional.
O tempo, o trabalho, e o interesse das pessoas ditará o futuro deste Media Minde, que apesar de integrado na CPM pretende ser um núcleo ao serviço de todo o NINHOU.



Para já, o rosto deste embrionário núcleo Media Minde, tem dois vogais na CPM, o Pedro Micaelo e o João Carreira, contando com o apoio do Henrique Lobo, Rui Venâncio, Peter Bouda, Joana Patita, Simão Achega, Vera Ferreira, (e mais alguns), havendo ainda promessas do Canadá de um Charal e um professor universitário.

É certo e sabido que toda esta conversa não passa do papel à acção sem a respectiva e necessária "mão-de-obra" e aqui têm que entrar os carolas que gostam de fazer coisas pelo prazer de fazer, e de nos divertirmos todos uns com os outros ao fazê-las. É esse o espírito que reina em todos os núcleos da CPM e é esse o lema que também queremos imprimir aqui.
Precisamos de muitos colaboradores. Muitos.
Certinhos e malta fixe com vontade empreendedora e orgulho naquilo que fazem, são os requisitos necessários. A idade não interessa e tempo disponível é aquele que puderem dar. Não se exigem muitas reuniões, e o trabalho é feito em casa. Como vêm, é fácil.
É urgente pessoal que esteja à vontade na edição de vídeo, mas há muitos outros trabalhos mais simples, como digitalização, fotografia e grafismo, compiladores de conteúdos, entrevistadores (porque não?), programadores, editores web, etc. etc. Enfim, gente com jeito, e lá no fundo todos temos jeito para alguma coisa. Por vezes falta-nos é descobrir para quê.

Se queres integrar este aliciante e motivador projecto, não fiques à espera que ele passe à tua porta. Mostra-nos as tuas ideias, sugestões e entra no comboio de Minde no séc. XXI. É isso que quer ser o Media Minde !!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Dado que Minde é uma terra com elevado gosto pela música e que tem uma Banda quase centenária, porque nõ organizar um festival, ou concurso, bienal de bandas?